Autor Tópico: Flash Speedlight 580 EX - Velho ou defeito?  (Lida 4030 vezes)

Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Online: 24 de Outubro de 2010, 01:23:28

            Oi,pessoal,tenho um Flash Speedlight 580EX que tem cinco anos de uso.O uso não foi hard,mas quando usado foi em eventos.Hoje,ele apresenta umas coisas que me tem preocupado e feito pensar em revisão ou um novo.Geralmente uso ETTL em M ou P,variando no flash mais ou menos carga.

            Assim,por vezes,acontece do flash:

            1- Quando ele está ligado e eu me movimento com a câmera e flash meio virados para baixo,acontece dele disparar uma sequência rápida que parece ter pouca carga.Na primeira vez que isso aconteceu pensei que fosse queimar em seguida,mas,para meu alívio,não.Isso nunca havia acontecido antes de uns poucos meses.

            2- Algumas vezes esquenta o compartimento de pilhas - esquenta bastante.Outras vezes,não esquenta nada.Uso quatro conjuntos de Sanyo Enellop e aí,ao esquentar,troco mesmo que com pouco uso das pilhas.

            3- Tenho a impressão que a intensidade de luz está variando,um pouco mais forte ou fraca do que seria devido - sem preciosismos.Fico atenta a hora de trocar as pilhas e não abuso delas,mas parece que mesmo depois de carregado o flash solta uma carga forte demais ou insuficiente.

             O que me dizem? O que deve estar acontecendo? Hora de trocar ou tem jeito?

                  Muito obrigada!

                      Adriana.
       


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2010, 23:54:04

     
           Ah,nem uma opinião? Por favor...


RicardoShoji

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2010, 02:36:11
Adriana, eu não tenho um 580EX e como você tem o flash a 5 anos, deve conhecê-lo de tras para frente e do avesso. Vou relatar a minha experiência com a Canon XSi e flash 430EX, talvez ajude:
1- Com o flash ligado, se eu apertar o botão DOF preview da camera, o flash dispara uma sequencia rapida de aproximadamente 1 seg, que é a simulação de luz de modelagem do flash. Isso acontece frequentemente porque o botão está proximo a base da lente e eu costumo segurar a camera pela lente quando não estou fotografando.
2- Nunca tive problemas de aquecimento no meu flash, mas isso parece problema de alguma pilha defeituosa no se conjunto. Vale a pena observar se o aquecimento ocorre sempre com o mesmo conjunto de pilhas.
3- Tenho problemas sérios (problema meu, não do flash) quando uso o flash rebatido. Com o flash rebatido no teto ou na parede em contraluz (uma pessoa em frente a uma janela por exemplo), as vezes sai subexposta, as vezes sai normal. Eu notei porém que se eu uso o flash direto, raramente tenho problemas de exposição.
Também já ocorreu do flash disparar sempre na potencia maxima, mas não é o seu caso.
E ainda tem um problema bastante conhecido dos 580Ex II, dê uma olhada nesse video:http://www.youtube.com/watch?v=Kjk9wg3B2w8


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2010, 13:24:27
1- Quando ele está ligado e eu me movimento com a câmera e flash meio virados para baixo,acontece dele disparar uma sequência rápida que parece ter pouca carga.Na primeira vez que isso aconteceu pensei que fosse queimar em seguida,mas,para meu alívio,não.Isso nunca havia acontecido antes de uns poucos meses.

- causa provável:  vc está apertando o botão de dof que aciona a luz de modelagem. O uso da luz de modelagem não é indicado, pois força muito o flash e pode queimá-lo.

            2- Algumas vezes esquenta o compartimento de pilhas - esquenta bastante.Outras vezes,não esquenta nada.Uso quatro conjuntos de Sanyo Enellop e aí,ao esquentar,troco mesmo que com pouco uso das pilhas.

- normal. Isso acontece quando vc força um pouco o flash, ou seja, quando ele é disparado algumas vezes seguidas em carga cheia ou perto disso. Não é recomendado muitos disparos seguidos, pode queimar. Quando a esquentar, esquenta mesmo, dê um tempo para ele. Se tiver 2 flashes, reveze os 2.

            3- Tenho a impressão que a intensidade de luz está variando,um pouco mais forte ou fraca do que seria devido - sem preciosismos.Fico atenta a hora de trocar as pilhas e não abuso delas,mas parece que mesmo depois de carregado o flash solta uma carga forte demais ou insuficiente.

- pode ser fotometria, compensação errada.

por fim, se o flash tem 5 anos de uso, está na hora de mandar dar uma geral...

abs,

Vini


Adriana Barros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 220
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2010, 20:04:41

           Oi,Ricardo e Vinícios,muito obrigada pelas idéias.Foram úteis e bom perceber camaradagem,sempre.Isso do flash tem me preocupado e vou ficar atenta ao que falaram,além de mandar revisar antes de comprar outro.

          Muitíssimo obrigada!