Autor Tópico: Pela janela  (Lida 3810 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Online: 08 de Outubro de 2010, 13:52:37
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2010, 18:26:12
Toma vergonha Spiderman... Apaga esses fios horrorosos. A foto é tão bonita mas esses fios estragaram ela.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:13:19
Toma vergonha Spiderman... Apaga esses fios horrorosos. A foto é tão bonita mas esses fios estragaram ela.
rsrs. Vai assim mesmo. Eu nao elimino nada depois que a foto foi tirada. nao nao nao! :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:16:49
Bicho, deixa disso. Até os caras das antigas retocavam direto no negativo...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:19:41
O crop eu sei que faziam, mas retirando elementos inclusos na foto?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:26:07
Sim. Muitas coisas que fazemos hj, vem de experimentações feitas lá atrás... Colorir um elemento de uma foto P&B, vinheta, sobreposição de imagens (dupla exposição), apagar elementos indesejáveis da foto... Tudo isso era feita 'na mão' ou, no caso da dupla exposição, na técnica.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


almond

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:26:52

Muito legal!

Eu nao gosto de fios, mas eles até combinam com o desenho e com o todo da foto.
Depois de ter visto com os fios, nao acharia melhor sem eles.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:28:39
Muito legal!

Eu nao gosto de fios, mas eles até combinam com o desenho e com o todo da foto.
Depois de ter visto com os fios, nao acharia melhor sem eles.
E alem disso, parece que o carequinha ta olhando pros fios :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:29:13
Sim. Muitas coisas que fazemos hj, vem de experimentações feitas lá atrás... Colorir um elemento de uma foto P&B, vinheta, sobreposição de imagens (dupla exposição), apagar elementos indesejáveis da foto... Tudo isso era feita 'na mão' ou, no caso da dupla exposição, na técnica.
Assim e melhor desenhar, nao? rsrs
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:29:57
eu apagaria...detesto fiação exposta... :)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:42:53
Excerto do livro "Sobre Fotografia" de Susan Sontag, pág 101. Acesse: http://books.google.com.br/books?id=K4pl4jRdMt0C&pg=PA102&lpg=PA102&dq=fotografia+retocar+negativo&source=bl&ots=HFdjc7jtOA&sig=z9vE6_ZnTTqeoXPc0ermIZnG2Pk&hl=pt-BR&ei=26ivTK3-J4L_8AaCq-2dCQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=7&ved=0CDUQ6AEwBg#v=onepage&q=fotografia%20retocar%20negativo&f=false

"Em meados da decada de 1840, o processo negativo-positivo de Fox Talbort começou a substituir o daguerreótipo (o primeiro processo fotográfico viável). Uma década depois, um fotografo alemão inventou a primeira técnica de retocar o negativo. Suas duas versões de um mesmo retrato – uma retocada, a outra não – espentaram a multidão na Exposition Universelle de Paris, em 1855 (a segunda feira mundial e a primeira com uma exposição de fotos. A noticia de que a câmera podia mentir tornou muito mais popular o ato de se deicar fotografar."


Texto: CRISTAIS DO TEMPO: história da fotografia no interior do Estado de São paulo, da última década do século XIX à primeira metade do século XX - CAPÍTULO III. Acesse: http://recantodasletras.uol.com.br/entrevistas/442371

"Naquele tempo, retocava negativo... eu retocava negativo, eu ficava até zonza, você não vê? As pessoas [nas antigas fotografias] sem rugas?! eu dava acabamento nas fotografias, eu coloria, uma a uma. Ah, isso exigia! O Bonora retocava, naquele tempo, agora eles não retocam. Naquele tempo, ele retocava negativo, ficava sem rugas. O senhor não vê? O senhor não vê? Retoque dele, fica sem rugas, o retoque é dele, tá aqui!"

Acesse: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/movimento-em-prol-da-beleza-sem-photoshop-divide-profissionais.html

E leia o finalzinho da reportagem.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2010, 20:53:02
Acesse: http://www.studium.iar.unicamp.br/biblio/manual/index.html#

Baixe a parte II e leia a pág. 79 em diante.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2010, 21:07:08
Excerto do livro "Sobre Fotografia" de Susan Sontag, pág 101. Acesse: http://books.google.com.br/books?id=K4pl4jRdMt0C&pg=PA102&lpg=PA102&dq=fotografia+retocar+negativo&source=bl&ots=HFdjc7jtOA&sig=z9vE6_ZnTTqeoXPc0ermIZnG2Pk&hl=pt-BR&ei=26ivTK3-J4L_8AaCq-2dCQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=7&ved=0CDUQ6AEwBg#v=onepage&q=fotografia%20retocar%20negativo&f=false

"Em meados da decada de 1840, o processo negativo-positivo de Fox Talbort começou a substituir o daguerreótipo (o primeiro processo fotográfico viável). Uma década depois, um fotografo alemão inventou a primeira técnica de retocar o negativo. Suas duas versões de um mesmo retrato – uma retocada, a outra não – espentaram a multidão na Exposition Universelle de Paris, em 1855 (a segunda feira mundial e a primeira com uma exposição de fotos. A noticia de que a câmera podia mentir tornou muito mais popular o ato de se deicar fotografar."


Texto: CRISTAIS DO TEMPO: história da fotografia no interior do Estado de São paulo, da última década do século XIX à primeira metade do século XX - CAPÍTULO III. Acesse: http://recantodasletras.uol.com.br/entrevistas/442371

"Naquele tempo, retocava negativo... eu retocava negativo, eu ficava até zonza, você não vê? As pessoas [nas antigas fotografias] sem rugas?! eu dava acabamento nas fotografias, eu coloria, uma a uma. Ah, isso exigia! O Bonora retocava, naquele tempo, agora eles não retocam. Naquele tempo, ele retocava negativo, ficava sem rugas. O senhor não vê? O senhor não vê? Retoque dele, fica sem rugas, o retoque é dele, tá aqui!"

Acesse: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/movimento-em-prol-da-beleza-sem-photoshop-divide-profissionais.html


E leia o finalzinho da reportagem.
Ichi, entao tambem vou ter que botar saliva, porque nao tenho ideia de como fazer isso na pos. Por enquanto, ate por falta de conhecimento de pos, eu sou contra.Acabaria fazendo um trabalho de porco como alguns que vi por ai. Pelo que vi, somente o PS5 e capaz de fazer esse trabalho sem ser tao manual. Estou errado? Quem sabe um dia nao mudo de opiniao?De qualquer forma agradeço a fundamentacao teórica. Vou ler tudo com prazer. Abs!

« Última modificação: 08 de Outubro de 2010, 21:09:57 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2010, 22:16:27

Olha, quando o cara se informa, compreende a história da fotografia (não estou dizendo que eu seja um conhecedor), tem curiosidade de correr atrás de informação e sustenta a idéia que não gosta de nada de pós, é uma situação.

Outra diferente é quando, reconhecendo suas próprias limitações (assim como eu), ele não manipula para não fazer "um trabalho porco como" muuuitos que vemos por aí. Acho que vc tá certo quando diz que prefere não interferir pra não fazer besteira. É por aí mesmo...

Mas minha intenção com a sequência de posts era dar sustentação real à afirmativa que fiz..
Sim. Muitas coisas que fazemos hj, vem de experimentações feitas lá atrás... Colorir um elemento de uma foto P&B, vinheta, sobreposição de imagens (dupla exposição), apagar elementos indesejáveis da foto... Tudo isso era feita 'na mão' ou, no caso da dupla exposição, na técnica.

Não quero mudar a cabeça de ninguém, mas acho que informação é fundamental para podermos tomar posição e sabermos defender nossas idéias. Abs,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2010, 22:19:45
E respondendo diretamente ao que vc perguntou... Pelo que eu saiba o PS5 é o mais poderoso para modificar as fotos sim. E é bem complexo tb. Um verdadeiro universo de possibilidades. Quando bem usado fica até difícil sabermos que houve manipulação.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova