Autor Tópico: Latitude. O que significa?  (Lida 7437 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 01 de Novembro de 2010, 10:35:50
Mas não existe aquela limitação humana dos 300dpi a 15cm para 10X15cm????


Sim, mas isso é dimensional e não tonal, são coisas muito diferentes.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #16 Online: 01 de Novembro de 2010, 12:25:36


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #17 Online: 01 de Novembro de 2010, 15:35:51
http://www.twinlenslife.com/2009/05/digital-vs-film-real-deal-nikon-d300-vs.html

ai sai o teste completo, é bem legal... cvale a pena olhar


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 01 de Novembro de 2010, 16:40:57
Pô, filme de médio formato contra sensor digital APS-C? Nem precisava fazer o teste pra saber a resposta.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 01 de Novembro de 2010, 20:47:23

Sim, mas isso é dimensional e não tonal, são coisas muito diferentes.

Entendi...  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 01 de Novembro de 2010, 22:40:30
Impressao minha ou é mais facil de obter maiores latitudes em cameras analogicas?
Definitivamente SIM!!!,
a variaçao de tons e infinitamente superior em filme,
por isto a abismal diferença entre fotografia e imagem digital.
abs.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #21 Online: 02 de Novembro de 2010, 02:07:02
Pô, filme de médio formato contra sensor digital APS-C? Nem precisava fazer o teste pra saber a resposta.

tbm acho, mesmo nao sendo medio formato o filme leva, e olha que os caras nao usaram um scanner pancadao...


valinhos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 02 de Novembro de 2010, 16:02:01
Pelo meu entender está ocorrendo algum equivoco, na narrativa dos fatos.

latitude é a variação das altas e baixas luzes captadas ou pelo sensor digital( este tem latitude restrita tal qual um filme cromo, slide ou filme positivo ), diferente do filme negativo mais abrangente.

mas o inicio da questão seria "latitude" - diferença entre a baixa e alta luz, dai existem fatores tecnicos na captura, que devemos observar de modo obter maior latitude, fotografando em jpg é deferente de raw, vejam mais no
blog do ivan - http://123rawfotos.wordpress.com/

sds


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #23 Online: 02 de Novembro de 2010, 16:21:22
eu acho que é como ja foi dito... o sensor tem limite na captação de cores, ja o filme nao...

o digital ainda nao bateu a quimica, pelo menos é o que eu vejo... respeito a opiniao dos nossos amigos, mesmo sendo contraria a minha.  :ok:
« Última modificação: 02 de Novembro de 2010, 16:23:36 por oliver.vs »


valinhos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 02 de Novembro de 2010, 16:28:18
temos de observar detalhes.
em um topico do ivan ele cita:
"É preciso ter em mente ser a imagem digital essencialmente uma imagem aberta, muito diferente de uma imagem de filme negativo colorido que é razoavelmente padronizada na conversão C41 ou de uma imagem de cromo que é como a revelação E6 a faz. A imagem digital em sua essência é uma imagem cuja aparência final depende de transformações nela aplicadas, e tais transformações não são fundamentalistas, isto é, não ocorrem lá na conversão do RAW em um arquivo RGB de forma neutra e necessária, mas posteriormente ao demosaico, e são da mesma natureza das transformações promovidas pelos editores de imagem como o Photoshop, e outros que trabalham com espaço de cor de 16bits. Apenas são aplicadas sobre um arquivo com gamma igual a 1 e sem multiplicação ainda dos canais vermelho e azul que criam o White Balance."

luiz salgueiro
http://2salgueiros.wordpress.com/


gamaral

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 02 de Novembro de 2010, 21:53:23
Sugiro a mesma leitura citada pelo valinhos: blog do Ivan http://123rawfotos.wordpress.com/latitude/
Lá o tema tá bem descrito e explicado.
Canon EOS 550D/T2i | EF-S 18-55 IS - EF-S 55-250 IS | Canon SX110 IS
http://500px.com/gamaral
http://www.flickr.com/photos/gilmardoamaral/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Novembro de 2010, 15:46:50
Aqui tb tem um artigo legal sobre o assunto........

http://www.clarkvision.com/imagedetail/film.vs.digital.summary1/index.html
Conhecimento importa mais que equipamento.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #27 Online: 06 de Novembro de 2010, 01:29:46
o ultimo texto compara imagens de 8 mpx com filme. hoje temos avançado nas tecnologias, tanto para cameras digitais como para scanner de filmes. muitos scanners de filme tem conseguido tirar o maximo, consegundo acima de 12000dpi, fora que o filme como diz no artigo tem uma resolução espacial maior, isso pra mim é algo que é fundamental, esse "efeito 3d" que falei anteriormente.

outro fator por qual ainda defendo o filme, é que quando comparamos os preços de equipos digitais de ponta que gerem 60 mpx e equipos com scanner que gerem algo do tipo são bem mais baratos, esse custo beneficio poucos levam em conta.

na minha opiniao, a praticidade do digital nao vale a qualidade de imagem que o filme pode vir a entregar.

abs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 06 de Novembro de 2010, 03:29:08
Quando você compara uma imagem digital com um filme, na verdade está comparando uma imagem digital com outra digital, simplesmente porque tem um scanner e um software fazendo a digitalização, e isso induz erros de quantização.

Para essas "comparações" você tem que usar um scanner a sério, tipo cilíndrico, focalizado com uma precisão extrema, senão a reprodução não vai ser fiel. O Clark fala algumas coisas interessantes mas não concordo com tudo. Ele quer resolver a coisa na base do sharpening, que é detalhamento falso e que não funciona em uma boa parte dos casos. Naqueles padrões tipo "franjas" (as barrinhas verticais) isso funciona, mas no mundo real nem tanto. Tem um monte de coisas importantes que ele não mencionou, por exemplo o "color alias".

Ele nem ao menos diz qual scanner usou.

Recomendo que vocês façam um teste simples:

- Pegue uma dslr full frame, tipo uma EOS-5D, não importa, e uma SLR de filme que aceite a mesma lente. Use uma 50mm decente porque a ótica é um dos pontos fracos.

- Focalize MANUALMENTE, com o máximo cuidado

- Como filme, use um PROVIA 100F pra não pegar muito pesado e faça as duas fotos com a mesma exposição e mesma luz.

- Veja o digital em um BOM monitor tipo IPS perfeitamente calibrado

- Veja o cromo sobre uma mesa de luz com uma lupa DECENTE. Uma Schneider, Fujinon, Rodenstock ou Leica dá para começar. Começam na faixa de 250 dólares.

- Caia para tras ao ver. Enxugue a baba. Morra de raiva.
 


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #29 Online: 06 de Novembro de 2010, 21:33:14
a ultima colocação foi ótima! rsrsrsrs

quando eu defendo o filme tm defendo o uso de scanner do tipo cilindrico, que esses sim tiram o máximo do filme, esses brinquedinho tiram mais de 12000dpi de um filme 35. com esta comparação o filme reina!!