Autor Tópico: Fotometria com Teleconverter!!!  (Lida 1757 vezes)

thighi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 19 de Dezembro de 2005, 19:02:49
Olá pessoal,

A minha dúvida de fato não se trata de qual equipamento comprar ou algo do gênero.

Bom, tenho uma D70 e hoje adquiri um teleconverter (foco manual) para utilizar na minha Sigma 105mm f2.8.

Ocorre que quando utilizo esse equipamento a minha máquina não é capaza de fazer a fotometria. Estou tendo que tirar as fotos no manual e no olhômetro. Tenho uma nikkor 50mm 1.8 MF e ocorre a mesma coisa: a fotometria não funciona.

Gostaria de saber se é normal acontecer isso com lentes manuais quando acopladas na D70.

Agradeço a atenção.

Thiago Ghiggi
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2005, 19:03:14 por thighi »
==============
Nikon D70 - Lentes: Nikkor 18-70mm e Sigma 70-210mm 4-5.6f.
Canon Powershot A70


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2005, 19:14:21
Citar
Olá pessoal,

A minha dúvida de fato não se trata de qual equipamento comprar ou algo do gênero.

Bom, tenho uma D70 e hoje adquiri um teleconverter (foco manual) para utilizar na minha Sigma 105mm f2.8.

Ocorre que quando utilizo esse equipamento a minha máquina não é capaza de fazer a fotometria. Estou tendo que tirar as fotos no manual e no olhômetro. Tenho uma nikkor 50mm 1.8 MF e ocorre a mesma coisa: a fotometria não funciona.

Gostaria de saber se é normal acontecer isso com lentes manuais quando acopladas na D70.

Agradeço a atenção.

Thiago Ghiggi
que teleconverter você está usando?
Porque como a lente não deve estar conseguindo informar a abertura máxima para a câmera seu fotômetro realmente deverá ficar sem referência.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


thighi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2005, 22:06:08
Citar
Citar
Olá pessoal,

A minha dúvida de fato não se trata de qual equipamento comprar ou algo do gênero.

Bom, tenho uma D70 e hoje adquiri um teleconverter (foco manual) para utilizar na minha Sigma 105mm f2.8.

Ocorre que quando utilizo esse equipamento a minha máquina não é capaza de fazer a fotometria. Estou tendo que tirar as fotos no manual e no olhômetro. Tenho uma nikkor 50mm 1.8 MF e ocorre a mesma coisa: a fotometria não funciona.

Gostaria de saber se é normal acontecer isso com lentes manuais quando acopladas na D70.

Agradeço a atenção.

Thiago Ghiggi
que teleconverter você está usando?
Porque como a lente não deve estar conseguindo informar a abertura máxima para a câmera seu fotômetro realmente deverá ficar sem referência.
Olá Leo,

O Teleconverter é de uma marca japonesa. Ele é MF e não é Nikon ou outra conhecida.

Ocorre que não estou conseguindo fotometrar nem com a minha Nikkor 50mm f1.8 MF. Isso é norma? Digo, nem com uma lente da nikon está funcionando.

Estou preocupado...

Abraços, Thiago.  
==============
Nikon D70 - Lentes: Nikkor 18-70mm e Sigma 70-210mm 4-5.6f.
Canon Powershot A70


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2005, 22:57:53
Bom isso já pode ser outro problema.
Provavelmente uma falha na câmera.
Sua lente está travada na mínima abertura?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Thiago Ghiggi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2005, 10:46:24
As lentes na D70 só funcionam quando travadas na abertura mínima. Caso contrário, aparece no visor uma mensagem de erro.

Acredito que não seja problema da minha câmera não. Participo de um forum de macrofotografia e tem um cara que possui uma Nikon D50 e o mesmo me falou que na dele não funciona tb.

Se isso realmente for verdade, acho que é uma falha grave da Nikon. Eu sei que as Canons fazem a fotometria tranquilamente com lentes manuais.

QUanto ao meu equipamento manual, tendo-se em vista que a minha Nikkor 50mm (Serie) foi fabricada na década de 70 e o teleconverter é antigo tb (comprei de segunda mão!), pelo fato de ambos serem já meio velhinhos eles não conseguem comunicar com a máquina.

Vou fazer o teste com uma lente manual mais recente.

Mas, de toda forma, muito obrigado pela atenção Leo.

Um forte abraço,

Thiago.
Thiago Ghiggi - Campinas/SP
Canon 30D, Sigma 10-20mm EX, Canon 50mm USM II, Canon 28-105mm USM II, Canon EF-S 18-55mm

www.flickr.com/photos/ghiggi


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2005, 10:50:34
A Nikon trabalha bem com lentes manuais.
A Canon é que precisa de gambiarras para trabalhar com lentes manuais.
Se sua lente estiver na lista de lentes manuais compatíveis ela não precisa nem de adaptador. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.