Autor Tópico: FILME COM T2i  (Lida 9125 vezes)

Art P.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Outubro de 2010, 19:38:43
Galerinha, vê se alguém pode me ajudar, por favor.

Sou novato e comprei uma T2i.

Para testar (foto e video), levei-a para o aniversário do meu amigo.
Consegui achar onde batia o branco e estou tentando usar tudo manual (regulagens, foco, abertura...)
Porém, eu fui fazer um vídeo e a qualidade não saiu legal. Depois olhei nas confs e estava em fullHD mesmo, mas ficou muuuuito granulado. Será que era por causa do ambiente escuro? Era um barzinho!
Mas eu achei estranho pq já vi vídeos que a imagem é super limpa e tal.
Que conf que não mexi ou o que está errado?

Será que alguém pode ajudar, se possível mandando email para artmsn@pop.com.br?

Grande abraço e sucesso a todos


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:53:14
Se estava em um ambiente escuro não tem jeito. Vai granular. Uma alternativa seria comprar uma lente clara pra baixar o iso nessas situações.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2010, 03:30:08
que lente você usou? talvez por ser uma lente escura vc acabou elevando demais o ISO.. o que deixou bem granulado
é por isso que vc viu alguns trabalhos por aí que saem com uma qualidade boa a noite

fiz um vídeo tbm num barzinho
dois ou três tópicos abaixo do seu que tbm tem bastante granulação
isso porque usei a 5D com uma lente f/1.4
o lugar era quase preto de tão escuro para os nossos olhos
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Art P.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2010, 20:46:13
Então... o ambiente não estava tããão escuro assim.
As fotos sairam boas, o video que achei a qualidade bem inferior.

Eu usei a lente padrão da T2i, 18-55mm.

Comprei tbm a 55-250mm da Canon, que dizem que é mais clara que as 70-300mm. Mas só levei a lente pequena.

Achei que sairia melhor, mesmo com pouca luz, ainda mais pelos vídeos que vi por aí, como disse.

Será que mexendo na conf, baixando o iso e tal, consigo uma imagem melhor?

Abraços, valeu pela ajuda.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2010, 23:29:33
Comprei tbm a 55-250mm da Canon, que dizem que é mais clara que as 70-300mm. Mas só levei a lente pequena.

Cara, não me leve a mal. Mas vc sabe o que é uma lente clara? Ambas tem mesma abertura 4-5.6. Como assim "dizem que é mais clara"? Qualidade de imagem não se consegue apenas gastando dinheiro. É preciso um minimo de conhecimento do que se compra. Espero que não se ofenda. Leia os artigos daqui do forum. Os mesmos conceitos para fotografia vão servir para seu videos.


 


Art P.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2010, 08:49:46
Cara, não me leve a mal. Mas vc sabe o que é uma lente clara? Ambas tem mesma abertura 4-5.6. Como assim "dizem que é mais clara"? Qualidade de imagem não se consegue apenas gastando dinheiro. É preciso um minimo de conhecimento do que se compra. Espero que não se ofenda. Leia os artigos daqui do forum. Os mesmos conceitos para fotografia vão servir para seu videos.

Cara, não levo a mal não, fique tranquilo! hehehe
Eu sei que não tenho conhecimento mesmo.
Mas antes de comprar, pesquisei em bastante fóruns.
Vi que falavam muito bem dessa T2i e que era ótima para começar.

O "dizem que é mais clara" é justamente pelos vários fóruns que entrei e todos falaram isso, já que estava pensando em comprar uma 70-300mm. Optei pela 55-250mm da Canon pq falaram que era melhor, mais claro e etc e tal.

Quero aprender, seja em curso ou com alguém. É por isso mesmo que estou perguntando aqui, para tirar minhas dúvidas e aprender! ;)

Grande abraço a todos e obrigado quem se disponibiliza a ajudar. =)


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2010, 19:24:04
Prezado Art P.,
quando alguém se refere a lente mais clara entende-se que a lente permite uma abertura maior, ou seja, permite a entrada de mais luz. A lente do kit (18~55mm) tem a abertura máxima de 3.5 e a outra lente (55-250mm) tem a abertura máxima de 4.0. As aberturas que eu estou citando é quando a lente está com a distancia focal mais baixa. Na lente 18~55mm voce só pode utilizar a abertura 3.5 quando o zoom estiver em 18mm. Daí para a frente a abertura vai ficando cada vez menor até atingir 5.6 na distancia focal de 55mm. No caso da outra lente, a abertura de 4.0 só pode ser utilizada quando o zoom estiver em 55mm. No zoom máxima dela (250mm) a abertura máxima permitida é de 5.6. Lentes mais claras são aqueles que tem aberturas maiores, tais como: 1.2, 1.4, 1.8, 2.0 ou 2.8. Por exemplo: com uma lente de 1.4 voce consegue tirar fotos tranquilamente num ambiente interno sem o uso do flash ( que muitos não gostam), desde que voce faça combinações de velocidade e iso de acordo com a sua preferencia. Talvez uma lente 50mm,f=1.8 que tem um bom custo-benefício (mais ou menos R$ 300,00) possa resolver o seu problema.
Espero que este texto possa lhe ajudar em alguma coisa.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Art P.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2010, 11:33:28
Prezado Art P.,
quando alguém se refere a lente mais clara entende-se que a lente permite uma abertura maior, ou seja, permite a entrada de mais luz. A lente do kit (18~55mm) tem a abertura máxima de 3.5 e a outra lente (55-250mm) tem a abertura máxima de 4.0. As aberturas que eu estou citando é quando a lente está com a distancia focal mais baixa. Na lente 18~55mm voce só pode utilizar a abertura 3.5 quando o zoom estiver em 18mm. Daí para a frente a abertura vai ficando cada vez menor até atingir 5.6 na distancia focal de 55mm. No caso da outra lente, a abertura de 4.0 só pode ser utilizada quando o zoom estiver em 55mm. No zoom máxima dela (250mm) a abertura máxima permitida é de 5.6. Lentes mais claras são aqueles que tem aberturas maiores, tais como: 1.2, 1.4, 1.8, 2.0 ou 2.8. Por exemplo: com uma lente de 1.4 voce consegue tirar fotos tranquilamente num ambiente interno sem o uso do flash ( que muitos não gostam), desde que voce faça combinações de velocidade e iso de acordo com a sua preferencia. Talvez uma lente 50mm,f=1.8 que tem um bom custo-benefício (mais ou menos R$ 300,00) possa resolver o seu problema.
Espero que este texto possa lhe ajudar em alguma coisa.

Olá Nakinha,

Ajudou sim. Minha noção de fotografia ainda é muito pouca e é sempre bom ter pessoas como vc, dispostas a dar um esclarecimento, obrigado.

Eu dei uma pesquisada antes de comprar essa cam (T2i) e a lente, mas não me liguei a isso. Fui pelos comentários em fóruns mesmo!

A minha dúvida era realmente a granulação e a qualidade do vídeo, achei que poderia ser alguma configuração que eu não tinha acertado. Apesar de depois, quando cheguei em casa, vi que já estava em fullhd, porém não em raw.

Então, só com uma lente com maior abertura eu já corrijo isso? Já conseguirei boa qualidade no vídeo?

Abraços


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2010, 17:39:17
Prezado Art P.
eu acho que voce está misturando as estações. Embora este tópico esteja em "Filmagens com Camera Digital" eu dei uma explicação sobre "lentes claras" que pode servir tanto para filmagens como para fotografias.
Na resposta acima voce cita FULL HD e RAW de um modo meio confuso. Eu vou tentar explicar cada um deles para que voce tenha um idéia melhor de ambos.
Existem vários tipos de arquivos que são gerados por uma camera fotográfica: JPEG, TIFF e RAW. O mais comum e mais conhecido é o JPEG. É o tipo de arquivo gerado pelas câmeras fotográficas compactas, celulares, etc. É um arquivo já processado pela camera para te dar uma foto como voce determinou: maior ou menor saturação, maior ou menor nitidez, maior ou menor contraste, maior ou menor tamanho, maior ou menor ruido, branco e preto, etc. O arquivo RAW é a imagem com todos os detalhes capturado pelo sensor, ou seja, uma imagem CRUA, onde voce através de um determinado aplicativo faz as alterações necessárias para que a foto fique do seu gosto.
Até agora eu só falei com relação a FOTOGRAFIA.

O FULL HD é a resolução máxima que uma TV de alta definição alcança. Uma TV Full HD tem 1920 pixels de resolução horizontal e 1080 pixels de resolução vertical. A sua camera tem a opção de fazer filmagem em Full HD, ou seja, voce pode exibir a sua filmagem numa TV de alta definição sem perder a qualidade.

Como voce pode observar são duas coisas bem distintas. RAW para fotografias e FULL HD para filmagens. Não dá pra tirar foto em FULL HD assim como não é possivel filmar em RAW.

Aviso aos frequentadores mais experientes do site: tentei ser bem "basicão" para que o ART P. pudesse entender a minha explicação. Como ele mesmo disse na primeira postagem, ele é NOVATO e qualquer outros termos mais técnicos iria dificultar o seu entendimento.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2010, 23:03:44
Cara, não levo a mal não, fique tranquilo! hehehe
Eu sei que não tenho conhecimento mesmo.
Mas antes de comprar, pesquisei em bastante fóruns.
Vi que falavam muito bem dessa T2i e que era ótima para começar.

O "dizem que é mais clara" é justamente pelos vários fóruns que entrei e todos falaram isso, já que estava pensando em comprar uma 70-300mm. Optei pela 55-250mm da Canon pq falaram que era melhor, mais claro e etc e tal.

Quero aprender, seja em curso ou com alguém. É por isso mesmo que estou perguntando aqui, para tirar minhas dúvidas e aprender! ;)

Grande abraço a todos e obrigado quem se disponibiliza a ajudar. =)

Art p, posso ter sido um pouco rude em meu post.De todo modo insisto que você deva procurar algum conhecimento sistematizado sobre fotografia. Hoje em dia é fácil achar bons artigos na internet, inclusive aqui no forum. Se você procurar entender o que é tempo de exposição, diafragma e iso - como cada fator interfere na imagem e  como eles se relacionam - já seria um grande avanço que certamente refletirá na sua fotografia e video. Além disso vai impedir que você caia na conversa de que a 55-250 é mais clara do que a 70-300. Ela pode ser mais nítida, mais bem construída (não sei tb se é o caso), ela pode ser até uma lente fantástica para diversas aplicações, mas o fato é que ela não é mais clara que a outra. Isso é algo fácil de ser verificado. Basta olhar as especificações.
abs




Art P.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2010, 10:06:01
Prezado Art P.
eu acho que voce está misturando as estações. Embora este tópico esteja em "Filmagens com Camera Digital" eu dei uma explicação sobre "lentes claras" que pode servir tanto para filmagens como para fotografias.
Na resposta acima voce cita FULL HD e RAW de um modo meio confuso. Eu vou tentar explicar cada um deles para que voce tenha um idéia melhor de ambos.
Existem vários tipos de arquivos que são gerados por uma camera fotográfica: JPEG, TIFF e RAW. O mais comum e mais conhecido é o JPEG. É o tipo de arquivo gerado pelas câmeras fotográficas compactas, celulares, etc. É um arquivo já processado pela camera para te dar uma foto como voce determinou: maior ou menor saturação, maior ou menor nitidez, maior ou menor contraste, maior ou menor tamanho, maior ou menor ruido, branco e preto, etc. O arquivo RAW é a imagem com todos os detalhes capturado pelo sensor, ou seja, uma imagem CRUA, onde voce através de um determinado aplicativo faz as alterações necessárias para que a foto fique do seu gosto.
Até agora eu só falei com relação a FOTOGRAFIA.

O FULL HD é a resolução máxima que uma TV de alta definição alcança. Uma TV Full HD tem 1920 pixels de resolução horizontal e 1080 pixels de resolução vertical. A sua camera tem a opção de fazer filmagem em Full HD, ou seja, voce pode exibir a sua filmagem numa TV de alta definição sem perder a qualidade.

Como voce pode observar são duas coisas bem distintas. RAW para fotografias e FULL HD para filmagens. Não dá pra tirar foto em FULL HD assim como não é possivel filmar em RAW.

Aviso aos frequentadores mais experientes do site: tentei ser bem "basicão" para que o ART P. pudesse entender a minha explicação. Como ele mesmo disse na primeira postagem, ele é NOVATO e qualquer outros termos mais técnicos iria dificultar o seu entendimento.

Olá nakinha,

Devo ter confundido então... Pq vi nas opções a qualidade da imagem (fora o tamanho dos megapixels). Sei que FULLHD é a quantidade de 1920x1080 linhas, assim como HD 1280x720.
É que na foto, além do tamanho de megapixels - linhas - você também estipula a "qualidade da gravação da imagem", pela configuração da camera. No caso, tem a opção RAW, que sei que é um arquivo cru, mas confesso que não entendo muito bem como funciona e como a manipulo posteriormente.
As opções existentes são: S (baixa), M (média), L (alta), RAW e RAW + L (alta)
Na filmagem, também existe - além da configuração da FULLHD ou HD e etc... - a opção dessa qualidade de imagem. Por isso que eu perguntei.
De repente, na filmagem, não é possível estipular para RAW, mas ela tem, mesmo na filmagem, se não me engano, a opção de "qualidade ga gravação da imagem".
Por isso eu falei isso e perguntei.

Mas, volto a dizer que agradeço qualquer tipo de ajuda.
Sei que não sei muito e, se alguém souber de um curso bom de fotografia em sampa, avisem! hehehehe (que não seja longo tbm)
Agradeço principalmente a vc Nakinha, que é o que mais responde e tenta ajudar.


Art P.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2010, 10:11:59
Art p, posso ter sido um pouco rude em meu post.De todo modo insisto que você deva procurar algum conhecimento sistematizado sobre fotografia. Hoje em dia é fácil achar bons artigos na internet, inclusive aqui no forum. Se você procurar entender o que é tempo de exposição, diafragma e iso - como cada fator interfere na imagem e  como eles se relacionam - já seria um grande avanço que certamente refletirá na sua fotografia e video. Além disso vai impedir que você caia na conversa de que a 55-250 é mais clara do que a 70-300. Ela pode ser mais nítida, mais bem construída (não sei tb se é o caso), ela pode ser até uma lente fantástica para diversas aplicações, mas o fato é que ela não é mais clara que a outra. Isso é algo fácil de ser verificado. Basta olhar as especificações.
abs


Olá Bantunes...
Sem problema cara, não esquenta.

Então... eu sei que não sei o suficiente. A noção que tenho é muito precária, por isso mesmo pretendo fazer um curso logo logo.

Esse papo da lente 55-250mm ser mais clara que as outras, eu só citei pq foi algo que eu li em outros fóruns... Não fui eu quem disse, só queria que entendesse isso! hehehehe
Mas, tudo bem... Já foi explicado aqui essa questão da lente e está tudo certo! =)

Agradeço sua ajuda tbm.

Grande abraço


Inoxx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2010, 04:04:31
Por favor Art.P, qual a marca e modelo de cartão que vc usou para gravar vídeos em full hd?

Tenho uma máquina como a sua, mas o cartão que usei (Team 8GB Classe 10 - 18mb/s write) gravou vídeos com travadas.

Obrigado


gamaral

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2010, 10:47:14
Por favor Art.P, qual a marca e modelo de cartão que vc usou para gravar vídeos em full hd?

Tenho uma máquina como a sua, mas o cartão que usei (Team 8GB Classe 10 - 18mb/s write) gravou vídeos com travadas.

Obrigado

Possibilidades:
1. Você tirou fotos no meio da filmagens e isso da essas travadas;
2. Seu cartão é Classe 10 só na tinta impressa... na verdade é muito menos (forma suave de dizer... falsificado), e aí aparece o gargalo da velocidade. Neste caso tb vai gravar um pouco e parar automaticamente, porque enche o buffer (memória interna) da camera sem conseguir transferir pro cartão. Tive esse problema com um cartão original mas lento - classe 4, que dava essa parada no meio da gravação.
3. Seu computador/placa de vídeo é lenta e não consegue renderizar um filme full hd sem gargalo. Eu tenho este problema com o notebook.

Formas de descobrir:
Para saber se o problema é no cartão ou no computador: veja o filme na câmera,  ou conectada na TV, se não der travadas, é porque o seu computador que não suporta hd/full hd.
Se é a gravação que para no meio, teste outro cartão. E quando comprar um novo, compre um de marca conhecida e original.
Eu uso um Sandisk extreme 16 GB classe 10, 30MB/s. Uma beleza. Caro, mas funciona.
Essa marca Team que você tem é a primeira vez que eu vejo.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2010, 10:50:14 por gamaral »
Canon EOS 550D/T2i | EF-S 18-55 IS - EF-S 55-250 IS | Canon SX110 IS
http://500px.com/gamaral
http://www.flickr.com/photos/gilmardoamaral/


Art P.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Dezembro de 2010, 12:00:52
Por favor Art.P, qual a marca e modelo de cartão que vc usou para gravar vídeos em full hd?

Tenho uma máquina como a sua, mas o cartão que usei (Team 8GB Classe 10 - 18mb/s write) gravou vídeos com travadas.

Obrigado


Cara... o meu não gravou com travadas não. O meu é Class6 de 16gb

Lembrando que, para filmar não é  o mesmo botão que tira foto! Vc não está apertando o disparador enquanto filma né?

Como disse nosso amigo abaixo também, seu cartão pode ser "falso". Pelo que fui informado, para filmar, deve ser usado CLASS6 pra cima, ou seja, o seu teoricamente estaria bom, mas esses cartões class10 são bem caros, quanto vc pagou e onde comprou?
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2010, 12:03:18 por Art P. »