Autor Tópico: Canon 20mm f2.8 ou tamron 17-50 f2.8  (Lida 6718 vezes)

vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 18 de Outubro de 2010, 13:53:56
Ola Pessoal,

Minha situação é a seguinte: Vou comprar minha primeira SLR, provavelmente uma T2i e não queria ficar com a lente do kit, pois estou buscando melhor qualidade de imagem. O uso da camera vai ser para viagens e para foto de pessoas, pensando nisso pensei em comprar 2 lentes: Uma 50mm F1.4 devido a sua claridade para tirar fotos de pessoas e noturnas. E a outra eu preciso de uma grande angular para tirar fotos de paisagem e arquitetura. Não precisa ser ultra grande angular.

Daí, eu pensei na lente da canon de 20mm f2.8 porque dizem que as lentes primes são as que entregam melhor qualidade e são lentes menores e mais leves. Porém na mesma faixa de preço existe a Tamron 17-50 f2.8 que é mais grande angular , acho que também me atenderia. O que vocês acham que trariam mais benefício?

Também pensei na Canon 10-20, mas ela é escura e não sei se preciso de tanta grande angular. A Canon 14mm é muito cara, e também vi a Canon 17-40L F4, embora acho que ela seria escura demais e não sei se seria a mais apropriada para uma camera cropada.

Então o que vocês acham?

[]´s
vab


Bruno Paulino

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.309
  • Sexo: Masculino
  • "se queres a paz prepare-se para guerra"
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2010, 15:09:11
e aí camarada. :ok:
vc está para escolher duas lentes uma 20mm CANON ou uma 17-50mm da tamron,primeiramente vc tem q ver o q lhe proporcionará mais resultados para o q vc procura fotografar,
uma é zoom e outra é fixa,vc disse q talvez achasse melhor a tamron por ser mais grande angular q a CANON mais sinceramente acho q ñ há muita diferença entre uma 20mm e uma 17mm ainda mais q vc quer pegar uma T2i q tem um fator de corte de 1.6 q ficará em torno de 32mm para canon e 27.2 para tamron,acho q ñ são tão distantes a diferença.
mais se vc flou q vai comprar uma lente 50mm 1.4 da CANON eu iria de 20mm já q vc vai ter duas lentes q podem lhe oferecer o mesmo zoom q a tamrom,pois acho q vc ñ usaria muito a 50mm da tamrom por já ter uma 50mm CANON.
mais se quiser um pouco mais de comodidade em ter uma zoom vá de tamron.
mais se quiser mais qualidade vá de CANON.

eu ñ sei muito qual das duas tem mais qualidade mais daqui a pouco aparece alguem para flr isso ..

abraço
Canon EOS Rebel T2i

Minhas fotografias:
Flickr

www.kawek.com.br/brunopaulino

visite nosso site de streetball(basket de rua streetballalucina:
www.sbalucina.com


vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2010, 15:54:10
Eu li alguns reviews sobre a canon 20mm e eles não falaram muito bem desta lente. Eu queria ter certeza que a qualidade da canon 20mm é bem superior a da Tamron 17-50, pois elas tem  mais ou menos o mesmo preço, peso e tamanho e mesma abertura(2.8). Logo, só justifica comprar a canon 20mm se a qualidade for muito superior. Mas por review é dificil saber. Até porque esta comparação não é muito comum.



Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2010, 14:06:08
De todas as lentes que você citou, a 17-40 F/4 L é a que eu recomendaria (ainda mais ela custando a metade da Canon 16-35 2.8, ótimo custo x benefício)
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2010, 14:19:07
Uma 50mm F1.4 devido a sua claridade para tirar fotos de pessoas e noturnas. E a outra eu preciso de uma grande angular para tirar fotos de paisagem e arquitetura. Não precisa ser ultra grande angular.

Pra fotografar paisagens vc não não precisará de grandes aberturas, pois pode usar tripe e a luz do dia, além de precisar de maior profundidade de campo "fechando" a lente. A sugestão do Alexis (17-40 f/4) parece ser a melhor pra compor um kit com a 50mm f/1.4, dada suas intenções. O problema é você ficar limitado em 50mm pra fotografar pessoas, que apesar de excelente tanto na qualidade quanto na abertura, pode fazer falta outro tipo de range...

Apesar das sugestões de todos, sabendo a diferença de cada uma, essas decisões são muito pessoais.

Abraços,


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2010, 14:28:03
Para fotografar pessoas (BOOKS e ENSAIOS), a 50mm 1.4 e a 85mm 1.8 são ótimas, a 50mm para ambientes mais fechados e a 85mm para espaços maiores. Vale ressaltar que fotografar pessoas SOCIALMENTE requer em muitas situações a flexibilidade de uma lente zoom, preferencialmente com grande angular.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2010, 17:05:35
Minha preocupação maior esta na parte da grande angular, por que as pessoas que eu vou fotografar, vão ser pessoas da minha família então posso me movimentar livremente e repetir a foto se eu quiser.

Então para uma camera cropada, a 17-40 é a melhor opção? Melhor que a 10-22 da Canon exclusiva para sensor aps-c?

Será que realmente eu não vou precisar de uma lente um pouco mais clara?


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2010, 17:11:26
Dependendo da foto, não vai ser 1 ponto de luz que vai mudar a sua forma de fotografar, ou seja, existirão vezes que mesmo com lente 2.8 (ou f/4) você vai precisar usar flash. Tenha certeza que a 17-40 é a lente certa, 10-22 é para fotografar paisagens apesar de servir sim para fotos SUPER ABERTAS onde tenham pessoas nas fotos.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2010, 20:10:17
Eu li alguns reviews sobre a canon 20mm e eles não falaram muito bem desta lente. Eu queria ter certeza que a qualidade da canon 20mm é bem superior a da Tamron 17-50, pois elas tem  mais ou menos o mesmo preço, peso e tamanho e mesma abertura(2.8). Logo, só justifica comprar a canon 20mm se a qualidade for muito superior. Mas por review é dificil saber. Até porque esta comparação não é muito comum.



Eu tenho a 20/2.8 e a 17-40/4L
Tenho 2 sets de lentes que uso atualmente:

3 fixas: 20/2.8 , 50/2.5 , 85/1.8
3 zooms: 17-40/4L , 24-70/2.8L e 70-200/4L

Como uso a GA mais para interiores, a abertura grande as vezes salva.

Posso dizer que a 20/2.8 é melhor que a 17/40 em 20mm se ambas em f/4, tem menos CA abaixo de F4 que a 17/40L.
Não que a 17/40 seja ruim, pelo contrário, mas é muito complicado fazer uma ultra wide que seja excepcional.


vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2010, 08:53:32
Depois de muito pesquisar, acho que a 10-22 seria a mais útil porque é a mais grande angular, e me ajudaria nas fotos de paisagem e arquitetura.

Agora, visto que eu não preciso muito de tele, a 50mm seria mesmo uma boa lente para complementar o kit? Será que não vou precisar mesmo de uma lente entre 22 e 50mm ?


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2010, 11:41:40
Ou você compra uma lente para paisagens e arquitetura ou para fotografar pessoas, as duas coisas com uma só lente complica a não ser que você compreenda o que seja fotografar pessoas usando a 10-22mm e seja exatamente isso o que você está buscando.

Eu tenho a 16-35mm 2.8 e ela supre a minha necessidade atual de grande angular, pois vai de 25-56mm equivalente considerando-se o fator de corte do sensor da 40D. Ainda assim, para determinados tipos de retratos, é muito melhor usar uma 50mm (80mm equivalente) ou uma 85mm (136mm equivamente), mas cada tipo de fotografia pede um espaço diferente para se fotografar.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 11:42:14 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2010, 12:04:57
A 50mm em corpo crop é uma ótima opção para retratos, o que não significa "pessoas", pois se quiser colocar 3 ou 4 pessoas na foto vc sentirá falta de uma 17-55mm ou 24-70mm.

Uma 10-22mm não é fácil de usar, pois a composição de grande angular, pra mim, é um dos maiores desafios. Acho que por ser sua primira aquisição a 17-55mm f/2.8 está de bom tamanho.

A 50mm pode ser a f/1.8 que é bem mais barata que a f/1.4 e pra vc a melhor construção da f/1.4 não parece que fará diferença. Sendo assim, minha sugestão, em conta é ideal pra vc seria:

Canon 17-55mm f/2.8 + Canon 50mm f/1.8.


vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2010, 13:44:54
Eu vou usar essas lentes em viagens para o exterior, eu acho a 17-55mm f/2.8 perfeita para a viagem pela versatilidade e pela claridade, mas as vezes acho que o tamanho e o peso dela vão ser um problema.

Então na verdade, fiz a seguinte compilação:
10-22: Boa para paisagem e arquitetura, mas não tão boa para tirar foto que tenha pessoas. Lente escura.
17-40: Não é tão grande angular, mas é a de melhor qualidade e também me atenderia. Problema: Lente Escura
20mm : Não é tão grande angular quanto eu gostaria, mas é mais barata, leve e clara. Poucar versatilidade.
17-55 f2.8: Bom range, boa abertura, boa qualidade. Problema: Pesada e cara
18-55 IS: Bom range, pior qualidade de todas. Lente Escura. Barata e Leve.

Eu compraria uma das de cima mais uma 50mm, se o dinheiro permitir, vai ser a 1.4, senão a 1.8 já atenderia.


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2010, 14:02:50
VAB, veja bem a EF-S 17-55 2.8 IS, pois ela oferece um ótimo range, boa abertura (2.8), estabilização de imagem (IS). Falar que ela é pesada é até brincadeira. Ela pesa 645g contra 950g da 24-70 2.8. Com ela, você praticamente não vai precisar trocar de lente, salvo situações extremas, como alguma paisagem que os 17mm não sejam suficientes ou que os 55mm sejam pouco fechados para o seu gosto.

Você não mencionou nenhuma lente acima dos 55mm, logo vejo que você tem mais interesse em grande angular, que no seu caso poderia ser a 10-22mm, e pronto, estaria bem servido de lentes. O único porém dessas lentes é que elas tem encaixe EF-S, que só permite o uso em câmeras Canon com sensor APS-C (cropado 1.6x), mas isso pode não ser nenhum inconveniente para você, a não ser que pense em migrar para full frame no futuro.

Repare que você não precisa de nenhuma lente fixa para o que mencionou querer fotografar e que com essas duas lentes zoom estaria cobrindo uma ótima faixa de distâncias focais (de 10mm a 55mm), que atendem as necessidades que você citou.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 14:03:39 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


vab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2010, 15:46:15
Alexis,

Concordo que a 17-55 parece ser a melhor lente.Ela com certeza tem o range que eu preciso e boa abertura Apenas dois comentários:

1) Eu atualmente uso uma Sony H9 que pesa 550g. Estou pensando em comprar a T2i(550g) ou 60D(649g) mais o peso da 17-55(649). No total daria entre 1,2 a 1,3 Kg. Quase o triplo. Eu não tenho experiência fotografando com esse peso, será que não vai ser cansativo? Vou carregar este kit durante todo os passeios

2) Eu preciso de uma 50mm? Eu pensei em usar a 50mm de noite por ela ser bem mais clara e discreta. E com abertura 1.4 posso fazer desfoques. Não será a minha lente de uso principal, mas todos fotografam dizem para não viver sem uma e parece até um pecado não comprá-la.

3) Teleobjetiva: Revendo minhas fotos de viagens anteriores, nunca revelo foto de detalhes, não acho tão importante. Se eu sentir falta no futuro até poderia comprar uma, mas acho melhor guardar o dinheiro para comprar uma GA melhor. Será que estou perdendo muita coisa em não comprar uma tele?

Muito obrigado pelas respostas, vocês tem side de grande ajuda.