Autor Tópico: Ajustar ISO 400 na câmera usando filme ISO 100  (Lida 7287 vezes)

wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Novembro de 2010, 14:07:04
1 ponto, seria cada ver que você dobra (ou diminui pela metade) a sensibilidade.

de iso 100 pra 200 = 1 ponto

de iso 200 pra 400 = + 1 ponto

Galera, aproveitando a abertura, certa vez me passou algo em mente: seria possível um mesmo filme fotografado com puxadas diferentes?
Na verdade imaginei que não, pois até para se fazer um provável corte para tratar as partes com seus respectivos tempos, seria necessário ver o filme, ou seja, já estar revelado.

Mas caso alguém possa ter algum conhecimento a mais sobre esse ponto, por favor acrescente.

Abraço!
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2010, 21:17:59
Galera, aproveitando a abertura, certa vez me passou algo em mente: seria possível um mesmo filme fotografado com puxadas diferentes?
Na verdade imaginei que não, pois até para se fazer um provável corte para tratar as partes com seus respectivos tempos, seria necessário ver o filme, ou seja, já estar revelado.

Mas caso alguém possa ter algum conhecimento a mais sobre esse ponto, por favor acrescente.

Abraço!
Não na verdade quando voce autera sensibilidade de um filme voce tem que fotografar com ela ate o fim.
A não ser que voce use uma camara escura e corte o filme ja exposto, coloque em um pote preto como aqueles da kodak, e recoloque o filme na camera e modifique a sensibilidade novamente e faça o mesmo processo até o filme acabar.
Lembrando que não é muito aconselhavel puxar um filme mais de 4 pontos, pois o estouro dos grãos ficarão muito evidentes e podem estragar a foto.
Ja falei isso em outro topico.
Algum laboratorios não gostam de revelar filmes puxados.
Pessoalmente. acho a granulação... quando bem usada, fica mais atraente que os ruidos na foto digital.
Quase niguem gosta de ruidosem fotos, já a granulação em fotos analogicas muita gente acha interesante.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2010, 22:08:04
Voces so estao esquecendo de uma coisinha... Não são todos os negativos coloridos que aceitam serem puxados mais de um ponto. Puxar filmes P&B verdadeiros é sempre possivel, por exemplo um Tri-X de 400 pode ir a 3200. Já um Kodak Gold 100 não aceita bem. Existem filmes tipo multi-speed como o Fuji MS-100/1000 e o Kodak PJM e Ektapress.

Outra coisa. Se resolver puxar, nao da para puxar meio filme, porque na hora de revelar nao vai revelar meio negativo


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #18 Online: 04 de Dezembro de 2010, 22:21:47
Outra coisa. Se resolver puxar, nao da para puxar meio filme, porque na hora de revelar nao vai revelar meio negativo

Discordo, ja revelei varias vezes pedaços de filmes.
Ja cheguei a fazer até 3 fotos em um filme e logo precisava revelar e copiar, então cortava o filme e mandava para o laboratorio e o resto do filme que ficava dentro da bobina eu só acertava a ponta com a tesoura e recolocava na camera e continuava fotografando normalmente. já fiz até tres cortes em um unico filme. claro que estragava alguns pedaços, mais era melhor que estragar o filme todo.
O filme que fica na bobina não é exposto, com exessão de um modelo da canon que não lembro qual, é que o filme é totalmente puxado para fora da bobina e a medida que o filme vai sendo exposto ele vai sendo rebobinado, não sei se tem alguma assim na nikon ou em outras marcas.
As cameras que rebobinam o filme depois de batido da pra fazer isso tranquilamente.
Cada vez que voce fizer fotos e cortar o filme ele será exposto com a sensibilidade que voce escolheu por ultimo a anterior não tem efeito porque não existiu exposição quando ela estava selecionada, deu pra entender?
 
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2010, 00:08:44
Discordo, ja revelei varias vezes pedaços de filmes.
Ja cheguei a fazer até 3 fotos em um filme e logo precisava revelar e copiar, então cortava o filme e mandava para o laboratorio e o resto do filme que ficava dentro da bobina eu só acertava a ponta com a tesoura e recolocava na camera e continuava fotografando normalmente. já fiz até tres cortes em um unico filme. claro que estragava alguns pedaços, mais era melhor que estragar o filme todo.
O filme que fica na bobina não é exposto, com exessão de um modelo da canon que não lembro qual, é que o filme é totalmente puxado para fora da bobina e a medida que o filme vai sendo exposto ele vai sendo rebobinado, não sei se tem alguma assim na nikon ou em outras marcas.
As cameras que rebobinam o filme depois de batido da pra fazer isso tranquilamente.
Cada vez que voce fizer fotos e cortar o filme ele será exposto com a sensibilidade que voce escolheu por ultimo a anterior não tem efeito porque não existiu exposição quando ela estava selecionada, deu pra entender?
 


O que eu quis dizer é para ele não bater meio filme de um jeito e o restante de outro sem lembrar de cortar. Pra mim é óbvio mas para um novato no assunto, não é...
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, 00:11:36 por afshalders »


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2010, 09:20:34
"...O filme que fica na bobina não é exposto, com exessão de um modelo da canon que não lembro qual, é que o filme é totalmente puxado para fora da bobina e a medida que o filme vai sendo exposto ele vai sendo rebobinado..."

Essa é a EOS66, tenho uma. Como disse, ela retira toda a película da bobina, contando a quantidade de poses a serem expostas. No que se vai disparando o filme, ele retorna à bobina.
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2010, 09:20:51
O que eu quis dizer é para ele não bater meio filme de um jeito e o restante de outro sem lembrar de cortar. Pra mim é óbvio mas para um novato no assunto, não é...

Mas isso não é percepção somente dos dinossauros, rapaz, rsrs... O óbvio para mim, como se percebe na primeira mensagem, seria a não possibilidade de se fazer puxadas diferentes em um mesmo filme. Por isso o comentário do Branco veio a calhar bem na sequência.

:ok:
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2010, 09:52:20
Essa é a EOS66, tenho uma. Como disse, ela retira toda a película da bobina, contando a quantidade de poses a serem expostas. No que se vai disparando o filme, ele retorna à bobina.



Toda EOS é assim que eu  me lembre


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2010, 14:20:15

Toda EOS é assim que eu  me lembre
Não, tenho uma EOS elan7n e ela não é assim, faz contagem de poses normalmente, ouseja em ordem crescente e não em ordem decrescente com a citada logo cima (EOS66)
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 09 de Dezembro de 2010, 16:17:43
Não, tenho uma EOS elan7n e ela não é assim, faz contagem de poses normalmente, ouseja em ordem crescente e não em ordem decrescente com a citada logo cima (EOS66)

Eu tive as Rebel X, Rebel-G, EOS500N e EOS 300 e todas puxavam o filme antes


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2010, 23:22:35
Eu tive as Rebel X, Rebel-G, EOS500N e EOS 300 e todas puxavam o filme antes

Talvez seja porque são consideradas cameras amadoras, não sei. A Elan 7, Elan 7n, Elan 7ne EoS 30 e EOS 30v tudo é o mesmo modelo so muda algumas funções e todas contam o fimel na ordem crescente.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/