Autor Tópico: Foto de presente - Qual melhor modo de emoldurar?  (Lida 17077 vezes)

MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2008, 14:31:50
Este tópico vai render muitas idéias e soluções.
Lendo a resposta dos amigos eu estava bolando algumas coisas diferentes.
Sabe aqueles bags de CDs, estava pensando em colocar algumas fotos em vez de CDs, a coisa complicada seria corta-los em formato redondo.

Mas a opção do Marcelo é bem interessante e vai de encontro no que tinha pensando e visto por aí.
Acho a entrega da foto por sí, meio sem graça como presente, desvaloriza a foto e a pessoa acaba gostando, mas não vai gastar de 50 a 120 reais, o que cotei por aqui, para emoldurar.

Mas acho que tem mais coisas para gente descobrir e presentear.

 :clap: :clap:
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2008, 14:34:21
Acho importante lembrar que o passepartout, além de servir para ficar a atenção na imagem serve para não deixar o papel em contato com o vidro, evitando assim a criação de fungos, aum,entando a vida ultil do quadro.

Vivendo e aprendendo! Não sabia disso. E olhe que perdi uma bonita aquarela por causa de fungos num caso destes.
E olha só, estava esperando esta correção: passepartout! hehehe (mas acho que rola o aportuguesado também!).

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2008, 16:02:01
É verdade que esse negócio de moldura depende demais do gosto pessoal, e deveríamos respeitar o do presenteado. Mas note que o que você está dando é uma obra sua, e uma moldura mal escolhida (e nem todo mundo tem noção do que é mais adequado) pode destruir seu trabalho.
Por isso tenho meu padrão, que não costuma competir ou destoar da maioria dos ambientes, que é assim: Deixo uma reserva de área branca na própira ampliação (como um paspatur - como escreve?) pois valoriza a imagem e emolduro com um sanduíche de vidro fosco anti-reflexo usando moldura branca, fina e reta.

Assim:


Faço sempre assim, pra presentar e até pra vender.
Abraços


Concordo com o Marcelo , moldura branca ou preta lisa dificilmente compromete.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2008, 17:26:46
Marcelo,
Gostei demais da moldura que vc mostrou.
Acho que uma moldura assim é o ideal e dificilmente alguém não vai gostar pois é de muito bom gosto, simples e o principal...valoriza a fotografia sem ficar "competindo" com ela. Quem ver a foto na parede pode até elogiar a moldura pois realmente é bonita mas vai ficar muito mais tempo apreciando a foto.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2008, 23:58:48
Já tive uma molduraria, quer dizer, já fui moldureiro mesmo...

A maioria dos trabalhos que eu fazia era em tela, mas aparecia muitas fotos para emoldurar. Quase todas em vidro anti-reflexo, principalmente o tratado quimicamente. É que há dois tipos (pelo menos haviam 2 naquela época, final do anos 90): o mais comum, desse que vcs já mencionaram, e o tratado quimicamente, que é um pouco mais fino e tem uma péssima aparência antes de ser montado, parece que está sujo. Quando se monta o quadro, porém, fica uma maravilha.

Quanto ao passe-partout, para fotos eu usava sempre um tipo cartão importado, bem grosso (c. de 1mm de espessura). Era vendido em caixas fechadas ou folhas avulsas, com várias opções de cores e texturas, e era bem carinho. Para abrir a "janela" da foto é preciso uma máquina manual, da marca Fletcher, que já deixava um chanfro bonito na borda, tipo bizotado de espelho. O legal é que a foto não ficava encostada no vidro, e até esse afastamento (1mm) não havia prejuízo na nitidez da foto. Tenho muita coisa emoldurada por mim mesmo, daquela época, e está tudo em perfeitas condições.

A propósito, para os belorizontinos, minha (ex) molduraria ainda existe, fica numa galeria em frente à Feira dos Produtores da Cidade Nova, e chama-se Arte Final.

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #20 Online: 29 de Novembro de 2008, 00:11:29
Pra quem é de sampa, recomendo uma visita as lojas de moldura ali no centro (perto do minhocão e da república) vc encontra opções muito interessantes com preços bons, e os caras abrem de fds, procurem as lojas onde os artistas da feira da república emolduram seus quadros, são as mais baratas e com bom trabalho.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 29 de Novembro de 2008, 00:20:38
Pra quem é de sampa, recomendo uma visita as lojas de moldura ali no centro (perto do minhocão e da república) vc encontra opções muito interessantes com preços bons, e os caras abrem de fds, procurem as lojas onde os artistas da feira da república emolduram seus quadros, são as mais baratas e com bom trabalho.

Foi bem essas lojas de quadros que um amigo me indicou consultar quando eu disse que queria enquadrar um poster do teto da Igreja de São Francisco de Assis e outras coisas. Mas ainda não tive oportunidade de ir.


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #22 Online: 02 de Dezembro de 2008, 17:26:57
Não sei se ajuda para o caso de uma única foto, mas outro dia vi um site de um Lab perto do Ibirapuera que faz um serviço interessante.

O Lab chama-se Espaço Visual (http://www.jet.com.br/evisual/) e o serviço é de encadernação personalizada para várias fotos. Link direto: http://www.personalbook.com.br/

O preço parece meio "salgado", mas o resultado fica bem legal.
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 05 de Dezembro de 2008, 14:02:52
Na tok & Stok também tem umas molduras bem bacanas e num preço ótimo!

Comprei ontem uma de 24X30 = R$ 18,80

Tem vários modelos inclusive aquelas que cabem 3, 4, 5 fotos.

http://www.tokstok.com.br/cgi-bin/WebObjects/TSVitrine.woa/13/wa/mostraVitrine?ps=2%2C50716%2C50763&wosid=DTUFlE9dHsg34gbTJMBMu0&grade=t
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2008, 14:04:04 por Fernanda Maia »
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



tadashifotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • http://www.olhares.com/tadashifotografo
Resposta #25 Online: 02 de Julho de 2010, 22:38:25
Pessoal,

Fui convidado para fazer uma exposição mas a minha verba está limitada.

Fiz uma pesquisa e já localizei quem vende o material e as ferramentas para fazer o passpatour e os demais materiais para o enquadramento. Ao invés de vidro, vou utilizar um material chamado PETG.

Na parte de trás do quadro, pretendo utilizar um compensado de 3 mm de espessura. Existe algum problema em utilizar compensado ?

Obrigado.


nandexx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #26 Online: 22 de Novembro de 2010, 18:41:24
Pessoal, eu vi que tem gente que não gosta de vidros anti-reflexo porque deixa fosco. este é o vidro anti-reflexo brasileiro. Já tem algumas opçoes importadas que o vidro parece ser invisível e tem proteçao UV. Pelo que pesquisei, o da artprotect é muito bom pq o anti-reflexo e filtro UV nao se desgasta.
no site deles tem mais informaçoes. realmente os reflexos são muito ruins, eu vi uma amostra na sp-foto e achei muito bom.
abçs