Autor Tópico: Velocidade, Abertura, ISO . . .  (Lida 12805 vezes)

Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #30 Online: 26 de Dezembro de 2005, 14:25:37
Citar
Citar
Um olá para todos,

espero que tenham passado um ótimo domingo de Natal.

Como disse estou começando entender algumas coisas, gostaria de saber o seguinte, se for fazer fotos em um ambiente (sala) onde a iluminação é normal, que tipo de abertura posso usar, ou ao contrário em um lugar aberto, por exemplo com um dia de sol ???

Obrigado
Luiz, voce pode usar quaisquer aberturas que quiser, depende do efeito fotográfico que voce quer criar.
Com aberturas menores maiores profundidades de campo e vice-versa.

Obviamente se voce usar aberturas menores o tempo de exposição vai ser maior e vice-versa de novo.

O uso de aberturas grandes ou pequenas ou velocidades rápidas ou mais lentas depende da sua criatividade.
Perfeito,

entendi, não existe uma regra básica para isso, o que conta mais é minha criatividade e percepção de ambiente...

Valeu mesmo...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #31 Online: 26 de Dezembro de 2005, 15:55:51
Na verdade não achei incomodo algum. Mas uma coisa o Ivan tem razão, tem bastante informações para começar, talvez o que seja preciso é deixar 'sentar'. No início eu lia e lia, mas só encontrava aplicação para muitos conceitos era no uso propriamente, então,.. fotografe.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2005, 16:06:08 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #32 Online: 26 de Dezembro de 2005, 16:07:01
Citar
Na verdade não achei incomodo algum. Mas uma coisa o Ivan tem razão, tem bastante informações para começar, talvez o que seja preciso é deixar 'sentar'. No início eu lia e lia, mas só encontrava aplicação para muitos conceitos era no uso propriamente, então, fotografe.
É isso que estou fazendo qualquer assunto que vejo quero fotografar... acho que a prática pode dar um bom resultado assimilando com as informações citadas aqui...

Valeu mesmo . . .
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #33 Online: 26 de Dezembro de 2005, 16:23:22
Nigazz:

Sou obrigado a lhe perguntar... Entre a pergunta inicial deste tópico e agora, você já leu algum curso online de fotografia?

Veja, a boa pergunta rende muito, e rende para todos. Mas a pergunta que poderia ser respondida com uma pesquisa mínima da própria pessoa não rende nada.

Tenho, confesso, má vontade para perguntas demasiadamente genéricas, exatamente porque minha experiência em responder (e creia, já respondi muito) me mostra que a maioria dos que as formulam não fazem a sua parte pesquisando, e em grande parte das vezes sequer lêem com atenção as respostas.

Você perguntou sobre abertura e velocidade. Teve respostas bastante completas para inciar. Agora pede uma "receita de bolo", que se tivesse lido algum curso pequeno de fotografia não pediria.

Curso Kodak Básico

Outro em espanhol, bastante completo para iniciantes

 


RICARDOZANOTTO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #34 Online: 26 de Dezembro de 2005, 16:23:50
Procure nos tópicos do usuário Pictus, o Rei dos Links (segundo outros usuários e acho que sim também!) e você vai achar alguma coisa pra começar, tipo: "Aperture for Dummies" ou "Why Can't I Read Something Instead Of Bothering Other People About Photography?"

Para aprender a dirigir um carro pode-se ler trocentos livros explicando como tirar o pé da embreagem ao mesmo tempo em que se acelera, mas conseguir de primeira numa subida íngreme acho que nínguem consegue.

Ninguém te ensinou a xavecar as gurias, certo?! Ou se tentou foi tipo um "Vai lá, o máximo que você vai ouvir é um não".

Mais uma pra terminar: computador no começo de carreira de todo mundo tem um "semblante" que lembra a frase "Decifra-me ou te devoro" (Esfinge egípsia), mas aos poucos você vai se acostumando, errando menos, já não se assusta quando ele trava e aparece "Este programa cometeu uma operação ilegal e será fechado" achando que ele detectou um software pirata. E quando você menos espera já está íntimo do Kernell, do Hymen e do Dr. Watson também!

Com fotografia, assim como informática e aula de auto-escola (acho que com a arte do xaveco é mais difícil), você tem as opções de pegarem na sua mão e mostrar "aperte o botão até a metade..." ou pode-se ir aos poucos trucidando as informações aqui, ali e acolá, e aí daqui um tempo quando alguém perguntar num tópico "O flash de pólvora é menos ecológico que o eletrônico?" você vai saber exatamente o logarítmo do buraco da camada de ozônio provocado pelos dois na ponta da língua!

Encare os mais experientes como o Pai Mei do filme Kill Bill 2. Quem assistiu sabe o que estou falando.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2005, 16:33:23 por RICARDOZANOTTO »
Ricardo Zanotto[/size]

Canon EOS 350D + Sigma EX 10-20mm f4-5.6 DC + 2 CF 1GB

FujiFilm FinePix F30 Zoom + XD Card 2 GB
[/font]


Gustavo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #35 Online: 26 de Dezembro de 2005, 16:48:18
Eu recomendo esse curso on-line aqui, que é excelente:

http://www.herbario.com.br/fotoweb/a1.html


capítulo sobre abertura e exposição:

http://www.herbario.com.br/fotoweb/a2.html

Sobre enquadramento e exposição, aliás texto EXCELENTE:

http://www.herbario.com.br/fotoweb/mav08.htm
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2005, 16:51:13 por Gustavo »
Abraços,
Gustavo
Canon EOS Rebel T1i
Porto Alegre/RS

Eu participo do Sul Foto Clube[/color]

"A ignorância afirma ou nega veementemente; a ciência duvida" (Voltaire)


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #36 Online: 26 de Dezembro de 2005, 18:11:48
Citar
Nigazz:

Sou obrigado a lhe perguntar... Entre a pergunta inicial deste tópico e agora, você já leu algum curso online de fotografia?

Veja, a boa pergunta rende muito, e rende para todos. Mas a pergunta que poderia ser respondida com uma pesquisa mínima da própria pessoa não rende nada.

Tenho, confesso, má vontade para perguntas demasiadamente genéricas, exatamente porque minha experiência em responder (e creia, já respondi muito) me mostra que a maioria dos que as formulam não fazem a sua parte pesquisando, e em grande parte das vezes sequer lêem com atenção as respostas.

Você perguntou sobre abertura e velocidade. Teve respostas bastante completas para inciar. Agora pede uma "receita de bolo", que se tivesse lido algum curso pequeno de fotografia não pediria.

Curso Kodak Básico

Outro em espanhol, bastante completo para iniciantes
Cara estou lendo sim, mas para quem nunca leu sobre o assunto, é normal ter dúvidas...  consegui  um link em um site que aqui mesmo em  outro tópico... na qual já disponibilazaram prá mim nas respostas abaixo...
Mas fico agradecido pelas suas informações que estão sendo de grande utilidade e enriquecendo meu conhecimento.

Abraços
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #37 Online: 26 de Dezembro de 2005, 18:13:11
Citar
Eu recomendo esse curso on-line aqui, que é excelente:

http://www.herbario.com.br/fotoweb/a1.html


capítulo sobre abertura e exposição:

http://www.herbario.com.br/fotoweb/a2.html

Sobre enquadramento e exposição, aliás texto EXCELENTE:

http://www.herbario.com.br/fotoweb/mav08.htm
Valeu,

já acessei esse link e tem vários assuntos interessantes, vou ler e tentar colocar em prática . . .
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #38 Online: 26 de Dezembro de 2005, 18:17:22
Citar
Procure nos tópicos do usuário Pictus, o Rei dos Links (segundo outros usuários e acho que sim também!) e você vai achar alguma coisa pra começar, tipo: "Aperture for Dummies" ou "Why Can't I Read Something Instead Of Bothering Other People About Photography?"

Para aprender a dirigir um carro pode-se ler trocentos livros explicando como tirar o pé da embreagem ao mesmo tempo em que se acelera, mas conseguir de primeira numa subida íngreme acho que nínguem consegue.

Ninguém te ensinou a xavecar as gurias, certo?! Ou se tentou foi tipo um "Vai lá, o máximo que você vai ouvir é um não".

Mais uma pra terminar: computador no começo de carreira de todo mundo tem um "semblante" que lembra a frase "Decifra-me ou te devoro" (Esfinge egípsia), mas aos poucos você vai se acostumando, errando menos, já não se assusta quando ele trava e aparece "Este programa cometeu uma operação ilegal e será fechado" achando que ele detectou um software pirata. E quando você menos espera já está íntimo do Kernell, do Hymen e do Dr. Watson também!

Com fotografia, assim como informática e aula de auto-escola (acho que com a arte do xaveco é mais difícil), você tem as opções de pegarem na sua mão e mostrar "aperte o botão até a metade..." ou pode-se ir aos poucos trucidando as informações aqui, ali e acolá, e aí daqui um tempo quando alguém perguntar num tópico "O flash de pólvora é menos ecológico que o eletrônico?" você vai saber exatamente o logarítmo do buraco da camada de ozônio provocado pelos dois na ponta da língua!

Encare os mais experientes como o Pai Mei do filme Kill Bill 2. Quem assistiu sabe o que estou falando.
Com certeza somente na prática e errando bastante para aprender essa arte...

Valeu abraços,

 
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


feimiga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #39 Online: 27 de Dezembro de 2005, 22:05:53
Então uma velocidade 30 com abertura 16
e velocidade 60 com abertura 11 entra o mesmo tanto de luz nas duas né??
E se o fotometro da minha cam falar que tá diferente, então ele tá quebrado?
Obrigado!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #40 Online: 27 de Dezembro de 2005, 22:09:59
Sim entra o mesmo tanto.
Mas se falar que está diferente tem 3 possibilidades, a luz ambiente mudou, o ISO está diferente ou por fim o fotômetro está quebrado.
Lembre-se que a luz refletida pelos objetos varia ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


feimiga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #41 Online: 27 de Dezembro de 2005, 22:14:39
Então, mais hoje tava tentando tirar uma foto, ai eu tava em 1/30s e f16, ai eu resolvi mudar pra 1/60 só pra ter certeza que não ia tremer, porque a camera é maior do que eu tou acostumado, ai mudei direto pra f11 e deu que tava subexposto, foi questão de 3 segundos, com a luz da cozinha, deve ser o fotometro né?


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #42 Online: 27 de Dezembro de 2005, 22:23:22
Depende o quanto subexposto, se a fotometria não estiver em spot ou  houver alteração da posição inicial medida pode ter alterações leves, exemplo, uma cortina branca ou azulejos de cozinha basta uma leve tremida para alterar, é só enquadrar em alguma sombra. Acho que vocês estão ficando neuróticos, rs.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2005, 22:24:17 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


feimiga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #43 Online: 27 de Dezembro de 2005, 22:31:38
Hum...
Bom, não entendi direito! mais tomara que eu esteja ficando neurótico e minha camera esteja tudo funcionando! hehehehe...
Mas entendi que pode ser o azuleijo, e tou torcendo pra isso... quando revelar a foto eu descubro o que tá acontecendo.
Abraço, Obrigado!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #44 Online: 27 de Dezembro de 2005, 22:33:23
Feimiga:

Essa aferição você deve fazer mirando com fotômetro em spot numa superfície uniformemente iluminada, pois, como o Gustavo disse, qualquer variação no enquadramento provoca variação no resultado da fotometria. Mas, sobre um tripé e mirando uma superfície uniforme, tem de dar a mesma coisa.

Aliás, eu muitas vezes meço a luz em uma abertura e depois calculo de cabeça o que quero, não meço novamente, ou então meço a luz para um ISO (por exemplo 100),e calculo para outro (por exemplo 160, da médio formato que não tem fottômetro)