Autor Tópico: É normal "perder" luz com filtro polarizador?  (Lida 4755 vezes)

RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Online: 24 de Outubro de 2010, 20:16:51
Olá pessoal! É meu primeiro tópico aqui no fórum e já venho com uma pergunta. Talvez isso já tenha sido debatido aqui pois acredito que seja um assunto de iniciante.

Hoje sai para bater algumas fotos por volta das 11h00 para estreiar meus filtros UV e polarizador que chegaram semana passada. A primeira coisa que eu percebi foi que eu precisei aumentar o tempo de exposição ou ISO para fazer algumas fotos em sombra que se eu não tivesse com filtros, eu faria com um baixo tempo de exposição pela claridade do dia.

Logo pensei que esse aumento em tempo de exposição foi causado pelo filtro polarizador pois ele é mais escuro que o UV. Eu gostaria de saber se isso se confirma ou se eu estou fazendo algo errado.

Acredito que fotos que eu fazia sem filtro com tempo de exposição 1/500, eu tive que fazer com 1/150 mais ou menos.

Eu estava fotografando com uma Canon T1i, Lente 18-55mm, filtro UV e Polarizador além de um parassol.

Uma outra pergunta que eu tenho é a seguinte: é recomendável sempre usar o filtro polarizador ou mesmo somente quando ele é necessário (céu, reflexos...)? Com o filtro UV eu já largei ele direto e utilizo ele além de filtro, como um protetor da lente.

Obrigado!
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 20:17:09 por RicardoSEP »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:27:03
Sim é normal, uma vez que vc está cortando parte da luz que chega à câmera.
Leia mais em: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20716.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:45:48
Muito obrigado Leo.
Era exatamente o que eu estava precisando saber.

E também, com o link que você me passou, já respondeu minha segunda pergunta sobre o uso constante do filtro polarizador. Usarei o filtro com mais critério.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2010, 02:50:28
Use somente quando precisar. Use ou um ou outro filtro. Nao use os dois juntos. Quando nao precisar, nao use nenhum.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2010, 09:28:27
Use somente quando precisar. Use ou um ou outro filtro. Nao use os dois juntos. Quando nao precisar, nao use nenhum.

Spiderman, o Clício Barroso tem um poadcast e fala exatamente isso... Uma lente tem uma construção muito complexa. Qualquer elemento na frente da objetiva pode atrapalhar muito a foto. O uso de filtro para "protejer a lente" é completamente desnecessário, na opinião dele. Basta um pará-sol.

RicardoSEP, tudo que a gente coloca na frente da objetiva reduz a quantidade de luz que entra... Assim, o uso de filtro também gera perda de luz. Existem técnicas, inclusive, em que o fotógrafo coloca tecido e até vaselina na objetiva para obter efeitos diferentes no registro. Há sempre que se experimentar e perceber se há necessidade de aumentar tempo/abertura/ISO para a fotografia sair a contento.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2010, 18:50:10
Agora acabei tendo uma outra dúvida. É regra NÃO usar dois ou mais filtros juntos? Porque eu não posso usar dois ou mais filtros juntos? Por exemplo, se eu for bater uma foto do céu. Não posso colocar um filtro UV, um Skylight e um Polarizador?
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 18:50:28 por RicardoSEP »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2010, 18:53:01
Poder voce pode. Logo acima o Mr. hyde ta explicando porque nao é aconselhável.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2010, 01:28:00
Regras foram feitas para serem quebradas. Não existe "regra" em fotografia. Acho que você até pode usar 2 filtros, mas perde-se muita luz/nitidez/latitude quando se faz isso.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2010, 18:33:56
Os filtros UV e o Skylight tem na verdade a mesma função. Embora pouca gente saiba inicialmente o filtro UV era utilizado para eliminar os efeitos dos raios ultravioletas em filmes branco e preto. O Skylight era utilizado para a mesma finalidade mas para filmes coloridos. Com o objetivo de proteger as lentes contra qualquer tipo de acidente, sujeiras, poeiras, etc. começou-se a utilizar o filtro UV em qualquer tipo de filme ou lente, já que ele é transparente (o Skylight tem a cor mais rosada), e não afetaria em nada a qualidade da foto. Acontece que como citado acima qualquer filtro colocado na frente da objetiva pode causar algum prejuizo para a foto. Como teste, tente fotografar uma lua cheia brilhante com filtro e sem filtro. Voce vai notar a grande diferença. Neste exemplo o filtro cria um "flare" que com certeza causará também em fotos com outras fontes de luz.
Se utilizando um filtro a foto pode ser prejudicada imagine utilizando um UV, Skylight e Polarizador. Vixe...
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2010, 21:55:49
Pelo que eu entendi vai depender muito da ocasião a decisão de se usar ou não um filtro, sendo que dois ou mais filtros devem ser evitados. Mas, que é um incômodo grande ficar tirando/colocando filtro de lente isso é. Alguma dica para isso?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2010, 21:59:49
Pelo que eu entendi vai depender muito da ocasião a decisão de se usar ou não um filtro, sendo que dois ou mais filtros devem ser evitados. Mas, que é um incômodo grande ficar tirando/colocando filtro de lente isso é. Alguma dica para isso?
Se voce tiver um conjunto de lentes fica mais facil. Aquela que voce usar para paisagens deixe o polarizador. Para retratos cotidianos dentro de casa, por exemplo, nao utilize nenhum. De qualquer forma voce sempre tera algum trabalho. Conseguir boas fotografias nao é uma tarefa facil.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2010, 22:05:32
Pelo que eu entendi vai depender muito da ocasião a decisão de se usar ou não um filtro, sendo que dois ou mais filtros devem ser evitados. Mas, que é um incômodo grande ficar tirando/colocando filtro de lente isso é. Alguma dica para isso?

A dica é que vc não use nenhum filtro, rsrsrrs.


E como os colegas abaixo dissseram, para proteção o parasol basta. E o uso de filtros causa perda de nitidez, perda de luz e latitude.

Se o intuíto é dar algum efeito na imagem, existe N softwares com os filtros que vc quiser para fazer o que quiser com a foto.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2010, 22:09:18
A dica é que vc não use nenhum filtro, rsrsrrs.


E como os colegas abaixo dissseram, para proteção o parasol basta. E o uso de filtros causa perda de nitidez, perda de luz e latitude.

Se o intuíto é dar algum efeito na imagem, existe N softwares com os filtros que vc quiser para fazer o que quiser com a foto.
Nao concordo que o uso do polarizador seja subtituivel por software.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2010, 22:44:39
David Filipe, então para que existe os filtros? Para não serem usados?

O intuito não é "dar efeito" na imagem, é tentar corrigir alguma imperfeição que o ambiente possa vir a criar, como o excesso de raios UV. Acredito que o artigo do Leo Terra esta bem claro referente a vantagem de cada filtro. Não vejo motivos de não usar os filtros quando necessário.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2010, 22:59:25
David Filipe, então para que existe os filtros? Para não serem usados?

O intuito não é "dar efeito" na imagem, é tentar corrigir alguma imperfeição que o ambiente possa vir a criar, como o excesso de raios UV. Acredito que o artigo do Leo Terra esta bem claro referente a vantagem de cada filtro. Não vejo motivos de não usar os filtros quando necessário.


Ok ok, não está mais aqui quem falou, tudo aqui vira polêmica e discussão, vou sair antes que comece. Fui...