Autor Tópico: Filmes, onde guardar?  (Lida 16236 vezes)

cutia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 30 de Setembro de 2010, 04:35:22
e ai pessoal, sou completo novato com esse lance de filmes e tal, comprei a pouco minha nikon FE, e ateh agora soh bati 3 filmes

eu comprei aqui 3 filmes, 2 cromos (um ja foi batido, o outro ta na agulha) e um ilford pb, e deixo eles aqui na mesa mesmo. mas to vendo uma galera ai falando q vai tirar o filme da geladeira
eh melhor guardar os filmes na geladeira?

qual q eh o melhor esquema?

agradeco desde ja
falo galera


www.flickr.com/cutia
« Última modificação: 30 de Setembro de 2010, 04:35:51 por cutia »


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2010, 14:21:22
Guardo meus filmes na geladeira, dentro do "tapeware" com tampa ;) e retiro umas 02 horas antes de usar...


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2010, 16:10:50
A geladeira tem duas funções: deixar a cerveja trincando e conservar filmes fotográficos. O resto é opcional.
 :D
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2010, 17:23:50


cutia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2010, 18:00:30
hahaha
realmente, uma imagem vale mais q 1000 palavras

po, vou jogar os meus la entao, vcs dao alguma vedada no bagulinho de plastico, ou soh tampa e joga la?


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2010, 20:23:26
às vezes nem tampa tem. :ok:


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2010, 21:23:49
Os meus ficam na geladeira também. Todos. E constantemente tenho levado bronca da Dona Encrenca. Preciso arrumar um frigobar só pra isso.

Mas o lance da baixa temperatura é mais ou menos o seguinte:

Se o filme for usado antes da sua data de vencimento, então, tanto faz. Guardar na geladeira, ou não, não fará diferença alguma. A grande sacada é que, mesmo que o filme esteja vencido, se ele tiver sido guardado sob refrigeração ele vai funcionar direitinho.

Como já foi dito aqui, é preciso tirar algumas horas antes pra "climatizar" o bicho à temperatura ambiente. Depois disso é só usar. Conheço um cara que, a título de experiência, congelou (Isso mesmo, no freezer!) por vários anos um filme P&B. Não alterou em nada o resultado esperado da película.

Isso acontece porque a baixa temperatura, as propriedades químicas da emulsão permanecem inertes (ou quase isso).

Depois do filme exposto, isto é, quando vc "bate as fotos", aconselha-se a revelar logo. Não é bom esperar semanas e semanas, ou meses pra revelar. Mas se o filme exposto não vai pro laboratório, seja qual for a razão disso, então, é bom colocá-lo na geladeira também. E aí, antes de revelar é o mesmo esquema: retirar um dia antes e mandar pro laboratório.

O que vc tem visto sobre "filme na geladeira", basicamente, é isso. Se falei alguma bobagem, os colegas mais experientes vão me corrigir.

Vida longa ao filme!
-22.352971,-48.775582


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2010, 00:15:32


Genial, Elmo!

Os meus eu guardo assim:

- Cromos e coloridos no congelador

- PBs de prata na geladeira

Porque a diferença:

A função da temperatura baixa é desacelerar o processo de envelhecimento dos químicos que compõem os filmes. Evidentemente, os coloridos - todos à base de corantes - fazem mais uso de químicos que os à base de prata. A prata por si só já em vida mais longa.

Eu ainda tenho um Ektar 25 da década de 80 (tinha dois, usei um há uns 3 anos e estava muito bom), vários cromos vencidos e uns Velvia 50 guardadinhos lá no freezer.
E na geladeira, vários Panatomic-X da década de 80 também. Acho um dos filmes mais gostosos que a Kodak já descontinuou. Há tempos o barato dela é fazer filmes bons e acabar com eles. E outros Ilford - até um HP5 antes do Plus.
Tô criando coragem pra voltar a revelar PB em casa, mas ainda não encontrei tudo que preciso.
Tire da geladeira/congelador 1 hora antes de usar, mas só abra a caixinha DEPOIS de 1 hora, para não condensar água dentro dele.

Abs,

José Azevedo


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2010, 16:12:22
É pessoal, esse lance da geladeira é realmente muito legal, dia desses fui pegar um filme na geladeira e descobri 2 Pro Image 100 batidos, não tinha noção do que eram ou de quando, mandei revelar e surpresa...estavam perfeitos e eram de 2007, 3 anos e conservaram direitinho.
Não sabia desse lance de esperar 1 ou 2 horas para usar ou para revelar, mais uma aprendendo.
Gustavo :ok:


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2010, 17:50:32













-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2010, 19:34:31


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2010, 22:30:40
Eu coloco os filme dentro de vidros tampados dentro da geladeira, além de estarem acondicionados dentro da caixinha/embalagem plástica. Por que o vidro? Porque os filmes exalam um cheiro forte mesmo dentro do plástico e, a não ser que você queira que os seus alimentos fiquem com aroma de filme, vale a pena colocá-los numa embalagem bem vedada :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2010, 15:43:37
Ae galera, uma dúvida...

Seguinte, moro no interior do RS, aqui não se acha mais filmes fotográficos, para comprar preciso ir ou a Porto Alegre ou pela internet...
Não costumo ter tantos filmes assim como vcs, compro de 3 em 3 hehe... aih vem minha dúvida!
Eu levo a máquina pra tudo que é lugar, sempre... (claro que dependendo o lugar, prefiro levar uma compacta barata haha)
Então... eu tenho minha mochila e boto tudo dentro, as vezes eu uso e as vezes não... tem problema o filme ficar dentro da mochila?
E dentro do carro?

Obrigadooo!
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, 15:44:55 por AdrianoFurlanetto »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2010, 17:18:27
Uai, saia com os filmes. E quando voltar pra casa, tire-os da mochila e guarde-os na geladeira.


huiru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2010, 05:19:36
A geladeira tem duas funções: deixar a cerveja trincando e conservar filmes fotográficos. O resto é opcional.moncler
yes,i think so...