Autor Tópico: Câmeras usadas e outras dúvidas  (Lida 5403 vezes)

nemobp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Outubro de 2010, 04:24:18
Bom galera, como várias pessoas que procuram ajuda aqui no fórum, também sou iniciante e gostaria de tirar algumas dúvidas e ouvir um pouco da opinião de vocês.

Estou em busca de uma DSLR na média dos R$1500,00.
Nessa faixa de preço o melhor é optar por uma nova ou buscar por alguma usada?

Tenho preferência para uma Canon ou Nikon, aqui no fórum tenho visto bons comentários sobre a Canon Rebel XSi 450D (incluindo o fato das lentes mais baratas). Eu sei que o papo Canon x Nikon já rendeu e ainda rende muita conversa, mas haveria alguma outra marca ou modelo nessa faixa de preço que poderia desbancar a Canon 450D?
Lembrando que não dou tanta importância para a função "gravação de video".

Grande abraço a todos!  :)


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2010, 10:22:36
A XSI é uma camera bacana, acho que não vai se arrepender de comprar, e com essa grana vc pega uma nova, na Showdecameras (http://www.showdecameras.com.br/produto-51-canon_rebel_xsi_450d_12.2_mp_lente_18_55mm) ta R$ 1.350,00 uma nova com lente.

Agora se quer conhecer uma pouco mais sobre essa e outras eu sugiro uma busca no fórum, tem bastante coisa que pode te ajudar.

Quanto a Canon ou Nikon vai de gosto, as duas são otimas cameras, as tem outras marcas, Sony, Pentax, ai vai de gosto.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 10:24:46 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Ingo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2010, 17:39:02
A decisão entre Canon e Nikon é questão de gosto mesmo. Se você está pensando em outras marcas, você tem quer analisar a oferta e os preços das lentes disponíveis para Sony, Pentax etc.
A grande maioria dos fotógrafos profissionais escolhe apenas entre Nikon e Canon justamente por causa da oferta de lentes de boa qualidade para estes sistemas.


nemobp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2010, 02:46:45
O preço das lentes para Nikon realmente são mais elevados comparados com os da Canon?

De modo geral, qual câmera Nikon estaria no nível da Canon 450D? Considero a D3000 um pouco abaixo, qual a opinião de vocês?

Muita gente fala da qualidade das fotos da 450D em JPG comparado com as Nikons, a questão parece ser subjetiva, mas haveria algum lugar onde fosse possível fazer essa comparação?

:)



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2010, 13:31:21
O preço das lentes para Nikon realmente são mais elevados comparados com os da Canon?

De modo geral, qual câmera Nikon estaria no nível da Canon 450D? Considero a D3000 um pouco abaixo, qual a opinião de vocês?

Muita gente fala da qualidade das fotos da 450D em JPG comparado com as Nikons, a questão parece ser subjetiva, mas haveria algum lugar onde fosse possível fazer essa comparação?

:)



Não sei, acho que a Nikon não tem nenhuma "concorrente" direta para a XSi. No geral objetivas Nikon são mais caras mesmo do que as Canon, mas assim a diferença não é enorme... digamos que são um pouco mais caras...

Com esse valor e mais um pouquinho dá pra comprar uma Canon T1i... que filma em Full HD, ou um pouco mais e comprar uma Nikon D5000 que filma em HD somente, mas tem uma boa resposta pra fotografias com pouca luz. Em relação a fotos direta em JPG, eu acho que as Nikon são melhores, digamos que elas são mais fiéis as cores... mas para quem fotografa em Raw, isso não fará a menor diferença...

Bem é isso... não aconselho comprar câmera usada, a não ser que consigas encontrar uma boa câmera de alguém de confiança e pouco usada... como uma Nikon D80, uma Canon 30D...





nemobp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2010, 00:22:22
Realmente Natão, com uma grana a mais posso pegar uma Canon T1i ou uma Nikon D5000.
Vendo o review da T1i no dpreview teve uma coisa que me chamou a atenção: a diferença nas fotos em JPEG e em RAW comparando esse modelo com a D5000 da Nikon.

JPEG : http://www.dpreview.com/reviews/CanonEOS500D/page21.asp

RAW : http://www.dpreview.com/reviews/CanonEOS500D/page24.asp

Gostaria de algumas opiniões, pois posso usar alguns critérios errados na hora de avaliar
Até que ponto essa diferença pode influenciar no dia a dia com a câmera?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2010, 09:21:35
Realmente Natão, com uma grana a mais posso pegar uma Canon T1i ou uma Nikon D5000.
Vendo o review da T1i no dpreview teve uma coisa que me chamou a atenção: a diferença nas fotos em JPEG e em RAW comparando esse modelo com a D5000 da Nikon.

JPEG : http://www.dpreview.com/reviews/CanonEOS500D/page21.asp

RAW : http://www.dpreview.com/reviews/CanonEOS500D/page24.asp

Gostaria de algumas opiniões, pois posso usar alguns critérios errados na hora de avaliar
Até que ponto essa diferença pode influenciar no dia a dia com a câmera?


Realmente... há uma diferença na imagem das duas...

Mas se tu notar, nesta pag. http://www.dpreview.com/reviews/CanonEOS500D/page15.asp vais ver que em iso alto a canon, apesar de apresentar mais ruido, preserva mais detalhes e olha nas conclusões, vais ver que a Tem melhor Imagem Quality do que a Nikon... 

é realmente uma questão de gosto.... o display ta canon é melhor pois tem 920k de pixels contra 230k da nikon.. a nikon tem um display articulado, o que ajuda bastante... mas essa nikon não tem motor de foco no corpo, e desta forma não faz foco automático com objetivas AF (que geralmente são as mais baratas)...

Eu sou sincero, apesar de gostar muito de ambas e tender mais para nikon... eu não compraria uma DSLR Nikon de entrada por justamente não ter o motor de foco, isso atrapalha... fazer foco manual não é tão fácil, se não tiver uma focus screen...

Eu iria de Canon... e teria filmes em Full HD ainda...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 09:22:34 por Natão »


nemobp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2010, 00:57:48
Natão, obrigado pela resposta, realmente me ajudou muito.
O motor de foco no corpo pesou bastante na comparação. Ainda não comprei a câmera, mas pretendo fazer um investimento em breve, por isso minha pesquisa.

A fotografia para mim é um hobby, não trabalho profissionalmente, mas busco um equipamento legal.

Se alguém tiver mais alguma opinião ou sugestão eu agradeço.

=)


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2010, 09:08:27
fala nemobp

então, justamente por tu utilizar a câmera de forma amadora é que te aconselho comprar uma que já filma... a gente acha que não precisa, que o foco é fotografia... e é realmente, mas as vezes nos deparamos com situações em que seria bacana filmar... e aí tu terias uma boa câmera na mão pra filmar, que te entregaria uma excelente qualidade de vídeo... Eu já coloquei na minha cabeça (não trabalho com fotografia) DSLR pra mim tem que filmar... se for em Full HD... melhor ainda...


nemobp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2010, 03:37:01
Galera, tenho mais uma dúvida e vou aproveitar o tópico..

Andei vendo algumas Canon T1i no Mercadolivre e por lá os vendedores disseram que a câmera é Made in Taiwan
Isso é verdade? No caso da Canon, existem câmeras de modelos iguais mas fabricadas em países diferentes ou são todas fabricadas no mesmo lugar?

Gostaria de alguma informação sobre isso.

Abraços!


mz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2010, 11:46:12
Olá, Nemobp.
Como vi, vc está entrando no mundo DSLR.
Sou usuário Pentax há coisa de quase 30 anos. Pensei várias vezes em sair da marca e analizando bem, não achei gde vantagem. O que preciso tenho e o que procuro, tb acho.
Desta forma, analize tb a marca Pentax. No site da BH www.bhphoto.com vc tem uma otima maquina de entrada que é a K-X.
Acabaram de baixar o preço do kit que vem com corpo, 18-55 e 55-300 por Us$ 693.
Com frete vc gastará próximo ao q pretende.
Sei q existem amantes de todas as marcas e de todos os modelos.... Veja custoxbenefício!
Estude bastante sobre o que realmente quer e precisa.
Pra "adoçar" um pouco mais a discussão, veja tb alguns comparativos.
Ex.: http://foto-av-info.blogspot.com/2010/05/sp-pentax-k-x-ii.html

É isso!
[]´s


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2010, 11:50:34
Olá, Nemobp.
Como vi, vc está entrando no mundo DSLR.
Sou usuário Pentax há coisa de quase 30 anos. Pensei várias vezes em sair da marca e analizando bem, não achei gde vantagem. O que preciso tenho e o que procuro, tb acho.
Desta forma, analize tb a marca Pentax. No site da BH www.bhphoto.com vc tem uma otima maquina de entrada que é a K-X.
Acabaram de baixar o preço do kit que vem com corpo, 18-55 e 55-300 por Us$ 693.
Com frete vc gastará próximo ao q pretende.
Sei q existem amantes de todas as marcas e de todos os modelos.... Veja custoxbenefício!
Estude bastante sobre o que realmente quer e precisa.
Pra "adoçar" um pouco mais a discussão, veja tb alguns comparativos.
Ex.: http://foto-av-info.blogspot.com/2010/05/sp-pentax-k-x-ii.html

É isso!
[]´s


Vantagem Pentax: Estabilização no corpo (mesmo sistema Sony e Olympus)... aí tu podes utilizar qualquer objetiva (mesmo adaptada) antiga com ganho na estabilização, coisa que Canon, Nikon e Panasonic tu vais encontrar, estabilização de imagem, somente nas objetivas mais novas...

é legal poder utilizar teles antigas com ganho de alguns f-stops...


nemobp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2010, 12:52:02
mz, obrigado pela dica, com certeza vou analisar, os comparativos me chamaram a atenção.

Minha dúvida sobre a Canon T1i ainda continua; vi em alguns outros fóruns internacionais pessoas falando que compraram esse modelo na Amazon no mesmo dia, mas uma veio "Made in Japan" e outra "Made in Taiwan"

Outras pessoas falaram inclusive que tinham uma "Made in Japan" que deu problemas e ao fazer a troca, a Canon mandou outra "Made in Taiwan"

A diferença entre as duas é muito grande?
Isso costuma acontecer com frequência?


mz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2010, 18:28:23
Nemobop, não vejo problema algum com relação ao local de fabricação, DESDE


mz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2010, 18:31:00
Nemobop, desculpe o "enter" :)
DESDE q seja realmente do fabricante. Minha atual PENTAX K-7 foi montada nas Filipinas
O que manda é o controle de qualidade do fabricante