Autor Tópico: Scanner, revelação caseira e custo.  (Lida 5410 vezes)

GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Online: 24 de Outubro de 2010, 12:41:25
Olá pessoal!

Acredito que ultimamente os preços para revelação de filmes aumentaram. Tendo a lei da oferta e da procura como parâmetro.
Então pensei em começar a revelar filmes em casa, e utilizar scanners que aceitam negativos.

É aí que está minhas dúvidas...
Será que fazer esse procedimento vou acabar economizando? Levando em conta que gastarei com um scanner, e materiais para revelação.

Eu também não entendo muito sobre scanners, se possível, gostaria de algumas dicas. Existem scanners que aceitam filmes 120mm?

Um abraço,
Gustavo.  :ok:


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2010, 15:07:16
Olá pessoal!

Acredito que ultimamente os preços para revelação de filmes aumentaram. Tendo a lei da oferta e da procura como parâmetro.
Então pensei em começar a revelar filmes em casa, e utilizar scanners que aceitam negativos.

É aí que está minhas dúvidas...
Será que fazer esse procedimento vou acabar economizando? Levando em conta que gastarei com um scanner, e materiais para revelação.

Eu também não entendo muito sobre scanners, se possível, gostaria de algumas dicas. Existem scanners que aceitam filmes 120mm?

Um abraço,
Gustavo.  :ok:

Gustavo,

As questões e/ou dúvidas colocadas aqui passam por respostas que você deve dar a si mesmo antes de qualquer outra coisa a se fazer. Por exemplo, você ter em mente o quê vai fazer:
  • cromo, negativo, P&B, ou, tudo?;
  • em qual quantidade?;
  • que tipo de trabalho, comercial e uso próprio?;
  • qual o nível de qualidade será exigido?

Sobre filmes 120, a resposta é sim, tem scanner para todos os gostos e bolsos. Vai desde um barato de qualidade aceitável, passando por um barato (porém um pouco mais caro que o anterior) de qualidade boa ou muito boa, chegando até os top de linha. Para este último, poderíamos falar em scanners de tambor que produzem resultados estupendos mas com investimentos da ordem de US$ 13,000.00 ou até US$ 25,000.00 (isso mesmo, em dolares).

http://www.bhphotovideo.com/c/product/463800-REG/Hasselblad_70380301.html

http://www.bhphotovideo.com/c/product/463799-REG/Hasselblad_70380201.html

O exagero de preço que mostro aqui é proposital. Precisa saber agora o que você quer ou precisa.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 15:08:32 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2010, 15:12:49
Como bem disse o Braga, depende da sua intenção.

Em linhas gerais, vale a pena usando filmes PB, fazendo a revelação manual e usando scanners domésticos tipo HP G4050, que digitaliza razoavelmente tanto os 35 quanto os 120.

Não vejo uma saída caseira viável para filmes coloridos negativos e/ou cromos.

Abraços.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:51:52
Revelação colorida em casa é complicada, você precisa de água ultra pura com zero cloro e ferro, mais um controle de temperatura com bastante precisão, na ordem de 0,5 graus. Ja fiz e não recomendo. Tanto slide quanto filme negativo. Depois a ampliação é chatinha que só, precisa de filtros de compensação, colorímetro, etc.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2010, 00:21:00
Seus negativos PB vc pode revelar e até ampliar em casa. A revelação é mais simples e acaba sendo uma terapia. Se for colorido, esqueça. Melhor levar nos labs. Menos trabalho e o custo é menor. Compensa comprar um scanner para digitalizar seus negativos somente se vc tiver um bom volume de fotos para trabalhar. Se fotografar com filmes esporadicamente é melhor levar nos labs também.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 00:21:52 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2010, 09:22:10
Aqui mesmo, no Mundo Fotográfico, tem bastante coisa a respeito desse tema. Penso que vale a pena você dispor de alguns minutos para pesquisa. Muito já se falou de scanners, como: Epson e HP. Use e abuse da ferramenta de pesquisa que este forum disponibiliza.

Eis aqui a danada: CLIQUE AQUI


Em outro forum, esse mesmo assunto tá rolando solto e com muita qualidade de informação. Veja:

CLIQUE AQUI

« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 09:25:18 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


jornalpoiesis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
    • Poiésis Fotografia
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2010, 20:18:32
Estou com intenção de seguir também este caminho, Gustavo. Revelar em casa e digitalizar.
Por enquanto, estou usando filmes p&b do processo C41 (Ilford XP2 e o Kodak BW400CN), que facilita um tanto na revelação em minilab e com bom resultado.
Vamos dialogar mais sobre isso.
Aproveitei e visitei seu Flickr. Deixei comentário por lá.
Abraço.
camilomota.blogspot.com
www.flickr.com/photos/camilomota
Nikon FM10 - Pentax Spotmatic SP II - Canon 30D - Canon Rebel Xs - Fujifilm S7000


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2010, 09:54:47
Sou um pouco contra revelação caseira sem seus devidos cuidados...


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2010, 10:17:04
O problema da revelação caseira é o descarte dos químicos... os meus usados eu tenho em garrafas pet de 5L, mas ainda não sei o que fazer para neutralizar e despejar no tanque.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2010, 12:27:23
Eu levo na minha faculdade, eles recebem la.
O problema da revelação caseira é o descarte dos químicos... os meus usados eu tenho em garrafas pet de 5L, mas ainda não sei o que fazer para neutralizar e despejar no tanque.


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2010, 20:47:21
Os químicos trazem problemas dependendo da forma em que se descarta?


marcellosokal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 446
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2010, 10:21:06
De repente vou comprar uma jobo...estou em processo de negociação.Como já tenho um V700 seria o ideal para mim. Depois posto mais novidades.