Autor Tópico: Como tirar boas fotos noturnas com a FZ35?  (Lida 3129 vezes)

XQuest

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 18 de Outubro de 2010, 18:54:57
Tenho uma Panasonic FZ35, não uso muito e quando uso são mais para fotos diurnas.
Quando tiro fotos a noite, mesmo usando a opção Retrato Noturno, as fotos ficam muito ruins.
Gostaria de uma ajuda de vocês indicando uma configuração para que eu consiga tirar fotos melhores e sem usar flash.

Obs: o ambiente das fotos que mais preciso tirar a noite são em shows, bares ou restaurantes que tenham música ao vivo com músicos e/ou bandas tocando, onde muitas vezes também há iluminação de fundo com spots coloridos. Nunca consegui boas fotos com minha FZ35 nessa situação.

Agradeço a todos que responderem.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2010, 20:14:54
Uma compacta não é a melhor solução para este tipo de foto, é bem difícil conseguir um resultado muito bom com tão pouca iluminação...

Posta umas fotos pra gente ver o que tem de errado  :ok:


XQuest

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2010, 14:18:43
Uma compacta não é a melhor solução para este tipo de foto, é bem difícil conseguir um resultado muito bom com tão pouca iluminação...

Posta umas fotos pra gente ver o que tem de errado  :ok:
Olá Pedro, na verdade ela não é bem uma compacta, a FZ35 está mais para uma Prossumer ou Superzoom, postei aqui porque não encontrei uma seção mais adequada neste fórum que enquadre corretamente essa categoria de câmera digital.

Aqui vai algumas fotos que tirei a noite com a FZ35 as quais achei que deveriam ficar melhores mas devido não conhecer bem a câmera eu não soube achar um setup ideal para essas condições de ambiente.



Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us







Uploaded with ImageShack.us




« Última modificação: 19 de Outubro de 2010, 14:20:47 por XQuest »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2010, 00:20:52
A FZ35 é uma compacta com controles manuais e um zoom grande.
Acho que as prossumers foram praticamente extintas. A última da Panasonic foi a FZ50.

Para mim prossumers tem (além de controles manuais e RAW, como na FZ35), sensor maior (pelo menos 1/1.8"), anel de controle de zoom e foco e sapata para flash externo. A última que me lembro de ter sido lançada com essas especificações foi a Fuji S200EXR..

Sobre a foto, pelo exif da primeira você já tirou tudo o que podia da câmera. ISO800, ƒ2.8 e 1/5s... A velocidade baixa faz com que as pessoas em movimento fiquem bem borradas (a foto pode também perder nitidez por causa do seu movimento). Utilizar ISO 1600 vai perder muita qualidade neste caso...
O ambiente tinha pouquíssima luz. Neste caso o ideal é partir para uma câmera que você possa usar um ISO3200 ou até 6400 tranquilamente, algo como uma Nikon D5000 ou uma Pentak k-x. O problema é achar uma lente grande angular bem clara pois a lente do kit é meio escurinha (ƒ3.5 em wide)


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2010, 08:23:18
Prezado Xquest, o que o Pedro está dizendo aí em cima é a realidade. A baixa luminosidade do local exigiu que voce utilizasse todos os recursos disponíveis da sua camera e mesmo assim a foto não ficou como voce queria. Caso a sua camera tivesse uma sapata para flash externo e o local permitisse que fosse usado um flash, voce poderia utiliza-la com uma potencia mais baixa (ex.1/4) para "disfarçar" a luz do flash e quem sabe, obter uma foto mais nítida.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


mauricio_s

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2010, 16:34:17
A sua câmera está no limite. A imagem só fica boa em iso 400 para baixo (em condições de pouca luz) e mesmo assim para pequenas ampliações. Para eese tipo de foto somente as câmeras com sensores maiores dariam conta.