Autor Tópico: Entrada de materias fotográficos com a nova lei da alfândega...  (Lida 57519 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 03 de Novembro de 2010, 08:59:03
Exatamente! Lacrada já era... uma foto, usada! Está no link do pdf passado neste tópico pelo Mr. Hyde...
Angelo, é tranquilo então, desde que não tenha a nota? acho que o caracterizaria como um fotógrafo amador, um equipamento X, certo? A nota ele traz junto na carteira dobrada, quer dizer, a gente dá um jeito... ele despacha antes... hahaha...


Mas valeu pelas dicas


cara, fica tranquilo.
Como Paraguay-Brasil e mas visado, tal vez tenha que ter mas cuidado,
a pesar que pasei de carro varias vezes pela ponte
e nunca ninguem me parou,nem para ver se o carro era meu!?!
Uma vez entrando no Brasil, uma moça me parou, pensei normal,
como meu cachorrinho estava na janela,"ela so queria ver a vacina da raiva dele"!!!!!!
no portamalas podia ter 5 filmadoras e 30 kg de cocaina que ela nao ia ficar sabendo, nao pediu para abrir!!!!!
se bem que nao tinha nada, masss podia ter!!!
Uma vez em usa, fui com 1 equipamento e voltei com 2,
fiz maior camuflagem, coloquei correia velha na maquina nova, embrulhei com pano o flash, circo total,
resultado = NINGUEM ABRIU A MALA.
Essas sao alguma das minhas experiencias.
abs.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 03 de Novembro de 2010, 19:14:11
Eu entendo que com apenas um clique ela já deixa de ser nova e passa a ser usada. Nova pra mim é na caixa lacrada.

Exato...

Mas é bom não dar sorte para o azar, melhor fazer bastante clicks, já que está no exterior, apoveita pra fazer bastante fotos, rsrrs...


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #17 Online: 03 de Novembro de 2010, 21:42:26
Se bem que antes de abrir mala ou não, um fiscal da receita pede aquele papel onde você tem que declarar tudo o que trouxe de fora do país. Se for menos que US$ 500,00 esse fiscal vai olhar para sua cara, depois olhar para a bagagem e depois olhar para sua cara de novo e se ele for com a sua cara, ele manda você ir embora.

Eu não tive a mesma sorte. Chegando dos USA me mandaram para a fiscalização. Você tem que colocar TODA sua bagagem na máquina da Raio-X. Eles vão vendo tudo o que tem e se perceberem MUITO eletrônico, aí eles vão para a revista da bagagem. Senão, já mandam você embora ali mesmo. Nessa hora tive sorte, eles me mandaram embora. Eu estava com notebook, máquina fotográfica, GPS, PS3... Enfim, dei sorte.

Com relação a máquina fotográfica, se você não estiver trazendo 3 máquinas diferentes, 5 lentes, 2 flashs... Acredito que eles não irão implicar não. No caso deles quererem aplicar o imposto, TENHA em mãos a nota fiscal pois eles podem supervalorizar na tabela deles caso você não tenha.

Essa é uma dica de quando eu fui para lá. E para eles um MkII e uma D5000 é a mesma coisa, exceto se um deles for um fotógrafo/hobbista igual a nós. Aí não há santo que ajude.


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2010, 21:43:21
Esse procedimento que relatei acima acontece em Guarulhos, onde eu embarquei e desembarquei.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 03 de Novembro de 2010, 23:48:04
Esse procedimento que relatei acima acontece em Guarulhos, onde eu embarquei e desembarquei.
deve ser sorte entao, nunca fui para a luz vermelha em guarulhos, em outros lugares ja!!!
abs.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #20 Online: 03 de Novembro de 2010, 23:51:24

Com relação a máquina fotográfica, se você não estiver trazendo 3 máquinas diferentes, 5 lentes, 2 flashs... Acredito que eles não irão implicar não. No caso deles quererem aplicar o imposto, TENHA em mãos a nota fiscal pois eles podem supervalorizar na tabela deles caso você não tenha.


Aí é que está, se o cara é um fotógrafo, ele pode ter todo esse equipo... e se tu não declarou na viagem e é de mão, teu? Como é que se procede?


Azuma

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Novembro de 2010, 07:50:30
Essa regra pelo que entendo é para pessoa física e não juridica, se o cara foi a trabalho, e levou o material do Brasil ele deve declarar na saída do Brasil os equipamentos para não ter problema na volta. Agora se ele adquiriu os equipamentos lá fora foge do "uso pessoal" e entra no uso comercial..

5D | EX 12-24 | EF 17-40 f/4L | EF 28-70 f/2.8L | EF 24-105 f/4L | EF 70-200 f/4L IS | EF 15 f/2.8 | EF 50 f/1.4 | EF 85 f/1.2L II | EF 100 f/2.8 | EF 135 f/2L | EX 50-500


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #22 Online: 04 de Novembro de 2010, 08:19:07
Pelo que eu sei, qualquer equipamento eletrônico como máquinas fotográficas, notebooks, GPS... devem ser declarados na receita federal. No aeroporto de Cumbica a receita fica, entrando no aeroporto a esquerda, bem la no canto na parte de baixo. Eles vão anotar a marca modelo e número de série do equipamento, se não me engano.

Na volta, como esses equipamentos tem declaração eles passam de boa, mas se não tem eles podem falar que você comprou lá e tem que pagar imposto. Aí fica sua palavra contra a palavra do fiscal.

Todo o resto de equipamento que você realmente tenha comprado lá, aí sim é aplicada a lei de importação como está descrito no site da receita, onde se pode trazer uma máquina fotográfica e no máximo US$ 500,00 de produtos. O excedente paga imposto.

Um detalhe, voltando da Europa ou qualquer outra parte do mundo é os mesmos US$ 500,00 de limite. Tem que se fazer essa conversão para euro, caso queiram saber o limite em euro.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2010, 08:20:17 por RicardoSEP »


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 04 de Novembro de 2010, 18:34:00
Pelo que eu sei, qualquer equipamento eletrônico como máquinas fotográficas, notebooks, GPS... devem ser declarados na receita federal. No aeroporto de Cumbica a receita fica, entrando no aeroporto a esquerda, bem la no canto na parte de baixo. Eles vão anotar a marca modelo e número de série do equipamento, se não me engano.

Na volta, como esses equipamentos tem declaração eles passam de boa, mas se não tem eles podem falar que você comprou lá e tem que pagar imposto. Aí fica sua palavra contra a palavra do fiscal.

Todo o resto de equipamento que você realmente tenha comprado lá, aí sim é aplicada a lei de importação como está descrito no site da receita, onde se pode trazer uma máquina fotográfica e no máximo US$ 500,00 de produtos. O excedente paga imposto.

Um detalhe, voltando da Europa ou qualquer outra parte do mundo é os mesmos US$ 500,00 de limite. Tem que se fazer essa conversão para euro, caso queiram saber o limite em euro.

Tudo que vc disse era para a normas antigas, câmera fotográfica não entra mais nessa de 500$ de limite, pois agora câmera é bem de caráter manifestamente pessoal, não paga imposto.


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #24 Online: 04 de Novembro de 2010, 21:50:29
Sim David, mas apenas UMA máquina fotográfica usada. No entanto, você compra uma máquina la, bate a foto e trás. Até aí OK. Está bem claro que é apenas uma máquina. Passou de uma máquina comprada lá, já há tributação. Se você levar uma e declara-la, sem problemas também.

Nesse guia da receita está claro:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/Aduana/bagagem/Viajantes/GuiaRapidoparaViajantes.pdf

Atenção: Os bens de uso ou consumo pessoal isentos incluem apenas roupas, calçados, óculos, um relógio usado, uma máquina fotográfica usada, um telefone celular usado, por exemplo. Não são isentos notebooks e filmadoras.

Acho que é isso.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 04 de Novembro de 2010, 22:25:30
Sim David, mas apenas UMA máquina fotográfica usada. No entanto, você compra uma máquina la, bate a foto e trás. Até aí OK. Está bem claro que é apenas uma máquina. Passou de uma máquina comprada lá, já há tributação. Se você levar uma e declara-la, sem problemas também.

Nesse guia da receita está claro:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Publico/Aduana/bagagem/Viajantes/GuiaRapidoparaViajantes.pdf

Atenção: Os bens de uso ou consumo pessoal isentos incluem apenas roupas, calçados, óculos, um relógio usado, uma máquina fotográfica usada, um telefone celular usado, por exemplo. Não são isentos notebooks e filmadoras.

Acho que é isso.

Dando pra ir nos EUA, comprar uma câmera, tirar fotos no passeio e fazer com que a câmera fique usada, e poder trazer sem impostos, já está de bom tamanho, melhor que nada, rsrsrsrs...


RaphaMartins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #26 Online: 05 de Novembro de 2010, 11:35:50
Eu tenho um pouco de receio ainda.
Apesar de tudo estar bem claro no site da RF, o que vale ainda é a palavra do fiscal(pelo menos lá na hora).

Estou indo para os EUA agora em dezembro e pretendo comprar meu primeiro set ( :wub:) lá e tenho medo da volta.

Uma dúvida que tenho é em relação às lentes. Posso trazer quantas eu quiser?
Eu vou comprar uma T2i + 18-55(kit) + 55-250 + 50 1.8. Como vai ser uma das primeiras coisas que eu vou comprar, com certeza vou tirar muitas fotos e se eu for parado ela já vai estar "usada". Mas e as lentes? Sofrem tributaçao ou são isentas?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 05 de Novembro de 2010, 14:15:06
Eu tenho um pouco de receio ainda.
Apesar de tudo estar bem claro no site da RF, o que vale ainda é a palavra do fiscal(pelo menos lá na hora).

Estou indo para os EUA agora em dezembro e pretendo comprar meu primeiro set ( :wub:) lá e tenho medo da volta.

Uma dúvida que tenho é em relação às lentes. Posso trazer quantas eu quiser?
Eu vou comprar uma T2i + 18-55(kit) + 55-250 + 50 1.8. Como vai ser uma das primeiras coisas que eu vou comprar, com certeza vou tirar muitas fotos e se eu for parado ela já vai estar "usada". Mas e as lentes? Sofrem tributaçao ou são isentas?
Vive em paz, nao acontece nada, voce nao vai trazer 15 flashes!!!
e tua maquina de uso para ferias!!!!
abs.


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #28 Online: 05 de Novembro de 2010, 15:12:40
Eu tenho um pouco de receio ainda.
Apesar de tudo estar bem claro no site da RF, o que vale ainda é a palavra do fiscal(pelo menos lá na hora).

Estou indo para os EUA agora em dezembro e pretendo comprar meu primeiro set ( :wub:) lá e tenho medo da volta.

Uma dúvida que tenho é em relação às lentes. Posso trazer quantas eu quiser?
Eu vou comprar uma T2i + 18-55(kit) + 55-250 + 50 1.8. Como vai ser uma das primeiras coisas que eu vou comprar, com certeza vou tirar muitas fotos e se eu for parado ela já vai estar "usada". Mas e as lentes? Sofrem tributaçao ou são isentas?

Pode ir tranquilo! Você não está fazendo nada errado cara. Não há o porque do receio. Como você mesmo disse, é compra para uso pessoal! Compre, bata as fotos, curta a viagem e volte numa boa!

Boa viagem e bons cliques!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 05 de Novembro de 2010, 22:40:47
Os primeiros relatos estão chegando, não paga imposto mesmo, em outro forum tem gente que ja entrou com um kit da 5D2, vejam no link abaixo:

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=61629&pid=810027&start=0&#entry810027
Conhecimento importa mais que equipamento.