Autor Tópico: Flash com fotocélula escurece foto em câmera compacta.  (Lida 3560 vezes)

auripes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • Estúdio Virtual
Online: 27 de Setembro de 2010, 21:27:55
Pessoal,

Tenho uma Fuji S1800 e adquiri uma fotocélula para acoplar um flash Tron S300 e assim ter duas fontes de luz (o flash da câmera e o Tron (slave) na fotocélula. Essa fotocélula não tem controle de disparo e como a câmera S1800 efetua 2 disparos num curto intervalo de tempo, mesmo no modo manual, não estou conseguindo o sincronismo. Sobre isso já li outros tôpicos aqui no forum. A dúvida que ainda tenho é a seguinte: No modo manual, usando os mesmos parâmetros de exposição (iso 100, 1/32s, F/3,1, focal 5mm) a foto feita apenas com o flash da câmera fica "aceitável", enquanto a foto com os 2 flash fica muito escura? Pelo que li aqui no forum, no primeiro disparo do flash da câmera, ela faz a medição da luz, e como houve o disparo da fotocêlula, ela mede uma grande quantidade de luz e escurece a foto. Mas quais parâmetros são alteramos, já que estou no modo manual e com a mesma exposição? Eu entendo que no modo manual, se não está havendo o sincronismo da fotocélula, a foto deveria sair com a mesma quantidade de luz de quando uso apenas o flash da câmera, já que esse está sendo disparado nas duas situações.
Link da fotocélula:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155232150-fotocelula-flash-trigger-para-flash-sapata-contato-pc-_JM
Obrigado por me esclarecerem.

José Aurélio
Pentax k-x, 18-55mm, 55-300mm, Pentax-A 50mm.<br />Zenit 12XP, Helios 44M-4, Zenit MC 28-70mm 1:3.5-4.5.<br />http://www.flickr.com/photos/auripes/


gguimaraes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2010, 01:10:48
Eu já tive uma Fuji (S5100 acho que era isso) que não tinha sapata para flash externo a muito tempo atrás e tentei esse método e funcionou...
No modo manual eu desabilitava a opção de redução e olhos vermelhos e não me recordo agora se tinha mais alguma outra opção a desabilitar....só sei que funcionava...
Dê uma lida no manual de sua câmera, com toda certeza deve ter uma parte nele que fala sobre o uso do flash incorporado da câmera, e se tem, haverá as opções de uso do flash e o que pode ser habilitado e desabilitado...

Boa sorte!


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2010, 09:25:26
que eu saiba são poucas as câmeras compactas que sincronizam com flash externo.. :ponder: