Autor Tópico: Cut Out  (Lida 4313 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 24 de Dezembro de 2005, 13:41:00
Pictus:

Uma bela ilustração não é a mesma coisa que uma boa foto -risos.

Isso não é purismo não, mas sim distinguir entre formas de expressão distintas.

Veja, pintura não é desenho, e desenho não é pintura. Mesmo desenhos coloridos não são pintura. Isso não desmerece o desenho nem a pintura, mas é uma distinção.

Assim, os cutouts não são fotografia, são um tipo de ilustração que tem como matéria prima uma fotografia, a qual não tem elementos suficientes para ter vida própria sem o cutout (ou até pode ter, mas quando subordinada ao cutout os perde).

Como disse na minha primeira mensagem, as ênfases são importantíssimas em fotografia. É na gerência das ~enfases que se faz a estética e a poética fotográfica, contudo essa ênfase deve ser dada na captura e apenas aguçada nos tratamentos posteriores. No caso do cutout não acontece isso. Trata-se de uma imposição posterior de ênfase através de um recorte de cor.

Ivan


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #16 Online: 24 de Dezembro de 2005, 14:38:15
Não sou purista não Pictus, sou aberto à todos os estilos. Eu mesmo trabalho com publicidade e tenho que fazer montagens e manipulações em fotos constantemente. Até cutouts, rsrsrssr. Adoro a área de dsigner gráfico. Só que há estilos que não aprecio tanto quanto outros.

Abraços,  


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #17 Online: 24 de Dezembro de 2005, 15:28:43
Tirando o gosto pessoal, considero esta questão da manipulação foto/desenho/
pintura um tanto quanto difusa sem fronteiras claras e definidas.
O que posso afirmar é que as minhas fronteiras são bem mais tolerantes. ;)

Feliz Natal ! :thmbup:
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 24 de Dezembro de 2005, 15:43:37
Pictus:

É claro que as fronteiras podem ser mais ou menos tênues.

Mas é uma questão de significãncia. Em toda palavra há um coração do conceito, coração esse de máxima significância, e as regiões de bordas, com menos significância. Se pegarmos uma fotografia PB ampliada em papel temos certeza dela estar no núcleo significante da palavra. Se pegarmos uma foto abstrata revelada em processo cruzado, apenasr do processo ser tradicional da fotografia, banhos químicos, etc, o resultado não é tão fotografia quanto o papel PB.

Evidentemente podemos dizer que algo nas fronteiras é fotografia, ninguém proíbe isso, mas quem encarar a questão com isenção admitirá não ser coisa do "core" do conceito fotografia, e ser considerado fotografia é, digamos assim, uma espécie de licença poética, uma flexibilização de significado.

Minha experiência pessoal com esse tipo de coisa é que os significados nucleares são o melhor apoio para quase tudo. Quando tendo fazer algo, sempre tento fazer dentro dos significados nucleares. Quando não quero fazer algo nuclear tento discobrir em que campo aquilo é nuclear, e aí entendo que estou neste campo, e não na preiferia de outro.


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #19 Online: 24 de Dezembro de 2005, 16:03:35
Que eu particularmente não gosto, eu não gosto.. Mas que os clientes a-m-a-m! Ah... isso amam!! Portanto, não posso deixar de fazer só porque eu não gosto.. o máximo que eu posso fazer (e sempre faço) é só sugerir para fazer menos fotos com esse efeito..
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #20 Online: 24 de Dezembro de 2005, 16:14:13
Sobre o tema, gosto da maneira como o Pictus se expressou, as fronteiras são tênues e servem menos do que aparentam (da forma como eu penso).

Acho que mais importante do que a forma é o que é expressado. Quando vc quer expressar uma idéia, o faz com as armas que possui nas mãos. E ai toda a manipulação digital é válida, pode até ser digamos assim, menos foto, mas nunca será menos arte.

O Gosto por determinada opção estética é meramente pessoal, mas não podemos deixar de respeitar e tentar entender essa opção. Se o artista que faz o trabalho fez aquela escolha, por determinadas técnicas, o máximo que podemos fazer é não gostar....rs

Confesso que sou um ferrenho apreciador da mistura das artes, apesar de não ter habilidade nem técnica para tanto, mas acho extremamente válida essa oipção artística, só não procuro chamar as coisas por nomes fechados como fotografia, pintura, etc. pra mim é tudo arte.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #21 Online: 24 de Dezembro de 2005, 16:30:48
Vou ir um pouco mais além - embora esse assunto, que é a manipulação (não confundir com pós-tratamento), mereceria um tópico a parte. Essa questão toda é comparável ao vinho. Conhecedores de vinho são unânimes em afirmar que o açucar é usado para disfarçar o gosto em vinhos ruins, tornando-os aparentemente bons. Contudo, no dia seguinte, tem-se a dor de cabeça. Na fotografia não é muito diferente, manipulação em excesso é o açucar da fotografia. Transforma lixo fotografico em material aceitável, engana o observador pouco atento, mas basta um olhar cuidadoso para perceber que não existe milagre. E a longo prazo é péssimo para o fotografo que não evolui. Pior, engana-se. Não evolui no pré-foto, limitando-se a depois do estrago feito resolver com manipulação como, por exemplo, com cutouts como um elemento de dispersão na foto, que sem ele não teria nada de mais atrativo. Cutouts em excesso são o açucar da fotografia, nada mais fazem que mascarar fotos ruins.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2005, 20:23:19 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #22 Online: 24 de Dezembro de 2005, 20:15:10
Curioso, não sabia que o pessoal levava o "cut-out" tão a sério... Pra mim é só uma brincadeira que extrapola a fotografia convencional, que a aproxima da fotografia publicitária, algo curioso de se ver, mas que no fundo é batidíssimo e cafona. Nem por isso deixo de achar interessante os cut-outs às vezes (e já fiz vários), mas como disse não levo tão a sério, pra mim é outra forma de expressão diferente daquela que chamamos de "fotografia" convencional. Não é marginalizar a técnica, é só colocá-la em outra categoria, a fotografia publicitária.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #23 Online: 24 de Dezembro de 2005, 20:29:34
Acho que ninguém leva "tão a sério", mas já que levantaram o assunto, cada um se manisfestou. Para mim é uma técnica meio indiferente. Mas é engraçado pela falta de propósito com que certas técnicas são usadas, a foto muitas vezes é tão ruim que o usuário acaba se focando mais nelas do que na fotografia propriamente.
Nikon/Panasonic Gear


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #24 Online: 24 de Dezembro de 2005, 20:43:56
Concordo plenamente com você Gustavo. Uma coisa é o cara tirar a foto já pensando no cutout, e outra é fazer um cutout na foto ou outra manipulação por que ela ficou mal enquadrada, mal exposta, etc... para dispersar como vc disse!
 


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #25 Online: 24 de Dezembro de 2005, 20:49:50
Não entendo de bebidas, mas achava que a dor de cabeça entre outras coisas
era proveniente de um mal processo na fabricação que gera subprodutos indesejáveis
a níveis maiores do que a de um processo de qualidade.
Bebida + açúcar = licor  ehhehehehe

A época mais cafona ao meu gosto em todos os sentidos são +- os anos 60/70
quando usavam calças tipo pantalonas ou boca de sino, tudo era horrível os
carros então nem se fala...
Apesar de não considerar cafona o cutout, só falta ele ser desta época tb... :)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 24 de Dezembro de 2005, 20:54:41
Citar
A época mais cafona ao meu gosto em todos os sentidos são +- os anos 60/70
quando usavam calças tipo pantalonas ou boca de sino, tudo era horrível os
carros então nem se fala...
Apesar de não considerar cafona o cutout, só falta ele ser desta época tb...

Olá Pictus:

Mas 60/70s eram muito divertidos, creia. Era cafona? Talvez fosse, mas eram lindas as mulheres vestidas de baby-hippies e divertida a vida livre como hoje é impossível. Nem tudo era cafona, hávia algumas idéias boas esteticamente falando. Ficou cafona quando virou clichê.

Mas vamos deixar para lá os cutouts e demais demais, e lhe mando, e atodos os daqui, um grande abraço de Natal, antes de vestir-me e ir para mais uma dessas infindáveis festas (já estou no terceiro dia, UFA!)

Ivan


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #27 Online: 24 de Dezembro de 2005, 20:58:42
Citar
..antes de vestir-me e ir para mais uma dessas infindáveis festas (já estou no terceiro dia, UFA!

Ivan, vc anda se vestindo de papai noel nessa maratona final dos shoppings e festas particulares.., terceiro dia? Bem que notei um ar de cansaço naquele seu auto-retrato.  :laughing:  
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2005, 21:01:03 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #28 Online: 24 de Dezembro de 2005, 21:08:03
Ivan Noel !
Hauahuhauhuahahuha
Desejo-lhe o mesmo e a todos os participantes tb !!
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #29 Online: 24 de Dezembro de 2005, 21:21:45
Citar
van, vc anda se vestindo de papai noel nessa maratona final dos shoppings e festas particulares.., terceiro dia? Bem que notei um ar de cansaço naquele seu auto-retrato.

Quinta: confraternização do trabalho
Sexta: reunião tradicional natalina com amigos tradicinais, alguns amigos de mais de 40 anos (aliás, ótimo).
Hoje: Natal da família do meu pai
Amanhã: Natal da família da minha sogra

Tá de bom tamnaho, não está?

Nas primeiras eu nem bebo nada para poupar-me para a maratona! Na de quinta foi só água. Ontem já tomei uma champanhezinha (aquela da viúva) e vinho.

Nem precisa se vestir de vermelho -risos.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2005, 21:23:56 por Ivan de Almeida »