Autor Tópico: Entrada de materias fotográficos com a nova lei da alfândega...  (Lida 57512 vezes)

sabrina araujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Alguem já tem alguma experiencia prática de como está a entrada de materiais fotográficos com a nova lei da alfândega. Meu interesse é por conta da minha familia que está nos EUA e irão trazer material fotográfico para mim... Até onde tudo indica as cameras profissionais que seja comprovada uso pessoal e/ou profissional podem entrar insenta de imposotos.
Se alguem tiver alguma notícia por fazer explicite aqui
VLW


Noleto

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2010, 13:50:00
Aqui no forum já várias opniões acabei ficando confunso, o melhor é ler a legislação ou até ligar na receita para tirar essa dúvida.
Vendo ou troco lente Canon 18-135 por  Canon 17- 40.
http://www.flickr.com/photos/rnoleto


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2010, 14:03:30
bem Noleto se você conseguir ligar e alguém lhe atender informa, porque é uma missão quase que impossível.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2010, 15:23:14
Bom, na verdade isso é uma baléla ( como tudo no Brasil ), o limite continua sendo 300U$, nada mudou, se quiser comprar uma DSLR de 500U$ por exemplo, para uso próprio, terá que pagar o imposto sobre os 200U$ excedentes.
Cafonálha isso tudo.  :snack:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2010, 15:28:40
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm

A Receita lançou um "Perguntas e Respostas" no site. Abra o link e dê uma lida na 1.1. Especialmente a parte final do último parágrafo. Acho que não fica dúvida.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dfloresta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2010, 22:02:04
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm

A Receita lançou um "Perguntas e Respostas" no site. Abra o link e dê uma lida na 1.1. Especialmente a parte final do último parágrafo. Acho que não fica dúvida.

Pelo que entendi neste link, máquinas fotográficas ainda pagam impostos!
Daniel Floresta - fotógrafo
www.flickr.com/dfloresta


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2010, 23:38:00
Mastigando...

Bagagem não paga imposto. Máquina fotográfica de uso pessoal ou profissional são consideradas como bagagem. Conclusão: Máquina fotográfica não paga imposto.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2010, 23:54:25
Pela minha experiencia PRACTICA, viajando a serviço ou paseando
de qualquer parte do planeta voce traz uma maquina completa(corpo, lente, flash)
como bagagem de mao, seja um kit de 500 ou 20000 dolares.
1 maquina,
1 ou 2 lentes
1 flash ,
mas acesorios, numa malinha, assim de simples.
Sabemos que as leis na patria amada, sao so para gastar tinta, papel e mao de obra na grafica!!!!!
boas compras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
com nota fiscal de USA pode trazer ate 500 dolares.
abs.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2010, 15:18:46
Não entendo, há muita divergência nesta lei ainda...

digamos que eu compre uma DSLR fora, no paraguay por exemplo, como é de uso pessoal (segundo o pdf que li do site da receita) não pagarei imposto algum, se for um presente (o que eu classificaria como embalado, não aberto) paga aí 50% do valor, acho que é isso... Alguém já viajou nessas novas condições?

Mas vendo agora um dia somente pagaria o imposto...

Mas meu primo quer trazer duas câmeras... se ele trouxer uma no colo, junto consigo e uma na bagagem (todas fora da caixa)... será que ele conseguiria?
« Última modificação: 02 de Novembro de 2010, 15:28:51 por Natão »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2010, 16:57:17
Não entendo, há muita divergência nesta lei ainda...

digamos que eu compre uma DSLR fora, no paraguay por exemplo, como é de uso pessoal (segundo o pdf que li do site da receita) não pagarei imposto algum, se for um presente (o que eu classificaria como embalado, não aberto) paga aí 50% do valor, acho que é isso... Alguém já viajou nessas novas condições?

Mas vendo agora um dia somente pagaria o imposto...

Mas meu primo quer trazer duas câmeras... se ele trouxer uma no colo, junto consigo e uma na bagagem (todas fora da caixa)... será que ele conseguiria?

A recomendação é que ele fotografe com ambas pra dizer e mostrar ao fiscal que ambas são de uso pessoal/profissional. Se ele entender alguma coisa de fotografia melhor ainda, porque pode dizer que é um fotógrafo amador que gosta de usar lentes diferentes pra não perder nenhuma foto e tals...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2010, 17:34:54
A recomendação é que ele fotografe com ambas pra dizer e mostrar ao fiscal que ambas são de uso pessoal/profissional. Se ele entender alguma coisa de fotografia melhor ainda, porque pode dizer que é um fotógrafo amador que gosta de usar lentes diferentes pra não perder nenhuma foto e tals...

Será que duas passaria? Talvez se colocar numa bolsa própria os dois corpos, com as objetivas... uns cartões de memória com algumas fotos tiradas, filtros. Acho que passaria... mas será?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2010, 22:37:23
Será que duas passaria? Talvez se colocar numa bolsa própria os dois corpos, com as objetivas... uns cartões de memória com algumas fotos tiradas, filtros. Acho que passaria... mas será?
Eu ja cansei de viajar com uma mala de equipamento principal e reserva, sem nota.
Mesmo sendo documentarista credenciado, nunca ninguem me pediu nada,
seja na America do Sul ou em outro local.
abs.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2010, 23:06:52
Bom, na verdade isso é uma baléla ( como tudo no Brasil ), o limite continua sendo 300U$, nada mudou, se quiser comprar uma DSLR de 500U$ por exemplo, para uso próprio, terá que pagar o imposto sobre os 200U$ excedentes.
Cafonálha isso tudo.  :snack:

O limite é 500 dólares, e não 300. E câmera fotográfica não paga imposto, é bem de caráter manifestamente pessoal, portanto não entra na cota de 500 dólares.

Mas pra ser bem de caráter manifestamente pessoal, a câmera deverá estar usada.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2010, 00:59:21
Eu entendo que com apenas um clique ela já deixa de ser nova e passa a ser usada. Nova pra mim é na caixa lacrada.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2010, 08:41:16
Eu entendo que com apenas um clique ela já deixa de ser nova e passa a ser usada. Nova pra mim é na caixa lacrada.

Exatamente! Lacrada já era... uma foto, usada! Está no link do pdf passado neste tópico pelo Mr. Hyde...
Eu ja cansei de viajar com uma mala de equipamento principal e reserva, sem nota.
Mesmo sendo documentarista credenciado, nunca ninguem me pediu nada,
seja na America do Sul ou em outro local.
abs.

Angelo, é tranquilo então, desde que não tenha a nota? acho que o caracterizaria como um fotógrafo amador, um equipamento X, certo? A nota ele traz junto na carteira dobrada, quer dizer, a gente dá um jeito... ele despacha antes... hahaha...


Mas valeu pelas dicas

« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 08:41:38 por Natão »