Autor Tópico: Canon SX30is ou Pana FZ100?? (DUVIDA)  (Lida 21684 vezes)

Braz42

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
  • Sou fotografo amador, aprendendo sempre e sempre
Resposta #15 Online: 31 de Outubro de 2010, 14:16:59
Pedro, to contigo, a FZ35, ta batendo bastante nessas duas, tenho visto fotos no FLICKR da FZ35 e olha, são ótimas fotos, com muita nitidez, mesmo a longa distancia.
Ainda não tenho a FZ35, mas se Deus quiser pretendo te-la pro começo do ano que vem.
Um abraço a todos!
Ah, sim, sou novo por aqui e é muito prazer conheço-los.


fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #16 Online: 31 de Outubro de 2010, 15:23:51
  Pedro, o que vc me diz de pana FZ-35 x FZ-40? Teoricamente a FZ-40 tem algo a perder em qualidade devido ao aumento do range do zoom e de ter mais MP no sensor.
Mas de fato, vc ou algum outro colega já tem alguma comparação entre esses dois modelos da pana?
  Eu preciso me decidir logo, pois já tinha praticamente encomendado do PY uma canon SX30, mas na mesma loja tem pana FZ35, FZ40 e FZ100 (além de nikon P100, fuji HS10, canon SX20).
  Já tinha me decidido pela canon SX30, mas fico pensando na opção de uma Pana FZ 35 ou FZ40, que são até mais baratas que a canon! Preciso me decidir até semana que vem.
  Gosto de fotografar natureza, pássaros, insetos, macros. Tenho umas lentes rainox dcr-250 para macro. Tive uma canon S5is que vendi recentemente para trocar de cam. Troquei pq preciso de vídeo HD (720p já me basta), além da grande angular da S5is (36mm) é pouco.
   Quero colocar um flash ring barato (já vi uns de 100 dolares no ebay) ou ring light (com leds). Por isso penso numa cam com sapata de flash (FZ35 e fz40 não tem), mas devo pegar mesmo é um ring light led, que geralmente é atarrachado na sapata de flash externo, mas não é obrigatório, pois é acionado por botão liga-desliga.

Grato a todos.


Sinceramente, que lixo as duas  :no:  :no:
Sem dúvidas a FZ35 dá um banho. As imagens das duas estão horríveis, sem detalhe algum... as da FZ100 estão extremamente contrastadas e com uma nitidez mais puxada, mas em termos de detalhes estão um fiasco.
Seria bom ver um teste em RAW para comparar melhor...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Outubro de 2010, 19:38:44
http://www.cameralabs.com/reviews/Panasonic_Lumix_DMC_FZ40_FZ45/outdoor_resolution.shtml
Acabei de achar esse link que compara a FZ35, da FZ40 e da FZ100. Compara também os ISOs mais altos dela com a SX30 e FZ100...

Vi rapidamente e foi como nós suspeitávamos. A Fz35 leva uma pequena vantagem sobre a FZ40 (e muita sobre a FZ100). A SX30 tem mais aberração cromática e uma nitidez mais agressiva, mas não vi mais detalhes nela em relação a FZ40 (em ISO alto achei a FZ40 um pouco melhor também). Mas uma coisa que é fato é que para filmar o LCD móvel faz bastante diferença  :no:


fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2010, 14:28:48
  Pedro, muito grato pelas dicas. Realmente dá pra ver que a pana FZ100 repetirá o fiasco da canon UZ com CMOS (acho que S1x, sei lá). Perde feio para as outras panas mais baratas e perde para a canon sx30.
  Aqui testam em em zoom intermediário, é nítida a inferioridade da FZ-100 nas fotos!
http://www.cameralabs.com/reviews/Panasonic_Lumix_DMC_FZ40_FZ45/sharpness_mid_range.shtml
  Pela qualidade das fotos, sem dúvidas eu ficaria com pana FZ35 ou FZ40
  Mas como vc bem lembrou, o LCD móvel faz muita diferença, se já é difícil conviver sem ele nas fotos (ainda mais macros, onde fazemos certa "ginástica" para pegar os bichinho), em vídeo (que usarei muito), será essencial!!!
  Pana fz-100 totalmente descartada
  Já confirmei minha encomenda da Canon SX30is, mesmo sabendo de certo sacrifício na qualidade em relação a pana FZ-35/fz-40, o LCD móvel e sapata para flash externo pesam muito na minha decisão.
  Agradeço muito a ajuda. Foi essencial para minha decisão.

Agora no campo da imaginação:
- Pana poderia ter criado uma opção a FZ-40 com LCD móvel e sapata para flash externo.
- Canon poderia ter duas opções de SX30is, uma versão "consumer", que é a atual, cheia de megapixels para quem não precisa deles  (mas faz vender) e uma versão "prossumer", esta com um sensor pequeno e moderno (pode ser o sensor pequeno de 1/2,3", para não precisar de lentes maiores) mas exibindo 10 ou preferencialmente 8 megapixels, para conseguir resultados semelhantes ao sensor de 1/1,7" e 10 MP da canon S95/G12, modo RAW e LCD móvel de alta resolução (como o da canon G12). Seriam cameras bem melhores e mais úteis que as versões atuais!!
 


Serone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
Resposta #19 Online: 04 de Novembro de 2010, 20:39:43
fernando assis...também já me decidi pela Canon SX30 IS, chegara na próxima semana. Muito obrigado a todos. :clap: :clap: :clap:




1845

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #21 Online: 04 de Novembro de 2010, 23:09:15
Ola, sou novo por aqui e gostei do nivel do forum! Parabens!
Nao sou fotografo profissional, mas gosto de tirar fotos pela natureza, animais, flores e cachoeiras.
Eu trabalho com investigacao e tenho uma TZ7 Lumix, estou contente com ela por ser compacta, leve, com bateria duravel e discreta (bom pra trabalhar nesse ramo), Ela tem o zoom optico de 12mp mas se eu diminuir o tamanho das fotos, ela aumenta o zoom pra 21,4mp, o que ajuda muito em alguns casos, mesmo com a resolucao baixa, de vez em quando preciso de um zoom mais potente.
Entao, precisarei de material mais profissional..
Pergunta: Essa FZ100 possui o mesmo recurso? Alguem saberia dizer?
Duvida: A FZ100 filma em Full Hd e tem, pelo que li, um recurso para filmar em slow motion.
Mas a SX30 tem zoom mais potente e parece ter as fotos mais nitidas...
Ficarei muito grato se puderem opinar sobre essa questao.
Obrigado!
Henrique


edmundobalbino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #22 Online: 11 de Novembro de 2010, 22:57:33
Qual a maior vantagem (fora o ultra zoom) e a maior desvantagem da SX30? Outra coisa: vi que o compartimento do flash nao abre sozinho, É verdade? As fotos tem pouca vivacidade nas cores e contraste?


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2010, 08:19:21
Ola, sou novo por aqui e gostei do nivel do forum! Parabens!
Nao sou fotografo profissional, mas gosto de tirar fotos pela natureza, animais, flores e cachoeiras.
Eu trabalho com investigacao e tenho uma TZ7 Lumix, estou contente com ela por ser compacta, leve, com bateria duravel e discreta (bom pra trabalhar nesse ramo), Ela tem o zoom optico de 12mp mas se eu diminuir o tamanho das fotos, ela aumenta o zoom pra 21,4mp, o que ajuda muito em alguns casos, mesmo com a resolucao baixa, de vez em quando preciso de um zoom mais potente.
Entao, precisarei de material mais profissional..
Pergunta: Essa FZ100 possui o mesmo recurso? Alguem saberia dizer?
Duvida: A FZ100 filma em Full Hd e tem, pelo que li, um recurso para filmar em slow motion.
Mas a SX30 tem zoom mais potente e parece ter as fotos mais nitidas...
Ficarei muito grato se puderem opinar sobre essa questao.
Obrigado!
Henrique

esse recurso que vc fala que aumenta o zoom, chama-se zoom inteligente, onde vc diminui a resolução e ela aproveita a diferença para aumentar o zoom, é legal, só lembrando que o zoom não se mede em MP
Normalmente todas as Panasonic e Sony tem esse recurso, as Canon não costumam ter isso.


fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #24 Online: 12 de Novembro de 2010, 09:58:03
É como se a própria camera fizesse um croop ou uma ampliação de uma imagem em resolução total, da parte central. Assim parece que aumenta o zoom aproveitando os pixels do meio. É só recortar a parte central de uma foto que dá na mesma, mas não deixa de ser interessante isso na própria cam!


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2010, 10:05:14
É como se a própria camera fizesse um croop ou uma ampliação de uma imagem em resolução total, da parte central. Assim parece que aumenta o zoom aproveitando os pixels do meio. É só recortar a parte central de uma foto que dá na mesma, mas não deixa de ser interessante isso na própria cam!

As cams da Sony fazem isso desde a linha de 2003 já, desde a P72


fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #26 Online: 12 de Novembro de 2010, 10:08:25
Tive uma Canon S5is e realmente o flash não abre sozinho. A camera avisa para levantar o flash. É muito simples de fazê-lo e caso não queira flash, daí não terá que desativá-lo via menu ou algum botão. Não acho isso demérito na cam!
A maior vantagem da SX30 sobre a FZ100 é a qualidade de imagem melhor. Nos comparativos que vi, em todos a FZ100 tem mais ruído e com o tratamento, perde muito mais detalhes das fotos, quando vista em ampliação 100%, em relação a canon! E a diferença é grande!
Não vejo muita desvantagem da SX30 em relação a FZ100. Por ter CMOS a FZ100 é mais rápida, como fotos em burst a 10 FPS (a canon não chega a 2fps se não me engano), filma em Full HD (a canon só em HD). Em resoluções menores a pana consegue filmar até a 1000fps (porém com resolução baixíssima, da ordem de trezentos e poucos por duzentos e poucos pixels), ou seja, quando mais de aumenta o fps, a resolução do vídeo cai. Se fosse pelo menos resolução VGA nessa velocidade de 1000fps, teria alguma utilidade, mas a resolução é muito baixa! Não deixa de ser um recurso a mais, porém é limitado!
  Ah, a pana tem RAW mode e a canon não tem (não sei pq a canon insiste em não colocar isso nas suas UZ)
  Outro ponto: o LCD móvel da pana tem resolução maior que o da canon e é pouco maior (2,7 x 3", se não me engano) - a canon poderia ter adotado o LCD da canon G12, que é de 2,8" e tem resolução maior que o da Sx30is! Mas certamente o da canon não vai limitar a visualização (o da minha antiga S5is já era muito bom com resolução semelhante ao da Sx30is), mas uma melhorada na resolução nunca é demais!
  Enfim, na minha opinião são essas as desvantagens da SX30is, que não mudam minha opinião de considerá-la melhor que a pana FZ100, especialmente pela qualidade da imagem. Mas se a Pana Fz-40 tivesse LCD móvel e sapata para flash externo, eu não teria dúvida em pegá-la no lugar da canon Sx30is!!! Estou aguardando a chegada da minha canon, que já foi encomendada!

Qual a maior vantagem (fora o ultra zoom) e a maior desvantagem da SX30? Outra coisa: vi que o compartimento do flash nao abre sozinho, É verdade? As fotos tem pouca vivacidade nas cores e contraste?
« Última modificação: 12 de Novembro de 2010, 10:11:36 por fernando assis »


1845

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #27 Online: 12 de Novembro de 2010, 21:42:38
Ola F
Tive uma Canon S5is e realmente o flash não abre sozinho. A camera avisa para levantar o flash. É muito simples de fazê-lo e caso não queira flash, daí não terá que desativá-lo via menu ou algum botão. Não acho isso demérito na cam!
A maior vantagem da SX30 sobre a FZ100 é a qualidade de imagem melhor. Nos comparativos que vi, em todos a FZ100 tem mais ruído e com o tratamento, perde muito mais detalhes das fotos, quando vista em ampliação 100%, em relação a canon! E a diferença é grande!
Não vejo muita desvantagem da SX30 em relação a FZ100. Por ter CMOS a FZ100 é mais rápida, como fotos em burst a 10 FPS (a canon não chega a 2fps se não me engano), filma em Full HD (a canon só em HD). Em resoluções menores a pana consegue filmar até a 1000fps (porém com resolução baixíssima, da ordem de trezentos e poucos por duzentos e poucos pixels), ou seja, quando mais de aumenta o fps, a resolução do vídeo cai. Se fosse pelo menos resolução VGA nessa velocidade de 1000fps, teria alguma utilidade, mas a resolução é muito baixa! Não deixa de ser um recurso a mais, porém é limitado!
  Ah, a pana tem RAW mode e a canon não tem (não sei pq a canon insiste em não colocar isso nas suas UZ)
  Outro ponto: o LCD móvel da pana tem resolução maior que o da canon e é pouco maior (2,7 x 3", se não me engano) - a canon poderia ter adotado o LCD da canon G12, que é de 2,8" e tem resolução maior que o da Sx30is! Mas certamente o da canon não vai limitar a visualização (o da minha antiga S5is já era muito bom com resolução semelhante ao da Sx30is), mas uma melhorada na resolução nunca é demais!
  Enfim, na minha opinião são essas as desvantagens da SX30is, que não mudam minha opinião de considerá-la melhor que a pana FZ100, especialmente pela qualidade da imagem. Mas se a Pana Fz-40 tivesse LCD móvel e sapata para flash externo, eu não teria dúvida em pegá-la no lugar da canon Sx30is!!! Estou aguardando a chegada da minha canon, que já foi encomendada!



Ola Fernando!
Entao as imagens ampliadas das Canon SX30 sao muuito melhores que nas Pana FZ100?
Teria algum site ou fotoblog que tenha e mostre essa diferenca? Agora fiquei temeroso pela FZ100, se for muita diferenca isso vai me fazer pensar 2 vezes, gostei dela por filmar em Full Hd e ter um zoom maior, filmar em slowmotion tambem.
Obrigado

1845


1845

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #28 Online: 13 de Novembro de 2010, 21:42:02
Ola a todos forenses, vi esses videos no youtube e eh mais ou menos isso que preciso, capturar fotos e filmes de longe, entao gostaria que todos que puderem, darem sua opiniao sobre qual a melhor opcao para esse servico!! Qual a melhor, Canon SX30is ou Pana FZ100?
Fiquem a vontade para opinar sobre todos aspectos tecnicos e praticos!

http://www.youtube.com/watch?v=R02SnBDudG0 - Panasonic

http://www.youtube.com/watch?v=nmCFzzFchOA - Canon

Obrigado pela atencao!

1845


fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #29 Online: 15 de Novembro de 2010, 12:59:36
Amigo, se olhar na página anterior deste mesmo tópico, verá que postei um comparativo de um site de review
As fotos falam por si. FZ-40 um pouco melhor que SX30 e ambas bem melhores que fZ-100. FZ35, um pouco melhor que FZ-40, isso em qualidade de imagem.
Estou comprando a canon por alguns recursos que faltam na fz-40 e que são importantes pra mim.


http://www.cameralabs.com/reviews/Panasonic_Lumix_DMC_FZ40_FZ45/sharpness_mid_range.shtml

Ola F

Ola Fernando!
Entao as imagens ampliadas das Canon SX30 sao muuito melhores que nas Pana FZ100?
Teria algum site ou fotoblog que tenha e mostre essa diferenca? Agora fiquei temeroso pela FZ100, se for muita diferenca isso vai me fazer pensar 2 vezes, gostei dela por filmar em Full Hd e ter um zoom maior, filmar em slowmotion tambem.
Obrigado

1845