Autor Tópico: Menina de foto icônica da Guerra do Vietnã - A foto diz mais coisas  (Lida 4954 vezes)

joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #15 Online: 26 de Outubro de 2010, 01:42:18
aqui tem uma filmagem do momento da foto...impressionante


http://www.dailymotion.com/video/x71ks1_phan-thi-kim-phuc-vietnam-napalm_news

http://www.dailymotion.com/video/x71ks1_phan-thi-kim-phuc-vietnam-napalm_news

Sinceramente, vendo essas imagens eu entendo perfeitamente todos que são contra os Golias da vida.

Como é que se "conversa", se "dialoga" com quem não quer conversa com você? Com quem só quer que você cale a boca e obedeça para ele ganhar dinheiro? Ou que você ceda, gentilmente, o que é da sua família, da sua gente há gerações só porque outros acham que, na verdade, é deles por direito divino?

Como não têm argumentos lógicos, para conquistar os seus objetivos, eles se preparam militarmente até os dentes. E não têm o menor pudor em quebrar qualquer tipo de regra ou convenção iternacional para atingir os seus objetivos com a total certeza da impunidade.

Não dá pra conversar com quem tem interesses próprios acima de qualquer diálogo.

Você já parou pra pensar no quanto você é manipulado pela informação/propaganda (não é publicidade) ? Esta própria foto é um ótimo exemplo disso. ASSISTA AO FILME NO LINK ACIMA. A foto está nele, você vai sacar quando ela foi tirada.

Se o timing do fotógrafo estivesse levemente desregulado, o que impressionaria seria muito mais a coragem, força da menina queimada em receber água nos ferimentos sem sentir dor do que o "terror" mostrado pela fotografia. Assista o filme e você entenderá um pouco porqu o terror está entre aspas. Essas pessoas, de certa forma, já estavam anestesiadas pelos horrores da guerra. O horror já fazia parte da rotina deles há ANOS, por isso não os chocava mais tanto.

Observe a mulher carregando a criança com a pele destruída pelo napalm. A sensação que me dá é a de que ela já havia visto aquele tipo de desgraça antes e sabia que iria passar por aquilo novamente, era só uma questão de tempo. E, talvez, ela invejasse os mortos para não ter que passar por aquilo mais uma vez.

O fotógrafo, no lado direito da foto, provavelmente está rebobinando o filme da sua Nikon F. Ele já registrou os efeitos do napalm em ação. O nas pessoas não interessa ao governo, por isso ele não gasta filme com gente. Isso fica por conta da mídia. Os soldados não estão com pressa nenhuma, eles sabem que o Napalm não vai chegar até ali. Quem já viu bombas de napalm caindo (em filmes, claro) reparou que elas são direcionais, não espalham a sua destruição em todas as direções. O que se espalha, depois, é o fogo.

Se você tiver disposição, assista Apocalypse Now para sentir um pouco mais o que foi a guerra do Vietnam e entender melhor o que é o terror numa guerra como esta. Band Of Brothers também é excelente, mas é sobre a segunda guerra e uma época que já não existia mais na guerra do Vietnam. Na segunda guerra ainda existia um certo respeito e dignidade entre os inimigos, mas ninguém era santo - nem os aliados nem a turma do eixo. Na do Vietnam, os inimigos eram os interesses políticos, eram "ideologias". Isso, mais a idade média dos soldados ser 19 anos deixou muita gente louca. Na segunda guerra era por volta de 28 ou 30 anos, se não me engano.

Parágrafo informativo - o napalm não foi desenvolvido para a guerra do Vietnam. É um tipo de gelatina com gasolina, que assegura que as coisas vão pegar muito fogo e por mais tempo que um coquetel Molotov. Bacana, né. Imagine isso na sua pele. Muitos anos antes era um composto com borracha, mas com o crescimento do uso da borracha, o suprimento ficou escasso e caro. Aí muitos se empenharam no desenvolvimento do napalm sintético. Ele foi desenvolvido para o governo americano em 1942 por um time de cientistas da Universidade de Harvard! Veio de Harvard! Isso o torna mais legal?

Quantos vietnamitas foram massacrados? Você sabe quantos russos foram mortos na segunda guerra? Alguém chora por eles?
Os americanos foram recriminados pelo uso da bomba atômica na segunda guerra? Não e ainda saíram como os bonzinhos justamente por usá-las!
E a farsa do Iraque? Algum dia você viu um levante de iraquianos - dentro OU FORA do país - contra Saddam Hussein? Houve isso contra o Xá do Irã, mas como ele era aliado, amiguinho, brother, os USA não invadiram o Irã, o sequestraram e o assassinaram após um "julgamento".
Por que a polícia do mundo, nunca defendeu NENHUM povo envolvido nas guerras separatistas da União Soviética?

Como você dialoga com quem já chega atirando, tocando fogo na sua casa e na sua família só para não perder a "influência" em uma região do mundo?

Aqui tem dois links para um documentário muito interessante sobre 11 de setembro. Prestem atenção em como as INFORMAÇÕES/FATOS fazem sentido:

Versão em português de Portugal (não riam, pá) - http://video.google.com/videoplay?docid=-7033453099719333471#

Versão com legendas em português - http://video.google.com/videoplay?docid=695524731610937717#

Desculpem o desvio para a filosofia, mas temos que exercitar a visão global das coisas. E acho que essa é a proposta do tópico, analisar o que a foto conta.

Não defendo o terrorismo, absolumente, e de NENHUM dos lados. Acredito que é conversando que a gente se entende. Pena que os governos dirigidos pelo dinheiro e seus interesses não pensem da mesma forma.

Mas, como já disse sabiamente Alan Greenspan, o problema da humanidade é a ganância desenfreada. E sempre que há muito dinheiro envolvido, hoje em dia infelizmente tudo se torna possível. A humanidade tem que retomar a sua consciência. Estamos usando o sensor errado do auto-foco. Dinheiro está LONGE de ser tudo na vida.

Abs,

José Azevedo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2010, 09:18:39
Não vou nem entrar nesse mérito da conspiração. Só sei que é lamentável ver umas cenas dessas. Jogar bombas em cima de civis é de uma crueldade desmedida. O fato é que a guerra envolve muito dinheiro com a indústria bélica. É uma fonte bastante lucrativa para os países que detém essa tecnologia. Durante as guerras, essa indústria fica aquecida e gera negócios. É comum o país invasor vender armas para próprio o país invadido...rs. Por isso a guerra é "conveniente" no regime capitalista. lucratividade para alguns em cima do sofrimento de muitos. Sempre há um interesse maior por trás das guerras. Guerras por diferenças ideológicas, religiosas, conquista de territórios e poder são fatos históricos. Hoje há outros interesses por trás desses conflitos. Interesses econômicos.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2010, 09:19:43 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #17 Online: 26 de Outubro de 2010, 09:34:47
É exatamente por essa política de guerra que muitos erroneamente acham que colocar o exército ans ruas resolve problemas urbanos como o trafico de drogas no rio de janeiro.
Imagina a situação, hoje em dia existem casas com metralhoras .30 no teto, para guardar a subida do morro, metralhadora essa coloca no teto de um inocente pois chega o traficante fala que vai colocar gente no teto da sua casa e voce nao pode fazer nada...pois vc "perdeu"...deu azar de ter uma casa com vista previlegiada para algum ponto estratégico.

É pessoal, não é porque mora em favela que a pessoa é traficante, nem se tiver uma .30 no teto da casa do cara quer dizer que elé é apoiador do tráfico, o pessoal não tem opção.

Daí vejamos a situação do exército, vc quer invadir um ponto e tem uma .30 impedindo seu avanço, decisão tática simples, joga uns morteiros, explode com um tanque, joga um rpg, o mais dificil é escolher qual "brinquedo" usar...tantas opções...e isso explodiria a casa do inocente e mais algumas ao redor..Hoje em dia isso é inaceitavel...esse "efeito colateral" não pode mais ser aceito.

Por isso a policia progride lentamente nesses casos, pois é preciso suprimir o fogo com fogo e subjulgar o inimigo através de snipers ou simplesmente progrendindo com fogo de cobertura até conseguir tomar o local, exatamente como na segunda guerra (sem granadas)...e olha que ponto elevado é facil de se defender...

Chega de filosofia...
Eu ainda acho que essa foto que o cara tirou foi na 'sorte', acho que tecnicamente a foto tem suas falhas..até pelo equipamento que ele tinha e a situação presente...(são + de 50 anos de diferença com os equipamentos atuais) e ele não tinha idéia do impacto que essa foto causa.

a filmagem é impressionante, mas a foto é bem mais forte
[]s<br />Joelson


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2010, 10:09:56
Sinceramente, vendo essas imagens eu entendo perfeitamente todos que são contra os Golias da vida.

Como é que se "conversa", se "dialoga" com quem não quer conversa com você? Com quem só quer que você cale a boca e obedeça para ele ganhar dinheiro? Ou que você ceda, gentilmente, o que é da sua família, da sua gente há gerações só porque outros acham que, na verdade, é deles por direito divino?

Como não têm argumentos lógicos, para conquistar os seus objetivos, eles se preparam militarmente até os dentes. E não têm o menor pudor em quebrar qualquer tipo de regra ou convenção iternacional para atingir os seus objetivos com a total certeza da impunidade.

Não dá pra conversar com quem tem interesses próprios acima de qualquer diálogo.

Você já parou pra pensar no quanto você é manipulado pela informação/propaganda (não é publicidade) ? Esta própria foto é um ótimo exemplo disso. ASSISTA AO FILME NO LINK ACIMA. A foto está nele, você vai sacar quando ela foi tirada.

Se o timing do fotógrafo estivesse levemente desregulado, o que impressionaria seria muito mais a coragem, força da menina queimada em receber água nos ferimentos sem sentir dor do que o "terror" mostrado pela fotografia. Assista o filme e você entenderá um pouco porqu o terror está entre aspas. Essas pessoas, de certa forma, já estavam anestesiadas pelos horrores da guerra. O horror já fazia parte da rotina deles há ANOS, por isso não os chocava mais tanto.

Observe a mulher carregando a criança com a pele destruída pelo napalm. A sensação que me dá é a de que ela já havia visto aquele tipo de desgraça antes e sabia que iria passar por aquilo novamente, era só uma questão de tempo. E, talvez, ela invejasse os mortos para não ter que passar por aquilo mais uma vez.

O fotógrafo, no lado direito da foto, provavelmente está rebobinando o filme da sua Nikon F. Ele já registrou os efeitos do napalm em ação. O nas pessoas não interessa ao governo, por isso ele não gasta filme com gente. Isso fica por conta da mídia. Os soldados não estão com pressa nenhuma, eles sabem que o Napalm não vai chegar até ali. Quem já viu bombas de napalm caindo (em filmes, claro) reparou que elas são direcionais, não espalham a sua destruição em todas as direções. O que se espalha, depois, é o fogo.

Se você tiver disposição, assista Apocalypse Now para sentir um pouco mais o que foi a guerra do Vietnam e entender melhor o que é o terror numa guerra como esta. Band Of Brothers também é excelente, mas é sobre a segunda guerra e uma época que já não existia mais na guerra do Vietnam. Na segunda guerra ainda existia um certo respeito e dignidade entre os inimigos, mas ninguém era santo - nem os aliados nem a turma do eixo. Na do Vietnam, os inimigos eram os interesses políticos, eram "ideologias". Isso, mais a idade média dos soldados ser 19 anos deixou muita gente louca. Na segunda guerra era por volta de 28 ou 30 anos, se não me engano.

Parágrafo informativo - o napalm não foi desenvolvido para a guerra do Vietnam. É um tipo de gelatina com gasolina, que assegura que as coisas vão pegar muito fogo e por mais tempo que um coquetel Molotov. Bacana, né. Imagine isso na sua pele. Muitos anos antes era um composto com borracha, mas com o crescimento do uso da borracha, o suprimento ficou escasso e caro. Aí muitos se empenharam no desenvolvimento do napalm sintético. Ele foi desenvolvido para o governo americano em 1942 por um time de cientistas da Universidade de Harvard! Veio de Harvard! Isso o torna mais legal?

Quantos vietnamitas foram massacrados? Você sabe quantos russos foram mortos na segunda guerra? Alguém chora por eles?
Os americanos foram recriminados pelo uso da bomba atômica na segunda guerra? Não e ainda saíram como os bonzinhos justamente por usá-las!
E a farsa do Iraque? Algum dia você viu um levante de iraquianos - dentro OU FORA do país - contra Saddam Hussein? Houve isso contra o Xá do Irã, mas como ele era aliado, amiguinho, brother, os USA não invadiram o Irã, o sequestraram e o assassinaram após um "julgamento".
Por que a polícia do mundo, nunca defendeu NENHUM povo envolvido nas guerras separatistas da União Soviética?

Como você dialoga com quem já chega atirando, tocando fogo na sua casa e na sua família só para não perder a "influência" em uma região do mundo?

Aqui tem dois links para um documentário muito interessante sobre 11 de setembro. Prestem atenção em como as INFORMAÇÕES/FATOS fazem sentido:

Versão em português de Portugal (não riam, pá) - http://video.google.com/videoplay?docid=-7033453099719333471#

Versão com legendas em português - http://video.google.com/videoplay?docid=695524731610937717#

Desculpem o desvio para a filosofia, mas temos que exercitar a visão global das coisas. E acho que essa é a proposta do tópico, analisar o que a foto conta.

Não defendo o terrorismo, absolumente, e de NENHUM dos lados. Acredito que é conversando que a gente se entende. Pena que os governos dirigidos pelo dinheiro e seus interesses não pensem da mesma forma.

Mas, como já disse sabiamente Alan Greenspan, o problema da humanidade é a ganância desenfreada. E sempre que há muito dinheiro envolvido, hoje em dia infelizmente tudo se torna possível. A humanidade tem que retomar a sua consciência. Estamos usando o sensor errado do auto-foco. Dinheiro está LONGE de ser tudo na vida.

Abs,

José Azevedo

 :clap: :clap: :clap:
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf