Autor Tópico: Processador de filme - JOBO  (Lida 3188 vezes)

MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Outubro de 2010, 19:03:35
Pessoal, que negócio é esse? Aqui estou eu refletindo se começo ou não a revelar p/b, quando vejo em um dos meus livro uma citação sobre processador de filme, dei um pesquisada e achei o tal de JOBO. Pra variar só tem lá fora, e não é muito barato não, mas pelo serviço que faz me parece bem interessante, pelo que entendi dá para revelar tudo p/b, negativo e chromo. A pergunta é:
1- Alquem conhece?
2- Vale apena?
Bom aproveitando faço outra pergunta sobre chromo?
É OBVIO QUE A QUALIDADE É MUITO SUPERIOR A DIGITAL, mas quando se faz a digitalização esta qualidade ainda se mantem? e principalmente quando se amplia a qualidade é superior?

Obrigado  Marcelo Domarco
MD-Zenit


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2010, 01:23:59
Oi MD-Zenit,

eu acho que não compensa pelo fator "lá fora". Aqui é sempre mais complicado encontrar químicas, etc. Mas se você compra com regularidade de fora, está acostumado aos trâmites da operação, tem um volume de produção que justifique o investimento, dinheiro para bancar a brincadeira e quer controlar todo o processo, é por sua conta e risco.

Já vi alguns JOBO no Mercado Livre por preços atraentes mas não achei que valia a pena principalmente pelo custo e mão de obra do processo E6 e C41. Mas isso pra minha produção ocasional. Se você tem um volume razoável ou quer oferecer os serviços pra outros, pode ser uma opção.

Revelar PB é fácil, num tanque Paterson você coloca dois 35mm fácil e tem tanques, lá fora, para até uns 6 filmes, caso você tenha uma produção grande. Não justifica comprar um JOBO pra PB pelo alto custo.

Quanto à digitalização de cromos, a qualidade final depende tanto do seu scanner de cromos (de preferência) quanto do seu conhecimento do software que vai usar para escanear. A prática leva à perfeição e você pode vir a conseguir resultados bem próximos do cromo. Mas tem que fazer a sua lição de casa e estudar o software para poder tirar dele o máximo.

Eu tenho um Nikon Coolscan III (LS30) de 2700 DPI com o qual produzo boas ampliações 30x20 a 300DPI. Ele é de 2001. As últimas versões chegam a 4000 DPI, têm lentes ED, certamente produzem resultados ainda melhores.

Abraço,

José Azevedo


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2010, 06:21:28
Marcelo, o J. Azevedo disse tudo. Eu ja tive a Jobo CPA-2 que é dispendiosa, mas resolve bem (e tem um tamanho gigantesco). Hoje me interessaria nas ATL. MAs fazendo um grupo para compartilhar químicos.


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2010, 12:13:11
Valeu Azevedo, eu não tenho esta demanda toda acho melhor como, v/c disse, começar com um taque de uma espiral só (35mm / 120mm).  Tirando uma ideia do comentário do Elmo, será que para um grupo como o nosso  não seria interessante?
Com relação ao cromo eu tenho um scaner HP G2710 , já usei cromo e negativo, mas como v/c disse preciso aprimorar e estudar mais. Estive na conselheiro estes dias e vi na consigo bastante filme sensia 50, acho que vou comprar um pouco, para fotografar o litoral. Onde consigo mais informações sobre o processo de scanear cromo, para se obter o máximo de resultado?
 Um abraço e obrigado Marcelo Domarco
MD-Zenit


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2010, 18:59:20
Já foi postado aqui no forum um tópico que mostra uma JOBO em operação. Veja: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=45393.0

Aproveito para perguntar ao Zé Azevedo: você não acha que, tendo o volume mínimo necessário, aquele kit da Tetenal para três banhos do E-6 não seria viável?

A Dina Fotográfica já encomendou outro lote que está para chegar agora em outubro. Considerando que o kit faz de 40 a 60 rolos, se juntássemos uma turma, sairia algo perto de R$ 10,00 a revelação de um cromo.

O kit na Dina que falo é este:
http://www.dinashop.com.br/Default.asp?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=1134572&Colortec-Processo-E6
-22.352971,-48.775582


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2010, 23:39:57
Oi Braga,

dependendo da vida útil dos químicos,guardando em embalagens próprias e dentro da geladeira, dá até vontade de comprar. O problema da turma é que alguém vai ter que revelar. Com quem vai ficar o kit? O kit vai ficar perambulando? Acho que não rola, vai acabar encurtando a vida dos químicos.

É diferente de se juntar pra comprar fime na BH, por exemplo.

Abs,

José Azevedo


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2010, 14:33:14
Seria legal o pessoal se organizar em grupos regionais. O fórum poderia prover áreas por estado, facilitando identificar eventuais parceiros para compras de equipamentos, químicos, saídas fotográficas, etc.

Eu só não sou uma metralhadora de cromo em função do alto custo, cerca de 60 reais pelo filme + revelação, e isso porque eu tenho um scanner. Tendo que mandar escanear, o custo pode chegar a R$80,00 por filme.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2010, 03:22:04
pq nao usar reveladora de filme fujifilm?
tem para 35mm e 120mm