Autor Tópico: Nikon D90 - Calibração, Abertura de Arquivo e outras....  (Lida 5771 vezes)

Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Outubro de 2010, 08:42:30
Pessoal,

não encontrei nada especifico, ou não achei.

Tenho o LR 3 e não consigo abrir os arquivo NEF da D90 nele, como proceder?

Vi muito falar nos ajustes para D90 no próprio LR como fazemos isso?

Tenho que instalar o Camera Raw?

A lente tem o seletivo A e M (focagem), e no corpo a mesma coisa, eu tenho que colocar A na lente e AF no corpo? Ou tanto faz?

Quando tranfiro para ver no LCD não me mostra a exposição, só no viewfinder porque?


Valeu!


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2010, 15:06:34
Tenho o LR 3 e não consigo abrir os arquivo NEF da D90 nele, como proceder?

Não tem que instalar nada. O LR3 abre NEF da D90 direto. Se você não está acostumado com o LR3, veja o tutorial que fiz que pode ajudar: http://www.juliosene.com/tutorial-lightroom-3.html

Vi muito falar nos ajustes para D90 no próprio LR como fazemos isso?

Cada câmera responde às cores de uma forma um pouco diferente. Eu criei uns perfis para a D90 e disponibilizei no meu site. O ideal é criar um perfil para cada situação usando um ColorChecker, mas usando estes você já vai chegar em cores mais próximas do real. Veja o link para baixar os perfis da D90 no final deste post: http://www.juliosene.com/percepcao-de-luz-e-cores-sekonic-l-358-colorchecker-passport.html

Tenho que instalar o Camera Raw?

O Camera Raw já esta "embutido" no LR3. Ele também já está incorporado às versões recentes do Photoshop. Você só precisa manter o CR atualizado se estiver abrindo os RAW no PS.

A lente tem o seletivo A e M (focagem), e no corpo a mesma coisa, eu tenho que colocar A na lente e AF no corpo? Ou tanto faz?

Em geral, se desligar o AF do corpo já resolve, mas é bom desligar os dois. Há dois lugares para desligar o AF porque há um motor de foco na câmera e outro na lente (quando a lente tem motor).


Quando tranfiro para ver no LCD não me mostra a exposição, só no viewfinder porque?
Não entendi a pergunta. Não entendi quando você fala "transfiro para ver no LCD" e "mostra a exposição". Seria a leitura do fotômetro no modo live view? Não sei. Em todo caso, o modo aconselhável de fotografar é usando o viewfinder.
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2010, 17:44:28
Citação de: Maxx3262 em Ontem às 07:42:30
Tenho o LR 3 e não consigo abrir os arquivo NEF da D90 nele, como proceder?

Não tem que instalar nada. O LR3 abre NEF da D90 direto. Se você não está acostumado com o LR3, veja o tutorial que fiz que pode ajudar: http://www.juliosene.com/tutorial-lightroom-3.html

OK! Atualizei o LR e abriu normalmente, agora estou com o LR 3.2, anteriormente não abria mesmo.

Citação de: Maxx3262 em Ontem às 07:42:30
Vi muito falar nos ajustes para D90 no próprio LR como fazemos isso?

Cada câmera responde às cores de uma forma um pouco diferente. Eu criei uns perfis para a D90 e disponibilizei no meu site. O ideal é criar um perfil para cada situação usando um ColorChecker, mas usando estes você já vai chegar em cores mais próximas do real. Veja o link para baixar os perfis da D90 no final deste post: http://www.juliosene.com/percepcao-de-luz-e-cores-sekonic-l-358-colorchecker-passport.html

Júlio, baixei seu perfil, mais mesmo assim não consigo inserir no LR, como instalo ou insiro? Lá embaixo na calibração aparece algumas opções...eu transfiro este arquivo para alguma pasta?

Citação de: Maxx3262 em Ontem às 07:42:30
Tenho que instalar o Camera Raw?

O Camera Raw já esta "embutido" no LR3. Ele também já está incorporado às versões recentes do Photoshop. Você só precisa manter o CR atualizado se estiver abrindo os RAW no PS.

Já resolvido com a atualização do LR

Citação de: Maxx3262 em Ontem às 07:42:30
A lente tem o seletivo A e M (focagem), e no corpo a mesma coisa, eu tenho que colocar A na lente e AF no corpo? Ou tanto faz?

Em geral, se desligar o AF do corpo já resolve, mas é bom desligar os dois. Há dois lugares para desligar o AF porque há um motor de foco na câmera e outro na lente (quando a lente tem motor).

Exatamente, minha preocupação maior seria isso de danificar algo do sistema


Citação de: Maxx3262 em Ontem às 07:42:30
Quando tranfiro para ver no LCD não me mostra a exposição, só no viewfinder porque?
Não entendi a pergunta. Não entendi quando você fala "transfiro para ver no LCD" e "mostra a exposição". Seria a leitura do fotômetro no modo live view? Não sei. Em todo caso, o modo aconselhável de fotografar é usando o viewfinder.

Bom no view, temos a fotometria em sub exp ou expo (+ ou -), quando colocar a camera no tripé para fazer uma foto inclinado que dificulta o view transfiro a imagem para a LCD (Tecla Lv) ela me dá todas as informações menos a exposição da cena

Outra dúvida, vocês deixam na opção de limpeza do CCD automática? Quando liga e desliga, conforme manual? Traz algum maleficio toda hora ele fazer isso?

Júlio obrigado mais uma vez!


vmarques

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2010, 20:08:24
Júlio, baixei seu perfil, mais mesmo assim não consigo inserir no LR, como instalo ou insiro? Lá embaixo na calibração aparece algumas opções...eu transfiro este arquivo para alguma pasta?



Dentro do Arquivo readme.txt que está no arquivo compactado, tem as instruções


Estes profiles foram desenvolvidos para uso no CameraRAW e aparecerão no Lightroom e no Photoshop (dentro do CameraRAW).

Copie o conteúdo do diretório CameraProfiles
No Windows:
C:\Users\NOME_USUARIO\AppData\Roaming\Adobe\CameraRaw\CameraProfiles
No Mac (abrindo o Finder):
/Library/Application Support/Adobe/CameraRaw/CameraProfiles

Reinicie o Lightroom ou o Photoshop.

ATENÇÃO: Estes profiles somente serão exibidos quando um arquivo .NEF feito com uma Nikon D90 estiver aberto.
Envelhecer não é tão ruim quando se pensa nas alternativas.