Autor Tópico: Velocidade, Abertura, ISO . . .  (Lida 12259 vezes)

Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Online: 22 de Dezembro de 2005, 12:45:30
Bem sou novo no site e sou um apaixonado por fotográfia, mas não sei nada sobre o assunto, comecei ler recentemente artigos sobre o oficio . . .
Comecei ler sobre, abertura, velocidade, sensibilidade (ISO), macro, enfim diversos assuntos que vejo essênciais para se fazer boas fotos, confesso que não entendi muita coisa, por isso peço auxílio aos colegas, que verificar esse site só tem fera no assunto, uma ajuda para entender, sei que preciso fazer um curso, mas o momento não é propicio financeiramente falando... a minha intenção não é se profissionalizar, e sim saber fazer boas fotos e entender sobre o assunto . . .
Tenho uma Fuji S5000 e uma Olympus C740, pelo que li são boas cameras com ótimos recursos . . . caros caso for possível ajudar eu agradeço imensamente, não quero ser abusivo em minha solicitação . . .desde já agradeço a ajuda de quem se disponibilizar . . .
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2005, 13:13:02
Prezado:

São conceitos básicos de fotografia, e não é possível ensiná-los em uma mensagem, uma fez que a combinação disso é vastíssima.

Contudo, qualquer curso online de fotografia, gratuito mesmo, vai lhe dar a base necessária.

Minha sugestão é ler um pouco a respeito e então fazer perguntas tópicas. Essa questão sua é genérica demais.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2005, 13:42:48
Perfeito ...
Por exemplo sobre abertura e velocidade que ao meu entender trabalham juntos.
Em que situações usamos uma grande abertura ou menor abertura ??
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2005, 14:06:19
Nigazz, aberturas maiores causam maior efeito de desfoque e proporcionam maior luminosidade, aberturas intermediárias obtém, de regra, a máxima nitidez da lente, e aberturas menores proporcionam menos luminosidade e menos desfoque (vide profundidade de campo para entender isso). Sabendo dessas duas características, você deverá avaliar a situação em que usa uma ou outra. Exemplo, para conseguir aproveitar melhor um efeito de desfoque vc usa a maior abertura possível (valor menor). Por outro lado, vc fotografando uma cachoeira e querendo manter o movimento da água, vc diminui a abertura (valor maior) a fim de diminuir a luminosidade. Noutro caso, vc quer a máxima nitidez, no exemplo de uma lente que vai de F2.8~F8, geralmente F4~F5.6 oferece a nitidez melhor, vc troca o efeito de desfoque de F2.8 pela melhora na nitidez. Em resumo, são escolhas. Teriam vários exemplos ainda. É uma relação dinâmica onde vc pode jogar com os valores ISO, tempo de exposição e valores de abertura, não há limites, vc pode experimentar e experimentar e ainda haverá outras opções com outros resultados, o que importa é saber o que deseja e a partir daí joga com esses valores para obter o efeito desejado. Recomendo o que o Ivan falou, um curso básico de fotografia (tem muita coisa boa na Internet mesmo, veja o tópico sobre o curso da Nat Geo).
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2005, 14:27:48 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2005, 14:28:31
Olá Gustavo,

valeu pelas dicas, estou na procura de cursos on line gratuítos, não tem jeito vai ser necessário pesquisar e tirar as dúvidas com vcs aqui do site . . .

Valeu, mesmo . . .
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2005, 14:34:02
Velocidade e abertura são duas variáveis de controle da quantidade de fotons que sensibilizam o filme ou o sensor. Contudo, embora ambas controlem a mesma coisa, leas o fazem de forma diferente e assim é relevante a escolha de cada uma delas.

Grosso modo, a escolha do diafragma determina o tamanho da abertura por onde passa a luz. Cada ponto de exposição da seqÜência 1.4-2-2.9-4-5.6-8-11-16-22-32-44-64 significa que pelo buraco passa metade da luz que passava pelo número anterior. Então, 1,4 é a abertura maior (há lentes ainda mais abertas) e 22 a abertura menor numa lente comum.

Da mesma meneira, a velocidade dobrando diminui a luz pela metade. Então em 1/200 passa a metade da luz que passa por 1/100

A conjugação das duas coisas produz a  EXPOSIÇÃO. De acordo com o dito acima, 1/100s em f8 é a mesma exposição que 1/25s em f 16 e é q mesma exposição que 1/900s em f2.8, pore´m o efeito na foto não é o mesmo

Em 1/100 f8 = máxima nitidez no ponto de foco que a lente permite, com profundidade de campo mediana.

Em 1/25 f16 = bem menor nitidez no ponto de foco devido à difração, mas grande profundidade de campo, provavelemente chegando ao infinito. Geralmente usado para paisagens com um elemento importante em primeiro plano.

Em 1/800 f 2.8 = muito boa nitidez no ponto de foco e pequena profundidade de campo. Serve para retratos com fundo desfocado, por exemplo.

O ISO é uma outra variável e significa a sensibilidade do filme à luz. ISOs mais altos são mais sensíveis e mais granulados no filme e mais ruidosos na digital, mas permitem fotografar em condições de luz pequena. Tirando isso, não influencia nos itens acima, embora dependendo do ISO você poderá ter uma relação melhor ou pior de abertura/velocidade.


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2005, 14:38:39
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2005, 14:40:44
Embora pirataria não seja algo que eu vá recomendar, vc encontra o curso da Nat Geo no eMule, pode baixar, experimentar, se achar que vale a pena, compre depois, muita gente acha que valeu o investimento.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2005, 14:41:30 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2005, 14:54:19
Ivan,

com essa dica começo o meu curso on line, e também abriu o meu apetite para buscar mais coisas ...
Mas deixa eu ver se entendi, qto maior o numero menor a abertura e captação da luz  . . .


Gustvao Rm e Pksato
Valeu mesmo pelas dicas..
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2005, 15:29:42
Citar
Mas deixa eu ver se entendi, qto maior o numero menor a abertura e captação da luz.

Sim, imagine assim um exemplo simplório:

(_) F4
(__) F2.8

Com a cortina mais aberta em F2.8 passa mais luz do que em F4, também como dito, quanto mais tempo permanecer aberta, novamente, mais luz. Qual a utilidade de saber isso? Bom, é lógica pura, se vc sabe que para uma situação hipotética a abertura F2.8 por 1/50 segundos fornece a luz ideal sem deixar escura, nem super-exposta a foto, porém vc tbm sabe que F2.8 diminui a profundidade de campo (provocando aquele efeito de fundo desfocado) e vc deseja uma foto que o fundo esteja tão focado quanto o objeto principal, vc diminui a abertura para F4, com isso reduz também a luz pela metade, para compensar e atingir novamente a situação de luz ideal tem duas saídas, aumentar o tempo de exposição para 1/25, ou dobrar o valor de ISO (se estava em 100, passe para 200 e assim por diante), conforme explicou o Ivan logo acima.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2005, 16:28:23 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2005, 15:52:27
Corrigindo ali o Gustavo, aonde é F4.6, seria F5.6 =]


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2005, 16:05:35
Pedro, na verdade é F4, e não F4.6 como eu disse, me perdi, corrigido já, rs. Mas como estamos falando da troca de 1EV com certeza não é F5.6, F5.6 daria 2EV partindo de F2.8.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2005, 18:15:27 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2005, 16:36:57
Caramba . . .

vcs são feras mesmo ... já começo entender algumas coisas

Valeu mesmo
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


feimiga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2005, 16:40:57
Eu que não entendi...
Se tiver 5,6 e for pra 2,8 entra o dobro da luz né?
ou não??


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2005, 16:43:41
Não, se estiver em F5.6, em F4 entra o dobro.
A cada passo vc tem exatamente o dobro ou a metade do anterior:

F-Stop/EV: F1.4 <---> F2 <---> F2.8 <---> F4 <---> F5.6 <---> F8 <---> F11 <---> F16 <---> F22 (esses f resultam da divisão entre a distância focal da objetiva e o diâmetro da abertura do diafragma).
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2005, 16:52:03 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear