Autor Tópico: Prostituição do ofício  (Lida 4410 vezes)

Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2010, 10:10:24
Aqui em Brasília tiveram essas promoções também.
EU, PARTICULARMENTE, acho muito válida.
Vamos pensar o seguinte: tem gente que vai só para fazer o ensaio e tudo mais, mas temos que pensar que isso é um meio de trazer o cliente até você. Caso a pessoa goste da qualidade das fotos, o jeito que você trata o cliente, com certeza quando for se casar ou comemorar qualquer outra coisa que precise de fotografo esse cliente irá se lembrar de você!
Sem contar que é uma venda em massa, ganha-se na QUANTIDADE! Eu mesmo em minhas promoções dessa não vendo só o pacote, ofereço tambem a opção da pessoa fazer um álbum ou fotolivro dessas fotos, as vezes a pessoa gosta em especial de uma foto muito linda com isso já ofereço um quadro e por aí vai.
Uma coisa que acontece nessas promoções é:
- No contrato de venda tem um tempo estipulado para pessoa agendar o book, mas geralmente todos deixam para o ultimo mês. O que acontece no final? Não da tempo para todos fazerem o book e acaba que alguns apenas pagaram e por desatenção do cliente não fazem as fotos.
Existem pontos negativos também nesse tipo de divulgação:
- Exemplo: você não consegue agendar o cliente ou então a qualidade não agrada a pessoa, com isso pode ter certeza que perdeu um cliente.

Uma coisa é certa, tem cliente para tudo!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2010, 17:47:25
Ah, eu acho válido tb, tudo depende muito, mas com certeza nesse caso é "pastelaria", o que não quer dizer que por que o cara fez isso seja um mal profissional, ja vi coisas bem piores e sei que tem muita gente aqui no fórum mesmo faz até de graça... Sem contar que não tem uma tabela prática para valores, tem gente que cobra 100, tem quem cobre 500, outros que cobram dois mil... e cada um tem o seu cliente :ok:

Vou te falar, outro dia passando no Tatuapé peguei um panfleto da Tatu Color, tinha a divulgação de um fotográfo deles que saia se não me engano R$ 150,00 um book, em estúdio, com maquiagem, acho que umas 50 fotos no CD mais 10 ampliações 20x25... putz, fiquei pensando, 150 eu não pago nem o maquiador direito, mas enfim, tem mercado pra todo mundo :)
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2010, 18:03:13
Caro Elmo.
Pode ser necesidade desesperada, para pagar contas,
ou oportunismo comercial de fazer um "atacadao".
Teve um colega cinegrafista que abriu "uma agencia de modelos"!!!???!!!.
Me ofereceu fazer os books das "candidatas", que ele faria os videos de apresentaçao.
Cobrava uma quantia ridicula, nao lembro,150 reais tudo!!!
Tinha lista de espera de meses, fazendo fotinhos bestas e videozinhos cachorros, que nunca iriam a casting nenhum.
Eu nao tinha tempo para topar, sem contar as doidinhas oferecidas que viravam o "prato do dia".
Depois de um ano, o cara deu entrada na casa com isto.
Quer saber porque parou?????
nao dava conta da mulherada que so ia para dar, pensando que assim iria virar "artista"!!!!!.
Historinhas da vida real!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Grande abraço. 


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2010, 01:14:17
Com o surgimento da "nova classe média", tão apregoada pelo nosso ilustre presidente, as pessoas estão exercitando o seu poder de compra ao máximo - comprando quantidade. É isso o que está valendo, a bola da vez. Agora você pode!

Nenhum deles, em sã consciência, JAMAIS pagará nem R$ 500,00 (exemplo) pra UMA foto do JR Duran. Mas pagará R$ 1.000,00 para 500 fotos do Zé das Couves. Faça as contas! Vale MUITO mais a pena! Como é que você não vê isso?!?!?!

 :assobi:  :hysterical:

Abs,

José Azevedo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2010, 09:39:14
Com o surgimento da "nova classe média", tão apregoada pelo nosso ilustre presidente, as pessoas estão exercitando o seu poder de compra ao máximo - comprando quantidade. É isso o que está valendo, a bola da vez. Agora você pode!

Nenhum deles, em sã consciência, JAMAIS pagará nem R$ 500,00 (exemplo) pra UMA foto do JR Duran. Mas pagará R$ 1.000,00 para 500 fotos do Zé das Couves. Faça as contas! Vale MUITO mais a pena! Como é que você não vê isso?!?!?!

 :assobi:  :hysterical:

Abs,

José Azevedo
golaço do jose!!!!!
Nunca e triste a verdade o que ela
 nao tem e jeito!!!!
DE MOMENTO A COISA ESTA ASSSIM!!!.


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2010, 10:14:51
Sinceramente, não me preocupo nem um pouco com isso. Minha tabela de preços é "x" "y" e "z" e se o concorrente faz por metade do que eu cobro, azar o dele, vai ter que trabalhar o dobro pra ganhar o que eu ganho.

Além do mais, quero clientes que se preocupem com a qualidade, não com o preço. Quero clientes que dão dar valor ao meu trabalho, vão divulgar pq gostaram das fotos, e não pq é o "mais barato que eu achei".

Acho que quem está preocupado com o que os outros estão fazendo está dando mais atenção ao trabalho alheio do que ao próprio trabalho.

Em tempo: acho que essas promoções são válidas como propaganda, é a mesma coisa desses Studios de franquia ("venha conhecer e faça uma foto grátis"), é apenas a isca para vendas maiores.

« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 10:17:20 por smarcondes »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2010, 12:44:24
Sinceramente, não me preocupo nem um pouco com isso. Minha tabela de preços é "x" "y" e "z" e se o concorrente faz por metade do que eu cobro, azar o dele, vai ter que trabalhar o dobro pra ganhar o que eu ganho.

Além do mais, quero clientes que se preocupem com a qualidade, não com o preço. Quero clientes que dão dar valor ao meu trabalho, vão divulgar pq gostaram das fotos, e não pq é o "mais barato que eu achei".

Acho que quem está preocupado com o que os outros estão fazendo está dando mais atenção ao trabalho alheio do que ao próprio trabalho.

Em tempo: acho que essas promoções são válidas como propaganda, é a mesma coisa desses Studios de franquia ("venha conhecer e faça uma foto grátis"), é apenas a isca para vendas maiores.


Nao e questao de preocupaçao,
e so comentar como funciona certo padrao do mercado.
Faz 20 anos que trabalho com isto
meu foco sempre foi maxima qualidade, e preço de acordo
mas.... tem de tudo.
abs.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2010, 13:10:45
Nao e questao de preocupaçao,
e so comentar como funciona certo padrao do mercado.
Faz 20 anos que trabalho com isto
meu foco sempre foi maxima qualidade, e preço de acordo
mas.... tem de tudo.
abs.

Acho que não existe um "padrão" de mercado, tipo tem gente que gasta facil 50 mil soh em fotografia num casamento, quem tem grana pra isso não vai contratar qualquer um, mas também tem gente que não tem condições financeiras nem pra montar uma festa de 5 mil reais, e por isso ela não merece um casamento? uma festa? um fotografo? ai entra quem cobra 200 reais pra fazer a cobertura, e que as vezes nem é um trabalho ruim não... tem mercado pra todos, ja me preocupei com isso, mas hj vejo que não tem sentido.
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2010, 13:48:19
Acho que não existe um "padrão" de mercado, tipo tem gente que gasta facil 50 mil soh em fotografia num casamento, quem tem grana pra isso não vai contratar qualquer um, mas também tem gente que não tem condições financeiras nem pra montar uma festa de 5 mil reais, e por isso ela não merece um casamento? uma festa? um fotografo? ai entra quem cobra 200 reais pra fazer a cobertura, e que as vezes nem é um trabalho ruim não... tem mercado pra todos, ja me preocupei com isso, mas hj vejo que não tem sentido.

Isso que vc disse, Leonardo, é mto importante... As pessoas de classes mais pobres não tem mesmo condição de pagar 5 conto só pro fotógrafo do casamento da filha, tem que haver uma oferta compatível.

O preço é só questão do público alvo. Quem gosta de verdade de fotografia (cliente) e gosta de trabalhos de alto nível nem se sentem atraídas por esses tipos de promoção.
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


fael_m

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:22:13
Pura hipocrisia...todos aqui somos clientes de algum serviço e quem não procura o preço mais em conta do mercado?
Qualidade não quer dizer "pagar caro"...tem que se cobrar o JUSTO!!

O que varia é que o justo pra vc não é o mesmo pra mim...por isso há essa diference de preço e qualidade!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2010, 22:19:28
Acho que não existe um "padrão" de mercado, tipo tem gente que gasta facil 50 mil soh em fotografia num casamento, quem tem grana pra isso não vai contratar qualquer um, mas também tem gente que não tem condições financeiras nem pra montar uma festa de 5 mil reais, e por isso ela não merece um casamento? uma festa? um fotografo? ai entra quem cobra 200 reais pra fazer a cobertura, e que as vezes nem é um trabalho ruim não... tem mercado pra todos, ja me preocupei com isso, mas hj vejo que não tem sentido.
por isso falei "certo" padrao de mercado!!!!!!!!!!!!!!!!!,nao existe um.
Nunca me preocupei com isso.
Fusca e carro alemao, Mercedes tambem, sempre foi assim ha de tudo para todos.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 22:20:49 por agalons »


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #27 Online: 22 de Outubro de 2010, 12:39:56
Então fechou o ciclo. Estava faltando o cafetão...

E pelo que fui informado a coisa piora...

O site fica com 50% do valor obtido.  Esqueci-me de pontuar essa pequena parte da sociedade.


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #28 Online: 22 de Outubro de 2010, 13:06:58
Brincadeira a parte, isso acontece em praticamente todas as profissões. Em arquitetura, área que atuo, não é diferente; colegas engenheiros dizem o mesmo e por aí vai. Talvez isso aconteça mais em áreas que todo mundo acha "que pode". Ex. Quem contrata um arquiteto ou engenheiro para fazer um projeto de reforma de uma cozinha ou fazer um acréscimo em sua casa? Pouquíssimas pessoas. Teoricamente é necessário um responsável técnico para isso... Em fotografia deve ser pior ainda, pois não é necessário ter registro, o investimento para sair fazendo qualquer coisa é pequeno e imediato etc. Enfim, todo mundo - ou a grande maioria - se acha.

Um professor que tive costumava dizer que para cada profissional existe um tipo de cliente e, com o tempo, um vai atraindo o outro.

ABS :ok:

Então fechou o ciclo. Estava faltando o cafetão...



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 22 de Outubro de 2010, 13:58:52
Brincadeira a parte, isso acontece em praticamente todas as profissões. Em arquitetura, área que atuo, não é diferente; colegas engenheiros dizem o mesmo e por aí vai. Talvez isso aconteça mais em áreas que todo mundo acha "que pode". Ex. Quem contrata um arquiteto ou engenheiro para fazer um projeto de reforma de uma cozinha ou fazer um acréscimo em sua casa? Pouquíssimas pessoas. Teoricamente é necessário um responsável técnico para isso... Em fotografia deve ser pior ainda, pois não é necessário ter registro, o investimento para sair fazendo qualquer coisa é pequeno e imediato etc. Enfim, todo mundo - ou a grande maioria - se acha.

Um professor que tive costumava dizer que para cada profissional existe um tipo de cliente e, com o tempo, um vai atraindo o outro.

ABS :ok:

e assim mesmo
existe de tudo para todos,
AZI COMO OZ POVO TEM O GOVERNO QUI MEREZE,
E INZIZTE, E MANIPULA  PARA POR A COMPANHEIRA!!! :eek:
teu professor esta certissimo, bem facil.
abs.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 14:02:42 por agalons »