Autor Tópico: Qual a equivalencia entre mm e "x" de zoom?  (Lida 33161 vezes)

Mad Rabbit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Outubro de 2004, 15:08:46
Alguem poderia me explicar a equivalência entre o valor de "x" de um zoom e os mm?       Isto é, por exemplo, uma câmera de 35 mm equivale a quanto de zoom em "x"?
    Antecipadamente agradeço a ajuda! :blink:  


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2004, 15:37:26
O "x" é a relação entre o mínimo e o máximo da distância focal.
Duas câmeras, uma que vai de 28mm~280mm, e outra que vai de 38mm~380mm, ambas tem o mesmo Zoom de 10x.
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2004, 15:51:05
O zoom não é uma medida independente, é simplesmente a razão entre o maior e o menor comprimento focal. Por exemplo: se uma câmera apresenta comprimento focal 38 a 380 mm, basta dividir 380/38 pra chegar ao fator 10 de ampliação (vulgar "zoom"). Agora, talvez queiras somente saber qual é o ângulo a ser capturado pela lente, então aí sim podemos dizer que menores distâncias focais correspondem a maiores ângulos, independentemente do zoom. Em outro tópico na comunidade, foi citado que a visão humana corresponderia a um comprimento focal de 55 mm na câmera, mas isso é somente uma aproximação (e há divergências). Em todo caso, dá pra sacar que uma câmera com comprimento focal mínimo de 28 mm cobrirá uma área bem maior que uma de 38 mm. Essa informação será especialmente importante de acordo com o uso da câmera (pra fotos internas, um ângulo maior pode ser interessante). Em todo caso, grandes ângulos implicam também em maiores deformidades da imagem.

abraço
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2004, 15:58:32
Só para complementar o que já foi dito, normalmente as lentes das câmeras digitais iniciam seu comprimento focal (1X) gerando um ângulo equivalente ao ângulo de cobertura de uma lente 35mm, porém existem casos onde a partida ocorre em ângulos diferentes como é o caso da C-8080 que tem sua partida com um ângulo equivalente ao ângulo de uma lente de 28mm ou as ultrazoom como a S5000 da Fuji que partem em um ângulo aproximado de uma lente 38mm e assim por diante.
Isso sendo generalista, porque mesmo entre lentes com o mesmo comprimento focal existem variações no ângulo de cobertura das mesmas (como o caso da Canon unde a 28-105 4-5.6 tem ângulos menores do que a 28-105 3.5-4.5 USM II.
Espero ter ajudado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


calado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
    • http://
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2004, 16:36:05
:o

Depois dessa eu tenho que pegar meu livro de física do segundo ano para recaptular optica.
Pelo que eu entendi ai o "X" do Zoom que a gente ve em especificacoes de camera nao significa aproximação... É isso mesmo? Entao no exemplo que deram aí, de razão 10 para distancias focais diferentes a aproximação nao é a mesma?
Queria que confirmassem isso. Se nao for, como se calcula a apriximaçao, dadas as distancias focais?

*Falando "aproximação" eu quero dizer:  Se eu vejo um objeto por exemplo a 10m e tenho um zoom de 10X, esse objeto vai me parecer a 1m.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2004, 16:37:12 por calado »
.Canon PowerShot A95
.Maceió-AL


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2004, 18:13:01
Citar
:o

Depois dessa eu tenho que pegar meu livro de física do segundo ano para recaptular optica.
Pelo que eu entendi ai o "X" do Zoom que a gente ve em especificacoes de camera nao significa aproximação... É isso mesmo? Entao no exemplo que deram aí, de razão 10 para distancias focais diferentes a aproximação nao é a mesma?
Queria que confirmassem isso. Se nao for, como se calcula a apriximaçao, dadas as distancias focais?

*Falando "aproximação" eu quero dizer:  Se eu vejo um objeto por exemplo a 10m e tenho um zoom de 10X, esse objeto vai me parecer a 1m.
Os X é quanto o Zoom multiplica em relação ao seu ponto de partida.
Vamos aos exemplos.
Uma Lente 100-300mm tem Zoom de 3X, pois o seu comprimento focal máximo é 3X o mínimo.
Uma lente 28-70mm tem Zoom de 2,5X pelo mesmo motivo.
Uma lente 50-500mm tem Zoom de 10X.
Uma lente 28-105 tem 3,75X de Zoom.
Esta unidade de medida de Zoom ela mostra quantas vezes o máximo comprimento focal é maior do que o mínimo, só isso! :). Este fator fui criajo junto com as lentes Zoom que por definição nada mais são do que lentes com comprimento focal variável (e não lentes de aproximação como muitos imaginam) e esta unidade em X é usada para medir o quanto o Zoom varia.
A unidade correta para medir o que chamamos de "aproximação" é o ângulo de captura da lente (porque mesmo mm apesar de dar resultados aproximados não pode ser usado).
Até hoje eu não entendo porque o mercado convencionou a medida em mm
Medida em mm mesmo para mídias do mesmo tamanho já era levemente variável de acordo com a curvatura dos elementos usados,  com elementos de captura diferentes como a médio formato, os APS e as câmeras digitais de sensor maior acabaram caindo ainda mais por terra pois as variações são bruscas.
O correto mesmo para se medir o quando uma lente aproxima ou afasta um determinado objeto seria o seu ângulo de captura, isso sim é uma unidade incontestável do Croop que está sendo realizado e seria universal para qualquer tamanho de mídia.

Com relação a sua pergunta como tudo em física é uma questão relativa, primeiro é necessário calcular o fator de conversão da lente quantos metros ela converte em quantos cm no sensor em uma dada distância, depois fazer o mesmo fator usando uma outra distância focal e desta forma obter o quanto ela amplia na mídia de captura. :) É meio complicadinho o negócio. :)  
« Última modificação: 20 de Outubro de 2004, 18:15:26 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2004, 11:20:35
Uma fórmula simples para saber a distância focal equivalente de cada foto.

Se sua cãmera tem a menor distância focal de, digamos, 37mm (caso da minha), e no Exif, quando fotografo em wide, leio 5,7mm (caso da minha), então o fator de conversão para uma distãncia focal equivalente numa câmera de filme 35mm é:

37mm/5,7mm, isto é, 6,49

Qaundo leio no Exif, por exemplo, 41mm, então basta multiplicar pelo fator de conversão e saberei qual a focal equivalente.

Assim: 41mmX6.49 = 266mm, uma tele boa.

Como o zoom é de dez vezes na minha, ele vai de distãncia focal real de 5,7mm até 57mm, e de distância focal equivalente de 37mm até 370mm.

Cada cãmera tem um fator de conversão e um ponto de partida diferente, mas a matemática é essa.


Mad Rabbit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2004, 15:51:07
Caros colegas e Mestres,
 
      Agora sim posso dizer que estou começando a entender!  Muito obrigado pelas lições!

         


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2009, 19:47:06
E o fator de corte?

Uma lente de 7.9–23.7mm (38–114mm equivalente), com um sensor de 1/8", tem um fator de corte de quanto? qual a conta que se deve fazer para achá-lo?

Se eu quiser comparar os tamanhos dos sensores, qual a conta que devo fazer pra visualizar o tamanho deles em mm?
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2009, 19:12:23
Thoth de uma lida:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2999.0
Ele fala tudo que você precisa saber sobre a distância focal.
Este fala sobre Zoom:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=22261.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2009, 00:00:45
Léo, obrigado pela ajuda... o tópico que vc indicou é muito interessante e abrangente.
Agora as fórmulas matemáticas que tem lá são desumanas heim? :hysterical:
Abraços
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Diogo Sacramento

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:02:27
Fácil de entender e muito interessante.

Os links são show de bola.

abs,

Diogo  :ok:
-> Fuji XT1 + Canon M50II
-> Canon 60mm 2.8 Macro
-> Minolta 135mm 3.5
-> Minolta 58mm 1.2


Corvo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2014, 16:53:45
Amigos, sou novo no forum e venho lendo algumas perguntas e respostas e aprendendo bastante. Eu venho fotografando castelos e ruínas, bem como assuntos mais diferenciados, com uma Canon G12. (os trabalhos estão no meu perfil do flickr). Eu tenho exigido 110% dessa câmera, acho ela ótima, mesmo com algumas limitações como  o baixo zoom ótico (o zoom digital de 20x às vezes ajuda, às vezes atrapalha). Aprendi tudo o que sei lendo alguns manuais de fotografia digital e me arrebentando de errar experimentando. Modéstia à parte, também quando acertei, acertei bem! rs Bem, a minha G12 quebrou e não posso pagar pelo conserto. Além disso, ela já tinha um risquinho na objetiva. O técnico me explicou que essa série G tem esse problema crÔnico, porque a portinhola que se fecha em frete à lente é muito, mas muito próxima da lente, então qualquer poeirinha que fique ali pode arranhá-la na hora de desligar. Como eu normalmente fotografo natureza ou ruínas, provavelmente foi o que aconteceu. O defeito mesmo foi que a objetiva travou num zoom e não voltou mais e danificou uns componentes, então teria que trocar. Estou procurando outra porque acho que já consegui o que podia conseguir com uma G12 e agora queria um upgrade dentro de um orçamento razoável. A minha primeira dúvida é: há máquinas que têm um zoom de 26x (já sabendo o que significa nessa relação de mm e x) e essas lentes que vão até 400, 500mm, fazendo-se aquela razão com a milimetragem mínima, chegam a 5, 6, 10x (estou tentando levar a questão para o parâmetro do popular zoom ótico ao invés dos mm, ainda não estou totalmente familiarizado). Então eu pergunto a vocês: não seria melhor comprar uma câmera com um "zoom" desses de 25 ou 30x do que uma câmera de 18-55mm (que normalmente é o basicão que vem no kit) e depois ainda ter que comprar uma lente tipo 75-400mm (não sei se é essa medida exatamente, mas vcs entenderam) que não chega nem a 6, 7x de "zoom"?


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2014, 18:20:11
amigo se vc pretende gastar  :ok:pouco, é melhor comprar mesmo a super zoom, pois se for pegar uma dslr para pegar a lente de 400mm seria bom comprar uma clara, ou seja, aumentaria muito o orçamento, disse lente clara pois como fotografa ruínas creio que encontre alguns ambientes escuros, então olhando para orçamento apenas, a super zoom seria bem mais em conta


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2014, 20:09:12
via de regra vc pode ter em mente: quanto maior o zoom (razão entre os mm maior e menor), pior a lente e pior o resultado final..

se quer qualidade, compre uma câmera e várias lentes..

se quer praticidade compre uma câmera compacta que tem "trocentos" X de zoom...