Autor Tópico: Nome do arquivo na Canon 500D  (Lida 1728 vezes)

Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Novembro de 2010, 17:25:37
Pessoal,
Eu configurei a 500D pra nomear as fotos sequencialmente. Sendo assim, o nome do arquivo na Canon é formado por IMG_XXXX (onde X é o número sequencial). Minha cam ainda não ultrapassou 10k.

Em determinado momento, sem eu mexer em nada, quando o sequencial estava em IMG_1200 + ou -, o nome do arquivo passou a ser _MG_XXXX (Isso mesmo, com o "_" no lugar da letra "I"). Fiquei meio chateado, pq eu tinha uma forma de organizar algumas fotos selecionadas e utilizava essa sequencia pra ordená-las.

Quando eu já estava me preparando pra renomear manualmente minhas fotos até a sequência 1200, o nome dos arquivos voltou a ser criado como IMG_XXXX.

No final da história eu fiquei com 4 mil fotos com nome _MG_XXXX.

Alguém já passou por isso?! O que devo fazer pra garantir que não vai mudar novamente?.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, 17:26:00 por Leandro Rodrigues »


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2010, 10:14:24
E ai galera, ninguém passou por isso ou tem alguma idéia do que pode ser? Valeu!


zittus

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 236
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2010, 10:48:51
Tenho uma 500D mas nunca reparei, pois renomeio para algo mais inteligível quando importo via Lightroom.
Algo do tipo:
 <ano><mes><dia>_<local>_<sequencial>.cr2
Ex.:
 20101029_ibirapuera_01.cr2
 20101029_ibirapuera_02.cr2
A data invertida faz com que a ordenação por nome também ordene por data.
Acho uma boa...

Voltando a vaca fria :) se você tiver uma quantidade grande de arquivos para renomear, da para fazer um pequeno script se estiver usando linux, ou usar um excel se estiver usando windows. Se precisar ainda, me dá um alô que faço para você.

Abraço.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2010, 11:29:27
Legal, zittus!
Eu normalmente nomeio a pasta com data + "evento/acontecimento". As fotos eu deixo com o nome original da cam, até pra eu "tentar" ter controle sobre a quantidade de clicks! rsrs

Eu só estou esperando esse "problema" estabilizar pra renomar os arquivos que ficaram com o underline. Eu uso Linux, qualquer coisa te dou um toque! Valeu!!