Autor Tópico: Depoimento de um forista persistente.  (Lida 4915 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #30 Online: 25 de Novembro de 2010, 11:15:34
NOTA IMPORTANTE: os comentários refletem EXCLUSIVAMENTE minha apreciação e NÃO são orientações técnicas

a foto 01 ficou "quase" melhor no depois; IMHO, o contraste poderia ter sido melhor tratado (reduzido) de modo a manter o maximo possível de detalhes. O P/B ficou MUITO compatível com o tema - locomotivas antigas, em "decomposição".

foto 02: não houve melhoria com a maior saturação e shift. Acredito que o tom mais "pastel" no original ficou muito bom.

03: a segunda ficou ótima para mostrar isolamento, solidão do sujeito, quase que uma visão perfeita do isolamento do indivíduo quando internetando. Excelente para foto publicitária.

06 e 07: embora não se tenha o elemento para comparação, o resultado visto ficou ótimo, bem intimista. Está mais para Arte do que para registro. Nessa condição, a 07 ficou melhor. Faça-a grande e ponha-a em exposição :)

As 08 e 09 não dá pra apreciar, vc é muito feio (rs)

11: excelente composição no ANTES, com o olhar das duas mulheres voltados para a esquerda, em assunto que está fora do quadro. O observador forçosamente deterse-ia (em exposição), instintiva/intuitivamente - não verbalizaria ou PENSARIA ("olhando.. o que?"), mas teria sua atenção voltada para a foto.

A foto DEPOIS não ganhou nada em relação ao seu original, mas ficou muito boa "per si". Isoladamente, também é foto para exposição. Mas NÃO exponha as duas.

12: a foto DEPOIS perdeu o impacto que as linhas curvas da ANTES traziam. Na ANTES, o observador tinha seu olhar preso e direcionado a depois ficou apenas "boring", sem composição e sem foco.

IMHO, vc é bom de composição fotográfica e uma excelente visão de oportunidade e tema. Não se deixe estragar pelo PS.


Obrigado pelos ricos detalhes, irado. Concordo com voce que na primeira foto eu perdi detalhes dos vagões que a original possuia. Entretanto, o arquivo era JPEG (foto do tempo de filme)e nao pude mexer muito. O cara do cigarro nao sou eu, eh um amigo :). Vou ver se deixo a mao mais leve um pouquinho :). Valeu!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #31 Online: 25 de Novembro de 2010, 11:20:19
Adorei o tópico Spider, parabéns pela iniciativa!!!!!! E principalmente pela humildade em nos contar tais relatos.
Uma das coisas que gosto na fotografia é poder expressar sentimentos (ainda tenho mto que aprender, mtas delas podem não fazer significado algum para vcs, mas para mim faz e isso que é importante). Costumo comparar os fotógrafos com os poetas. Ah! Como são sábios. Donos de uma sensibilidade gigantesca. Sabem demonstrar com maestria, tudo aquilo que estão sentindo, tudo aquilo que mtas vezes passam despercebidos por nós. Conseguem enxergar, sentir e transmitir aquilo que mtas vezes alguém precisa "escancarar" na nossa frente.

Suas fotografias são fantásticas Spider!!!!!! As vezes fico horas analisando suas imagens, completamente ricas em detalhes e sentimentos. Como mtos sabem, (e sempre faço questão de dizer) sou iniciante, e olhar fotos como as suas e de mtos outros aqui neste fórum, para mim, é uma aula de fotografia.
Quando vc diz:

"Enfim, a verdade é que me apaixonei pelo paciente exercício de tratar minhas fotos. Ele me desestressa. Me acalma. É meu ioga tecnológico. Minha viagem mental. Nesses seis meses em que comecei a praticar, já acumulei horas e horas dedicadas a esta labuta."

Concordo plenamente contigo. Dedico algumas horas do meu dia neste fórum, observando, analisando, e o que é mais importante: APRENDENDO...
Há os que discordam de tratamentos de imagens, eu sou completamente a favor. Já vi mtos comentários em fotos (não só aqui mas em vários outros lugares) do tipo: "sem photoshop". Como se isso fosse um troféu, ou que tratar uma fotografia fosse alguma vergonha.
Concordo tb, quando disse que sem tratamento, o melhor destino para algumas fotos seria o lixo. A vida é feita de escolhas, e isso tb inclui melhorar/salvar ou não uma fotografia.
Tenho certeza que mtos vão (ou já estão)discordando de tudo que disse, mas para mim, a pós-produção tb faz parte da maravilhosa arte de fotografar.

Fotografias e depoimentos como o seu, motivam os iniciantes sim, Spider!!!!

Mais uma vez parabéns pela aula de fotografia e humildade!!!!!
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:
Elis, obrigado pela sensibilidade no depoimento. Abs!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 25 de Novembro de 2010, 11:27:56
Excelentes fotos, Spider! A foto 1, como fã de PB, não tinha como eu não gostar. Particularmente eu dispensaria a moldura, que é um recurso que não me atrai muito (uma moldura preta é útil quando há brancos vazando nos limites da foto, mas tb não é o caso da sua). A foto 11 eu croparia de forma a englobar a jovem e a velhinha, em vez de só a jovem e a menina de costas. Parabéns e continue o bom trabalho! ^^
Obrigado por comentar, Malheiros. Na 11, eu exclui a velhinha pois achei que o fundo estava muito poluido. Confesso que exitei na tomada da decisão. Abs.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Domy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 25 de Novembro de 2010, 15:59:29
Cara, meus cumprimentos pela tua coragem de vir a público e se revelar, como pessoa e como fotografo.  Durante tuas andanças pela vida, tanto a pessoa como o fotografo foram se lapidando.  Os males existiram para o bem.  Parabéns Sipderman!!!!  Domy



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #34 Online: 28 de Novembro de 2010, 02:58:35
Cara, meus cumprimentos pela tua coragem de vir a público e se revelar, como pessoa e como fotografo.  Durante tuas andanças pela vida, tanto a pessoa como o fotografo foram se lapidando.  Os males existiram para o bem.  Parabéns Sipderman!!!!  Domy
Muito obrigado, Domy.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya