Autor Tópico: Depoimento de um forista persistente.  (Lida 4966 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Outubro de 2010, 13:59:24
Eu sou fã de pós processamento, mas realmente não uso ele pra "salvar" a foto. Se a foto ficou ruim no primeiro momento não vai ter salvação com processamento.

Acho que em algumas imagens o spiderman mudou drasticamente certos elementos visuais. Não é exatamente o que eu faria, mas acho que faz quem quer. No caso da foto 7 isso é visível, o ambiente não estava tão escuro e íntimo assim, mudando de forma considerável a interpretação da mensagem visual. Na foto 4 todo o fundo foi eliminado, dando a idéia que as dançarinas estavam sozinhas ou em um ambiente escuro e misterioso, o que também não é verdade. Por outro lado a foto 1 é o melhor exemplo de boa edição, onde nada foi subtraido.


Só pra ter uma idéia, minhas edições são assim:
http://img687.imageshack.us/img687/3994/img0006ckp.jpg
http://img510.imageshack.us/img510/8866/img0014rx.jpg


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #16 Online: 24 de Outubro de 2010, 15:36:59
Legal pessoal. Quando postei esse tópico, sabia que estava botando a cara a tapa. Sempre gostei disso, botar a cara pra jogo. No final das contas o aprendizado tirado disso é muito grande. Vale a pena. Com relação ao tema, é uma questão bastante polêmica. Cada um tem uma forma de ver as coisas. Pra mim, nao importa se é fotografia, pintura, desenho e etc. O que importa é o sentimento passado pela obra. Grande parte das fotos que postei tem seus defeitos técnicos. Mas, pelo menos para mim, não eram fotos totalmente descartaveis. Deve-se ter alguma coisa de interessante para valer a pena o tratamento. Alem disso, com relação a fidedignidade da foto, nao é somente o tratamento que altera isso. Ja cansei de tirar fotos que, mesmo sem nenhum tratamento, nao transmitiam a realidade. Algumas, basta um pequeno crop para mudar totalmente o sentimento passado pela cena. No mais, tomando como base o exemplo dado pelo bucephalus, se a foto 7 transmitiu pra ele intimidade, pra mim ja esta bom. Era isso que queria passar. Se na foto das dançarinas existiam outras pessoas na foto, nao me importa. O que eu queria transmitir era o movimento, a sincronia e a beleza das cores. Para isso, se eliminei o restante, era para chamar a atenção do que eu achava mais interessante. O DOF nao teria o mesmo principio? Ou o olho humano consegue gerar DOFs tao bonitos?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #17 Online: 24 de Outubro de 2010, 16:21:42
Spider, nessa questão da foto da Rodoviária eu já não sou grande fã de TS "artificial", sempre ficam com a mesma "cara". E a foto original é MUITO mais interessante que a cropada e com TS, a simetria nas curvas do viaduto equilibra e apoia a imagem. Tirando essa informação com o crop ela fica muito menos interessante.

Quanto ao tratamento ou edição, acho que cada um segue a linha que bem entender e desejar. O digital nos permite isso e essa exploração é super saudável. Não é o que EU busco na fotografia, mas acho super válida a construção da linguagem a partir disso.

O que não gosto MESMO, é o uso de um equipamento X buscando estética de um equipamento Y. FishEyes artificiais, TS artificiais, fotos digitais envelhecidas, degradadas etc... Se quer a estética de Y use Y e não X.

Abraço.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #18 Online: 25 de Outubro de 2010, 07:50:24
O que não gosto MESMO, é o uso de um equipamento X buscando estética de um equipamento Y. FishEyes artificiais, TS artificiais, fotos digitais envelhecidas, degradadas etc... Se quer a estética de Y use Y e não X.

Eu gosto de simular filmes granulosos, tipo 400 Tri-X, e envelhecidos. Alguém se disponibiliza a enviar pra mim de graça, porque aqui na minha cidade é impossível achá-los, e onde eu acho em outros lugares fica caro o envio, assim eu simulo na digital MESMO. E foi ESSA a edição que eu disse já pensar no momento da foto, assim como o que eu sei que meu equipamento NÃO FAZ, como a latitude ampla, por exemplo.

p.s.: Sem nenhuma agressividade, vc expressou o seu ponto de vista e eu o meu :D
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2010, 10:15:33
Eu gosto de simular filmes granulosos, tipo 400 Tri-X, e envelhecidos. Alguém se disponibiliza a enviar pra mim de graça, porque aqui na minha cidade é impossível achá-los, e onde eu acho em outros lugares fica caro o envio, assim eu simulo na digital MESMO. E foi ESSA a edição que eu disse já pensar no momento da foto, assim como o que eu sei que meu equipamento NÃO FAZ, como a latitude ampla, por exemplo.

p.s.: Sem nenhuma agressividade, vc expressou o seu ponto de vista e eu o meu :D

Tá certo, uai! rs A foto é sua, o Photoshop é seu! hehehe

Mas, convenhamos, se busca o grânulo do Tri-X nada melhor que usar o próprio!  :ok:


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #20 Online: 25 de Outubro de 2010, 10:20:47
Oi! Legal seu depoimento! Quanto aos tratamentos, gostei de alguns, não de outros... Meus tratamentos são mais simples, mais ou menos como os do Bucephalus (no exemplo dele). Gosto mais das fotos como são feitas, por isso ainda uso filme (também). Acho que captam a essência!

Abraço e parabéns pelo trabalho!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


jailsonlia

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Dias melhores virão.
Resposta #21 Online: 25 de Outubro de 2010, 11:17:34
Esse tópico revela as diversidades  :fight:. A arte de fotografar se tornou mais atraente depois da digitalização pelo fato de se poder manipular facilmente o registro (foto). Já observo as fotos do spiderman há algum tempo e vejo algo sul-real que em muitos casos é valido sim, não deixa de ser bem vista assim como uma foto sem tratamento ou edição. Lógico que se pode dar "uns sutis efeitos" nas fotos para dá um toque especial, por isso do Lightoom e dos diversos plugins para o Photoshop  :D. Porém não se pode , e nem fica legal, colocar cabeça de cavalo em jumento  :hysterical:. "Nada supera o olhar e as técnicas de um bom fotógrafo"  :worship:.  
Rapadura é doce, mas não é mole não!


Michel Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/michelrezende
Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2010, 11:31:07
Em primeiro lugar, excelente depoimento spiderman. A sua história lembra um pouco a minha heheheh

Como o Alex Biologo falou, eu penso na edição muitas vezes na hora do clique.

Ao contrário de alguns relatos, a minha experiência fotográfica é 100% digital, até tenho tentado entender melhor o processo do filme, equipamento já tenho me falta tempo.

É automático, eu já faço a foto pensando em mexer no WB e etc, óbvio que tem q se pensar na profundidade de campo por exemplo, luzes de preenchimento, enquadramento exato, áreas escuras, agora as cores, saturação, contraste eu já vejo a foto no LCD e já calculo muitas vezes os ajustes necessários.

Esta foto por exemplo. É uma panorâmica com 6 fotos verticais, eu estava de costas pra um paredão, mesmo com a 17-50 eu não conseguia enquadrar 1/3 do poço, já pensei na hora em como ia resolve-la no photoshop.


Esta outra já cliquei pensando em ressaltar as sombras e contornos, já ajustei também o WB queria um clima frio, queria falar sobre estar entre muitas pessoas e estar se sentindo sozinho. no PS acentuei o contraste nos levels.


Michel Rezende - BH-MG
: ) Flickr



rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #23 Online: 25 de Outubro de 2010, 13:35:06
Mas, convenhamos, se busca o grânulo do Tri-X nada melhor que usar o próprio!  :ok:

Tá certo, parabéns, você venceu, concordo! :D kkk
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #24 Online: 25 de Outubro de 2010, 13:36:31
Esta foto por exemplo. É uma panorâmica com 6 fotos verticais, eu estava de costas pra um paredão, mesmo com a 17-50 eu não conseguia enquadrar 1/3 do poço, já pensei na hora em como ia resolve-la no photoshop.


Belíssima foto, Michel!
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


vmarques

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
Resposta #25 Online: 24 de Novembro de 2010, 10:17:00
Interessante como que as vezes, mesmo que via online, "mantemos" contatos sem conhecer nada de quem está do outro lado.

Realmente inspiradora sua história.

Gosto muito de suas fotos... Tem sempre um tom de interesse que me agrada sempre.

Continue nesse caminho.
abraço
Envelhecer não é tão ruim quando se pensa nas alternativas.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 24 de Novembro de 2010, 10:29:37
Obrigado pelos comentarios, pessoal. Vejo que cada um segue um rumo diferente e isso eh bastante saudavel e inspirador.  Dondon, concordo contigo. As imitacoes costumam ficar grosseiras. vmarques, tens razao, nos conhecemos muito pouco apesar de convivermos quase que diariamente. O contato eh mais frequente com voces do que com muito de meus amigos. Abs.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #27 Online: 24 de Novembro de 2010, 11:00:54
NOTA IMPORTANTE: os comentários refletem EXCLUSIVAMENTE minha apreciação e NÃO são orientações técnicas

a foto 01 ficou "quase" melhor no depois; IMHO, o contraste poderia ter sido melhor tratado (reduzido) de modo a manter o maximo possível de detalhes. O P/B ficou MUITO compatível com o tema - locomotivas antigas, em "decomposição".

foto 02: não houve melhoria com a maior saturação e shift. Acredito que o tom mais "pastel" no original ficou muito bom.

03: a segunda ficou ótima para mostrar isolamento, solidão do sujeito, quase que uma visão perfeita do isolamento do indivíduo quando internetando. Excelente para foto publicitária.

06 e 07: embora não se tenha o elemento para comparação, o resultado visto ficou ótimo, bem intimista. Está mais para Arte do que para registro. Nessa condição, a 07 ficou melhor. Faça-a grande e ponha-a em exposição :)

As 08 e 09 não dá pra apreciar, vc é muito feio (rs)

11: excelente composição no ANTES, com o olhar das duas mulheres voltados para a esquerda, em assunto que está fora do quadro. O observador forçosamente deterse-ia (em exposição), instintiva/intuitivamente - não verbalizaria ou PENSARIA ("olhando.. o que?"), mas teria sua atenção voltada para a foto.

A foto DEPOIS não ganhou nada em relação ao seu original, mas ficou muito boa "per si". Isoladamente, também é foto para exposição. Mas NÃO exponha as duas.

12: a foto DEPOIS perdeu o impacto que as linhas curvas da ANTES traziam. Na ANTES, o observador tinha seu olhar preso e direcionado a depois ficou apenas "boring", sem composição e sem foco.

IMHO, vc é bom de composição fotográfica e uma excelente visão de oportunidade e tema. Não se deixe estragar pelo PS.

saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #28 Online: 24 de Novembro de 2010, 14:59:55
Adorei o tópico Spider, parabéns pela iniciativa!!!!!! E principalmente pela humildade em nos contar tais relatos.
Uma das coisas que gosto na fotografia é poder expressar sentimentos (ainda tenho mto que aprender, mtas delas podem não fazer significado algum para vcs, mas para mim faz e isso que é importante). Costumo comparar os fotógrafos com os poetas. Ah! Como são sábios. Donos de uma sensibilidade gigantesca. Sabem demonstrar com maestria, tudo aquilo que estão sentindo, tudo aquilo que mtas vezes passam despercebidos por nós. Conseguem enxergar, sentir e transmitir aquilo que mtas vezes alguém precisa "escancarar" na nossa frente.

Suas fotografias são fantásticas Spider!!!!!! As vezes fico horas analisando suas imagens, completamente ricas em detalhes e sentimentos. Como mtos sabem, (e sempre faço questão de dizer) sou iniciante, e olhar fotos como as suas e de mtos outros aqui neste fórum, para mim, é uma aula de fotografia.
Quando vc diz:

"Enfim, a verdade é que me apaixonei pelo paciente exercício de tratar minhas fotos. Ele me desestressa. Me acalma. É meu ioga tecnológico. Minha viagem mental. Nesses seis meses em que comecei a praticar, já acumulei horas e horas dedicadas a esta labuta."

Concordo plenamente contigo. Dedico algumas horas do meu dia neste fórum, observando, analisando, e o que é mais importante: APRENDENDO...
Há os que discordam de tratamentos de imagens, eu sou completamente a favor. Já vi mtos comentários em fotos (não só aqui mas em vários outros lugares) do tipo: "sem photoshop". Como se isso fosse um troféu, ou que tratar uma fotografia fosse alguma vergonha.
Concordo tb, quando disse que sem tratamento, o melhor destino para algumas fotos seria o lixo. A vida é feita de escolhas, e isso tb inclui melhorar/salvar ou não uma fotografia.
Tenho certeza que mtos vão (ou já estão)discordando de tudo que disse, mas para mim, a pós-produção tb faz parte da maravilhosa arte de fotografar.

Fotografias e depoimentos como o seu, motivam os iniciantes sim, Spider!!!!

Mais uma vez parabéns pela aula de fotografia e humildade!!!!!
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 24 de Novembro de 2010, 17:01:18
Excelentes fotos, Spider! A foto 1, como fã de PB, não tinha como eu não gostar. Particularmente eu dispensaria a moldura, que é um recurso que não me atrai muito (uma moldura preta é útil quando há brancos vazando nos limites da foto, mas tb não é o caso da sua). A foto 11 eu croparia de forma a englobar a jovem e a velhinha, em vez de só a jovem e a menina de costas. Parabéns e continue o bom trabalho! ^^
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/