Autor Tópico: Nikon D7000 ou Canon EOS 60D????  (Lida 82224 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #120 Online: 13 de Maio de 2011, 13:06:49
 :D

Quanto ao Dynamic range, para facilitar o entendimento recomendo fazer um cruzamento
da tabela do DXO com esta http://www.imaging-resource.com/PRODS/AA580/AA580DYRA.HTM
Até porque vocês são usuários de ACR/Lightroom e não DXO.
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 13:07:40 por Pictus »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #121 Online: 13 de Maio de 2011, 15:29:09
:D

Quanto ao Dynamic range, para facilitar o entendimento recomendo fazer um cruzamento
da tabela do DXO com esta http://www.imaging-resource.com/PRODS/AA580/AA580DYRA.HTM
Até porque vocês são usuários de ACR/Lightroom e não DXO.
Pictus quebra o galho, pq tem umas câmeras que estão sem valor, em 1.0 e 0.5? Como interpretar a tabelinha certo? O que deu a entender é que JPG a A580 tem melhor resultado, é isso?
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 15:30:19 por Natão »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #122 Online: 13 de Maio de 2011, 16:38:05
Pergunte para o cara que fez os testes...
Esquece JPG!
A tabela é ordenada pelo maior valor em High.

“What makes most sense then, is to specify useful dynamic range in terms of the point at which image noise
reaches some agreed-upon threshold. To this end, Imatest computes a number of different dynamic range
measurements, based on a variety of image noise thresholds. The noise thresholds are specified in terms of
f-stops of equivalent luminance variation in the final image file, and dynamic range is computed for noise
thresholds of 1.0 (low image quality), 0.5 (medium image quality), 0.25 (medium-high image quality) and 0.1
(high image quality). For most photographers and most applications, the noise thresholds of 0.5 and 0.25
f-stops are probably the most relevant to the production of acceptable-quality finished images, but many
noise-sensitive shooters will insist on the 0.1 f-stop limit for their most critical work.”


Não deixem de ver os links em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=48119.msg541172#msg541172
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 17:17:14 por Pictus »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #123 Online: 13 de Maio de 2011, 18:58:58
Realmente o sensor da sony trabalha muito bem com o DR... Ví os vídeos e a diferença para esse sensor de 18mpx da canon é monstruosa...


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #124 Online: 13 de Maio de 2011, 20:14:16
Não entendi bulhufas:

http://www.imaging-resource.com/PRODS/AA580/AA580DYRA.HTM em 8.0 stops a 7D, por exemplo tem valor melhor que a D80 para 1.0 high.

Um cruzamento direto entre a D7000 e a 7D/D60 eu não encontrei.

Mas o que entendi (e eu já havia entendido isto anteriormente, mas que pode ser uma comrpeensão errada) é que o DR vai melhorar a questão de luzes. O efeito pratico seria o de um aumento de contraste sem perda de qualidade das cores.

Beleza. Mas o teste de cores não evidencia uma melhor exatidão de cores neste sensor. Na verdade continuam os prolemas anteriores, assim como nos sensores Canon.

Já o DR dá um efeito interessante e pelo visto o sensor da Sony/Nikon capta menos ruído nesta questão. Na prática, entendo que se pode ter uma melhor imagem em altos isos.

Neste teste http://www.imaging-resource.com/PRODS/AA580/AA580HI_ISO_NR.HTM, em iso 6400 podemos ver duas aberrações em comparações com as 4 câmeras que representam as discussões.

Primeiro chamo a atenção para a imagem da 60D.
Na parte do tecido vermelho, a 60D perdeu completamente a definição. Beleza. Olha que estamos falando de uma folha impressa no tecido que com certeza tem maior tamanho que a divisão do disco que está na imagem seguinte e ainda dentro do mesmo iso de 6400. Vejam que neste caso, o disco graduado da imagem da 60 tem mais definição que os outros. E neste caso a D7000 parece apresentar a graduação mais borrada.
Em contrapartida, a D7000 parece ter melhor iluminação nos pontos de baixas luzes (provavel resultado de um melhor DR). Isto pode ser visto na alça do cesto (imagem acima do tecido e do disco graduado).

Em iso 12800, a 7D fica com a melhor graduação, e a 7D estoura o branco do disco, coisa que em todas as outras ouve mudança de tonalidade da cor.

Em iso 3200, desculpe discordar da imagem da IR, mas esta falta de detalhes no tecido não condiz com resultados que consegui na prática. Porém não sei qual a distância que foi usada para fotografar os objetos.

Thunder, está me devendo as fotos. Promessa é dívida. kkkk.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #125 Online: 13 de Maio de 2011, 21:06:05
Bem, eu estou em um 3G lento prá caramba e nem tenho como baixar as imagens, mas se a falta de textura que o Hector está falando é no vermelho, isso provavelmente está correto. O sensor da Canon tem dificuldade para tratar os vermelhos, o que pode ser visto inclusive nos testes de fidelidade de cores que apontam que a 60D é a camera com melhor fidelidade das APS-C. Neste caso, existe um "empastelamento" nesta faixa de cores que é bem conhecida dos usuários Canon.

Da mesma forma, a Nikon tem grande dificuldade para tratar tons de azul e roxo, o que é inclusive mostrado na foto do cameralabs mostrada anteriormente, onde a cor das flores da D7000 é bem diferente do mostrado pela 60D. E no mesmo teste de fidelidade de cores fica evidente os desvios da Nikon nesta gama de cores. Se o tecido na foto do imaging-resource fosse azul ou roxo, os resultados seriam provavelmente inversos, com a 60D mostrando mais texturas que a D7000.

Enfim, na realidade, acho que o pessoal tá precisando mesmo fotografar, seja com que camera for, até porque se review fosse definitivo, o pessoal da Nikon teria que jogar as D700, D3x, D3s tudo fora e comprar D7000, porque pelos reviews, ela é melhor que todas estas.....


« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 21:13:37 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #126 Online: 13 de Maio de 2011, 21:20:25

Enfim, na realidade, acho que o pessoal tá precisando mesmo é fotografar, seja com que camera for...


Alexandre, o que no final me instiga a continuar comentando acho que é extamente a questão que você citou antes. Todas tem desvios. O DR da D7000 pelo DxO é fantástico, mas no final eu não tenho certeza se isto será perceptível.

Uma coisa é certa. Preciso trocar o meu monitor por um adequado para uso em fotografia. Talvez a minha opinião possa mudar um pouco, pois abro e abro fotografias e não consigo ver o que os reviews falam. Um e outro mostra algumas coisas até grotescas que não consigo acreditar que aquilo seja real.

O tom vermelho tem uma deficiência sim, mas a ponto de comprometer toda a resolução da imagem? Eu tirei fotos com a 7D em um templo budista e meu irmão com uma D90. Praticamente é tudo vermelho com detalhes em outras cores e não pude perceber nada disso. Obviamente era dia e não precisei usar iso maior que 800.

Mas acho que tudo que está sendo comentado tem algum valor para a nossa própria compreensão.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #127 Online: 13 de Maio de 2011, 21:23:10
Enfim, na realidade, acho que o pessoal tá precisando mesmo fotografar, seja com que camera for...

Falou tudo !!! Com toda a tecnologia de hoje, o que manda ainda é o fotógrafo. Os novos recursos e toda melhoria de hoje, nos facilita e nos ajuda muito, mas o olhar do fotógrafo continua sendo o principal.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #128 Online: 13 de Maio de 2011, 21:39:26
Hector, que equipamento vc usa atualmente ???

7D + 18-200. Se for falar mal pensa antes. rssss


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #129 Online: 13 de Maio de 2011, 21:39:45
Falou tudo !!! Com toda a tecnologia de hoje, o que manda ainda é o fotógrafo. Os novos recursos e toda melhoria de hoje, nos facilita e nos ajuda muito, mas o olhar do fotógrafo continua sendo o principal.

Está tudo certo no comentário, mas depois de 7 páginas não dá para deixar assim barato...kkkkk


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #130 Online: 13 de Maio de 2011, 22:20:13
Fiz um complemento no meu comentário para exemplificar reviews não são tudo, ainda mais quando levam em consideração características pontuais. Pelo review postado pelo Pictus, a D7000 tem mais DR que qualquer outra Nikon, mesmo full frame. Que a D7000 também tem um sensor melhor que a 5D Mk II. Será que alguém cometeria a insanidade de trocar uma 5D Mk II ou uma D700 por uma D7000 baseado nisso?? Ou é só eu que considero insanidade.

Daqui a pouco o assunto morre como morreram tantos outros, até a Nikon lançar a D800 e a Canon lançar a 5D Mk III. Aí começa tudo de novo..

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #131 Online: 13 de Maio de 2011, 22:29:00
Bem, eu me embasei nesse vídeo postado pelo Pictus:

http://testcams.com/blog/2011/05/03/nikon-dx-vs-canon-aps-c-dynamic-range/

aí se pode ver que a diferença de DR é enorme mesmo!


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #132 Online: 13 de Maio de 2011, 22:34:37
Bem, eu me embasei nesse vídeo postado pelo Pictus:

http://testcams.com/blog/2011/05/03/nikon-dx-vs-canon-aps-c-dynamic-range/

aí se pode ver que a diferença de DR é enorme mesmo!

Uma pena. Onde estou eu não consigo ver o vídeo.

Mesmo assim, do pouco que testei até hoje não consegui ver "A camera". Os equipamentos que mais testei foram as Nikon´s da família e a minha 7D. Pouco, eu sei.
Todas tem diferenças entre si. Passam pela imagem muito mais bonita da D80 em relação a D90. Do iso muito melhor da D90 em relação a D80 (além de outras capacidades, claro). Da melhor imagem da 7D e iso em relação a D90 (muito mais nítida que a D90). Da menor granulação da D700 em relação ao ruído granulado da 7D.

No final penso que está longe de se dizer que que existe a melhor câmera. Antes deste novo sensor, DR nem era comentado. Era um número que aparecia e nnguém prestava atenção.
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 22:42:06 por Hector. »


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #133 Online: 13 de Maio de 2011, 22:35:00
Fiz um complemento no meu comentário para exemplificar reviews não são tudo, ainda mais quando levam em consideração características pontuais. Pelo review postado pelo Pictus, a D7000 tem mais DR que qualquer outra Nikon, mesmo full frame. Que a D7000 também tem um sensor melhor que a 5D Mk II. Será que alguém cometeria a insanidade de trocar uma 5D Mk II ou uma D700 por uma D7000 baseado nisso?? Ou é só eu que considero insanidade.

Daqui a pouco o assunto morre como morreram tantos outros, até a Nikon lançar a D800 e a Canon lançar a 5D Mk III. Aí começa tudo de novo..

rsrsrs, verdade...



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #134 Online: 13 de Maio de 2011, 22:39:35
Se conseguir entrar no youtube procura:

Nikon DX vs Canon APS-C: Dynamic Range.