Autor Tópico: Canon SX120 IS - Boa para um iniciante ?  (Lida 3629 vezes)

Chicarelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 30 de Outubro de 2010, 22:19:42
Opa tudo bem ?

Eu estou precisando de uma ajuda aqui e é o seguinte:

Por enquanto não sei nada mais técnico sobre fotografias, só o pouco que eu ando lendo por ai. Queria uma câmera com a qual eu pudesse aprender a mexer em tudo, ou pelo menos quase tudo, que ela possa me oferecer.
Andei pesquisando e achei essa Canon SX120 IS, que parece atender ao que eu quero e ainda é compatível com o que eu posso pagar no momento :S

Gostaria de saber se ela é mesmo boa pra eu aprender ou se existe alguma, ma mesma faixa e preço dela ( R$500,00 ), que seja melhor.

Muito obrigado desde já.


Chicarelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2010, 19:05:34
Não sei se eu posso upar o tópico, mas alguém pode me ajudar ?


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2010, 19:35:38
Essa cam já é fora de linha, não filma em HD, se quer realmente a Canon ela já lançou a SX130is que é mais atual

De qualquer forma, apesar da boa qualidade, o que eu tenho contra essa linha da Canon, além do estilo estranho dela, é o fato de usar 2 pilhas, tornando-a muito lenta na recarga do flash

Nessa categoria de zoom compacta eu recomendo a Sony H55 e Panasonic ZS5, mas são um pouco mais caras que a Canon


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2010, 21:05:54
Tenho uma SX100IS. O fato de usar duas pilhas realmente deixa a câmera bemmmmm lenta quanto a pilha está fraca (chega a ser irritante). No mais, acho que é uma boa opção para se começar sim, principalmente se der uma turbinada com o CHDK  :ok:
Outro detalhe que me irrita nela e que eu tinha esquecido é o flash no modo manual. Ou a potência é fraca demais, ou estupidamente forte..
Mas como pontos positivos acho que as teclas de atalho são ótimas (botão exclusivo para iso), o dial griratório que facilita bastante no manuseio e o botão pict bridge personalizável (coloquei para bater o balanço de brancos)

A Panasonic só pensaria a partir da ZS7 que tem modo manual. O modo manual da H55 não conheço, mas tem algumas câmeras da Sony (e algumas da çanon tb) que só te dão duas opções de diafragma, o que acaba avacalhando um pouco rs (alem do menu da Sony ser péssimo na minha opinião)


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2010, 22:02:02
Realmente a Sony H55 e alguma outras só dao 2 opções de abertura, mas sinceramente, pra que serve controlar diversas aberturas numa compacta, se na verdade elas não dão o efeito de profundidade de campo que é o uso de prioridade de abertura ?
No meu ver, posso estar errado é claro, mas numa compacta dessa só o controle de tempo de exposição serve realmente pra alguma coisa na prática.
Com abertura não vai se aprender muita coisa numa compacta

A não ser que nunca va fazer vídeos, o que acho dificil tendo esse modo, até daria pra comprar essa Canon, mas vai se irritar com o flash dela.
Do contrario pegue uma que pelo menos faça video HD, é o minimo hoje em dia
No caso da Panasonic, a ZS5 tb tem modos manuais completos, não só a ZS7
« Última modificação: 04 de Novembro de 2010, 22:02:47 por halvaro »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2010, 22:24:28
mas sinceramente, pra que serve controlar diversas aberturas numa compacta, se na verdade elas não dão o efeito de profundidade de campo que é o uso de prioridade de abertura ?

Para pelo menos poder usar uma abertura intermediária para conseguir uma nitidez mais aceitável. Completamente aberto/fechado fica mais soft, principalmente nas bordas (mas dá para viver sem essa opção)
De qualquer maneira o CHDK é uma boa alternativa para usuários das compactas da Canon. Com ele você consegue habilitar zoom durante o vídeo, fotografar em RAW, ver o nível da bateria em porcentagem, fazer bracketing, ver o histograma RBG em tempo real, habilitar para piscar as áreas que estão estourando, enfim... tem várias coisinhas úteis

Eu não sabia que a Panasonic ZS5 tem modo manual completo... Então ela é uma ótima opção  :ok:
Aliás, a Panasonic se destaca nessa linha e na FZ desde o início delas (tirando a FZ100 :( )


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2010, 23:42:41
Para pelo menos poder usar uma abertura intermediária para conseguir uma nitidez mais aceitável. Completamente aberto/fechado fica mais soft, principalmente nas bordas (mas dá para viver sem essa opção)
De qualquer maneira o CHDK é uma boa alternativa para usuários das compactas da Canon. Com ele você consegue habilitar zoom durante o vídeo, fotografar em RAW, ver o nível da bateria em porcentagem, fazer bracketing, ver o histograma RBG em tempo real, habilitar para piscar as áreas que estão estourando, enfim... tem várias coisinhas úteis

Eu não sabia que a Panasonic ZS5 tem modo manual completo... Então ela é uma ótima opção  :ok:
Aliás, a Panasonic se destaca nessa linha e na FZ desde o início delas (tirando a FZ100 :( )

no caso da ZS5, é a mesma cam que a ZS7, porém sem GPS, tela menor, e os videos são gravados em JPEG no lugar de VCHD, o que limita o tempo de gravação a 8min

Essa do CHDK eu nem conhecia, nem sei o que é isso


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2010, 23:56:50
Então é um dos melhores custo x benefícios mesmo...  :ok:

O CHDK (Canon Hack Development Kit) é um firmware adicional que habilita um monte de coisas.
Um link que explica um pouco
« Última modificação: 04 de Novembro de 2010, 23:59:29 por pedro_raythz »


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2010, 08:21:06
Então é um dos melhores custo x benefícios mesmo...  :ok:

O CHDK (Canon Hack Development Kit) é um firmware adicional que habilita um monte de coisas.
Um link que explica um pouco

eu acho muito arriscado esse negocio de mecher em firmware, se for pra comprar um negocio e ter que mecher com isso passo longe, mals é opinião pessoal

A ZS5 é interessante mesmo, eu só não pego ela por conta do vídeo HD em formato Jpeg limitado a 8 min, isso matou a cam na minha visão


Chicarelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2010, 13:53:40
Muito obrigado pela ajuda. Vou andar pesquisando um pouco mais e aprendendo um pouco de teoria pra então decidir.

Alias, não tem uma "versão oficial" pra SX120IS, vou ter que procurar por alguma outra versão ou não adianta nem procurar?
« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, 14:19:58 por Chicarelli »


Jony T.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Continue tentando...
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2010, 18:46:03
Essa do CHDK eu tb não conhecia. Valeu Pedro. Esclareceu pra muita gente. Foi muito útil pra mim, que estou pensando em comprar uma Canon.
Abraços. Paz
Nikon D7000 / 35mm 2.5 E Series / SB700

"A morte sorri para nós. O melhor que temos a fazer é sorrir de volta." Maximus


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2010, 21:27:15
Opa, se não tem para a SX120 IS, não sei se terá... porque eles já lançaram a SX130, então os desenvolvedores devem se voltar mais a ela  :(
Não adianta colocar a versão da SX110, por exemplo, mesmo sendo câmeras bem parecidas...

Jony, tem que ver se tem também para a câmera que pretende comprar. Porque infelizmente não lançam para todos os modelos.
Acho que não lançaram para a SX120 pelo fato dos desenvolvedores não terem comprado ela. Deviam ter a SX110 e não sentiram a necessidade de um upgrade


Chicarelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2010, 21:45:33
Opa, se não tem para a SX120 IS, não sei se terá... porque eles já lançaram a SX130, então os desenvolvedores devem se voltar mais a ela  :(
Não adianta colocar a versão da SX110, por exemplo, mesmo sendo câmeras bem parecidas...

Jony, tem que ver se tem também para a câmera que pretende comprar. Porque infelizmente não lançam para todos os modelos.
Acho que não lançaram para a SX120 pelo fato dos desenvolvedores não terem comprado ela. Deviam ter a SX110 e não sentiram a necessidade de um upgrade

Fui pesquisar e achei uma versão pra SX120 no forum desse site que passaram ai, mas não está no site em si. Será que é confiável ?


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2010, 22:37:28
Fui pesquisar e achei uma versão pra SX120 no forum desse site que passaram ai, mas não está no site em si. Será que é confiável ?

Talvez seja uma versão beta... Não sei informar, mas acredito que não tenha nenhum mal. Se não funcionar, é só desbloquear o cartão de memória
O problema é não funcionar e voce ter comprado a çâmera por causa disso rs


Chicarelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2010, 23:00:43
Talvez seja uma versão beta... Não sei informar, mas acredito que não tenha nenhum mal. Se não funcionar, é só desbloquear o cartão de memória
O problema é não funcionar e voce ter comprado a çâmera por causa disso rs

Hmmm entendi. Muito obrigado por ter ajudado :D