Autor Tópico: Sobre o tal "estouro" da fotografia...  (Lida 7887 vezes)

Michele T.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Feminino
Online: 09 de Novembro de 2010, 17:06:21
Olá Pessoal, desculpe a ignorância mas procurei, pesquisei mas não achei uma explicação sobre esse tal de "estouro" que pensei que só era só no branco, mas pelo que li que pode ser no preto também. Quando é mais fácil de acontecer? Como evitar? Li os comentários das fotos no Corredor Polonês, em especial da foto Sabedoria de uma vida, entendi o que é, as porque acontece e como evita não...
Muito obrigada


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2010, 17:12:57
Michele, "estouro" se refere à superexposição de uma área da imagem, ou seja, quando uma parte da foto recebeu mais luz do que deveria e se tornou branca.

No preto é o contrário, é a subexposição, ou seja, uma área do fotograma não recebeu luz suficiente para registrar qualquer informação e se deu o preto total nessa área.

Como evitar? Fotometrando com cuidado e prestando atenção nas luzes e contrastes da cena.

Cenas onde há um grande contraste (áreas muito iluminadas e outras muito pouco iluminadas) são críticas, cuidado com elas!

Fotografe sempre em RAW, ele te permite na pós-produção melhores manipulações e recuperação das luzes.

Abraço.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2010, 17:16:19
Oi Michele,

Por estoura em preto, acredito eu que estao se referindo as regioes que nao captaram luz. Eu nunca parei para pensar, mas eh meio engracado quando se diz que "estorou o preto" mas a linguagem eh essa mesmo.

Sobre os estouros em si (branco ou preto) eh simplesmente questao de exposicao. E com experiencia em exposicao vc vai ver que a camera nao consegue captar a dinamica de luz que o teu olho consegue, entao em uma cena com alto contraste, o fotografo muitas vezes tem que optar qual ponto do spectrum perder: as luz (branco) ou as sombras (escuro).



RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2010, 18:16:27
Esclarecendo também que em determinados casos não tem como evitar o estouro, mas podemos diminui-lo. Estourar muito estraga a foto, fica ruim para ver e chama muito a atenção para essa parte estourada. Isso não é bom. Por exemplo, como evitaria um estouro do sol? É bem difícil.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2010, 20:01:50
Esclarecendo também que em determinados casos não tem como evitar o estouro, mas podemos diminui-lo. Estourar muito estraga a foto, fica ruim para ver e chama muito a atenção para essa parte estourada. Isso não é bom. Por exemplo, como evitaria um estouro do sol? É bem difícil.
O "estouro" e um erro no calculo da exposiçao,so isso.
abs.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 20:02:09 por agalons »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2010, 20:30:11
O "estouro" e um erro no calculo da exposiçao,so isso.
abs.

Eu acho que vc esta colocando de forma equivocada. A forma que o Ricardo explicou estava correta, varias sao as ocasioes no qual o "estouro" eh inevitavel.

Qualquer fotografo de casamento sabe do dilema: noive de branco, noivo de preto, e sol rachando.


Da forma que vc colocou (erro de calculo) da a impressao que eh um erro fotografico e que poderia ser evitado. E na verdade eh apenas a limitacao da camera, ou para outros, um beneficio da visao humana poder enxergar tao bem.

Nao adianta, tem situacao que eh questao de compromisso e o estouro eh inevitavel, nao tem nada a ver com erro de exposicao.


zecanh2010

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.026
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2010, 20:36:02
Olá pessoal sou campeão nisso alguém quer uma dica de como fazer fotos estouradas. rss.
Vamos e  serio eu ainda apanho muito nisso acontece direto comigo. Acredito que e só clicando e observado as  fotos que vamos melhorando aos poucos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2010, 21:02:36

Estouro quer dizer que o copo transbordou. O copo é o sensor e a agua a luz. Excedeu a capacidade.

No preto não é estouro, é falta total de informação, no sentido de nada ter sido captado. É o copo vazio.

Qualquer sistema de exposição automática está sujeito a isso. Com uma fotometria mais cuidadosa há como minimizar. Na dúvida subexponha ao invés de superexpor, porque o estouro "chapa" a informação e não haverá o que recuperar nesta zona. Veja o histograma na câmera, se estiver tudo acumulado na direita, estourou, aí compense a exposição para menos até não "passar do final". Depois se for o caso compense por software em casa.




agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2010, 21:34:07
Eu acho que vc esta colocando de forma equivocada. A forma que o Ricardo explicou estava correta, varias sao as ocasioes no qual o "estouro" eh inevitavel.

Qualquer fotografo de casamento sabe do dilema: noive de branco, noivo de preto, e sol rachando.


Da forma que vc colocou (erro de calculo) da a impressao que eh um erro fotografico e que poderia ser evitado. E na verdade eh apenas a limitacao da camera, ou para outros, um beneficio da visao humana poder enxergar tao bem.

Nao adianta, tem situacao que eh questao de compromisso e o estouro eh inevitavel, nao tem nada a ver com erro de exposicao.
de modo geral e ERRO, mas obviamente em casos muito extremos e inevitavel.
e mais frequente para os fotografos que usam P e TTL,
com uma fotometria mas apurada a coisa e diferente,
certo e que se "teu" casamento e na neve, sera mais dificil.
sub expor ajuda, e melhor que sobre, ali ja era.
abs.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 21:35:44 por agalons »


Michele T.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2010, 09:56:09
Pessoal muito, mais muito obrigada pelas respostas!!! :worship:
afshalders, obrigada novamente, sempre ajudando nas minhas duvidas

E não querendo abusar, 8-) mas aproveitando a boa vontade de vocês tenho outra dúvida... to abrindo outro tópico :ok: