Autor Tópico: Menina de foto icônica da Guerra do Vietnã - A foto diz mais coisas  (Lida 4931 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Algumas imagens mundiais marcam a história que deve ser contada, e esta definitivamente, conta várias histórias.
O que venho propor é a leitura total desta imagem.
Inicialmente olhamos a menina e nada mais.
Mas observem ao redor, ao fundo, os movimentos das pessoas. As ações.
Deixo aqui a sugestão.
d

Fotógrafo vietnamita, Nick Ut
Um abraço e bom dia
« Última modificação: 19 de Outubro de 2010, 09:29:07 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2010, 12:40:34
Mateus,

Realmente é uma foto que diz mto.

É claro que primeiro vem o garota da esquerda e a menina em função do nosso sentido de leitura.

Foto fantástica.
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


Liz Micheleto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
  • Para ser grande, sê inteiro!
    • Flickr
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2010, 14:04:48
O que mais reparo tb nessa imagem é que todas as crianças estão sozinhas. Não existe nenhum adulto perto tirando os soldados.

Existe ali atrás uma criança menor ainda.
Diante disso tento imaginar a frustração e o medo que elas sentiram e não consigo chegar nem a uma fração do que realmente viveram.

É uma foto muito tocante.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2010, 14:49:14
Além do dito pela Liz, sempre me chamou a atenção o fato do soldado mais próximo das crinaças estar fazendo algo absolutamente rotineiro... Não presta a menor atenção ao drama que corre à sua volta. Como se aquilo, ou não pertencesse ao mundo em que ele vive ou, mesmo que ele saiba da existência desses dramas corriqueiros, se negue a se interessar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2010, 19:43:15
Mr. Hyde, percebi isso tb, as crianças estão fugindo desesperadas mas os soldados estão meio que nem aí pra situação... Fico imaginando os eventos pré-fotografia...
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:33:11
A foto é realmente impressionante!

Gostaria de destacar, ao lado esquerdo da menina, uma outra menina com a mão dada a um menino menor (talvez seu irmão?) e trazendo esse menino junto com ela. Talvez esse menino não fosse nada dela e ela com tão pouco idade tentando de alguma forma proteger o menino mais novo. Tocante.

Outro ponto que fico pensando é que acredito que o fotógrafo não deve ter pensando em nada disso que chegamos a discutir. Acredito que ele simplesmente queria registrar o evento para a posterioridade e acabou registrando um foto simplesmente marcante. Acho que somente o fato do fotógrafo perceber o evento e fotografar já o torna um excelente fotógrafo, pois seria muito mais fácil para ele fugir sem olhar para trás.

Essa é minha visão. Parabéns pelo post!


eder fraga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2010, 16:38:56
O que mais me chama a atenção é o tamanho da boca do menino em primeiro plano.
É muito estranha a boca dele, parece aquelas bocas de palhaço.
Outra coisa que me chamou atenção foi no menino atras dele olhando pra tras, mesmo sendo o menor, ele está por ultimo (talvez seja o mais lento) mais mesmo assim ele ainda está olhando pra tras, pra ver o que está acontencendo! Não me parece uma criança com tanto medo, como o do menino com a boca de palhaço.
Enfim... nunca pensei em fazer uma analise dessa imagem !
Bela ideia !


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2010, 16:41:46
Ah! Nao gostei! Os brancos estao estourados, o braço do menino esta cortado. Muito ruido. :)
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 16:43:01 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2010, 17:04:03
Ah! Nao gostei! Os brancos estao estourados, o braço do menino esta cortado. Muito ruido. :)

Certamente a fotografia ficaria muito melhor com uma grande angular f/2.8 ou menos, para congelar bem o movimento e não cortar os dois personagens dos cantos. Esse cara não vai longe com um equipamento amador desse.

Ainda suspeito que a fumaça do fundo seja photoshopada.

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 17:04:38 por rahmati »
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2010, 17:09:25
Certamente a fotografia ficaria muito melhor com uma grande angular f/2.8 ou menos, para congelar bem o movimento e não cortar os dois personagens dos cantos. Esse cara não vai longe com um equipamento amador desse.

Ainda suspeito que a fumaça do fundo seja photoshopada.

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Sera que a boca do menino tambem nao foi "photoshapada"? Nunca vi uma boca tao grande!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


eder fraga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2010, 18:10:55
Sera que a boca do menino tambem nao foi "photoshapada"? Nunca vi uma boca tao grande!

Realmente me assustei com aquela boca !! 


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2010, 21:34:21
Esta cena se encontra, em vídeo, no documentário Corações e Mentes... A fumaça lá atrás acorresponde a uma bomba Napalm jogada pelo exército estadunidense em um vilarejo Vietnamita.... Acreditem, essa menina é a imagem "mais leve" do que aconteceu, segundos antes passa uma mulher carregando uma criança com a pele inteira caindo do próprio corpo devido as queimaduras do Napalm. Resumindo, é mais um fato da banalidade e hipocresia da política imperialista estadunidense.... Os FDP ainda, tem coragem de dizer que são vítimas de terrorismo... Não há terrorismo maior do que sobrevoar a milhares de metros de altitude jogando Napalm nas pessoas a baixo...

Deixo bem claro aqui, que não concordo com os atentados que sofreram e nem com terrorismo, para evitar alguma possível discussão que não condiz com o tema...

Enfim, não deixem de ver esse documentário, é fácil achá-lo na Net...

Abs!


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
[]s<br />Joelson


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:26:13
+ 1 coisa... da pra tentsr nao fazer piada de tudo? ...
até do sofrimento neguinho faz piada....cara...vejam a cena...e depois pensem um pouco se vale a pena esse humor sobre tudo e sobre todos
[]s<br />Joelson


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:29:38
+ 1 coisa... da pra tentsr nao fazer piada de tudo? ...
até do sofrimento neguinho faz piada....cara...vejam a cena...e depois pensem um pouco se vale a pena esse humor sobre tudo e sobre todos
Nao fiz piada. Foi uma ironia com relação aos fotografos que, mesmo diante de uma excelente foto, acaba dando mais valor a parte técnica.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya