Autor Tópico: Dúvidas G4050 e Vuescan (curvas, "confiabilidade de cor", etc)  (Lida 3362 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Boas,

Arrumei um scanner G4050, fim de semana passado. Tenho pouco tempo pra brincar com ele mas já fiz umas digitalizações de um negativo 35mm que eu tinha guardado.

me agradou muito a imagem. Há pessoas, muitas, em reviews, que reclamam da imagem digitalizada do G4050. Eu gostei muito da imagem. Elas ficam com uma espécie (ou de fato é) de ruído que dá um charme na imagem. Pelo menos, eu gosto.

O motivo seria economizar o valor dos contatos, trazendo pra casa somente o negativo revelado. Me dá uma media de R$ 20,00 de economia por rolo, dentro do meu contexto.

Pa pum.. em 35~40 rolos pago o scanner e após é só o economia. Investimento a medio/longo prazo.
Meu proposito é mesmo ver as imagens dos negativos e ampliar o que me agradar.
Aí entra a primeira dúvida minha que surgiu escaneando um rolo.

Tenho uma lente amarelada, que talvez passe um UV nele nesses dias por aí mas isso é outra história, que me dá imagens quentes. O que o processamento do scanner faz é me dar uma imagem corrigida (Grrrrrr!!!!).

Propositalmente digitalizei uma tira só com imagens bem quentes e o resultado foi uma auto-tentativa de equilibrar o que o software/hardware entendeu como "errado". As imagens estavam não-quentes.
Eu não faço ideia de como elas deveriam estar se a lente não fosse amarelada. Então a auto-correção é um chute idiota do scanner que eu ainda nao aprendi a contornar mesmo digitalizando com o Vuescan.


Então essa é a primeira questão : confiabilidade da cor do negativo com o que aparece no PC.

A segunda questão é: Como fazer o Vuescan usar um WhiteBalance "perfeito" (existe isso)?  Porque, como quem usa sabe, que quando se seleciona um frame ou outro, dependendo do equilibrio de cores de um frame, todos os outros alteram suas curvas.
Exemplo:

Num mesmo escaneamento eu digitalizei negativo de uma lente branca, boa, e também uns frames da lente amarelada. O que acontecia?..  quando eu selecionava o frame (no preview) do negativo da imagem vinda da lente branca as fotos amareladas tendiam para o amarelado (não necessariamente estando fieis ao amarelado forte que se pode ver no contato) . Depois, quando eu selecionava a imagem amarelada, ela se tornava auto-corrigida (idiota! idiota! idiota!) e ficava fria a imagem.

Então a curva de cores (ou sei la como essas coisas são chamadas) são alteradas relativamente.
Assim, concluí que eu teria que, em todo escaneamento de foto amarelada, ter um negativo padrão (um negativo da lente boa), para que eu pudesse selecioná-lo e,após, ir em "Input" (ou Entrada) e marcar as opções:
 "Lock Film Base Color" e "Lock Image Color".
Aí sim. Tudo que era amarelo, ficava amarelo e tudo que era paisagem bonitinha (azulzinho,verde) ficava azulzinho, verde. O quente ficava quente e o normal ficava normal.

O que eu imaginei seria arrumar um cartão de cores,tons de cinza, e escanear juntamente com o negativo. Pra fazer o balanço de cores pelo cartão e depois dar um "Lock" .... e digitalizar tudo normalmente.


Pois bem.
A primeira vez que o usei foi sábado, então o que me sobram são duvidas quanto a utilização ótima: perfil de cores, profile, curvas, confiabilidade, grãos/ruído, etc


Vou colocar abaixo imagens que fiz, exemplificando o que expus acima.

cor corrigida


cor amarelada da lente ( e que se pode conferir pela cor no contato )


cor corrigida


cor amarelada da lente ( e que se pode conferir pela cor no contato )



Variação/correção de cor devido a seleção de frame no Vuescan
Este eu diria que é o certo. O azul, azul... o verde-amarelado do morro que é mesmo dessa cor. um verdezinho de uma arvore atrás .. etc
E as cores amareladas da tira da direita


E aqui a seleção do frame amarelado.. e ele se auto-corrige.. ¬¬
Não quero isso. Até escurece as outras fotos.



Tá, pra começar é só isso.
Tenho outras dúvidas que postarei em seguida.

E graças ao Elmo.. a HP vendeu mais 1 scanner... rs
Eu gosto de foto/imagem/registro o que seja... mas ficar manipulando foto no PC é dose. Química é o que há!
Ficar sentado aqui analisando essas cores é bem chato até achar um perfil de cores... ou programar minha cabeça pra esquentar uma foto fria...


falow ae, galera!
quem quiser pode falar ae como eu ajusto essas coisas.




outra coisa.
Tem problemas do negativo ficar no vidro do scanner? porque percebi maior definição/nitidez do que quando ele fica alguns milimetros suspenso no suporte.


Tenho duvidas também sobre limpar os pelinhos no vidro e no negativo.

Mas deixa o tópico desenrolar...



falow aê!
fui!


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2009, 00:22:03
meu monitor LCD tem uns 4 anos.

Ou seja, as cores que vcs veem provavelmente eu não vejo. Esse negocio de calibrar monitor deixa mais pra frente... um passo de cada vez.

Mas acho que não é impossível de ver e entender essas fotos aí em cima.


me perdoem se as cores/brilho/contraste estiverem bizarros...
rs


abraços!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2009, 07:02:00
Oi, Pedro.

Não creio que o HP tenha, diferente dos outros, o tal ruído tão evidente assim. O grande problema que vejo nele é sim a facilidade de acumular poeira no vidro, e nada mais. O resto é o mesmo que qualquer scanner de mesa tem.

Claro que ele não possui a versatilidade e algumas facilidades que um Epson, mas nesse preço quebra bem o galho.

Quanto ao que acredito que chamou de "lente amarelada", creio que se referiu àquela cor âmbar que, principalmente, as lentes das antigas objetivas Takumar ou Nikon costumam apresentar ao correr no tempo. Se for isso, duvido muito que elas façam qualquer modificação nas cores das fotos (o que pode acontecer - mas não tenho certeza - somente em cromo).

Os meus negativos em cores que usei na minha Pentax, a qual usei minha 50 mm (âmbar) em algumas fotos, minha Soligor (bem transparente e sem tonalidade alguma) e minha 28 mm (também sem tonalidade)em outras fotos do mesmo rolo, nada apresenta de diferença nas cores das fotos.

Vou, daqui a pouco, pois agora estou sinceramente sem tempo, verificar junto ao Vuescan quais as funções que utilizo para o escaneamento, mesmo ciente de que elas não teriam um certo padrão de ação, pois a cada negativo eu manipulo de forma diferente essas funções, afim de chegar a alguma imagem mais compatível à realidade do papel.

Quanto ao uso do negativo sem a máscara, todas as minhas tentativas nesse sentido foram catastróficas. Experimentei até em colocar um fino vidro, de forma que o negativo ficasse "comprimido" sobre o vidro do scanner. Mas mesmo assim produziu um certo tipo de "isolinhas" em algumas partes da imagem.

De toda forma, o HP considero excelente para Médio e Grande Formato, mas apenas satisfatório para 35 mm. No caso deste último, a qualidade vai aumentando quando aumento o número de passos na digitalização: 6 contra 4 no médio formato. Sem esquecer de tampar, com as tiras que acompanham o scanner, os outros trilhos da máscara que não comportarem negativos.
« Última modificação: 30 de Maio de 2009, 07:02:27 por Elmo »


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2009, 17:02:52
achei que houvesse mais pessoas com experiencia no G4050.


No meu caso, Elmo, as fotos saem realmente amareladas. No contato são nítidas, apesar de pequenas, as fotos mais quentes. As fotos amarelas acima não foram alteradas. Mais provavel das fotos com cor "normal" terem sido resultado de alteração pelo hardware/software de digitalização.


Máscara!
Ela é boa e é ruim. Boa porque elimina o contato com o vidro. Ruim porque ela apresenta uma altura em relação ao vidro. Por experiencia, percebi (e é obvio de se imaginar) que ao escanear com o negativo diretamente em contato com o vidro, as fotos ficam mais nítidas.

Sabe me dizer, Elmo, se o contato do negativo com o vidro dá algum problema para sua integridade? Ou não há problema de ter contato com o vidro?

Caso não haja problema, penso em dispensar a máscara.

Porém, você disse para eu tampar os outros trilhos que não comportarem o negativo. Você sabe me dizer por que isso?
Em escaneamento de transparência, a interação dos dispositivos internos do scanner sem a presença do negativo ou da máscara, causa problema ao scanner?
Digo, colocar o scanner pra funcionar (em modo de escaneamento de transparência) sem nada no meio (sem negativo ou mascara), estraga os dispositivos internos do scanner?

Porque como disse, vc tentou escanear os negativos entre "películas" de vidro para melhor resultado. E isso foi catastrófico.
Nessa tentativa, você tapou os lugares onde não havia negativo? Ou existia somente os negativos e os vidros?

A minha preocupação é estragar. 



Por último!
Citar
De toda forma, o HP considero excelente para Médio e Grande Formato, mas apenas satisfatório para 35 mm. No caso deste último, a qualidade vai aumentando quando aumento o número de passos na digitalização: 6 contra 4 no médio formato. Sem esquecer de tampar, com as tiras que acompanham o scanner, os outros trilhos da máscara que não comportarem negativos.

Agora vc me pegou. Que passos (na digitalização) são esses? Eu não percebi esses passos no Vuescan.





Elmo,
sei que esse papo é chato. Falar sobre hardware é meio enjoado quando se trata de um complemento à fotografia. A fotografia termina quando amplia o frame. O scanner é uma maneira de compartilhar... então, um complemento de necessidade relativa.

Rs.. responde quando estiver com vontade. Não precisa ter pressa nem nada.
Na fotografia, minha pressa é de tartaruga. Então, responde quando quiser =) quando estiver inspirado.. com vontade.. sei la.. rs

Abraços!


layaa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2010, 15:34:28
oi pessoal, ja aconteceu com alguem de digitalizar no HPG4050 UM NEGATIVO COLORIDO E AS FOTOS APARECEREM PRETO E BRANCO? abc


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2010, 18:26:40
Pedro, desculpe-me pela demora.

Já escaneei sem a máscara, mas se o negativo estiver um pouquinho curvo já sacaneia. Mas com ele planinho, fica bom sim.

Os passos estão logo na parte de baixo da segunda aba. Vai de um a 8 se não me engano. Alguns já me disseram que o negativo (a máscara) se mexe entre as passadas. Nunca tive esse problema.





Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2010, 18:27:23
oi pessoal, ja aconteceu com alguem de digitalizar no HPG4050 UM NEGATIVO COLORIDO E AS FOTOS APARECEREM PRETO E BRANCO? abc

Você não colocou na opção errada? Cores/PB?


vyctorino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2010, 09:35:37
o problema é na opção de saída, já aconteceu comigo


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2010, 19:30:24
Esse "template kit" descrito no que vem na caixa são essas máscaras para negativos, cromo etc? Estou na dúvida se além do escaner é necessário comprar algum outro acessório para fazer as cópias dos negativos. Abs e obrigado.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2010, 07:06:19
Não, Max. Não há necessidade de comprar mais nada além do que já vem com o HP. A não ser um paninho anti-estático e um pincel para tirar eventuais cisquinhos.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 07:07:00 por Elmo »


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2010, 10:48:17
Obrigado  :ok:

Não, Max. Não há necessidade de comprar mais nada além do que já vem com o HP. A não ser um paninho anti-estático e um pincel para tirar eventuais cisquinhos.