Autor Tópico: DSLR Profissional ou Iniciante?  (Lida 1120 vezes)

Raphael Sombrio

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Online: 20 de Julho de 2013, 14:54:28
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, adoro fotografia e pratico a mesma de forma "amadora" a muitos anos, porém minha primeira câmera descente foi uma Lumix FZ40 que ainda possuo e que uso quase que diariamente, câmera que obtive seduzido ou iludido pelo marketing do "Ultra Zoom".

Bem, hoje tenho um conhecimento básico de fotografia, fotografando somente no modo manual, e gosto muito de brincar com os recursos da câmera para fotografias noturnas, sendo paisagens, centros urbanos, light paitings, estrelas, lua cheia, etc. Então agora que já me sinto limitado pelos recursos da minha FZ40, e já percebi que necessito muito mais de uma grande angular do que o desnecessário zoom de 1 milhão de vezes, decidi ir mais além e comprar ( finalmente ) uma DSLR, e após meses pesquisando estou dividido entre uma Nikon D7000 ou uma Canon 60D.

Sem entrar na polêmica desnecessária de "qual marca é melhor", meu dilema está pontualmente no quesito qualidade da imagem em relação ao sensor, principalmente no que diz respeito à capturas de longa exposição ou com ISOS altos, por conta dos indesejados "ruídos", pois minha FZ40 a partir de ISO 400 já gera imagens que deixam muito à desejar, além de não ter o modo Bulb.

Acredito que no geral ambas são muito boas, cada uma com características particulares de vantagens e desvantagens.

Se alguém porventura puder me dar uma orientação à respeito, eu ficarei eternamente grato, pois o mundo das DSLR para mim é um planeta desconhecido.


Ashkenazzi

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Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2013, 16:40:35
vc comentou três coisas:
1. Grande angulares. Meu principal motivo para ter ido ao fullframe (FX) foi que as APS-C (DX) não tinham boas grandeangulares claras (F1/1.8 e F1/1.4). Quando punha uma 24mm numa APS-C era virava 35mm e o fator "grande angular" sumia. O equivalente seria pegar uma 16mm (para virar 24mm) e estas só tem F1/2.8. Claro que Fullframe (FX) dá um melhor Bokeh, e o bokeh é o principal motivo que as pessoas buscam Fullframes (FX) (apesar que não foi o meu  :D). Por sinal estes dois dos "pontos fracos" das APC-C (DX). As vantagens das APS-C (DX) são em macro e em teles.

2. diferenças entre os ISOs. Eu costumo dizer que: (e sei que sou polêmico mas é a minha opinião e a minha experiência)
Um sensor de 10 mil tem uma construção melhor e isto reflete no preço, logo ele vai ter menos ruido que um sensor de 2 mil reais. Eu de modo algum aceito que o tamanho influencie na qualidade. Mas enfim todos costuam dizer que: Sensores maiores dão menos ruído.
Enfim, independente do que eu digo e do que os outros costumam dizer, dá na mesma. Ou seja:
Fullframe dá menos ruído e alcança ISOs maiores com menos ruído. Quanto é isso ? Depende de quanta horas e de quanto vc curte photoshop e programas como rawtherapy para arrumar depois. E vai demorar uns 30 mim por foto se vc for PRO nos programas que citei. Claro que não é igual a ter ela prontinha com menos ruído....

3. Longa exposição e Bulb: Este é um ponto onde muita gente do filme não se agrada com as digitais e um ponto onde as cameras digitais ainda tem que evoluir. Nunca encontrei uma digital com modo T (aperta o botão e só depois aperta pra fechar). O que tem é modo B, aperta e fica segurando até cair o dedo, ou usa temporizador. E mesmo que alguém ache uma com modo T: Não adianta porque TODAS digitais piscam o obturador depois de alguns minutos (não teste pois vc tem o risco de danificar o sensor (está nos manuais)). Umas piscam em 8min, outras mais, outras menos. Aquilo de deixar a noite toda, não funciona em bem assim nas digitais. Mesmo que alguem encontre uma que eu não conheço e que deixe aberto o obturador....após alguns minutos... o sensor esquentará e ruídos aparecerão. E Não é assim que se faz no digital. O que se faz é usar temporizador, e "somar" fotos. São centenas de fotos de 10s (ou menos de 10s !!!!) durante a noite toda. A galera "das estrelas" costuma somar 1500 fotos de boa (com software especifico). E pode acreditar, 1500 fotos é um número comum para esta atividade.
Até 10s elas vão MUITO bem. 30s já depende do modelo (e as mais caras vao melhor, seja pelo tamanho do sendor, como dizem ou pelo custo do sensor como eu digo). Mais de 30s pode virar problema e vc precisa ativar um modo de redução de ruído. (cara eu uso 10s e faço praticamente tudo de boa). Mas como disse:  não é assim que se deve fazer nas digitais e este é um ponto ainda a evoluir.
« Última modificação: 20 de Julho de 2013, 17:12:35 por Ashkenazzi »
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Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Raphael Sombrio

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Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2013, 18:46:12
Legal, entendi tudo o que vc falou. Meu Deus, como a gente se ilude com a teoria..rsrs.
Mas voltam dúvidas: por ex, a Nikkor 10.5mm f2.8 DX Fisheye não é uma boa grande angular?
Na verdade eu pensava em comprar um APS-C e com o tempo adquirir lentes FF pra quando um dia eu adquirisse um corpo FX por ex.
Sei que iria perder muito no crop das APS-C, ou não iria usufruir do ângulo que a lente podia me dar, mas ao menos não ía comprar lentes que depois não poderia mais usar, quando adquirisse uma FF.

Entendo o que vc falou da relação entre tamanho do sensor e quantidade de ruído, essa é uma de minhas preocupações, e nesse caso iria pra D7000 ( considerando as cameras que mencionei ), embora claro uma Full frame seria o ideal, porém devo dizer que aí o investimento seria um pouco fora de meu orçamento. Agora lendo o que vc escreveu fiquei com pena da minha FZ40, pois fotografo muito com 60 segundos de exposição...o sensor coitado deve fritar.
Se usar 15 ou 30 seg o ISO máximo aceitável dela é 400 e já com fotos muito destruídas. Quero ressaltar tbm que só fotografo em RAW e "SEMPRE" revelo as fotos no Lightroom. Não tem como ser deferente.
Outra coisa que me desanima, e que penso que numa DSLR como as que citei deverá ser melhor, é o tempo de processamento. Por ex vc mencionou que uma imagem de trilhos de estrelas são uma somatória de fotos de 10 seg ( por ex ), ou mais tempo, só que com a minha FZ40 o mesmo tempo de captura leva pra gerar a imagem, e isso me irrita profundamente. Se eu fizer uma captura de 60 segundos, após fechar o obturador a câmera leva mais 60 segundos pra gerar a foto...De modo que se fosse fazer essa junção que vc mencionou, iria ficar "buracos" em cada trilho de cada estrela, isso um ex claro..

Fotos em modo contínuo ou Burst então, no RAW ela nem funciona.

Esse negócio do Bulb funcionar somente com botão pressionado eu tbm não sabia, achava que era um "aperto" pra iniciar e outro pra fechar o obturador
( como quando usamos o temporizador, função aliás que uso e abuso na minha FZ40 ). Realmente daí fica difícil, embora uma coisa que tenha vontade de fazer com esse modo ( além das "star trails" ) seja uma foto de "movimento" do transito aonde a captura vai iniciar e encerrar quando eu determinar, e não por sorte como é hj, usando temporizador e exposição 10, 20, 30 e 60s com ISOS 80 e 100 pra não "ferrar" com a foto.

Mas é impressionante como a gente se engana, pensava realmente que com uma DSLR APS-C meus problemas estariam resolvidos.
Só faltava eu comprar uma e tudo ser uma tremenda decepção....rsrs.

Obrigado pelos esclarecimentos!


Ashkenazzi

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Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2013, 19:03:51
Mas voltam dúvidas: por ex, a Nikkor 10.5mm f2.8 DX Fisheye não é uma boa grande angular?
Ela já é fisheye. É boa sim. Mas já distorce por ser fisheye.
Geralmente a gente considera grande angular aquelas que não distorcem...até uns 20mm (FX) ou 16mm(DX). Já existiu até de 13mm e tem de 14mm, mas são absurdamente caras e já distorcem e não são claras (para o meu uso).

Na verdade eu pensava em comprar um APS-C e com o tempo adquirir lentes FF pra quando um dia eu adquirisse um corpo FX por ex.
Normal, a galera toda faz isso.

Agora lendo o que vc escreveu fiquei com pena da minha FZ40, pois fotografo muito com 60 segundos de exposição...o sensor coitado deve fritar.
Acho que até 60s está ok, só vai aparecer chiado mesmo.  Mas usar sempre 8min, seguidamente.... entendo que estraga (pelo que li em manuais)

Outra coisa que me desanima, e que penso que numa DSLR como as que citei deverá ser melhor, é o tempo de processamento. Por ex vc mencionou que uma imagem de trilhos de estrelas são uma somatória de fotos de 10 seg ( por ex ), ou mais tempo, só que com a minha FZ40 o mesmo tempo de captura leva pra gerar a imagem, e isso me irrita profundamente. Se eu fizer uma captura de 60 segundos, após fechar o obturador a câmera leva mais 60 segundos pra gerar a foto...
Sim é ruim. As DSLR demoram também 10s em fotos de 10s. O jeito é fazer várias de 1s ou coisa assim. Mas aí vc tem que consultar alguem que conheça melhor o assunto e o tempo ideal (eu fotografo rastro de automovel, mas nunca fiz star trails em digital, Nunca fiz pq nao sei mesmo e nunca tive paciencia para achar o melhor tempo e o melhor software de somar fotos). Se preciso uso filme (usei muitos anos uma F5 e isto me dá preguiça de aprender star trails em digital com esta somatoria toda de fotos)

De modo que se fosse fazer essa junção que vc mencionou, iria ficar "buracos" em cada trilho de cada estrela, isso um ex claro..
Sim, tem razão, vc vai usar menos de 10s, talvez 1s

Fotos em modo contínuo ou Burst então, no RAW ela nem funciona.
Isso as DSLR fazem bem: 4fps, 5fps...tem de 8fps...claro o preço sobe..até a D4 que alçança 11 com af/ae fixo ou 10fps sem af/ae fixo e buffer de ~75 fotos.

uma coisa que tenha vontade de fazer com esse modo ( além das "star trails" ) seja uma foto de "movimento" do transito aonde a captura vai iniciar e encerrar quando eu determinar, e não por sorte como é hj,
Se este tempo passar de 30s só mesmo ativando a redução de ruído da câmera ou usando filme ou somando fotos de 1s. Eu faço ISO 100 de transito com F1.4 e 15s/20s. Mais que isso, para minha aplicação não é necessário e se for, vou pro filme (até eu aprender a somar fotos à nível profissional).
« Última modificação: 20 de Julho de 2013, 19:10:13 por Ashkenazzi »
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Ashkenazzi

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Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2013, 01:10:59
desculpe, eu vi um erro no meu texto acima:
onde está:
Eu faço ISO 100 de transito com F1.4 e 15s/20s. Mais que isso, para minha aplicação não é necessário e se for, vou pro filme (até eu aprender a somar fotos à nível profissional).

deveria estar:
Eu faço ISO 100 de transito com a F1.4 e 15s/20s. Mais que isso, para minha aplicação não é necessário e se for, vou pro filme (até eu aprender a somar fotos à nível profissional).
A abertura usada que (eu gosto) é F11 para este tipo de fotona digital. Obviamente não seria F1.4 com 15s/20s mesmo que em ISO 100  :hysterical:. "A f1.4" que citei é a 24mm F1.4 que está no texto acima.
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 01:11:41 por Ashkenazzi »
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