Autor Tópico: Ajuda com manuais  (Lida 3041 vezes)

mvaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
    • Porquê tirei essa Foto
Online: 01 de Novembro de 2010, 00:01:03
Olá colegas.

Acabo de pegar emprestado equipamentos de uma grande amiga para uma 'brincadeira' séria.

Segue a lista:

Corpo Nikon EM
Rebobinador Nikon MD-14
Flash Starblitz 3100BT
Lente Nikkor f/1.4 50mm
Lente Zoom-Nikkor f/3.3-4.5 35-70mm
Lente Rokinon MC f/4.5-4.8 80-250mm (com um filtro Kalimar UV)
Lente Makinon MC f/5.6 300mm (mirror)

Na internet, consegui o manual do corpo e do rebobinador.

Também consegui referência de voltagem do Flash e, através de outro modelo da mesma marca, manual de uso.

Vocês poderiam me ajudar com os manuais das outras lentes?

Abraços a todos.
Visitem meu blog/fotolog: Porquê Tirei essa Foto


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2010, 00:36:20
Mas pra que você quer manual de objetivas? Pra falar a verdade, nunca vi um.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2010, 08:02:31
Mas pra que você quer manual de objetivas? Pra falar a verdade, nunca vi um.

Considere, ainda, que tudo o que precisa saber (ou quase tudo, sei lá!) a respeito das lentes já está no manual do corpo da câmera.

Penso ser uma listinha bem sucinta:
  • Anel de foco
  • Diafragma
  • Como acoplar a lente no corpo
  • O diâmetro da rosca para o filtro

No mais, aquelas informações como: o ângulo de cobertura da lente; quantos elementos montados e quantos grupos; o círculo de cobertura da objetiva; se o tratamento da superfìcie da lente previne, por exemplo, aberração cromática; etc.; etc., bem, essas coisas são mais ou menos você querer estudar de onde vem a centelha na vela do seu carro, por quê você tem duas válvulas de admissão e duas de escape, o que faz a sonda lâmbda, etc. Ora, você já sabe dirigir, né?! Dá a partida no carro e vai embora!

Eu sei que a Pentax disponibiliza para download o manual de algumas lentes da marca. Já as lentes da Nikon, sou solidário no comentário do Elmo: eu também nunca vi. Só que eu acho que esses manuais de lentes têm tão pouco a acrescentar ao que a gente já sabe que, nos fim dos contas, eu acho uma bobagem se preocupar com eles. Veja esse da Pentax: http://www.pentaximaging.com/files/manual/FA_FA%20J_F%20%20Lenses_Manual_2008.pdf
« Última modificação: 01 de Novembro de 2010, 08:05:16 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2010, 08:09:26
Ah! Tem um coisa legal que, talvez, possa ser útil. Dá uma olhadinha nesse site:
http://www.photosynthesis.co.nz/nikon/lenses.html

Mas são informações das lentes Nikon. Você não vai encontrar aí nada sobre lentes de outras marcas "com montagem (baioneta) Nikon".
-22.352971,-48.775582


siomara guzelotto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2010, 09:35:50
Herdei do pai uma Nikon F501 35-70mm analogica. Quero aprender a tirar boas fotos nelas, aliás estou pesquisando sobre fotografia, pois tenho interesse nessa área. Alguem sabe onde posso encontrar um manual em portugues?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2010, 12:31:40
Manual em português acho que vai ser difícil, só dando uma gogleada mesmo.
Sugestão, procure informações em sites, e faz a tradução pelo google translator.

Abraços!
Conhecimento importa mais que equipamento.


mvaraujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
    • Porquê tirei essa Foto
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2011, 01:40:59
Colegas, muito obrigado pelas respostas!

Antes, um pedido de desculpas. Esqueci de marcar a opção 'notificar-me das respostas' e só agora, dois meses depois, vi as excelentes contribuições.

Bem, eu meio que já descobri que não há razão em correr atrás de manuais de lentes... se encaixar, é só usar ;-)

Mas, eu estava com dois problemas:

  - Rokinon MC f/4.5-4.8 80-250mm - não descia até o macro. Achei que havia uma trava para isso mas descobri que ela estava era travada!

  - Makinon MC f/5.6 300mm - fantástica, meu chodó! Mas, muito escura. Achei que fosse problema dela, mas descobri que lentes com espelho são assim mesmo...

Abraços a todos!
Visitem meu blog/fotolog: Porquê Tirei essa Foto