Autor Tópico: Lentes macro  (Lida 2366 vezes)

Marcelle Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 18 de Outubro de 2010, 10:50:13
Pessoal,

Estou somente estudando um pouco sobre fotografia e por isso estou tendo dificuldades em chegar a algumas conclusões. Li no mercado livre sobre filtros Macro Close-up +1 +2 +4 +10 67mm dando imagens como exemplo como se fosse uma objetiva, ou seja, mostrava detalhes de pequenos objetos.

Conversei com o meu professor e ele disse que isso era mentira.

Vcs conhecem?

Poderia substituir uma objetiva macro 100mm e ter um efeito parecido?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2010, 11:32:01
Não sei bem o que seu professor quis dizer dizendo que era mentira, mas se ele quis dizer que não se consegue fazer fotografia macro sem uma lente macro dedicada, ele está enganado.

Vc consegue boas magnificações com lentes Close-up, mas não tanto quanto conseguiria com uma lente macro (1:1) e a qualidade normalmente não é muito boa. De todos os métodos possíveis para se fazer macro (ou close-up no caso) sem lentes dedicadas, este é o que apresenta pior resultado.

Existem diversas outras formas de fazer fotografia macro com magnificação próxima ou até maior que uma lente como a 100mm macro. Vc pode usar tubos extensores com ou sem conexões eletrônicas, lentes invertidas, lentes acopláveis que funcionam como lentes invertidas, ou um conjunto de algumas destas coisas. O problema é que normalmente quanto mais barato é o método, mais difícil de obter bons resultados. O mais fácil é mesmo uma lente dedicada.

Pesquise sobre os termos acima aqui neste ou em outros fóruns, existe muito material interessante.


Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Marcelle Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2010, 14:12:02
Alexandre,

Muito obrigada por sua explicação. Ajudou bastante.

Marcelle


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2010, 11:33:07
Olá! Eu particularmente não sou fã de filtros close-up... Tenho uma Canon 100mm f/2.8 e uma MP-E 65mm f/2.8 (macros) e como adoro macrofotografia, estou extremamente feliz com os resultados... Gosto mais da 65mm, mas não é uma objetiva fácil de se manejar, pois o foco é manual e o DOF é muito curto, mesmo com a menor abertura. Também não é o tipo de foto que todos vão gostar, pois acho que te dá um resultado mais artístico, não documental. A 100mm é justamente o inverso.

Abraço!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Marcelle Martins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2010, 13:22:17
Olbrigada pela explicação.


Gustavomartins

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 226
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2010, 15:16:22
Blas
Olá! Eu particularmente não sou fã de filtros close-up... Tenho uma Canon 100mm f/2.8 e uma MP-E 65mm f/2.8 (macros) e como adoro macrofotografia, estou extremamente feliz com os resultados... Gosto mais da 65mm, mas não é uma objetiva fácil de se manejar, pois o foco é manual e o DOF é muito curto, mesmo com a menor abertura. Também não é o tipo de foto que todos vão gostar, pois acho que te dá um resultado mais artístico, não documental. A 100mm é justamente o inverso.

Poderia postar fotos tiradas com a MP-E 65mm f/2.8, gostaria muito de ver os resultados e entender o que vc quiz dizer com "artístico"

Abraço!  :ok:
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 15:16:51 por Gustavomartins »
Canon: EOS 7D | EFs 10-22mm f3.5-4.5 | EF 24-70mm f2.8L | EF 70-200mm f4L IS USM  | EF 50mm f1.8