Autor Tópico: Entenda o que é ruído  (Lida 21913 vezes)

Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #90 Online: 07 de Novembro de 2010, 23:19:22
Uau!

Sony DSLR-A700: Minolta 50 mm F1.4 Macro lens, Aperture Priority, Manual WB,
Default Parameters (Normal), High ISO NR (Normal), JPEG Large / Fine

Olympus E-3: Olympus 50 mm F2 Macro lens, Aperture Priority, Manual WB,
Default Parameters (Standard PS), JPEG Large / SHQ

Pentax K20D: Pentax 50 mm F1.4 lens, Aperture Priority, Manual WB,
Default Parameters (Bright), High ISO NR off, JPEG Large / Premium

Canon 450D: Canon 50 mm F1.4 lens, Aperture Priority, Manual WB,
Default Parameters (Standard PS), JPEG Large / SHQ



Montes de coisas não compatíveis com o meu teste

JPEG e prioridade de abertura em todas
Noise reduction na A700

É um teste bem amador.... E completamente tendencioso em favor da Sony

No meu o processo é uniformizado, e mais importante, documentado.  :ok:

Veja como seu teste tem boa base de comparação. Logo tem importância e o estou considerando.

De fato, já comprei a minha câmera e não vou me desfazer dela em função do seu teste. rssss.

De fato também, que no final tudo sofre conversão, e os resultados podem ser bem diferentes. Mas não deixa de ser bem interessante o seu teste.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #91 Online: 07 de Novembro de 2010, 23:40:46
Veja como seu teste tem boa base de comparação. Logo tem importância e o estou considerando.

De fato, já comprei a minha câmera e não vou me desfazer dela em função do seu teste. rssss.

De fato também, que no final tudo sofre conversão, e os resultados podem ser bem diferentes. Mas não deixa de ser bem interessante o seu teste.

Nem é para se desfazer mesmo. Nunca, jamais se desfaça de um equipamento somente porque algum review ou teste falou algo em contrário. O que importa sempre é se o nosso equipamento nos agrada.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #92 Online: 08 de Novembro de 2010, 00:01:10

Meu teste mostra o ruido total, do dark frame, uma coisa completamente diferente.


Você pensa em incluir croma e luminância separadamente também?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #93 Online: 08 de Novembro de 2010, 01:39:10
Você pensa em incluir croma e luminância separadamente também?

Esse tipo de teste é mais complicado, porque cada dono teria que fazer os sets da própria câmera e isso não é assim tão simples, porque todos os testes teriam que ser feitos exatamente nas mesmas condições.

Precisaria de um cartão cinza certificado, por exemplo um Kodak original, uma fonte de luz uniforme e de precisão para iluminar o cartão, e os sets (pelo menos 5 frames para cada iso, em algumas velocidades, tipo 30s,1s,1/30,1/250,1/2000s, exatamente com a mesma fotometria, na verdade o ideal seria com 3 fotometrias, algo como EV15, EV4 e EV8, senão os testes não terão consistência nem validade. Tudo em RAW, nada de JPEG, com a câmera corretamente regulada.

Imagine a quantidade de frames e o tamanho disso tudo !

2 frames x 6 isos x 5 velocidades = 60 frames por câmera, em RAW !

Não acho que isso valha o trabalho.

O fato é que esses ruídos são derivados do ruído total + o comportamento com a luz. No final o que importa é a relação sinal/ruído, que vou abordar depois quando tiver tempo.

Mas como disse, minha idéia não é fazer um site de reviews, e sim mostrar como se faz para quem ler entender depois o que andar lendo pela net e poder tirar as próprias conclusões sem ser ludibriado.

Vou pensar em um teste simples para essas medidas que voce pediu, para que o proprio leitor possa fazer, mas repito... Só vai valer para as câmeras dele, testadas em condições exatamente iguais. Não serviria como referência para os outros, só para ele mesmo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #94 Online: 08 de Novembro de 2010, 01:57:20
Pô complicadíssimo mesmo... A quantidade de material e a complexidade para uniformizar as capturas são muito maiores do que pensei.

Mas se conseguir indicar um teste que possa ser feito pelo próprio usuário já é uma excelente iniciativa e um ótimo caminho para o cara saber até onde sua cam pode ir. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #95 Online: 08 de Novembro de 2010, 03:21:39
Uma maneira simples, mas não tão precisa é apontar a câmera para o céu 100% limpido sem o sol bater na lente, com um bom para-sol e desfocar totalmente a lente e fazer os frames, com a mesma fotometria para todos os frames, isto é, modo manual, nas câmeras que queira testar. Só lembre que a intensidade da luz muda conforme a hora, isso tem que ser feito rápido e com as câmeras apontando verticalmente para cima.

Com gray card so se tiver uma fonte de luz calibrada. Novamente, a exposição tem que ser a mesma. Aí fica mais fácil bolar um modo de ver os ruidos de crominancia e luminancia. Só lembre que neste caso, a exposição importa e muito. Se for uma exposicao, digamos normal, o sinal vai ser muito maior que o ruido, então seria interessante subexpor um pouco para diminuir a relação s/r, mas isso tudo tem que ser testado antes, e com certeza não é facil.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #96 Online: 08 de Novembro de 2010, 09:21:55
Uma maneira simples, mas não tão precisa é apontar a câmera para o céu 100% limpido sem o sol bater na lente, com um bom para-sol e desfocar totalmente a lente e fazer os frames, com a mesma fotometria para todos os frames, isto é, modo manual, nas câmeras que queira testar. Só lembre que a intensidade da luz muda conforme a hora, isso tem que ser feito rápido e com as câmeras apontando verticalmente para cima.

Com gray card so se tiver uma fonte de luz calibrada. Novamente, a exposição tem que ser a mesma. Aí fica mais fácil bolar um modo de ver os ruidos de crominancia e luminancia. Só lembre que neste caso, a exposição importa e muito. Se for uma exposicao, digamos normal, o sinal vai ser muito maior que o ruido, então seria interessante subexpor um pouco para diminuir a relação s/r, mas isso tudo tem que ser testado antes, e com certeza não é facil.

afshalders, na boa. Eu sei que não estamos falando de fotografia final (JPEG/TIFF), mas gostei muito do que fizestes e está de parabéns pela iniciativa. Vejo com bons olhos os resultados, independente de a qualidade final do produto, no caso a fotografia, se inverter completamente após as conversões e ajustes da câmera.

Seria interessante colocarmos mais resultados para enriquecer o seu trabalho. Para isso, precisamos da colaboração de outros colegas com 5Dmk2 e algumas nikon e sony.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #97 Online: 08 de Novembro de 2010, 11:05:06
afshalders, na boa. Eu sei que não estamos falando de fotografia final (JPEG/TIFF), mas gostei muito do que fizestes e está de parabéns pela iniciativa. Vejo com bons olhos os resultados, independente de a qualidade final do produto, no caso a fotografia, se inverter completamente após as conversões e ajustes da câmera.

Seria interessante colocarmos mais resultados para enriquecer o seu trabalho. Para isso, precisamos da colaboração de outros colegas com 5Dmk2 e algumas nikon e sony.

Também acho... A galera tá pouco colaborativa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #98 Online: 08 de Novembro de 2010, 18:49:47
Também acho... A galera tá pouco colaborativa.

Será que não é uma boa pedir nas salas específicas de cada marca? As vezes o pessoal nem passa por esa sala geral. O que acham?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #99 Online: 08 de Novembro de 2010, 19:41:21
Estejam a vontade...

mas exatamente como pedi por favor, senão não serve. Nada de JPG nem DNG, so RAW mesmo, clack frames curtos, dois para cada iso que pedi, renomeados de acordo.

Se mandarem eu faço e posto, mas não vou ficar pedindo, ok !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #100 Online: 08 de Novembro de 2010, 20:53:52
Seria legal alguem mandar da Sony Nex


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #101 Online: 08 de Novembro de 2010, 21:43:19
Peço a quem enviou os arquivos da SX100IS que envie novamente os em ISO 1600, pois aparentam estar em iso 800


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #102 Online: 08 de Novembro de 2010, 22:29:01
Achei estranho e fiz um pequeno teste aqui... Acabei de constatar que o ISO1600 da SX100 IS é expansível. Tirei duas fotos com as mesmas configurações, uma em iso 800 e outra em 1600. No LCD da câmera a foto aparece mais clara em ISO 1600, mas abrindo o RAW dela no pc, estão exatamente iguais (e o JPG mais claro)
O problema é que nas especificações da câmera não consta isso, eles anunciaram uma coisa e venderam outra...
De qualquer maneira não utilizo nem o 800 e nem o "1600". Se em uma compacta hi-end já apresenta bastante ruído, em uma com o sensor 1/2.5" então...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #103 Online: 08 de Novembro de 2010, 22:37:08
Pedro, tem como mandar MP coletivo, ao menos para os mais assíduos daqui do fórum, pra ajudar o Antonio Fernando a completar o artigo?? Tava pensando em mandar umas MP's, mas não sei diferenciar quem tá frequentando atualmente de quem tem muitas mensagens mas já não frequenta.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #104 Online: 09 de Novembro de 2010, 00:03:24
caraca voces tem o meu email.... porque não fazemos isso por fora ? senao vai virar uma zona nesse topico... seria legal o pedro fazer ate uma limpeza

MP coletivo so se for pedido para os interessados entrarem aqui senao vao entupir o ftp
« Última modificação: 09 de Novembro de 2010, 00:12:15 por afshalders »