Autor Tópico: Linhas, curvas e figuras  (Lida 5606 vezes)

Ivan de Almeida

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Resposta #30 Online: 15 de Dezembro de 2005, 10:07:47
Por que o Bresson é o Bresson? Saber ver, é a resposta.

Observem esta composiçãozinha xexelenta, e o que há nela. Observem o movimento circular do beijo, da posição atirada da mulher, do braço do homem e por fim o focinho do cachorro nos fazendo reiniciar o movimento circular vezes sem fim. Observem ainda onde está o maior diâmetro da elipse.

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2005, 10:09:11 por Ivan de Almeida »


Marcelo Almeida

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Resposta #31 Online: 15 de Dezembro de 2005, 10:35:07
Interessante!

Eu veria algo nessa foto, com certeza o olhar do cachorro, talvez até o movimento circular , mas nunca veria o cotovelo da mulher no terço da elipse.

Seria interessante criarmos tópicos para comentários sobre fotos de mestres da fotografia, seria muito bom para todos  melhorarem o seu olhar fotográfico.

O que vocês acham da idéia?


charles247

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Resposta #32 Online: 15 de Dezembro de 2005, 15:15:43
Belo exemplo Ivan
 :clap:  :clap:  
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Kergi

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Resposta #33 Online: 15 de Dezembro de 2005, 16:09:27
A idéia de comentar fotos é muito interessante  :clap:
 
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albertgr

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Resposta #34 Online: 21 de Dezembro de 2005, 14:40:58
Bruno, antes de fazer as fotos, vc pensou em que ?  Eu queria fazer algo semelhante, mas nao sei de onde partir. Como vc fez?
Foi uma otima iniciativa, e eu acho que todos nós sempre deveríamos fazer esse tipo dee coisa e compartilhar aqui no forum essas experiencias, para estarmos sempre melhorando e evoluindo.

Abraços,

Alberto
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B.Gomes

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Resposta #35 Online: 21 de Dezembro de 2005, 21:18:51
Citar
Bruno, antes de fazer as fotos, vc pensou em que ?  Eu queria fazer algo semelhante, mas nao sei de onde partir. Como vc fez?
Foi uma otima iniciativa, e eu acho que todos nós sempre deveríamos fazer esse tipo dee coisa e compartilhar aqui no forum essas experiencias, para estarmos sempre melhorando e evoluindo.

Abraços,

Alberto
Alberto, como esse exercício foi bem inicial, também não sabia muito bem de onde partir. A idéia era essa do título mesmo, pensar o ambiente a partir de figuras que se formam de acordo com o direcionamento do olhar e estabelecer relações entre linhas e curvas tendo a regra dos terços como referência, embora ainda não muito bem formulada. Agora é que estou começando a estudar composição mesmo.

Abraços!


Ivan de Almeida

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Resposta #36 Online: 21 de Dezembro de 2005, 21:47:51
A grande dificuldade para estudar concepção é ser o estudo das estruturas relativamente independente de sua aplicação. Vou dar um exemplo: lembro-me de quando aprendi a dirigir. Perto de uma curva o instrutor dizia: agora peise no freio, na embreagem, reduza a marcha, ponha a seta para a direta e vire o volante...

Bem, isso já era difícil prá caramba, coordenar tudo isso no curto espaço antes da curva. E o pior, eu nem estava indo a lugar nenhum! Essa é a dificuldade. Na hora em que estamos estudando composição, estamos aplicando regras mas não estamos indo a lugar nenhum, pois o assunto da foto geralmente não nos interessa. Há aí duas saídas: buscar um assunto interessante para aplicar os métidos ou desenvolver interesse nos resultados com qualquer assunto.

De toda forma, depois, já com tudo treinado, aí fica automatizado como fazer uma curva de carro. Agora e desde muitos e muitos anos, reduzo, piso no freio, ligo a seta, viro o volante conversando com minha mulher e diminuindo o rádio, e o melhor, indo para onde quero...

Muitos trabalhos que fiz na faculdade de aqruitetura tinham esse impasse. Mandavam-nos fazer uma determinado trabalho, uma maquete com água e um muro, por exemplo. Só que não havia um projeto para basear a maquete, e ela era uma maquete de nada, assim como se treina fazendo fotografias de nada. É uma etapa chata, que pode ser melhorada se a pessoa busca os seus assuntos para aplicar os métidos, mas que exige mesmo certa paciência.

Ivan