Autor Tópico: Qual a equivalencia entre mm e "x" de zoom?  (Lida 33860 vezes)

waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 23 de Junho de 2014, 09:09:18
Corvo, se você for fotografar em ambientes com boa iluminação, não vejo problemas em ir de super zoom.

A questão é que os "600mm" dessas câmeras se referem a uma equivalência ao ângulo de visão do que você teria em uma 600mm em uma câmera de sensor/filme 35mm.

Em relação à abertura e sensibilidade do sensor, é opticamente impossível haver equivalência entre um conjunto de câmera+lente e uma superzoom com uma objetiva monstruosa dessas, por exemplo: http://www.sigmaphoto.com/product/200-500mm-f28-apo-ex-dg


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Junho de 2014, 16:06:04
Sobre uma 400mm ter de ser clara... Uma lente 400mm f5.6 (que custa cerca de $1100 em versão Canon série L) é bem mais clara que uma superzoom no equivalente a 400mm... Superzooms não são claras... São práticas e baratas...
JVc.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 24 de Junho de 2014, 10:54:33
via de regra vc pode ter em mente: quanto maior o zoom (razão entre os mm maior e menor), pior a lente e pior o resultado final..


Que interessante rapaiz! Eu não sabia disso. Eu imaginava que era o contrário. Mais zoom, mais potente, mais qualidade!

Claro que eu não sabia também todo o resto comentado aqui neste tópico, mas isso foi o que mais me chamou a atenção.

Mas enquanto eu escrevia, me surgiu uma pergunta: Se quanto maior o zoom, pior é a qualidade, por que aquelas fotos de eventos esportivos, como a Formula 1, os fotógrafos conseguem aquelas fotos tão perfeitas em termos de qualidade, visto que as lentes que normalmente eles usam são aqueles canhões (lentes gigantes)?


Junior78

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Junho de 2014, 11:05:39
acompanhando para aprender tbm..

obrigado pessoal.
Canon T5 + 18-55 + 50 1.8 + 55-250


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 24 de Junho de 2014, 11:30:41
Que interessante rapaiz! Eu não sabia disso. Eu imaginava que era o contrário. Mais zoom, mais potente, mais qualidade!

Claro que eu não sabia também todo o resto comentado aqui neste tópico, mas isso foi o que mais me chamou a atenção.

Mas enquanto eu escrevia, me surgiu uma pergunta: Se quanto maior o zoom, pior é a qualidade, por que aquelas fotos de eventos esportivos, como a Formula 1, os fotógrafos conseguem aquelas fotos tão perfeitas em termos de qualidade, visto que as lentes que normalmente eles usam são aqueles canhões (lentes gigantes)?
Geralmente alí são lentes fixas, 400mm ou mais. Pode até ser que sejam zoom, mas com uma variação pequena, como 200-400, etc. Há zooms excelentes também, tudo depende da qualidade das lentes e da construção. Obviamente que o preço vai lá no céu.

Imagine a complexidade que é construir uma lente que cubra uma grande distância focal, como as 18-200. São vários grupos de lentes, muitas distorções e aberrações para se controlar, ao contrário de uma fixa, que pode ser totalmente otimizada para trabalhar em uma única distância focal.



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 24 de Junho de 2014, 13:23:10
Mas enquanto eu escrevia, me surgiu uma pergunta: Se quanto maior o zoom, pior é a qualidade, por que aquelas fotos de eventos esportivos, como a Formula 1, os fotógrafos conseguem aquelas fotos tão perfeitas em termos de qualidade, visto que as lentes que normalmente eles usam são aqueles canhões (lentes gigantes)?

você tá confundindo zoom com aproximação...

zoom é simplesmente a razão entre maior distância focal e menor distancia focal..

Uma lente 18-55mm tem 3x de zoom porque 55/18 dá 3 (3,05 na verdade)

Uma lente 100-300mm também tem 3x de zoom (300/100) ... mas tem uma aproximação muito diferente da 18-55 porque tem distância focal muito maior.

o que eu disse é que, via de regra, quanto mais zoom (maior a diferença entre maior e menor distâncias focais), pior a qualidade.
« Última modificação: 24 de Junho de 2014, 13:23:51 por Luciano.Queiroz »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Junho de 2014, 13:38:21
Aé né...aquelas lentes são bem grandes também né?