Autor Tópico: Qualidade RAW x JPEG  (Lida 12411 vezes)

Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Online: 28 de Setembro de 2010, 14:41:29
Bom pessoal, de vez em quando o assunto qualidade de imagem vem à tona. Embora goste da qualidade das fotos que faço com a 7D, pude perceber a perda de qualidade de uma foto convertida para JPEG, e me veio a questão. Como posso minimizar esta perda de qualidade ou até mesmo torná-la irrisória?



A imagem acima foi de um print screen que dei na tela do micro e mostra as diferenças entre a foto em RAW e JPEG, isso que é em miniatura.
Testei sob duas circunstância, conversão no micro e o próprio JPEG da câmera.

Se alguém tiver algumas dicas de como obter melhores resultados agradeço.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2010, 14:50:37
Hector. Esta acontecendo a mesma coisa comigo. Quando diminuo o formato da foto em JPEG a coisa fica ainda pior. Ai tenho que aumentar o sharp em RGB. Ai que fica um completa lambança. Postei minhas dificuldades em outro topico. Alguns amigos do forum me prestaram alguma ajuda. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=47826.msg447081#msg447081
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:10:03
Hector. Esta acontecendo a mesma coisa comigo. Quando diminuo o formato da foto em JPEG a coisa fica ainda pior. Ai tenho que aumentar o sharp em RGB. Ai que fica um completa lambança. Postei minhas dificuldades em outro topico. Alguns amigos do forum me prestaram alguma ajuda. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=47826.msg447081#msg447081

Spiderman, como você tem a mesma dificuldade que a minha, onde você prefere continuar a discussão? Conseguiu uma melhora com o Raw Therapy?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:12:50
Pode ser aqui mesmo. Nao tive tempo de testa-lo ainda. Mas logo que puder farei. Caso voce consiga me mantenha informado tambem.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:29:04
Pessoal, estou impressionado. Não tenho essa diferença na qualidade não, depois vou fazer alguns testes e posto aqui.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:30:38
Hector, acho que não tem muito o que fazer, a melhor forma de minimizar essa perda é escolhendo bons softwares de conversão.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:32:49
Pessoal, estou impressionado. Não tenho essa diferença na qualidade não, depois vou fazer alguns testes e posto aqui.

Alexandre, não leve em consideração o print da tela do Hector, pois ele é um JPG. Ou seja, nem o RAW que ta ali é um RAW...  :ponder:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:34:13
Hector, que programa usa? Acho que depende realmente. Quando usava o lightroom eu nao tinha esse problema. Mas ele expirou e ando usando o da canon.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:36:59
Eu acho que me expressei mal ao dizer que não tem muito o que fazer... até tem, pois ao converter pra JPG, independete do softwares escolhido, existem algumas configurações de conversão, a mais básica é o percentual de qualidade do JPG.

Hector, verifique como estão essas configurações de conversão do seu software.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:37:21
Hector, que programa usa? Acho que depende realmente. Quando usava o lightroom eu nao tinha esse problema. Mas ele expirou e ando usando o da canon.

Estava usando o DPP, da Canon.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:37:57
hahaha. Entao deve ser esta bosta de programa!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:40:57
hahaha.. calma! Tem mta gente no fórum usando o DPP e o resultado não é tão ruim...
Tem que ver como estão as configurações de conversão. E tem outro detalhe, se eu abro o JPG no Bibble 5 ele fica horrível, muito diferente do que ele é visto se aberto com qualquer outro programa.
O exemplo do Hector é um thumb do programa, acho que não dá pra avaliar muito.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2010, 15:45:01 por Leandro Rodrigues »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:44:22
hahaha.. calma! Tem mta gente no fórum usando o DPP e o resultado não é tão ruim...
Tem que ver como estão as configurações de conversão.

Ajuda aí então.....rsss
Na verdade, a diferença não é só no DPP. No screen que postei acima, as duas últimas fotos são direto da câmera, uma é RAW e a outra é JPEG direto da câmera.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:44:49
Gente, o DPP da Canon converte o RAW muito melhor que o ACR ou LR. Aliás, estes dois são dos piores conversores de RAW que existem. Todo mundo usa porque tá acostumado e por outras features. Eu por exemplo uso o LR por causa das rotinas de catalogação e pelos plugins como o Mogrify e o Flickr Uploader. Mas quando quero qualidade mesmo, converto pelo DPP e uso o LR só para catalogar.

Já existiram algumas discussões aqui sobre isso, se vcs procurarem vão encontrar.

Fiz um teste aqui agora mesmo. A foto original é essa




Fiz um crop na imagem de uns 200% eu acho. E coloquei o JPG ao lado do CR2 no DPP.



Dá prá notar que não houve absolutamente nenhuma perda de qualidade na conversão do RAW (a esquerda) para o JPG (a direita).
Estranhamente, até parece que o JPG está mais nítido que o RAW, o que até é plausível uma vez que o processamento para a geração do arquivo final
é mais pesado, e deve ser mais preciso, que o processamento para a geração da imagem na tela.

A falta de nitidez aqui é ocasionada pelo crop absurdo e pelo armazenamento no photobucket, mas é igual nas duas fotos.

Achei muito estranho o que está acontecendo com vcs  :ponder: :ponder:
« Última modificação: 28 de Setembro de 2010, 15:50:59 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:47:02
A unica configuracao que tem aqui é a resolução em ppp. Nao faço a minima ideia do que seja isso. Mas ja aumentei pra 1000, ja diminui pra 10. O normal é  350. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya