Autor Tópico: Prostituição do ofício  (Lida 4357 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 18 de Outubro de 2010, 09:38:50
55% de desconto em Ensaio Fotográfico no `Estúdio Davi de Almeida´

De R$ 300,00 por R$135,00

www.antenadoz.com.br/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2010, 10:18:22
Tem que ver o que é oferecido e para quem é oferecido para se ter uma idéia do porque alguém precisa fazer tal tipo de promoção.
Preço é sempre proporcional a dois atributos básicos. O valor que o consumidor dá à qualidade e à própria qualidade do produto final.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2010, 10:22:14 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2010, 10:41:10
Necessidade. Quando as contas vão chegando as pessoas têm que se virar.

Abs,

José Azevedo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2010, 11:05:43
Necessidade. Quando as contas vão chegando as pessoas têm que se virar.

Abs,

José Azevedo
Concordo!!!
Estamos no capitalismo e livre concorrência. Não podemos criticar uma pessoa por ela vender seu trabalho a preço de banana. Não gostei das fotos e não contrataria por esse motivo mas há quem goste e irá se beneficiar dos preços.
  
« Última modificação: 18 de Outubro de 2010, 11:08:46 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2010, 11:39:13
O fotógrafo vale o que cobra. ;)

Essa propaganda pode ser uma isca que  na verdade faz o cliente ir até lá, e aí o argumento do vendedor é o que vale cara a cara com o  cliente pra oferecer algo mais caro e sofisticado.
Lembro uma vez na bahia uma propaganda " Teste de fotogenia com produção Gratis"
Uma amiga foi lá e fez , na entrada fazem um cadastro e pedem cpf e endereço, depois mostram a foto e diz que vc tem talento e a partir dai´vem a venda .Resultado ela saiu de lá com um carnezão com 12 parcelas pra pagar, e um book basicão com 20 fotos 20x25 entregues depois de 15 dias.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2010, 11:49:41 por Hamilton Sousa »
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Liz Micheleto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
  • Para ser grande, sê inteiro!
    • Flickr
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2010, 14:10:22
Lembrando que é uma promoção... Esses sites de compras coletivas é assim. Outro dia vi no peixe urbano o mesmo desconto... O ensaio saia por R$120,00. Cara já tinha vendido mais de 700 ensaios. Imagine a grana que o cara não faturou. E o ensaio por esse valor é o basicão com fotos apenas em CD.

E como o Hamilton disse isso pode ser só o gancho para atrair o cliente.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2010, 15:49:43
Oferta do dia em: São Paulo - SP

Apenas R$ 99 por sessão fotográfica profissional, com tratamento digital e edição de fotos.

• 92% de desconto em ensaio fotográfico profissional (de R$1.200 por R$99), onde é você quem escolhe o local das fotos
• Incluso CD com 50 fotos editadas e tratadas digitalmente, em alta resolução
• Inclusa também 1 ampliação gratuita em tamanho 20cm x 30cm
• Sem custo adicional para fotografia de mais de uma pessoa, como casal ou família
• Sessão de fotos com 2 horas de duração
• Válido de 31 de agosto de 2010 até 28 de fevereiro de 2011
• O cupom pode ser comprado para repassar a outra pessoa
• Informar o código do cupom no momento do agendamento, que deverá ser feito diretamente com o profissional, mediante disponibilidade
• Válido apenas para sessão, não é válido para eventos
• Os ensaios deverão ser externos (parques, praças, avenidas,
lugares turísticos, praia, campo) e poderão ser feitos no local de preferência do cliente, desde que seja na Região Metropolitana de São Paulo.
• Para sessões fotográficas fora da Região Metropolitana de São Paulo serão cobradas taxa de acordo com o local e distância


http://citybest.com.br/SP-197

Bom, vamos ver: Se esse cara tiver os 700 clientes que a Liz citou acima:

R$ 99,00 x 700 dá R$ 69.300,00

A duas horas por ensaio, serão 1.400 horas trabalhadas (somente na sessão de fotos);

Se ele trabalhar 8 horas por dia serão quatro sessões por dia, precisando então de 175 dias ou quase sete meses de trabalho (vamos retirar o domingo, ok?). Lembro que ainda não contabilizei o tempo gasto com as "50 fotos editadas e tratadas digitalmente, em alta resolução".

No fim teremos R$ 9.900,00 por mês, e desse dinheiro ele vai ter que descontar algumas coisas, como os CDs, as ampliações gratuítas (são 700 hein!?), translado e desgaste do equipamento (isso tudo é o de menos, não é?). Se alguém ainda calcular as coisas que não calculei tenho cá pra mim a certeza que é como prostituição sim, dá um certo dinheiro, mas deve doer.


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2010, 16:49:43
Me preocupo muito menos com estes tipos do que eles deveriam se preocupar com eles mesmos.
Como o Elmo tão bem fez as contas, este cara não sobrevive no mercado por muito mais tempo se mantiver estes preços.
Está apenas dando um tiro nos pés.
Enquanto isso está roubando clientes de alguns de nós... será mesmo?
Quem quer o tipo de cliente que este sujeito tem?
Eu não.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2010, 17:07:04
Independente de preço e qualidade, eu não consigo entender como os caras conseguem trabalhar com um volume desses. 700 ensaios vendidos pela internet? Quando e como o cara vai fazer isso tudo?

Parece loucura, fotografia não é linha de montagem.

Abraço.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2010, 17:47:46
É só marketing pra divulgar o nome. Em um dos sites citados tem até um relógio mostrando o tempo que resta até a promoção acabar, o outro é "Promoção do dia", ou seja, quando vc chegar lá já vai ter acabado a promoção...rs, mas nesse meio tempo várias pessoas já passaram o link pra amigos e amigas, e até em fórum de fotografia...rsrs. Se conseguir atrair algum cliente esse fará a propoganda para outros, que pagarão o preço normal. Um dos citados tem um site e é fotografo de casamento, ou seja, aproveita a semana que não tem casamento... o $$ ta garantido, isso ai é só extra, o que vier é lucro...
« Última modificação: 18 de Outubro de 2010, 17:52:53 por Leandro Rodrigues »


Liz Micheleto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
  • Para ser grande, sê inteiro!
    • Flickr
Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2010, 18:05:10
Oferta do dia em: São Paulo - SP

Apenas R$ 99 por sessão fotográfica profissional, com tratamento digital e edição de fotos.

• 92% de desconto em ensaio fotográfico profissional (de R$1.200 por R$99), onde é você quem escolhe o local das fotos

Esse daí já esta exagerando... 92% de desconto?????

E sobre os 700 ensaios se o cara tiver uma equipe com vários fotográfos... Vai saber...

Acho que "promoção" (não dar praticamente o ensaio de graça) é válido sim como em qualquer empreendimento para atrair clientes.

O duro é ver gente vendendo fotos com uma tabela de R$80,00 o ensaio.

Vide esse tópico no orkut. Ela teve a brilhante idéia de postar em uma comunidade de fotógrafos... rs

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=889367&tid=5503803275313860263

Eu acho que eu cobro barato por meus ensaios. E mesmo assim estou sem clientes....


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2010, 18:10:05
O detalhe é que o cara recebe a grana a vista. Se ele vender 700 ensaios a 100 reais cada, ele receberá R$70 mil. É uma maneira de se capitalizar, comprar equipos, fazer um reforma no estúdio, pagar dívidas, além da divulgação.

Uma parte das pessoas provavelmente irá desistir do ensaio, pq comprou por impulso, ou pq o fotógrafo vai dar uma dificultada nos horários....acho que entre 10 a 20% dos que contrataram desistem...

Os que forem fazer o ensaio mesmo, o fotógrafo manda um assistente/estagiário clicar e paga R$50 de extra ao assistente. Paga pouco, pois promete ao assistente que terá quantidade. Se o assistente fizer 20 ensaios num mês, ele ganhará R$1000,00 + o salário dele (no dia a dia ele vai ficar tratando fotos e fazendo outros jobs). Um assistente que está começando mesmo ficará feliz até.

Mas o dono do estúdio paga o assistente no fim do mês, durante alguns meses.. lembrando que ele recebeu a grana a vista, de uma vez só.

Tudo isso que escrevi acima é especulação minha, mas acho que deve ser dessa maneira... só pode. Sendo que os principais truques são: dificultar horários para ter desistências e colocar um assistente ocioso para trabalhar com aquela camera "antiga"/ralada que está jogada no canto do estúdio.

abraços,

Vini


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2010, 21:16:46
Eu imagino que seja mesmo isso que o Vinicius colocou

O cara pode dizer que está selecionando fotógrafos pra trabalhar com ele e pedir pra eles fazerem os cliques dessas modelos, se algum cara bom aparecer ele contrata, os demais nem isso.

Recebendo a grana a vista nem preju ele vai ter.

E só a movimentação que vai ter no estudio do cara pode melhorar as vendas dele. Ai alguém curte demais o ensaio e resolve fazer mais ampliações com o cara, ou mais fotos, ou qualquer outro serviço. Alguém passando e vê uma baita movimentação no tal estúdio vai achar que quem está ali dentro é fera e dependendo do bairro, o book do cara se transforma em objeto de desejo.

Prejuízo esse cara dos 700 books não vai ter.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2010, 21:19:00 por Alex Biologo »
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2010, 22:29:02
Com o devido respeito, achei o título do tópico meio exagerado, em que pese que não sou fotógrafo profissional. Dependendo de como se vê a coisa, todo ofício é uma prostituição, afinal, sempre trocamos nosso suor, nosso conhecimento e empenho por dinheiro. Ou só é prostituto/a quem cobra pouco?

Dependendo do caso, ganhar volume é muito bem vindo, como o pessoal já aventou e eu não preciso repetir. Não é necessariamente bom para todo mundo. Fotografia é algo que geralmente se ganha na margem, e talvez este costume faça com que os fotógrafos fechem a cabeça para outras oportunidades de negócio em que o modelo seja diferente. Mas há que se lembrar que, a partir do momento em que se vende o serviço, é um negócio. Cobrar x ou y depende de sua estratégia, e é possível se dar mal ou bem de várias formas. Do mesmo jeito que o principal atributo do fotógrafo enquanto artista é seu olhar diferenciado sobre situações que para outros seriam mundanas e a ele rendem lindas fotos, ele precisa aprender a não fechar os olhos para modos diferentes de se ganhar dinheiro do que se está acostumado.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2010, 04:34:45
E pelo que fui informado a coisa piora...

O site fica com 50% do valor obtido.  Esqueci-me de pontuar essa pequena parte da sociedade.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2010, 04:37:16 por Elmo »