Autor Tópico: Montando Estudio em Casa  (Lida 12080 vezes)

andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Online: 14 de Outubro de 2010, 18:56:33
Ola galerinha do bem cada dia gosto mais desse site... bom nao tenho experiencia no assunto entao quem puder ajudar agradeco. tenho um quarto em casa ele tem 3 metros por 4 metros e 2,8 de altura. atualmente faco fotos fora (casamentos, eventos e etc...) e gostaria de montar um estudio de fotos nesse espaco. a Ideia e ir comprando equipamento bom e devagar se der certo um dia mudaria pra um lugar legal.
por onde eu comeco?. Atualmente uso D700 + sb 800 (50mm, 24 - 70mmm,70 -200mm todas f.28)
Anderson OLiveira


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2010, 02:36:15
Ola galerinha do bem cada dia gosto mais desse site... bom nao tenho experiencia no assunto entao quem puder ajudar agradeco. tenho um quarto em casa ele tem 3 metros por 4 metros e 2,8 de altura. atualmente faco fotos fora (casamentos, eventos e etc...) e gostaria de montar um estudio de fotos nesse espaco. a Ideia e ir comprando equipamento bom e devagar se der certo um dia mudaria pra um lugar legal.
por onde eu comeco?. Atualmente uso D700 + sb 800 (50mm, 24 - 70mmm,70 -200mm todas f.28)

nesse espaço voce pode começar com 2 ou 3 cabeças de 400 com ajuste linear de potência,
tripés ou trilho(seria melhor o trilho,mas é bem mais caro)
rebatedores
tapadeiras
sombrinhas(difusora,rebatedora branca e prata)
snoot e parabólicas
softligth
flashmeter (importante para ser mais preciso)
radioflash também é bom
fundo a sua escolha(tecido,papel ou tnt)...medida 3x6 que é a mais comum
suporte para fundo (tem para varias quantidades )


daqui a pouco vem outras ideias do pessoal
 :ok:


andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2010, 10:38:26
Obrigado pela ajuda já está começando a clarear. Vale a pena montar? ou esse espaço é muito pequeno?
Anderson OLiveira


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2010, 11:36:19
Obrigado pela ajuda já está começando a clarear. Vale a pena montar? ou esse espaço é muito pequeno?

o espaço é um pouco limitado, mas para produto, criança ou uma ou duas pessoas no máximo da para fazer... mas melhor seria se tiver algo maior


andynativa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Orkut Anderson
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2010, 13:17:11
a Idéia é atender esse tipo de produto mesmo,(Criança, Produto e Máximo duas pessoas no caso casal) assim não gasto grana em alguém e usaria um quarto vago em casa. valeu mais uma vez
Anderson OLiveira


Ingo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2010, 15:18:13
Lee, 2 vezes 400W seria o OVERKILL em um espaço de apenas 12 m2! Se você tem apenas 3 metros de largura, as tochas vão ficar muito próximas do assunto. O softbox vai quase encostar no rosto da pessoa. Como você quer conseguir uma abertura entre f/5,6 e f/11 com duas flashes de 400W? No mercado nacional tem poucos flashes de estúdio que permitem a regulagem da potência com mais de 3 pontos de diferença.

Anderson, recomendo que vc desista da ideia de comprar flashes de estúdio para esse espaço pequeno. Compre mais 1 ou 2 speedlights com controle manual (como o SB-800) que vão oferecer potência de sobra. Também vai precisar de suportes de iluminação, sombrinhas, snoots. colmeias e o que vc quiser para o seu estilo de fotografia. Você pode usar todos os tipos de modificadores com speedlights, incl. um softbox - mas acho que não tem espaço suficiente no seu estúdio. Fique preparado para enfrentar obstáculos devido ao espaço limitado. Alias, não acho que seja possível tirar fotos de corpo inteiro em 12 m2 - a não ser com uma lente olho de peixe rs...


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2010, 17:56:09
Lee, 2 vezes 400W seria o OVERKILL em um espaço de apenas 12 m2! Se você tem apenas 3 metros de largura, as tochas vão ficar muito próximas do assunto. O softbox vai quase encostar no rosto da pessoa. Como você quer conseguir uma abertura entre f/5,6 e f/11 com duas flashes de 400W? No mercado nacional tem poucos flashes de estúdio que permitem a regulagem da potência com mais de 3 pontos de diferença.

Anderson, recomendo que vc desista da ideia de comprar flashes de estúdio para esse espaço pequeno. Compre mais 1 ou 2 speedlights com controle manual (como o SB-800) que vão oferecer potência de sobra. Também vai precisar de suportes de iluminação, sombrinhas, snoots. colmeias e o que vc quiser para o seu estilo de fotografia. Você pode usar todos os tipos de modificadores com speedlights, incl. um softbox - mas acho que não tem espaço suficiente no seu estúdio. Fique preparado para enfrentar obstáculos devido ao espaço limitado. Alias, não acho que seja possível tirar fotos de corpo inteiro em 12 m2 - a não ser com uma lente olho de peixe rs...



Ingo , não desmerecendo sua opinião concordo um pouco com voce , é uma opção tambem ,eu que não tenho essa visão de usar um speedligth até porque nunca fiz um trabalho de pessoas com esse sistema não posso opinar,mas eu ja usei muito uma tocha de 400 da Quaternay (em meia carga) com uma sombrinha difusora como primeira luz um rebatedor para preencher e a outra tocha eu usava para fundo ,com uma 50mm meu diafragma dava uns f/8 com iso 100 e 250 velocidade em um espaço de 3m largura X 5m profundidade (feito na sala da casa da minha namorada) , mas só fiz foto com uma pessoa e funcionou perfeitamente
umas fotos que foram feitas nesse espaço,para corpo inteiro não deu direito



valor de uma tocha de 200w (nacional) com uma variação muito boa de potencia e o valor praticamente de um SB800

http://www.atek.com.br/paginas/produtos/flashes/digitais/flash_dig_contr_200.htm


Matteuss

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2010, 16:07:50
cara....pelo seu espaço;;;
acho q uma tocha de 350 e 2 de 200 da ATEK...já da e até sobra luz...



cassiusborges

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2010, 23:43:24
Opa, gostei da discursão. Estou na mesma situação, meu quarto vago deve ter uns 3x4m tbm. Qual a distancia mínima do modelo para o fundo? isso diminui ainda mais o espaço... Estou montando com speedlights e o meu foco é o mesmo do Andy. Vlw galera.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, 23:43:46 por cassiusborges »


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2010, 07:55:08
Opa, gostei da discursão. Estou na mesma situação, meu quarto vago deve ter uns 3x4m tbm. Qual a distancia mínima do modelo para o fundo? isso diminui ainda mais o espaço... Estou montando com speedlights e o meu foco é o mesmo do Andy. Vlw galera.

 A modelo deve ficar a 1metro, 1,5 metro do fundo.
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2010, 07:59:09
cara....pelo seu espaço;;;
acho q uma tocha de 350 e 2 de 200 da ATEK...já da e até sobra luz...




Bem acho que a questão também nao é só potência e saber controlar a luz, eu sempre penso me iluminação aos pares, e comecei comprando recentemente 02 flash´s 2002+ da Mako, assim que já estiver dominando o controle deles parto para para mais dois, provavelmente 3003+.

Quanto ao espaço eu vou usar uma loja de 60 e poucos metros com pé direite de uns 04;

Estou montando os poucos, até mesmo pq não adianta ter uma monte de equipamento e não saber controlar a luz e usá-los com eficiência.


Antônio
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2010, 10:17:41
Eu acho 3x4 bem limitado, mais até pelo comprimento do que pela largura... De vez em quando faço umas externas, e tem uma escola de dança que faço que é 3,50 x 6,0 e 2,90 de pé direito, já achei bem no limite, mas deu pra fazer as fotos numa boa, cheguei a fazer fotos com grupos de até 17 pessoas (e usando 2 430ex como luz principal...).

Segue duas fotos de lá, essa usei 3 430ex canon (um deles esta atras do fundo rebatendo na parede) com sombrinhas pratas.



E nessa usei dois Atek Digital Control, um 200 e um 400 de luz principal e duas tochas importadas de 150, com dois Softbox 120x80 e dois 50x60.



Se for montar em um 3x4 eu ja pintaria as paredes laterais de preto, para não interferirem como "rebatedores" na foto, esquema de luz vc pode usar tanto uma fonte quanto dezenas, potencia nesse caso acho que tochas 200 ja resolvam, agora quantas tochas depende da luz que vc procura, pode fazer com uma e rebatedores, ou 5 tochas, vai de cada um... quanto da distância do assunto e do fundo tb depende muito do que vc quer, eu as vezes uso a modelo colada no fundo, 50cm, 1 metro... assim como também as vezes tenho que colocar pelo menos a uns 2 metros do fundo, depende do esquema de luz que procuro...

:ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2010, 10:00:22
Ah, tava fuçando aqui e não achei onde salvei a foto com 17 pessoas nesse espaço de 3,5x6m que falei, mas achei uma com 16... na verdade é uma foto da foto, que eles usaram pra fazer um banner na escola, como eu disse é mais pra mostrar que da pra fazer algo em um espaço tão pequeno.



:ok:

WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).