Autor Tópico: Como evitar fungo na lente?  (Lida 7600 vezes)

scodino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 02 de Outubro de 2010, 13:25:16
Olá foristas,

Sou totalmente amador e iniciante em fotografia. Possuo uma Canon Rebel XS e 2 lentes da mesma marca (a original e uma macro de 100mm f/2.8).

Dando uma lida pelo forum vi que podem aparecer fungos na lente, porém não encontrei nenhum procedimento ou algumas recomendações básicas para evitar que isso aconteça. Minhas lentes ficam sempre tampadas e uso muito pouco. Porém não tem nenhuma proteção especial além dos protetores originais.

É necessário algum tipo de proteção especial? É recomendável deixar algum filtro na lente? Ajuda a proteger.

Moro no Rio de Janeiro, próximo a praia. Preciso de cuidados especiais por conta da alta umidade e da maresia?

Agradeço a ajuda.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2010, 13:26:10 por scodino »


michelcafe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2010, 13:51:48
Olá, Bem-vindo ao fórum!

Primeiro, compre uma bolsa de qualidade, específica p/ câmeras. Recomendo a Bolsa Alhva Bolha M. Elas tem proteção contra umidade, dentre outras coisas. Tenho ela aqui e cabe minha Canon 7D com grip + 100-400L + 70-200L + 17-40L + 50mm + todos os parasóis. Tudo na mesma bolsa, devido ao sistema de armação de espaços, que não usa velcro. Site: http://www.alhvacases.com.br/produtosloja.asp?cod=142&cat=3&prod=Bolsa+Alhva+Bolha+M&ic=3

Evitar deixar a bolsa aberta perto de locais úmidos como banheiros, cozinhas, rios, lagos, e especialmente praia, pois o vento trás a água salgada, que é pior que água sem sal, porque corroi os metais e placas eletrônicas. Fotos na praia são muito ruins p/ o equipamento. Eu evito sempre que posso, porque o vento que é o vilão, pois trás toda a água salgada.

Outra coisa importante é colocar saquinhos de silica-gel dentro. Eu coloco 2 saquinhos pequenos p/ cada espaço formado dentro da bolsa (tenho 12 no total, 2 p/ cada compartimento).

Filtros são bons contra arranhões, embora perca um pouco de qualidade da imagem, pois é 1 vidro a mais entre a lente e o assunto. Eu uso em todas as minhas lentes filtros UV Hoya PRO1, que tem muita qualidade. Mas como o certo é usar parasol sempre, mesmo de noite, ele protege a lente contra possíveis pancadas. Assim, dá p/ tirar foto sem filtro UV, especialmente da luz, pois o filtro cria fantasma.

P/ limpeza, esqueça kits com paninhos, cotonetes, etc. Use somente a bomba de ar, que vem com um pincel na ponta p/ tirar as partículas de pó, e p/ limpar o vidro da lente, somente lenspen. A ponta de carbono dela limpa qualquer mancha de dedo, sujeira, gordura, etc, e não arranha a lente. MAs antes de passar a lenspen, eu passo uma flanela macia própria p/ lentes, p/ tirar o excesso de gordura, manchas, etc. Pode confiar na lenspen. Ela é um produto profissional.

Abraço!
« Última modificação: 02 de Outubro de 2010, 14:02:52 por michelcafe »


cesar matos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2010, 14:09:09
Bem vindo... :)

Se possível acesse este endereço e dê uma lida, têm muita informação de como alguns participantes do fórum fazem para guardar e proteger seus equipamentos desse tipo de problema... :ok:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.0


Samuk

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2010, 14:42:17
eu uso uma tiramofo
Sony Alpha 200 + Sony 18-70/3,5-5,6 + Minolta 50/1.4 + Minolta 35-70/4 + Minolta 70-210/4 + Tamron 28-70/2.8


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2010, 10:38:08

Outra coisa importante é colocar saquinhos de silica-gel dentro. Eu coloco 2 saquinhos pequenos p/ cada espaço formado dentro da bolsa (tenho 12 no total, 2 p/ cada compartimento).



cara onde vocÊ compra os saquinhos de silica gel?
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


michelcafe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2010, 22:31:45
cara onde vocÊ compra os saquinhos de silica gel?

Os que eu tenho fui juntando de equipamentos eletrônicos de casa, da empresa, etc. Nunca comprei.

MAs parece que se vende em lojas de eletrônica e farmácias. No MercadoLivre também tem p/ vender.

Abraço!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2010, 23:27:46
Silica gel a peso:

B.Herzog Produtos Químicos
Rua Miguel Couto, 131 - lj
Rio de Janeiro - RJ - CEP 20070030
Bairro: Centro
Tel.: (21) 2233-7060

Compre a silica gel dopada com cloreto de cobalto, que serve como indicador de unidade.
Azul profundo significa sem água e rosa, quando está saturada. A saturação é rerversível colocando a silica em forno a 50-100 graus até a coloração voltar azul. Quando está rosa não absorve mais água.

Eu coloco em saleiros de plástico e estes dentro dos compartimentos herméticos em que guardo os equipamentos. Se o recipiente não for hermético não adianta absolutamente nada. Em poucos dias ou mesmo horas a silica ficará saturada.

Quando notar que a silica ficou meio rosa, proceda com a desidratação em forno. Espere esfriar antes de manipular.

Silica em saquinho com certeza ja vai estar saturada.

Boa sorte.





Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2010, 23:50:11

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


scodino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2010, 01:42:22
Olá, Bem-vindo ao fórum!

Primeiro, compre uma bolsa de qualidade, específica p/ câmeras. Recomendo a Bolsa Alhva Bolha M. Elas tem proteção contra umidade, dentre outras coisas. Tenho ela aqui e cabe minha Canon 7D com grip + 100-400L + 70-200L + 17-40L + 50mm + todos os parasóis. Tudo na mesma bolsa, devido ao sistema de armação de espaços, que não usa velcro. Site: http://www.alhvacases.com.br/produtosloja.asp?cod=142&cat=3&prod=Bolsa+Alhva+Bolha+M&ic=3

Evitar deixar a bolsa aberta perto de locais úmidos como banheiros, cozinhas, rios, lagos, e especialmente praia, pois o vento trás a água salgada, que é pior que água sem sal, porque corroi os metais e placas eletrônicas. Fotos na praia são muito ruins p/ o equipamento. Eu evito sempre que posso, porque o vento que é o vilão, pois trás toda a água salgada.

Outra coisa importante é colocar saquinhos de silica-gel dentro. Eu coloco 2 saquinhos pequenos p/ cada espaço formado dentro da bolsa (tenho 12 no total, 2 p/ cada compartimento).

Filtros são bons contra arranhões, embora perca um pouco de qualidade da imagem, pois é 1 vidro a mais entre a lente e o assunto. Eu uso em todas as minhas lentes filtros UV Hoya PRO1, que tem muita qualidade. Mas como o certo é usar parasol sempre, mesmo de noite, ele protege a lente contra possíveis pancadas. Assim, dá p/ tirar foto sem filtro UV, especialmente da luz, pois o filtro cria fantasma.

P/ limpeza, esqueça kits com paninhos, cotonetes, etc. Use somente a bomba de ar, que vem com um pincel na ponta p/ tirar as partículas de pó, e p/ limpar o vidro da lente, somente lenspen. A ponta de carbono dela limpa qualquer mancha de dedo, sujeira, gordura, etc, e não arranha a lente. MAs antes de passar a lenspen, eu passo uma flanela macia própria p/ lentes, p/ tirar o excesso de gordura, manchas, etc. Pode confiar na lenspen. Ela é um produto profissional.

Abraço!

Amigo muito obrigado pela paciência. Não possuo uma lenspen mas tenho algo parecido que comprei sem querer. Parece que vai me servir bem. Também tenho alguns desses líquidos que utilizam em limpeza de LCD e lentes e a minha máquina fica em uma bolsa da Lowepro com uns saquinhos de silica também.

Aliás, muito interessante essa silica gel dessecante. Não conhecia.

Bem vindo... :)

Se possível acesse este endereço e dê uma lida, têm muita informação de como alguns participantes do fórum fazem para guardar e proteger seus equipamentos desse tipo de problema... :ok:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.0

Vou dar uma lida, valeu mesmo.

Já vi que o pessoal aqui é nota 10.

:)


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2010, 07:35:33
Silica gel a peso:

B.Herzog Produtos Químicos
Rua Miguel Couto, 131 - lj
Rio de Janeiro - RJ - CEP 20070030
Bairro: Centro
Tel.: (21) 2233-7060

Compre a silica gel dopada com cloreto de cobalto, que serve como indicador de unidade.
Azul profundo significa sem água e rosa, quando está saturada. A saturação é rerversível colocando a silica em forno a 50-100 graus até a coloração voltar azul. Quando está rosa não absorve mais água.

Eu coloco em saleiros de plástico e estes dentro dos compartimentos herméticos em que guardo os equipamentos. Se o recipiente não for hermético não adianta absolutamente nada. Em poucos dias ou mesmo horas a silica ficará saturada.

Quando notar que a silica ficou meio rosa, proceda com a desidratação em forno. Espere esfriar antes de manipular.

Silica em saquinho com certeza ja vai estar saturada.

Boa sorte.





Valeu cara, vou lá nesta loja...
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


silverio stallonge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2010, 15:59:48
oque eu acho estranho quando vc compra uma lente vem aquele saco em couro pra guardar
a lente!!;eo couro é uma fabrica de fungo se vc deixar em local fechado:ponder: :ponder:s
nikon D 7100 lente 18-105/nikon D70s lente18-70 e50mm 1.8nikon/flasch sb 700 /panasonic fz-18