Quando você compara uma imagem digital com um filme, na verdade está comparando uma imagem digital com outra digital, simplesmente porque tem um scanner e um software fazendo a digitalização, e isso induz erros de quantização.
Para essas "comparações" você tem que usar um scanner a sério, tipo cilíndrico, focalizado com uma precisão extrema, senão a reprodução não vai ser fiel. O Clark fala algumas coisas interessantes mas não concordo com tudo. Ele quer resolver a coisa na base do sharpening, que é detalhamento falso e que não funciona em uma boa parte dos casos. Naqueles padrões tipo "franjas" (as barrinhas verticais) isso funciona, mas no mundo real nem tanto. Tem um monte de coisas importantes que ele não mencionou, por exemplo o "color alias".
Ele nem ao menos diz qual scanner usou.
Recomendo que vocês façam um teste simples:
- Pegue uma dslr full frame, tipo uma EOS-5D, não importa, e uma SLR de filme que aceite a mesma lente. Use uma 50mm decente porque a ótica é um dos pontos fracos.
- Focalize MANUALMENTE, com o máximo cuidado
- Como filme, use um PROVIA 100F pra não pegar muito pesado e faça as duas fotos com a mesma exposição e mesma luz.
- Veja o digital em um BOM monitor tipo IPS perfeitamente calibrado
- Veja o cromo sobre uma mesa de luz com uma lupa DECENTE. Uma Schneider, Fujinon, Rodenstock ou Leica dá para começar. Começam na faixa de 250 dólares.
- Caia para tras ao ver. Enxugue a baba. Morra de raiva.