Autor Tópico: Supercompactas x Qualidade baixa luminosidade  (Lida 7123 vezes)

Podolski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 29 de Outubro de 2010, 10:21:48
Bom dia pessoal! Primeiramente gostaria de dizer que é o meu primeiro tópico neste fórum, e que após muito pesquisar sobre minha dúvida fiquei impressionado pela qualidade dos debates deste fórum, então desde já parabéns a todos pela troca de conhecimentos  :ok: , mas vamos lá...


Minha dúvida é a seguinte,

Estou procurando para comprar uma supercompacta com bastante zoom.
Modelos como a Panasonic ZS7, Sony H5XV e a Canon SX210 IS foram escolhidas.
Após muito pesquisar, inclusive aqui no fórum, escolhi a Panasonic, porém muitas pessoas que compraram esta camera reclamam da baixa qualidade nas fotos com pouca luz. Pesquisei que este seria um problema de câmeras com muito zoom, e passei a mirar as com menos, como a S95 e a SD4000 IS ambas da Canon.
No entanto, fazendo comparações do site www.dpreview.com o modelo da Sony HX5V, esta parece apresentar um bom resultado neste quesito de luz. Será que ela realmente é bem superior a ZS7 em fotos com pouca luz? Ou qual seriam opções que aliem qualidade em baixa luminosidade com fotos legais durante o dia?
(Eu tenho noção que cameras nesse patamar não serão perfeitas, mas qual a melhor dentre elas?)

(Obs: Eu compraria a S95, mas está um pouco fora do orçamento e bem difícil de econtrar lugares na internet onde tenha pra vender, e na minha cidade não tem cameras de melhor qualidade à venda  :( )





Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2010, 10:51:18
Amigo,

Eu tenho a ZS7 e realmente pra ambientes de pouca luz ela é fraquinha, principalmente pela abertura da lente, mesmo em wide é de somente f3.3.

Uma Panasonic LX3, LX5, Canon S95, Samsung EX1 com lentes na casa dos f1.8 o que ganha no mínimo 2 pontos na sensibilidade (ver tabela abaixo).



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2010, 12:25:37
Superzoom e baixa luminosidade são características opostas. Junte isso à péssima performance em isos altos das compactas e você tem a receita para um desastre.

Se seu objetivo for fazer fotos com tripé e exposição longa, tudo bem, escolha iso 100 ou 200 que as coisas devem ficar sob controle. Produzi excelentes fotos desse jeito com câmeras bem anticas como a Olympus C5050Z e a Panasonic FZ20. Só que as objetivas eram f=1.8 e f=2.8 respectivamente. Isso compensava em parte a má performace em ISOs acima de 200.

Hoje a coisa melhorou em termos de ruído, mas piorou em termos de ótica. Não se fazem mais zooms claras, pelo menos nas compactas. Nas super compactas, esqueça.

Sensor grande + Lente clara não dá para por em super compactas. É a física, desculpe.

Pessoalmente, nunca vi uma SC que atendesse isso. Prefira lentes claras em vez de escuras com IS. Normalmente a ótica é mais caprichada.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2010, 13:05:31
Subcompactas, compactas, com ou sem zoom, superzoons, todas essas cams tem sensor muito pequeno e portanto não são ideais com baixa luminosidade, apenas isso, não são ideais, não quer dizer que sejam horríveis, que não de pra tirar boas fotos, tenho digicam a mais de 5 anos, uma Olympus basica e duas Sony (P73 e W100) e nem por isso deixei de tirar boas fotos em ambientes pouco iluminados.

É claro que alguns modelos são um pouco melhores que outros, mas a margem é pequena, e nesse quesito sem duvida a HX5V se destaca , por ter um sensor CMOS e menos megapixels, o que a coloca em vantagem sobre a ZS7 e outras nesse quesito especificamente.  Mas todas elas são excelentes cams


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2010, 13:06:52
Bom, pelo menos descobri que la onde vou comprar a cam, no Paraguai, na MTT Trading, importadora oficial da Panasonic la, tem a bateria original a venda por U$ 35,00, menos mau


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2010, 13:13:51
É claro que alguns modelos são um pouco melhores que outros, mas a margem é pequena, e nesse quesito sem duvida a HX5V se destaca , por ter um sensor CMOS e menos megapixels, o que a coloca em vantagem sobre a ZS7 e outras nesse quesito especificamente.  Mas todas elas são excelentes cams

Tem certeza?  :shock:

Da uma olhada nessas duas imagens abaixo em ISO400.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/HX5V/FULLRES/HX5VhSLI0400.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/ZS7/FULLRES/ZS7hSLI0400.HTM





halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2010, 14:14:18
Tem certeza?  :shock:

Da uma olhada nessas duas imagens abaixo em ISO400.
http://www.imaging-resource.com/PRODS/HX5V/FULLRES/HX5VhSLI0400.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/ZS7/FULLRES/ZS7hSLI0400.HTM





beleza, olhando principalmente naquela área da caixa de lapis de cor, da pra ver perfeitamente que a HX5V tem menos ruido nesse iso

Agora a questão é, quem de nós fica olhando essas fotos de 10, 12 ou 14mp a 100% na tela, quando se vizualiza no tamanho da tela ou se imprime em pequenos formatos, o que é o mais comum, não se nota essas diferenças, isso é mais pra quem fica procurando defeitos
« Última modificação: 29 de Outubro de 2010, 14:15:07 por halvaro »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2010, 14:58:13
beleza, olhando principalmente naquela área da caixa de lapis de cor, da pra ver perfeitamente que a HX5V tem menos ruido nesse iso

Agora a questão é, quem de nós fica olhando essas fotos de 10, 12 ou 14mp a 100% na tela, quando se vizualiza no tamanho da tela ou se imprime em pequenos formatos, o que é o mais comum, não se nota essas diferenças, isso é mais pra quem fica procurando defeitos

Halvaro, a análise não pode ser feito dessa forma, eliminar ruído de uma imagem é fácil, se você pegar a imagem da ZS7 e edita-la vc consegue deixar igualzinha a da HX5V, o problema é o contrário, vc nunca vai conseguir deixar a imagem da HX5V como da ZS7, pois quando a Sony tratou a imagem da HX5V eliminou muito detalhe.

A análise precisa ser feita considerando ruído e nitidez e nesse caso a imagem da HX5V tem menor nitidez que da ZS7.

Realmente em muitos casos não vamos ver a imagem em 100%, mas se é para comparar duas câmeras, então vamos comparar no limite delas. ;)


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2010, 15:08:46

A análise precisa ser feita considerando ruído e nitidez e nesse caso a imagem da HX5V tem menor nitidez que da ZS7.

Realmente em muitos casos não vamos ver a imagem em 100%, mas se é para comparar duas câmeras, então vamos comparar no limite delas. ;)

concordo com vc que a imagem da ZS7 tem mais nitidez, mais detalhe, mas de qualquer forma é igualmente horrivel vista a 100%, então não vejo isso como fator de escolha

De qualquer forma são 2 cams formidáveis, eu estou quase com um pé na ZS7, mas ainda não decidi


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2010, 15:23:34
concordo com vc que a imagem da ZS7 tem mais nitidez, mais detalhe, mas de qualquer forma é igualmente horrivel vista a 100%, então não vejo isso como fator de escolha

De qualquer forma são 2 cams formidáveis, eu estou quase com um pé na ZS7, mas ainda não decidi

Eu considero apenas duas vantagens da HX5V sobre a ZS7 que é a possibilidade do modo panorâmico e a função Twilight (para cenas sem movimento). Enquanto isso a ZS7 ganha na qualidade da imagem/vídeo e principalmente nos controles fotográficos (PASM).


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2010, 15:53:19
Eu considero apenas duas vantagens da HX5V sobre a ZS7 que é a possibilidade do modo panorâmico e a função Twilight (para cenas sem movimento). Enquanto isso a ZS7 ganha na qualidade da imagem/vídeo e principalmente nos controles fotográficos (PASM).

a panoramica é legal, bem facil na Sony, mas eu cheguei a conclusão que ela funciona assim : na verdade vc não tira fotos que depois são emendadas, na verdade ela usa o modo filme, é como se vc fizesse um filme, e la registrasse uma imagem estática desse filme, apesar de facil e legal, a qualidade de imagem resultante nem se compara com o de fotos tiradas com tripé e emendadas depois no PC, como é na Pana

Embora a Sony não tenha os modos de prioridade, ela tem o full Manual, que no meu caso basta.

Outro recurso legal da Sony é o smile shoot, onde a cam dispara sozinha quando alguem sorri, não sei por que a Pana não coloca isso

Se eu chegar a escolher a Sony, acho que ficaria com a H55, bem mais barata, embora não tenha o sensor CMOS
da HX5V nem saida HDMI

Tb. estou vendo a ZS5 (TZ8), porém tem tela menor, o filme é em JPEG (só filma 8min em HD) e tb não tem HDMI, mas é bem mais em conta que a ZS7

Minha parada agora está entre essas 3, é complicado, no fim nenhuma tem ao mesmo tempo tudo que eu quero pelo preço que eu quero , rs rs rs


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2010, 21:22:28
(...) e a função Twilight (para cenas sem movimento).

É só usar um tripé, iso baixo e longa exposição. No Twilight também deve ser usado tripé para não dar nenhuma diferença em enquadramento prejudicando a nitidez...



Em termos de qualidade melhor em pouca luminosidade, essas não são as melhores opções, e sim as que o Leandro citou  :ok:
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 21:24:00 por pedro_raythz »


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2010, 22:09:36
É só usar um tripé, iso baixo e longa exposição. No Twilight também deve ser usado tripé para não dar nenhuma diferença em enquadramento prejudicando a nitidez...



Em termos de qualidade melhor em pouca luminosidade, essas não são as melhores opções, e sim as que o Leandro citou  :ok:


esse modo twilight da Sony chama-se handled twilight, justamente para ser usado sem tripé
« Última modificação: 31 de Outubro de 2010, 00:10:32 por pedro_raythz »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2010, 00:25:08

esse modo twilight da Sony chama-se handled twilight, justamente para ser usado sem tripé

Bonito nome, mas na prática não funciona tão bem assim. Um burst, por mais que seja em 10fps, pode acabar modificando um pouco o enquadramento de uma foto para outra, o que afetaria diretamente na nitidez da imagem final.
Pelas fotos que vi o resultado pode até ser bem interessante, mas como o Leandro disse é uma função de uso bem restrito, então não a vejo como um grande diferencial.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2010, 17:22:09
B
Pelas fotos que vi o resultado pode até ser bem interessante, mas como o Leandro disse é uma função de uso bem restrito, então não a vejo como um grande diferencial.

Se o resultado é bem interessante, acho que ta valendo não é mesmo , já o Leandor citou o recurso, mas não disse que é de uso bem restrito, eu pelo menos não li isso

O fato é que eu não estou dizendo que esta ou aquela cam é melhor por causa desses recursos, são todas excelentes cams, e cada um pode ver o que é melho para seu uso

« Última modificação: 31 de Outubro de 2010, 17:24:13 por halvaro »