Autor Tópico: Acessórios Mako para Flash Dedicado  (Lida 7090 vezes)

dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Online: 30 de Outubro de 2010, 16:25:46
Pessoal bacana e experiente,

Apareceu uma "oportunidade" (melhor chamar assim) de fotografar um evento social festivo do tipo "baladinha". Nunca fiz nem sou chegado em fazer esse tipo de foto, mas bem, já que a "oportunidade" é compulsória, lá vou eu.

A idéia é comprar um Canon 430 EX II, compra que venho adiando há mais de ano, e o devido acessório para garantir o melhor proveito da luz gerada por ele.

Bem, a dúvida é. Esses acessórios Mako prestam? Qual deles seria mais interessante para garantir uma luz difusa bonita, uniforme e tudo mais?

Refletor:


Softbox:


Sphere:


Globo difusor:

*esse eu vou acabar comprando de qualquer jeito, para preenchimentozinhos em fotos de interiores.
Mas não creio que seja lá muito adequado para eventos/pessoas. Ou será que vai?

Os preços são semelhantes e "viáveis".

O conjunto será formado pela Canon T1i e lentes 18-55, 50mm 1.8 e eventuais brincadeiras com a 10-22.

Grato pela ajuda!
« Última modificação: 30 de Outubro de 2010, 16:28:05 por dondon »


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2010, 13:04:13
Também gostaria de saber se estes acessórios valem a pena, principalmente o soft box para uso em book externo.
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2010, 13:29:47
Bom, comprei o raio do flash (430 EX II) e um rebatedor daquele mais tradicional.

Começarei assim.

Fiquei pasmo com a "inteligência" do ETTL, quase 100% de acerto nos primeiros testes.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2010, 13:01:30
Bem, a dúvida é. Esses acessórios Mako prestam? Qual deles seria mais interessante para garantir uma luz difusa bonita, uniforme e tudo mais?

Eu fui na Ekoban ontem pra dar uma espiada nesses kits, mas não tive coragem de comprar não, a idéia é bem legal, mas me pareceu um tanto quanto frágil os engates do Flex-Mont (apesar que vem com engates de reposição), e achei o valor muito alto pela qualidade e tamanho do material, esse globo difusor por exemplo custa 167 reais, um da Atek maior pra tochas custa 130... Se bem que quanto ao tamanho eu achei ruim mais por que eu uso remotamente, entao podia ter acessorios maiores... mas pelo que vi ele é direcionado para usar em cima da camera, por isso não daria pra ser maior mesmo, que acho que é pra oq você procura  :ok:.

Também gostaria de saber se estes acessórios valem a pena, principalmente o soft box para uso em book externo.

Eu achei bem pequeno esse soft, pra book externo eu ficaria com a opção de sombrinhas difusoras e rebatedoras... ele é 30x20cm, mas particularmente na mão parece até menor, eu uso um 30x30 que comprei na chromur, mas precisa mais que um pra ter uma luz legal pra um ensaio.

O que eu uso é esse:



Mas acho muito pequeno pra algumas situações, pra externas eu prefiro usar com speedlight sombrinhas ou um softbox 120x90cm com um adaptador.

Ah, esqueci de comentar, na Fotografe melhor de Outubro/2010 tem uma materia com o fotografo Pedro Nossol onde (se não me engano) ele comenta que usa esses acessórios da Mako p fazer alguns ensaios. :ok:
« Última modificação: 07 de Novembro de 2010, 13:07:57 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2010, 17:30:30
Leonardo, obrigado por postar suas impressões.

Também andei dando uma olhada nesses acessórios, mas não os Mako, olhei os vendidos na Chromur (não me lembro a marca) e tive a mesma impressão que você, de fragilidade e pouco eficiência por causa do tamanho muito reduzido.

O Globo difusor pretendo usar com o flash fora da câmera sim, podendo aplicar o preenchimento onde de fato ele é necessário. Porém o Globo maior (para flash de estúdio) não tem encaixe direto no flash dedicado, o jeito é estudar alguma adaptação. Mês que vem me empenho mais nisso.

Para essa necessidade imediata (o "evento"), ficarei com o rebatedor tradicional mesmo. Parece suficiente.

Ah, agora que você falou eu lembrei dessa reportagem na Fotografe, vou procurar por aqui. Obrigado!

Abraço.


sinclair

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2010, 13:36:03
tem um cara aqui nos classificados do fórum vendendo esses kits bem mais em conta do que na Mako. só não sei se é da mesma marca. quatrocentos e poucos reais


LUCIANON

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2010, 14:55:00
Comprei esse no ebay.com bem "chin ling" mesmo, mas pelo valor valeu o risco :D

Já recebi, mas ainda não testei.

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260551645299
@lucianosoares.foto


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2010, 15:01:41
Sinclair, vi esse tópico lá, deu até vontade de comprar mas agora não dá. Vlw a dica!

Luciano, vi semelhantes a esse no mercado livre. Quando testar poste suas impressões, por favor. :ok:

Abraços e obrigado.


Arcadas

  • Trade Count: (23)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 187
    • Site Pessoal
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2010, 22:56:16
Uma das minhas grandes dificuldades é ter alguem para ajudar com outro flash nas fotos com os noivos no jardim.
Geralmente os casamentos aqui são a noite e por isso somente um flash deixa pobre as imagens.
Resolvi comprar o "globinho" da Mako, uma manopla de 3 estágios e um adapatador de flash no tripé. Tenho um SB900 (mestre) na maquina D90 em ISO 640) e um SB800 (remoto) no tripé com o globo difusor.
Este acessório espalha a luz 360º sem deixar sombras e com uma luz muito bacana no fundo dos arbustos e da fonte do jardim.
Gostei muito do resultado.
Nikon D800 +  12-24 / 24-70 / 70-200 / SB800 
Fuji XT1 + 18-55 / 35

http://www.reginaldoleme.com
https://www.facebook.com/reginaldolemefotografo


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2010, 12:06:12
Arcadas, obrigado por comentar.

Quero o globo difusor para fazer algo semelhante a isso que vc faz, acho que dá samba!

Obrigado.


Arcadas

  • Trade Count: (23)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 187
    • Site Pessoal
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2010, 21:39:34
opa dondon
eu tenho um tripé de bateria no qual eu adaptei a manopla de 3 estágios deixando-o com aproximandamente 4 metros de altura
e o suporte do flash para o tripé tem ajuste de angulo + o angulo do flash....muito bacana
na próxima vez q eu montar ele vou tirar uma foto e enviar pra todos verem

abraçao
Reginaldo (Arcadas)




Arcadas, obrigado por comentar.

Quero o globo difusor para fazer algo semelhante a isso que vc faz, acho que dá samba!

Obrigado.
Nikon D800 +  12-24 / 24-70 / 70-200 / SB800 
Fuji XT1 + 18-55 / 35

http://www.reginaldoleme.com
https://www.facebook.com/reginaldolemefotografo


Arcadas

  • Trade Count: (23)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 187
    • Site Pessoal
Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2010, 00:30:22

cara
compra o globo difusor
pra fotos na praça a noite ou igrejas escuras rola legal pra caramba




quote author=dondon link=topic=49062.msg458056#msg458056 date=1288463146]
Pessoal bacana e experiente,

Apareceu uma "oportunidade" (melhor chamar assim) de fotografar um evento social festivo do tipo "baladinha". Nunca fiz nem sou chegado em fazer esse tipo de foto, mas bem, já que a "oportunidade" é compulsória, lá vou eu.

A idéia é comprar um Canon 430 EX II, compra que venho adiando há mais de ano, e o devido acessório para garantir o melhor proveito da luz gerada por ele.

Bem, a dúvida é. Esses acessórios Mako prestam? Qual deles seria mais interessante para garantir uma luz difusa bonita, uniforme e tudo mais?

Refletor:


Softbox:


Sphere:


Globo difusor:

*esse eu vou acabar comprando de qualquer jeito, para preenchimentozinhos em fotos de interiores.
Mas não creio que seja lá muito adequado para eventos/pessoas. Ou será que vai?

Os preços são semelhantes e "viáveis".

O conjunto será formado pela Canon T1i e lentes 18-55, 50mm 1.8 e eventuais brincadeiras com a 10-22.

Grato pela ajuda!
[/quote]
Nikon D800 +  12-24 / 24-70 / 70-200 / SB800 
Fuji XT1 + 18-55 / 35

http://www.reginaldoleme.com
https://www.facebook.com/reginaldolemefotografo