Autor Tópico: Será muito tarde para Iniciar?  (Lida 4829 vezes)

halison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 05 de Novembro de 2010, 15:15:06
Ola gente sou novo no forum, mas ja estou adorando todas as dicas e ajudas que recebo aqui realmente são pessoas que sabem o falam.

Meu nome é halison tenho 30 anos de idade e adoro fotografia...

seria muito tarde pra iniciar nessa área?

aguardo respostas sinceras

desde já agradeço!


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2010, 15:18:40
Ola gente sou novo no forum, mas ja estou adorando todas as dicas e ajudas que recebo aqui realmente são pessoas que sabem o falam.

Meu nome é halison tenho 30 anos de idade e adoro fotografia...

seria muito tarde pra iniciar nessa área?

aguardo respostas sinceras

desde já agradeço!

Nunca é tarde, eu sempre gostei de fotografia mas resolvi começar a me profissionalizar agora com quase 40 rsrsrs

« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, 15:22:18 por Antoniovsn »
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2010, 15:29:28
To entendendo que você pretende viver de fotografia, então se você hoje tem um emprego com remuneração adequada, e também se tem compromissos importante em sua vida, tem que ser algo bem planejado, pois nos primeiros anos, de acordo com seu conhecimento de mercado, experiência e conhecimento técnico, você pode ficar sem retorno financeiro suficiente para manter os padrões atuais.

Então tem mais relação com a estratégia que você vai adotar, do que com a idade. Tem que pensar direitinho, abraços!
Conhecimento importa mais que equipamento.


halison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2010, 15:44:41
Puxa isso me deixa um pouco despreocupado rsrsrsrsr


halison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2010, 15:49:46
é e sim estou pretendendo viver disso, o que me facilitou essa decisão foi o fato de o meu emprego atual não me dar condções financeiras e nem estruturaes para manter minha vida, estou estressado d++++ e a fotografia sempre foi um escape pra mim... Explico: ja mechoque fotos mas em pequenas edções com photoshop e adoro sou muito apaixonado por fotografias registrar momentos, eternizalos isso me facina então pretendo viver de algo que me satisfaça, sem falar que a realidade de onde moro acho eu me da uma boa oportunidade pois morro em uma cidade de 60.000 habitantes e por incrivel que pare não tem nenhum fotogragro que possa ser chamado de profissional... por isso alinhando minha esperiencia em photoshop com meu gosto por fotografia pretendo me destacar, claro depois de dar uma boa estudada na area antes...


halison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2010, 15:51:07
é e sim estou pretendendo viver disso, o que me facilitou essa decisão foi o fato de o meu emprego atual não me dar condções financeiras e nem estruturaes para manter minha vida, estou estressado d++++ e a fotografia sempre foi um escape pra mim... Explico: ja mechoque fotos mas em pequenas edções com photoshop e adoro sou muito apaixonado por fotografias registrar momentos, eternizalos isso me facina então pretendo viver de algo que me satisfaça, sem falar que a realidade de onde moro acho eu me da uma boa oportunidade pois morro em uma cidade de 60.000 habitantes e por incrivel que pare não tem nenhum fotogragro que possa ser chamado de profissional... por isso alinhando minha esperiencia em photoshop com meu gosto por fotografia pretendo me destacar, claro depois de dar uma boa estudada na area antes...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2010, 15:55:43
Po então começa logo, mas não esqueça de estudar bastante. Eu goastava de fotografia quando estava nos 20 anos, mas me formei engenheiro civil e atuei mais de 20 anos na profissão. Um dia, quando tinha estabilidade financeira, joguei a engenharia no lixo e voltei para fotografia.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, 15:56:20 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2010, 15:57:53
Então resumindo, comecei profissionalmente com fotografia depois dos 40, no início foi um pouco sofrido, mas hoje ja estou estabilizado novamente.

Boa sorte pra você, que anida ta bem novinho, e tem muito tempo pela frente!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2010, 16:04:53
Po então começa logo, mas não esqueça de estudar bastante. Eu goastava de fotografia quando estava nos 20 anos, mas me formei engenheiro civil e atuei mais de 20 anos na profissão. Um dia, quando tinha estabilidade financeira, joguei a engenharia no lixo e voltei para fotografia.


Cara é exatamente o que eu estou fazendo com a Administração de empresas. rsrsrs
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2010, 16:09:41
Prédio pra mim hoje, só se for pra tirar fotografia!

Mas não pense que tudo será um mar de rosas, estar fazendo o que gosta, não significa que não haverá encheção (ou enchessão) de saco. Trabalhar com qualquer coisa, e ter cliente, implica em responsabilidades, compromissos e muita coisa fica parecida com o que era antes novamante. A diferença é o prazer, que você vai sentir, é tipo assim:

"Tô fudid@ mais to feliz!"
« Última modificação: 05 de Novembro de 2010, 16:10:09 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2010, 16:15:46
Mete bronca meu amigo, nunca é tarde, se vc tem um projeto seguro então mãos à obra.  :ok:


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2010, 16:36:33
Parabéns pela coragem.
Em minhas condições atuais, mantenho 3 a 4 "empregos" (um emprego mesmo no banco, que me dá estabilidade e retorno razoável e o resto é que me diverte).

Um destes é certamente a fotografia. Faço casamentos nos FDS como freelance, além de ter um contrato com um tribunal superior, e mais outros trabalhos que pego com bastante frequencia.

Mesmo assim, mantenho meu emprego principal. Mesmo que muitas vezes ele não seja minha principal renda (eventualmente é até a terceira, mas ao pegar a média do ano sempre fica na frente dos demais por conta do certo no fim do mês).

Pense nisso. Já pensou? Pense de novo... Dado este cenário, não invista tudo que vc tem/quer na fotografia. Se for de Canon, pense num corpo de 60D como principal e uma XS de reserva. Se for Nikon uma D7000 ou D90 e uma D3000.

Com estes conjuntos vc gastará metade do valor alvo indicado noutro post.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2010, 16:45:44
Voce tocou num ponto importante, principalmente porque eventos normalmente é a porta de entrada mais aberta para os fotógrafos que estão iniciando.

Ou seja, manter a média trabalhando com eventos é terrível.
Conhecimento importa mais que equipamento.


halison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2010, 17:28:42
galera que bom esse forum viu, ja participei de muitos foruns mas nunca como esses, vejo que são pessoas serias e que querem mesmo ajudar... olha obrigadão.....

estou pensando em fazer curso de fotografia no senac o que voces achão..., teriam alguma outra indicação pra mim?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2010, 17:36:22
É bom para começar.

Depois pense noutros mais avançados. a teia do conhecimento é um mais avançado e bem indicado por aqui...