Autor Tópico: Qual Camera comprar par iniciar a profissão?  (Lida 10302 vezes)

Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #15 Online: 04 de Novembro de 2010, 20:32:48
Vocês estão loucos ? Gastar 10-20K pra quem está iniciando ?

Pega uma XTi com três lentes básicas decentes e pronto. Algo como uma 28/2.8 + 50/1.8 + 85/1.8. Menos de 2 mil dolares tudo. Com essas lentes você evita ter que usar ISOs altos, reduzindo o ruído, fora que a qualidade ótica é superior. Prefiro 3 fixas decentes do que uma zoom vagabunda.

Se tiver mais grana e for levar a SERIO mesmo, uma 5D usada com uma 24-70L 2.8, novamente menos de 2 mil dolares.

Concordo com tudo, mas sempre é possível escolher uma câmera um pouco melhor. No caso uma 5D usada ou uma 7D, ou uma 60D. No caso de somente fotografia, poderia ser uma 50D também (todas da Canon).

O gente na verdade eu preciso reduzir custos o maximo possivel, ate mesmo por que tenho que aproveitar quando não tem concorencia aqui pois como ja falei na cidade inteira não tem um fotografo profissional e com o basico de edção que domino eu irai me destacar eu tava vendo a d300 da nikon e a xsi da canon
o que voces acham?
Eu iria de XSi, XTi mas menos a D300. Valor alto pelo que ela vai agregar ao seu trabalho. Neste caso iria de no máximo uma Nikon D90. Ainda sim, iria com a linha Canon. Não que a D90 não seja melhor que uma XSi ou XTi, mas o custo e o que ela oferece se encontra melhores opções.

Flash para Canon você encontra nos links abaixo, pode não ser o melhor preço, mas é onde eu vi que tem (bom para estúdio e externas).
http://www.consigo.com.br/detalhes.php?produto_id=2037
http://www.consigo.com.br/detalhes.php?produto_id=2436

Realmente, mas são muito mais difíceis de lidar...

mas sobre uma câmera boa o suficiente, sem gastar muito, compre uma Canon 60d kit 18-135, um flash 430 e uma 50mm f1.4... orçamento curto mas faz boas fotos

ou nikon uma d7000 kit 18-105, um flash sb 600 e uma objetiva 50mm f1.4D

Natão, 60D a gente até sabe o que pode oferecer, mas a D7000, pelo valor dá para comprar uma 7D que só pelos recursos é muito mais câmera e ainda sombra dinheiro para inteirar uma lente L. Além disso, acho que pela demora em aparecer os reviews tem gato nesse mato. Não deve ser tudo o que se espera ou mesmo que for, penso que vai estar na média de câmeras mais baratas.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2010, 20:34:11 por Hector. »


halison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #16 Online: 05 de Novembro de 2010, 08:29:58
gente to muito satisfeto com o forum. serio mesmo quero agradecer a todos pelas dicas e a importancia que dão a essa ferrameta de interação...

valeu mesmo


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #17 Online: 05 de Novembro de 2010, 09:03:25
Natão, 60D a gente até sabe o que pode oferecer, mas a D7000, pelo valor dá para comprar uma 7D que só pelos recursos é muito mais câmera e ainda sombra dinheiro para inteirar uma lente L. Além disso, acho que pela demora em aparecer os reviews tem gato nesse mato. Não deve ser tudo o que se espera ou mesmo que for, penso que vai estar na média de câmeras mais baratas.


Cara não é bem assim, o preço de uma D7000 kit 18-105 ainda é mais em conta do que somente o corpo de uma 7D, segundo B&H e Monte Carlo, e pq eu sei disso? Pq são as duas câmeras que estou em dúvida de comprar... Te confesso que eu prefiro a 7D, mas fico sem objetiva. Sobre samples de imagem eu peguei da internet arquivos NEF em iso 6400, 3200, e outros e sinceramente, o nível de ruído é praticamente idêntico ao Canon, e em alguns casos, como iso 3200, é menor... O que eu gosto dos sensores nikon é a latitude que eles apresentam, no geral, eles tem uma latitude maior, só que os canon ganham em resolução. Por isso estou esperando sair um review mais interessante pra eu me decidir.

Por isso digo ao nosso amigo halison, é só uma questão de gosto mesmo, mas as Canon 7D, a 60D e Nikon D7000 ou até mesmo D300s vai atende-lo muito bem, e se quiser gastar menos ainda é só comprar uma Canon T2i ou uma Nikon D90...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #18 Online: 05 de Novembro de 2010, 09:20:30
OK, todos têm uma razoável parcela de razão no que seria um bom equipamento para se iniciar como fotógrafo.

Mas a estratégia de entrar com os pés na porta (da cidade) com um bom estúdio parece interessante. Afinal não é todo mundo que tem 20k em equipamentos. E convenhamos que quanto maior a câmera e as lentes, mais se impõem respeito entre os ignorantes em fotografia - e boa parte dos que conhecem também. Certa vez estive numa catedral e entrou um fotógrafo com equipamento BEM inferior ao meu, mas o dele era de corpo inteiro (Nikon D2, ou semelhante). Ninguém deu atenção para meu equipamento (não que eu tenha achado ruim), e todos olhares foram dirigidos àquele.

Neste caso, para investir 20k, dá para comprar um bom equipamento, equipamento reserva, um imac e flashes de estúdio.

Mas não espere recuperar este investimento tão cedo, pois primeiro vc terá que ser conhecido.

Não esqueça de ter uma boa encadernadora para os álbuns e livros. Em cidades como BSB, SP, RJ, CTB, etc. não faltam opções, mas estamos falando de todas com mais de um milhão de hab.

Esse negócio de entregar só o CD/DVD é coisa de quem não sabe o que é fotografia profissional (com muito respeito aos que praticam preços e oferecem serviços desta forma).

Câmeras FF modernas (5D2 e D700) entregarão melhores resultados que 90% dos conjuntos APS-C. Com seu orçamento é possível optar por estes corpos.

Enfim, boa sorte e boas fotos. Espero sinceramente que seu empreendimento lhe entregue um carro melhor que o citado nestes posts... :ok:


crc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #19 Online: 05 de Novembro de 2010, 10:09:06
Vocês estão loucos ? Gastar 10-20K pra quem está iniciando ?
Pega uma XTi com três lentes básicas decentes e pronto. Algo como uma 28/2.8 + 50/1.8 + 85/1.8. Menos de 2 mil dolares tudo. Com essas lentes você evita ter que usar ISOs altos, reduzindo o ruído, fora que a qualidade ótica é superior. Prefiro 3 fixas decentes do que uma zoom vagabunda.

mas sobre uma câmera boa o suficiente, sem gastar muito, compre uma Canon 60d kit 18-135, um flash 430 e uma 50mm f1.4... orçamento curto mas faz boas fotos
ou nikon uma d7000 kit 18-105, um flash sb 600 e uma objetiva 50mm f1.4D

Cara, 20k é muita grana para uma cidade de 60mil de habitantes. Se o objetivo é satisfação pessoal, manda ver. Se o objetivo é tirar o investimento, é melhor reduzir o investimento.

Moro numa cidade de 250 mil habitantes, e conheço um fotógrafo que até o início do ano fotografava com Canon 50D tendo uma XSi como back-up. Ah, o carro dele deve custar bem mais que 100k. Ou seja, quem faz o fotógrafo é a fotografia que ele faz, e não a câmera.

Além disso há o campo da edição da fotografia (álbuns) e da revelação. Neste caso, se você deseja fazer um investimento completo e não depender de terceiros, 20k pode ser pouco.

Nossa!  :shock:

Discordo TOTALMENTE com algumas opiniões colocadas aqui. Quanta pobreza!

Um fotógrafo de uma cidade pequena tem que ter equipamento ultrabásico só porque a cidade é pequena? E se ele quiser fotografar na capital? Ou em cidades maiores? E se essa cidade pequena tiver uma sociedade de classe mais alta? E se ele quiser atender a classe média com uma qualidade de serviço do mesmo padrão que se faz nas grandes capitais e no mundo inteiro? Porque não?

Investir R$ 20 mil reais não é nada demais, é muito menos dinheiro do que investir em milhares de outros tipos de negócio. Um monte de jovens querem fotografar profissionalmente, e muitos não se dão ao trabalho de ter um equipamento condizente com o que se propõe a fazer... Fotografia de casamento é algo muito sério, e requer investimento sim, os eventos são em condições precárias de iluminação, tudo acontece muito rápido, e o mercado está cheio de profissionais excelentes. Querer brincar nesse negócio com uma lente 18-QUALQUERCOISA 3.5-5.6 é apostar num portfolio pobre, e é se esforçar pra estragar seu próprio nome com o passar do tempo.

O Everton Rosa é um dos maiores nomes da fotografia social do país, e ele mora em Novo Hamburgo, cidade com somente 250 mil habitantes! E daí? Perguntem a ele se fotógrafo sobrevive só de talanto, que ilusão. Precisa de equipamento sim! Não tem como extravasar sua criatividade se o equipamento não colabora, se teus flashes tem recarga lenta, se tua lente não faz o que vc gostaria, se o mundo inteiro já usa câmeras fullframe e isso é totalmente perceptível nas imagens apresentadas (sem ver exifs), etc.

halison, pesquise direito essa concorrência na sua cidade e em cidades próximas. Procure saber como foram os últimos casamentos. Ou vai dizer que nos últimos cinco anos não teve casamento na sua cidade? Pesquisar mercado é muito importante, e todas as cidades tem mais fotógrafos do que costumamos imaginar.

Quer fotografar eventos sociais? Compre uma câmera fullframe moderna, 5DmarkII ou D700, e compre a lente 24-70 da marca da câmera. E um par de flashes top de linha. Isso é o BA-SI-CO. Além de ter um bom computador atualizado, um monitor decente pra trabalhar, e estudar muito mais que o photoshop... Conhecer detalhadamente o Lightroom, estudar sobre design e diagramação de álbuns, estudar marketing, planejamento, finanças, atendimento, divulgação, web, etc. E o mais básico de tudo: se aprofundar na fotografia, adquirir cultura, apurar o olhar, praticar as técnicas, conhecer as regras básicas e saber utilizá-las, etc.

Hoje o mundo é muito menor do que era nos anos 80 ou 90. A internet aproxima muito mais. Qualquer pessoa pode buscar um fotógrafo de qualquer cidade, de qualquer estado. Se querem levar a fotografia como trabalho sério, pensem pra frente, não fiquem nessa onda de economia-pobre. Sejam exigentes com o trabalho que fazem e apresentam, muito mais do que o que os noivos esperam. O investimento é no portfolio e na trajetória de vocês. Façam trabalhos cada vez melhores. Isso é o que separa os profissionais de sucesso dos acomodados  em determinadas situações.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 05 de Novembro de 2010, 10:50:17
Na boa, o cara está começando, não tem a menor experiência e você acha que vai ter alguma diferença significativa no trabalho dele se ele não usar uma full frame ? Só rindo. Deveria saber que fotografia é 90% fotógrafo + 10% equipamento. Quem não consegue produzir coisa profissional com algo simples como uma mera Pentax K1000 e uma 50mm não merece o título de fotógrafo. Estou falando de equipamentos, não do porte da cidade etc. etc. Uma boa dslr aps-c com um set de 3 fixas é mais do que o suficiente para 99,9% das aplicações. Ainda digo mais ! Dois corpos com duas lentes diferentes, do que um com uma zoom. Não é economia pobre. É adequar a realidade do garoto. O que ele precisa no início é aprender e não ficar desfilando com equipamento. E é óbvio que ele deve antes pesquisar sobre o tipo de demanda que o publico da cidade dele pede. É a regra básica de qualquer negócio. Se for um público ultra-exigente, ótimo, compre algo melhor e cobre mais. Se for um público que se satisfaz com uma foto feita em minilab por uma point and shoot, garanto que qualquer dslr vai fazer sucesso. Tudo depende do grau de exigencia. Se não fosse assim todo mundo teria que usar, por exemplo uma Hasselblad digtal.

Halison, a não ser que você seja rico, não entre nessa. Tenha pé no chão e humildade para aprender com algo mais simples antes. Usar algo mais simples nem sempre te limita, pelo contrário, te incentica a ser melhor para compensar eventuais deficiencias de equipamentos. A qualidade da ótica é o calcanhar de aquiles e não o tamanho do sensor para o seu caso.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #21 Online: 05 de Novembro de 2010, 10:57:43
Cara não é bem assim, o preço de uma D7000 kit 18-105 ainda é mais em conta do que somente o corpo de uma 7D, segundo B&H e Monte Carlo, e pq eu sei disso? Pq são as duas câmeras que estou em dúvida de comprar... Te confesso que eu prefiro a 7D, mas fico sem objetiva. Sobre samples de imagem eu peguei da internet arquivos NEF em iso 6400, 3200, e outros e sinceramente, o nível de ruído é praticamente idêntico ao Canon, e em alguns casos, como iso 3200, é menor... O que eu gosto dos sensores nikon é a latitude que eles apresentam, no geral, eles tem uma latitude maior, só que os canon ganham em resolução. Por isso estou esperando sair um review mais interessante pra eu me decidir.

Por isso digo ao nosso amigo halison, é só uma questão de gosto mesmo, mas as Canon 7D, a 60D e Nikon D7000 ou até mesmo D300s vai atende-lo muito bem, e se quiser gastar menos ainda é só comprar uma Canon T2i ou uma Nikon D90...

Natão, demorou a sua resposta. Rssss. Fiquei verificando, verificando e nada de aparecer a sua resposta....hehe.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #22 Online: 05 de Novembro de 2010, 11:06:54
Concordo com o afshalders, que investir 20k para inciar é pura loucura.

Alguém já se deu conta que o cara mora em uma ciade de 60k???? Quanto tempo vai levar para ele recuperar esse investimento? o MERCADO TEM QUE SER LEVADO E MUITO EM CONSIDERAÇÃO, E O MERCADO DELE É PEQUENO, MESMO SENDO O ÚNICO!!!!!

Alguém ai disse que tem mais é que investir. Pois bem de que adianta compra o top do top em equipamento se primeiro o cara não é conhecido, e segundo se o retorno for demorar uma eternidade????

Qual o potencial de consumidores desta pequena cidade???

Tudo isto tem que se levado em conta, do contrário já começa falido. Pessoal vamos pensar e analisar um pouco antes de sair disparando um monte de coisas.

Uma coisa é o cara ter grana e querer comprar o top do top (eu conheço um cara assim, rico, com certa idade e sem filhos, como ele tem por hobby fotografar, só compra o melhor, e sabe fotografar!!!) outra coisa é o cara querer investir para NEGÓCIO, BUSINESS. Tudo depende do mercado dele e o tempo de retorno. E se o tempo de retorno dele for de mais de 5 anos???

« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, 11:20:10 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #23 Online: 05 de Novembro de 2010, 11:09:10
Meu camarada...como foi dito, uma xsi com 2 ou 3 lentes boas e um flash vai te servir com folga!!!!

Depois, já trabalhando você vai ter uma idéia do potencial de retorno da sua cidade..ai...uma 5D com lente L fica bonito.

Gastar agora mais de 2K dolarés é muita loucura.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #24 Online: 05 de Novembro de 2010, 11:40:19
Nossa!  :shock:

Discordo TOTALMENTE com algumas opiniões colocadas aqui. Quanta pobreza!

Um fotógrafo de uma cidade pequena tem que ter equipamento ultrabásico só porque a cidade é pequena? E se ele quiser fotografar na capital? Ou em cidades maiores? E se essa cidade pequena tiver uma sociedade de classe mais alta? E se ele quiser atender a classe média com uma qualidade de serviço do mesmo padrão que se faz nas grandes capitais e no mundo inteiro? Porque não?

Investir R$ 20 mil reais não é nada demais, é muito menos dinheiro do que investir em milhares de outros tipos de negócio. Um monte de jovens querem fotografar profissionalmente, e muitos não se dão ao trabalho de ter um equipamento condizente com o que se propõe a fazer... Fotografia de casamento é algo muito sério, e requer investimento sim, os eventos são em condições precárias de iluminação, tudo acontece muito rápido, e o mercado está cheio de profissionais excelentes. Querer brincar nesse negócio com uma lente 18-QUALQUERCOISA 3.5-5.6 é apostar num portfolio pobre, e é se esforçar pra estragar seu próprio nome com o passar do tempo.

O Everton Rosa é um dos maiores nomes da fotografia social do país, e ele mora em Novo Hamburgo, cidade com somente 250 mil habitantes! E daí? Perguntem a ele se fotógrafo sobrevive só de talanto, que ilusão. Precisa de equipamento sim! Não tem como extravasar sua criatividade se o equipamento não colabora, se teus flashes tem recarga lenta, se tua lente não faz o que vc gostaria, se o mundo inteiro já usa câmeras fullframe e isso é totalmente perceptível nas imagens apresentadas (sem ver exifs), etc.

halison, pesquise direito essa concorrência na sua cidade e em cidades próximas. Procure saber como foram os últimos casamentos. Ou vai dizer que nos últimos cinco anos não teve casamento na sua cidade? Pesquisar mercado é muito importante, e todas as cidades tem mais fotógrafos do que costumamos imaginar.

Quer fotografar eventos sociais? Compre uma câmera fullframe moderna, 5DmarkII ou D700, e compre a lente 24-70 da marca da câmera. E um par de flashes top de linha. Isso é o BA-SI-CO. Além de ter um bom computador atualizado, um monitor decente pra trabalhar, e estudar muito mais que o photoshop... Conhecer detalhadamente o Lightroom, estudar sobre design e diagramação de álbuns, estudar marketing, planejamento, finanças, atendimento, divulgação, web, etc. E o mais básico de tudo: se aprofundar na fotografia, adquirir cultura, apurar o olhar, praticar as técnicas, conhecer as regras básicas e saber utilizá-las, etc.

Hoje o mundo é muito menor do que era nos anos 80 ou 90. A internet aproxima muito mais. Qualquer pessoa pode buscar um fotógrafo de qualquer cidade, de qualquer estado. Se querem levar a fotografia como trabalho sério, pensem pra frente, não fiquem nessa onda de economia-pobre. Sejam exigentes com o trabalho que fazem e apresentam, muito mais do que o que os noivos esperam. O investimento é no portfolio e na trajetória de vocês. Façam trabalhos cada vez melhores. Isso é o que separa os profissionais de sucesso dos acomodados  em determinadas situações.

crc, de onde tu és?
Conhece o Everton Rosa? Então também conhece o Joares Machado?
Qual a câmera que o Joares Machado usava até o início do ano? E não é por falta de dinheiro. Aliás, não parece faltar dinheiro para Everton Rosa, Joares Machado, Joel & Isa Reichert e mais um ou dois nomes na área de fotografia social em NH.

Andar com uma marca pendurada no pescoço é só para fazer firula e cobrar por um serviço que não se tem competência muitas vezes para fazer. Nunca vi começar pelo alto e dar certo. Mas tem muitas pessoas que pensam assim. Eu tenho uma 7D, nem por isso posso dizer que sei fotografar melhor que meu pai com 30 anos de estrada e um equipamento tecnicamente inferior. Equipamento ajuda sim. Sou o principal defensor de se usar um equipamento adequado e com recursos suficientes para não deixar o profissional na mão. Mas fazer o cara gastar todo o dinheiro inicial sem pelo menos sentir o potencial do seu trabalho e dos clientes, não parece ser lá uma boa dica. Se isso é ser pobre....

halison, ouça os comentários do afshalders. Na pior das hipóteses você investirá pouco numa XTi ou XSi que lhe atenderá bem como câmera reserva em um estúdio. Se o potencial for bom, uma câmera FF e lente 24-70L como o crc falou. Se for uma 5dmk2, a lente ideal é a 24-104L.

Mas veja, para fazer um bom trabalho, não adianta tirar a foto e não fazer o acompanhamento da pós-produção. E essa parte da pós-produção pode lhe custar o mesmo que a compra do equipamento, ou até mais, dependendo do que escolher.


halison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #25 Online: 05 de Novembro de 2010, 11:59:30
confesso que agora me confundi rsrsrsrsr
vejo que tenho que analizar com masi cuido do que imaginava

vou mostrar pra vocês as fotos de um casamento que um fotografo aqui da cidade tirou ele dis ser profissional e ter esperiencia de anos na area se puderem olhar e da a opinião de voces agradeceria...
isso pra que voces vejam o nivel da minha concorencia aqui....

o link é esse:http://www.flickr.com/photos/halisonferreira/


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #26 Online: 05 de Novembro de 2010, 12:30:18
Com muito respeito, mas quanto se gasta para abrir uma padaria? Um bar? Uma loja de roupas?

Note que são valores maiores (90% dos casos) do que os apresentados como interesse de investimento.

Com 20k dá para montar o estúdio todo, com 2/3 tochas, fundo, 2 câm (1 principal FF 1 reserva APS), lentes, flashes e tudo mais.

Nada disso dispensará seu aprendizado. Como disse sabiamente afshalders, 90% da foto é o fotógrafo.

Tenha cuidado com o que você ofertará, pois nos primeiros trabalhos, você poderá ser elevado ou cair na desgraça e sujar sua reputação.



Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #27 Online: 05 de Novembro de 2010, 13:04:29

Tenha cuidado com o que você ofertará, pois nos primeiros trabalhos, você poderá ser elevado ou cair na desgraça e sujar sua reputação.


Estas palavras valeram mais do que tudo o que "tentei" passar para o amigo halison.

Para finalizar o seu comentário, o fotógrafo deve saber também dizer não a trabalhos que sabidamente o mesmo pode não ter condições de garantir qualidade. E essas restrições podem ser de qualificação, equipamento ou falta de equipe de apoio.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #28 Online: 05 de Novembro de 2010, 13:12:40
confesso que agora me confundi rsrsrsrsr
vejo que tenho que analizar com masi cuido do que imaginava

vou mostrar pra vocês as fotos de um casamento que um fotografo aqui da cidade tirou ele dis ser profissional e ter esperiencia de anos na area se puderem olhar e da a opinião de voces agradeceria...
isso pra que voces vejam o nivel da minha concorencia aqui....

o link é esse:http://www.flickr.com/photos/halisonferreira/

Já vi fotos melhores. Parece ter faltado velocidade, luz, nitidez e um pouco de técnica. E mais uma dica: cuidado para não fazer divulgação de trabalhos sem autorização expressa dos envolvidos.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #29 Online: 05 de Novembro de 2010, 13:32:13
Com muito respeito, mas quanto se gasta para abrir uma padaria? Um bar? Uma loja de roupas?

Depende da loja, depende da padaria, assim como depende para o fotógrado...

Adianta abrir uma loja lui viton em uma cidade do interior com 50K moradores (no Brasil)? Vai falir...

Adianta abrir uma padaria super sofisticada, como a Talio Capixaba no Leblom no Rio, na mesma ciadade acima? Vai falir...

Adianta abrir um outback lá???? Vai falir...

Não é o montante da grana que vai ditar o investimento inicial do cara!!!! É o local onde ele está abrindo e o PÚLBICO ALVO DELE!!!!

De que adianta comprar 20k em equipamento top, se por acaso não tiver publico suficiente e mais, que possa pagar o preço rentável pelo negócio que ele pretente iniciar????????? VAI FALIR!!!!

Acho que ele tem que estudar BEM O PÚBLCIO ALVO DO LOCAL...

Li uns livros de fotógrafos reconhecidos na área infantil e ambos começaram sabe onde? Em casa!!! Depois, depois....abriram um pequeno studio..depois depois....um mega studio..e por ai vai...

Acho que o recado está dado.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos