Autor Tópico: Foto de Grupos  (Lida 1896 vezes)

gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Online: 29 de Setembro de 2010, 10:48:16
Estou com dificuldades de acertar o foco em fotos de grupos grandes de pessoas (10 para cima).

Eu estava usando abertura F/5 e foco pontual na pessoa do centro. Entretanto estou percebendo que o foco não está ficando bom.

O que pode ser, abertura, fotografo. Ajudas são bem vindas.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2010, 10:55:57
Nunca fiz foto assim, mas imagino que focar em uma única pessoa vc corre um risco maior de "errar" o foco. Por exemplo, suponha que só essa pessoa está fora do plano, logo, todas as outras estarão um pouco desfocadas (f/5 ainda pode dar esse DOF). Nesse caso será que não é melhor usar todos os pontos de foco da lente, assim, qdo ela focar em mais de um ponto ao mesmo tempo é sinal de que mais pessoas estão no mesmo plano e vc corre menos risco?! Se falei besteira me desculpem... rsrs   :assobi:

Ah... tem outro detalhe, as lentes costumam ter menos nitidez nas bordas, será que não é isso?!

Abs.,
« Última modificação: 29 de Setembro de 2010, 10:56:44 por Leandro Rodrigues »


sabrina araujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2010, 12:24:16
Nunca fiz foto assim, mas imagino que focar em uma única pessoa vc corre um risco maior de "errar" o foco. Por exemplo, suponha que só essa pessoa está fora do plano, logo, todas as outras estarão um pouco desfocadas (f/5 ainda pode dar esse DOF). Nesse caso será que não é melhor usar todos os pontos de foco da lente, assim, qdo ela focar em mais de um ponto ao mesmo tempo é sinal de que mais pessoas estão no mesmo plano e vc corre menos risco?! Se falei besteira me desculpem... rsrs   :assobi:

Ah... tem outro detalhe, as lentes costumam ter menos nitidez nas bordas, será que não é isso?!

Abs.,



Concordo que focar em apenas uma pessoa no centro pode ser mais arriscado. Alem de usas mais pontos de focagem, eu pensaria em avaliar o modo de exposição (não sei qual você tem usado...), eu pensaria em colocar Média Centrada (Center-Weighted Average. De repente com uma exposição mais definida a focagem melhora... Se quiser da uma olhada nos modos: http://peliculadigital.wordpress.com/2009/07/21/modo-de-calculo-de-exposicao-metering-mode/

Em relação a lente, realmente não tenho a minima ideia de a perda de nitidez nas bordas seria a causa desses resultados...mesmo assim se quiser dá uma olhada nas especificações. http://www.photozone.de/canon-eos/184-canon-ef-24-70mm-f28-usm-l-test-report--review?start=1

Eu estou aprendendo, então se disse algo errado me consertem


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2010, 15:01:27
sem ver todas as hipóteses eu votaria na questão da abertura.... também tinha esse problema usando algo por volta de f/5 pra fazer fotos assim... mudei pra f/8 ou f/10 (dependendo da situação) e melhorou bastante.... além disso deixo todos os pontos AF ligados, e não só o do centro...


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2010, 15:39:08
Caraca!!!!
Usar vários pontos de foco ativos não adianta nada, pois a máquina não vai fazer uma média para focar....
Ela continuará fazendo foco usando apenas um ponto, que será o q coincidir com a pessoa mais perto.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2010, 17:06:57
A questão é que com todos os pontos de foco ligado dá para saber quando ela está conseguindo foco nas pessoas que estão mais nas pontas também. Vc varia a abertura até que os pontos de foco que vc deseja acendam.

Um método "amador" é usar o modo A-DEP existente nas Canon. Neste modo, a camera seta a abertura necessária para que os objetos em todos os pontos de foco estejam focados. Pelo menos serve como aprendizado.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2010, 17:07:36 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2010, 10:42:15
A questão é que com todos os pontos de foco ligado dá para saber quando ela está conseguindo foco nas pessoas que estão mais nas pontas também. Vc varia a abertura até que os pontos de foco que vc deseja acendam.

Exatamente. A idéia é esta!

Um método "amador" é usar o modo A-DEP existente nas Canon. Neste modo, a camera seta a abertura necessária para que os objetos em todos os pontos de foco estejam focados. Pelo menos serve como aprendizado.

Até que enfim descobri pra que servia esse modo... kkkk


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2010, 11:47:48
Caraca!!!!
Usar vários pontos de foco ativos não adianta nada, pois a máquina não vai fazer uma média para focar....

isso é óbvio... não acredito que alguém tenha pensado nisso!!!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2010, 14:12:49

Vc varia a abertura até que os pontos de foco que vc deseja acendam.


Brincadeira... :aua:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2010, 16:05:39
A questão toda está na abertura..é isto que eu gostaria de saber do pessoal que tira muitas fotos de grupos. Tem pouco haver com o ponto de foco. Em geral é melhor focar em alguem mais na frente, pois o DOF após o ponto de foco sempre é maior.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos