Autor Tópico: Confronto T2i X D90  (Lida 5439 vezes)

Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Outubro de 2010, 20:41:42
Amigos,

sei que há muitas dicussões, mais preciso de vossas opiniões, de qual escolheriam?

T2i X D90
http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp

Estou quase decidindo pela Canon pelo valor e me segurando pela Nikon pela qualidade de imagem não desprezando sua amiga, mais é o que pesquisei e que é muito comentado.

Peguei as duas na mão e percebi uma leve diferença no casco da Nikon, aparenta ser mais resistente.

Abraço!


Javeh

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Javeh Dias
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2010, 15:19:07
Olha, eu sou canonzeiro, mais se fosse entre uma T2i x 50D da canon que seria a equivalente a D90, eu escolheria a 50D.
Pois não utilizo muito fazer videos, eu não conheço bem a nikon, mais pelo que vi a D90 é uma excelente camera, deve ser superior em qualidade do que a T2i, mais se você precisa de video e resolução maior pegue a T2i, se você prefere imagem melhor, pegue a D90, além do corpo mais resistente, ela tem uma pegada melhor que a t2i.

Abraço.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2010, 15:19:50 por Javeh »
Javeh Dias - Araranguá - SC
Site: http://www.javehdias.com | Instagram: JavehDias | FB: JavehDias
Tudo está a 1 click.
Fuji 2x X-T4 + X-T5 Com Lentes 13mm 1.4 + 17-70mm 2.8 + 75mm 1.2 + 23mm 1.4


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2010, 21:52:13
se você prefere imagem melhor, pegue a D90
Abraço.


A D90 com melhor qualidade que a T2i/50D? Corpo mais resistente? Peço desculpas por discordar.

Primeiro o material usado na construção das DUAS (D90 e T2i) é o mesmo, e para quem não sabe, é plastico. Alguns falam que é ABS, um plástico melhorado, mas é plastico.

A qualidade de imagem da D90 é praticamente igual a qualidade da imagem da 50D. Com relação a qualidade da imagem da T2i, não dá nem para começar a comparar. FATO.

A T2i entrega a mesma qualidade da 7D, e eu testei a 7D contra a D90. Sem chance de querer dizer que a imagem vai bem até iso "X". Em praticamente todos os iso´s a imagem da D90 não entregou a mesma definição que uma 7D, e portanto a mesma definição que uma T2i.

Agora se me perguntar se a D90 é um ótima câmera, direi que sim. E é mesmo. Mas não é a melhor e nem dá para comparar com a geração de câmeras com processadores Digic4 e sensores de 18MP da Canon.

A D90 tem uma ótima relação custo x benefício, entrega uma qualidade excelente, tem um porte adequado (alguns dizem pegada) e traz uma lente de kit 18-105 excelente perto de algumas lentes que a Canon oferece.

Se fosse comparar a D90 com a T1i, também ficaria com a T1i, não por ser melhor, mas por oferecer a mesma qualidade, mesmos recursos e menor preço, embora seja um pouco menor e não tenha 1 botão de controle a mais que a D90 tem.

Ah, mas vão dizer que pelos reviews do Dpreview de do Imagem Resource a D90 ganha. É, nesses reviews a D90 ganha.
Mas na prática vou dizer que não ganha. Existem vários outros reviews que mostram bem isso. Eu preferi acreditar nos outros reviews, e não me arrependi.

Pude comparar de perto a 7D com a D90, e insisto, não tem chance.

Esses reviews que citei só serviram para fazer usuários comprarem D90. É um dos fatores que me fazem "enxergar" uma tremenda apelação para vender câmeras Nikon. Conseguiram fazer a D90 "render" mais em qualidade que a D300/D300s.

Tenho um conhecido que tem a D90. Ele também testou a 7D para comparar com os resultados da D90. Posso dizer que a opinião dele não difere muito da minha, fora o fato que ele é Nikonzeiro, e nikonzeiro vai sempre ter alguma coisinha na câmera que a faça ser a melhor opção.....rsss
« Última modificação: 13 de Outubro de 2010, 21:59:12 por Hector. »


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2010, 22:44:52
A D90 com melhor qualidade que a T2i/50D? Corpo mais resistente? Peço desculpas por discordar.

Primeiro o material usado na construção das DUAS (D90 e T2i) é o mesmo, e para quem não sabe, é plastico. Alguns falam que é ABS, um plástico melhorado, mas é plastico.

A qualidade de imagem da D90 é praticamente igual a qualidade da imagem da 50D. Com relação a qualidade da imagem da T2i, não dá nem para começar a comparar. FATO.

A T2i entrega a mesma qualidade da 7D, e eu testei a 7D contra a D90. Sem chance de querer dizer que a imagem vai bem até iso "X". Em praticamente todos os iso´s a imagem da D90 não entregou a mesma definição que uma 7D, e portanto a mesma definição que uma T2i.

Agora se me perguntar se a D90 é um ótima câmera, direi que sim. E é mesmo. Mas não é a melhor e nem dá para comparar com a geração de câmeras com processadores Digic4 e sensores de 18MP da Canon.

A D90 tem uma ótima relação custo x benefício, entrega uma qualidade excelente, tem um porte adequado (alguns dizem pegada) e traz uma lente de kit 18-105 excelente perto de algumas lentes que a Canon oferece.

Se fosse comparar a D90 com a T1i, também ficaria com a T1i, não por ser melhor, mas por oferecer a mesma qualidade, mesmos recursos e menor preço, embora seja um pouco menor e não tenha 1 botão de controle a mais que a D90 tem.

Ah, mas vão dizer que pelos reviews do Dpreview de do Imagem Resource a D90 ganha. É, nesses reviews a D90 ganha.
Mas na prática vou dizer que não ganha. Existem vários outros reviews que mostram bem isso. Eu preferi acreditar nos outros reviews, e não me arrependi.

Pude comparar de perto a 7D com a D90, e insisto, não tem chance.

Esses reviews que citei só serviram para fazer usuários comprarem D90. É um dos fatores que me fazem "enxergar" uma tremenda apelação para vender câmeras Nikon. Conseguiram fazer a D90 "render" mais em qualidade que a D300/D300s.

Tenho um conhecido que tem a D90. Ele também testou a 7D para comparar com os resultados da D90. Posso dizer que a opinião dele não difere muito da minha, fora o fato que ele é Nikonzeiro, e nikonzeiro vai sempre ter alguma coisinha na câmera que a faça ser a melhor opção.....rsss

Hector, estou para fechar a compra de uma D90 e me deixou com um pé atrás agora!!! Vi, li revi e sempre achei que tinha algo no fundo, pq é froids perguntar para quem tem Nikon e Canon qual o custo beneficio...vejo que preferiu a T2i pois suas caracteristicas são identicas à 7D, mais mesmo assim fotografou com a 7D e não com a T2i, será que realmente são iguais??? Digo isso por que se não as pessoas que compram a 7D seriam melhor custo beneficio pegando a T2i.

Entenda questiono para chegar em um denominador comum...até por isso coloquei esse tópico, pois achei as duas muito próximas em suas caracteristicas internas.


gamaral

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2010, 00:02:20
Quando comprei minha camera, eu li, reli, reli de novo avaliações, comparativos, fóruns e tudo que encontrei.
Comparei muitas informações, prós e contras. Decidi pela T2i. É uma máquina atual, boa, e que atende minhas necessidades (tem que pensar nisso primeiro...)
Não comparei exatamente as duas (T2i x D90), mas um conjunto de equipamentos possíveis x custos.
Pensei também no futuro: lentes, as Nikon são mais caras. E aí, ter um corpo bom mas não conseguir comprar lentes boas não adianta :( . E a qualidade de imagem depende muito da qualidade da lente.
Vídeo, a T2i grava em Full HD em 30 fps, ou HD em 60 fps, gerando bons vídeos de situações de assuntos em movimento rápido.
Canon EOS 550D/T2i | EF-S 18-55 IS - EF-S 55-250 IS | Canon SX110 IS
http://500px.com/gamaral
http://www.flickr.com/photos/gilmardoamaral/


Javeh

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Javeh Dias
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2010, 00:09:58
Bom, quanto a nikon, nunca usei, mais já vi fotos tiradas com ela, tenho varios amigos que tem, e acho uma excelente camera.
Mais dizer que a t2i é igual a 7D, é mesmo que dizer que a xsi é igual a 40D, e a t1i igual a 50D, coisa que não é, são parecidas, mais diferentes. Tem uma certa semelhança. Mais a qualidade de imagem não é igual.
Tanto que uma é amadora e a outra semi, porque será? será que é só uma questao de preço? pra uma ser barata e a outra cara?
bom, é a minha opinião né.
Abraço!!
Javeh Dias - Araranguá - SC
Site: http://www.javehdias.com | Instagram: JavehDias | FB: JavehDias
Tudo está a 1 click.
Fuji 2x X-T4 + X-T5 Com Lentes 13mm 1.4 + 17-70mm 2.8 + 75mm 1.2 + 23mm 1.4


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2010, 06:50:15
Bom, quanto a nikon, nunca usei, mais já vi fotos tiradas com ela, tenho varios amigos que tem, e acho uma excelente camera.
Mais dizer que a t2i é igual a 7D, é mesmo que dizer que a xsi é igual a 40D, e a t1i igual a 50D, coisa que não é, são parecidas, mais diferentes. Tem uma certa semelhança. Mais a qualidade de imagem não é igual.
Tanto que uma é amadora e a outra semi, porque será? será que é só uma questao de preço? pra uma ser barata e a outra cara?
bom, é a minha opinião né.
Abraço!!

Então é uma coisa questionável....e queria mais informações de nosso amigo acima que tirou fotos com a T2i, vi algumas fotos tiradas com cada uma, as duas lindas, mais verificando nas qualidades de nitidez e cor a D90 ficou um pouco na frente, eu acho.

Questiono, pois é a mesma coisa que falarmos de marcas e modelos de carros, alguns atendem em certas partes e outros não, todos tem seus prós e contras, e eles vão condizer com seus obejtivos.

Não penso em video, fato! Penso em foto, o grande questionamento é exatamente o que colocou acima, posso pagar menos em um corpo e pegar melhores lentes, mais será que esse corpo será um bom custo beneficio? As caracteristicas da 7D que é uma semi, em um preço de amador é tentador.

As vezes parece que os reviews e comentários puxam sardinha para a Nikon, as lentes são mais caras? Relativo! Pois depende de qual vai escolher.

O que tento puxar neste tópico é se o custo beneficio da T2i, cobre os beneficios que a D90 trás, claro lembrando do custo.


pmenge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2010, 08:43:23
MAx, tenho uma 7D, e tenho conhecidos que tem ou tiveram a T2i.
Sem duvida a D90 é uma grande maquina!!!
Comparando com a 50D (que já tive) diria que a D90 ganha por pouco.
Com relação à 7D...esqueça, não tem graça.
com relação à T2i,  em questões pontuais (fps por ex.), pode ser que a D90 ganhe, mas no conjunto...não tem como. A T2i entrega 18 megas com qualidade de iso equivalente a 7D. e ainda por cima filma fullHD...
Acabamento,é a mesma coisa, muda ligeiramente o tamanho, o que dá a impressão de maior fragilidade à canon.
O grip resolve.
Se voce estivesse comparando com a T1i, é possivel que eu fosse de nikon. com a T2i...Canon!!


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2010, 08:52:14
MAx, tenho uma 7D, e tenho conhecidos que tem ou tiveram a T2i.
Sem duvida a D90 é uma grande maquina!!!
Comparando com a 50D (que já tive) diria que a D90 ganha por pouco.
Com relação à 7D...esqueça, não tem graça.
com relação à T2i,  em questões pontuais (fps por ex.), pode ser que a D90 ganhe, mas no conjunto...não tem como. A T2i entrega 18 megas com qualidade de iso equivalente a 7D. e ainda por cima filma fullHD...
Acabamento,é a mesma coisa, muda ligeiramente o tamanho, o que dá a impressão de maior fragilidade à canon.
O grip resolve.
Se voce estivesse comparando com a T1i, é possivel que eu fosse de nikon. com a T2i...Canon!!

Pra não falar que tá FODA tá Froids! Agora me deixam com o pé atrás quanto a compra!


Bruno Paulino

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.309
  • Sexo: Masculino
  • "se queres a paz prepare-se para guerra"
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2010, 10:03:57
cara eu sou canonzeiro e tenho uma T2i,realmente ela aparentemente é fragil e com uma pegada ñ muito bacana mais adquiri um grip bg-e8 q sanou meu problema,eu tbm pesquisei muito antes de comprala,mais eu fico com o Hector sobre a opnião,eu escolhi a Canon primeiramente por ser uma camera muito atual e com um preço acessivel,e acho q é mais facil achar td q envolva a marca Canon.mais sempre vai ter discussões q envolvam cameras,vc compra uma camera hj e amanhã sai outra q tem 1mp a mais e vc já acha q é uma super melhoria,pense bem e vá na q possa te trazer beneficios,muitas quastões são relevantes,agora q eu escolheria como escolhi a T2i isso concerteza.
as pessoas fazem fotos maravilhosas com cameras q as pessoas dizem q ñ são atuais.e saem iguais ou até melhores.ñ leve em consideração certas questões q possam interferir na sua desição de comprar ou ñ comprar certo tipo de camera .

abraços, :ok:

BRUNO PAULINO
Canon EOS Rebel T2i

Minhas fotografias:
Flickr

www.kawek.com.br/brunopaulino

visite nosso site de streetball(basket de rua streetballalucina:
www.sbalucina.com


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2010, 11:13:30
Colega, é difícil encontrar uma opinião isenta. Até pq todos tem suas preferências, e vc está um fórum de Canon... e quando a gente tenta ser isento não é raro chegar gente dando voadora e falando disparates.

Então, vou colocar o que acho destas duas câmeras:

- Qualidade de construção: equivalente. Ambas são resistentes. A não ser que vc faça fotos em ambientes agressivos, corpo de metal é dispensável. Plástico ABS é muito resistente e não quebra tão fácil. Esse mimimi de "corpo de magnésio" é justamente isso, mimimi (não que o corpo em liga metálica não dê uma segurança a mais, mas não é algo que quem compra uma máquina nessa classe precise).

-Pegada : a D90 é maior. Pra quem não tem mãos pequenas, as Rebel podem realmente incomodar. Isso é algo que é bom testar. A D90 também tem mais comandos manuais, facilitando a operação.

-Qualidade de imagem: a T2i oferece mais resolução, com menor ruído. Não vejo como o pessoal pode dizer que a D90 ganha da T2i neste quesito. Pra mim, veem que a D90 é maior, logo "deve ser mais profissional" e ter qualidade de imagem melhor. Infelizmente tem muito disso, tá cheio de gente malhando a 60D só pq o corpo dela é menor.

Tirando essas qualidades, é aquela velha questão de Canon x Nikon de sempre. Quando iniciei neste fórum não entendia pq o pessoal não gostava de comentar indicações de máquinas, mas após uns meses já mudei de opinião... pesquise aqui no fórum, vá ver as máquinas em lojas, veja reviews, fale com pessoas que já as possuem. Tem muito material pra fazer uma escolha informada.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2010, 13:20:36
acho para pensar em qualidade de imagem os amigos deviam pensar mais em lente de qualidade...
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2010, 13:37:51
acho para pensar em qualidade de imagem os amigos deviam pensar mais em lente de qualidade...

Sim, sim....perfeito, mais a discussão é o custoxbeneficio, pois com o preço da Canon dá para comprar uma lente de bom tamanho e qualidade....


Javeh

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Javeh Dias
Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2010, 13:40:07
Pra não falar que tá FODA tá Froids! Agora me deixam com o pé atrás quanto a compra!

É complicado mesmo, mais olhe os prós e os contras.
Em questao de valores de equipamento não é relativo não, as lentes canon originais sao mais baratas que nikon, e voce acha mais variedade. se procurar no mercado livre irá ver que tem bem mais canon do que nikon. isso é uma grande vantagem.

Abraço!!
Javeh Dias - Araranguá - SC
Site: http://www.javehdias.com | Instagram: JavehDias | FB: JavehDias
Tudo está a 1 click.
Fuji 2x X-T4 + X-T5 Com Lentes 13mm 1.4 + 17-70mm 2.8 + 75mm 1.2 + 23mm 1.4


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2010, 22:18:10
Pessoal, vou acabar criando um banco de dados de todas as respostas que já fiz.

Os samples de imagem do banco de dados do Imagem Resource, dizem que a D90 tem qualidade imagem superior a 7D. O mesmo imagem resource mostra um comparativo da 7D com D300s, D700, 5Dmk2. À partir de iso 3200 não dá nem graça para a D300s. Nesse teste chegaram a comparar um sample de imagem em iso 12800 da 7D com um sample de imagem em 6400 da D300s. Sem contar que no comentário final dão a entender que a 7D é uma boa pedida até em relação a D700.

Eu testei a D90 e a 7D assim que chegou a minha 7D. Estava me borrando achando que tinha feito besteira pagar mais para ter menos porque acreditei em outros reviews. Só lamento aqueles que compraram a D90 acreditando que estariam com melhor qualidade. Não estão. Como falei mais acima, em todos os testes que fiz, mesmo a D90 com uma lente bem melhor, não tinha as mesmas cores, a mesma nitidez e contraste. Em iso alto, a 7D se distancia mais ainda em qualidade.

Sobre robustez, esse meu amigo está querendo se desfazer da D90. Ele deixou ela cair, e não está mais conseguindo fazer o foco automático.

Aqui se vê um teste entre a 7D x D300s (câmera praticamente igual a D90 em questões de qualidade final da fotografia):
http://www.photographybay.com/2009/11/02/canon-7d-vs-nikon-d300s-vs-sony-a500-iso-test-round-2/

Aqui um fight total, com comparações quase “injustas”, mas mostra como cada uma se comporta:
http://www.imaging-resource.com/PRODS/E7D/E7DA.HTM
Comentários do review: Detail comparison. Since there really is no true comparison to the Canon 7D's 18-megapixel sensor, all I can do is compare it to its nearest competitors in the market, one 15, two 12, one 21, and one 24-megapixel sensor. The latter two are clearly superior thanks to their full-size 35mm-equivalent status, and they should be superior. The 7D holds up just about right against its lower-res foes, even the full-frame Nikon D700. At 3,200 and their highest settings, you could convince me that raising the resolution would produce almost the same result, but at ISO 100, the Canon 7D has the lead. Also note that the Nikon D300S and D3x top out at ISO 6,400. All six are cameras that get our highest recommendations.

Neste aqui, pode se ver o comportamento da 7D competindo com câmeras da linha Canon somente:
Observem as comparações de samples da 7D com 1/3 de exposição em isso 12800 em comparação com a 5Dmk2:
http://www.the-digital-picture.com/reviews/Canon-EOS-7D-Digital-SLR-Camera-Review.aspx

Review só da 7D:
http://www.photographybay.com/2009/12/29/canon-eos-7d-review/

Mais um da 7D:
http://www.digital-photography-school.com/canon-eos-7d-review

Review só da T2i:
http://www.photographybay.com/2010/04/06/canon-rebel-t2i-review-2/

Review da T2i incluindo Nikon D700:
http://www.imaging-resource.com/PRODS/T2I/T2IA.HTM

Este abaixo mostra que a D90 tem um sensor mais “resolvido” que a T2i (é citado um teste do Dx) Mark):
http://www.digitalreview.ca/content/Canon-Rebel-T2i-EOS-550D-Compared-to-Nikon-D90.shtml
Mas não parece ter se convertido em vantagem para a D90, ainda mais com resolução maior para a T2i. É de se observar que cada câmera tem um comportamento diferente talvez pela construção do corpo da câmera. Se não me engano a D300s também é superior a 7D neste teste do Dx0 Mark mas o resultado final também não se converte em melhor qualidade.
Citação traduzida do teste:
Canon Rebel T2i oferece alta ISO impulso até ISO 12.800 em comparação com a Nikon D90 em ISO 6400: Enquanto o alto ISO 12800 reforçar a capacidade da Canon Rebel T2i / 550D soa bem do ponto de vista do marketing, a realidade é que essa configuração produz resultados muito pobres. It would seem Nikon's designers took into account these technological limitations and restricted their camera to shoot at a maximum boost of 6400 ISO with more usable image quality. Parece designers da Nikon teve em conta estas limitações tecnológicas e restringiram sua câmera para disparar a uma pressão máxima de 6400 ISO com qualidade de imagem mais útil.

Palhaçada esse comentário, haja visto que só foi feito para desmerecer o iso 12800 da T2i. Quero ver eles republicarem um comentário desses em relação a D7000, com isso 25600. E ainda vejo pessoas dizendo que é a Canon que monopoliza os reviews.

Canon T2i contra D5000:
http://www.dpreview.com/reviews/canoneos550d/page22.asp

Canon T2i x Canon 7D (deve-se entender que a lente da 7D é mais escura que a 18-55 da T2i):
http://www.digitalcamerainfo.com/content/Canon-Rebel-T2i-Digital-Camera-Review-21736/Canon-7D-Comparison.htm

Comentários do Gizmodo:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/review-canon-rebel-t2i-esta-deveria-ser-sua-primeira-dslr

Para finalizar as citações, vou puxar um post do pictus citando a 7D numa busca que fiz para encontrar um post antigo, e encontrei uma postagem do Pictus (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=37157.msg438816#msg438816) e resolvi dar uma olhada.

A página que ele cita está no link abaixo:
http://www.guillermoluijk.com/tutorial/noisedr/index.htm

Falei bastante da 7D porque é a câmera que tenho. Também pesei bastante sobre a T2i. Hoje ainda tem a 60D, que parece também manter as mesmas qualidades da 7D e T2i.

Se alguém procura a informação completa em um só teste (ou review), não vai encontrar. Será preciso ver todas as comparações, pesar os prós e contras de cada uma, ver o que cada uma fez e se a comparação foi correta, e depois de tudo apostar naquela que câmera que mais lhe agradou.

Sim, porque a avaliação final do usuário é que vai determinar qual a câmera que melhor lhe atende.

Eu decidi pela 7D depois de ter a T1i e D90 na mão. Se tivesse que escolher naquela hora, ficaria com a T1i, embora mais simples, era mais barata e oferecia os mesmos recursos. Resolvi esperar para pegar uma câmera que filmasse em full HD, e hoje não tenho nada para me arrepender com relação a compra que fiz. A Nikon está lançando a D7000 um ano e meio depois, e somente agora parece ter uma câmera para competir de frente com a 7D.

Essa resposta demorou, ufa.